DICAS


Compensa consertar seu eletrodoméstico?
Baratinhas - Como Exterminar de Vez?
Barulhos Em Geladeiras e Freezers
Colabore Com Esse Trabalho
Como Testar Placa Eletrônica?
Como Transportar Geladeiras e Freezers?
Como Usar Corretamente sua Lavadora
Cursos
Deixar Roupas de Molho na Lavadora - NÃO Pode!
Demorando Para Encher de Água - Lavadoras
Desmontando a lavadora para fazer limpeza
Devo comprar LANÇAMENTOS?
Dicas Importantes Sobre Fogões
Excesso de Amaciante é um Problema
Freezer - Importantíssimo Saber
RENDA EXTRA!!
Geladeiras Esquentando as Partes Externas, É Defeito?
Instalação de Fogões - Como Fazer?
Instalação de Lavadora - Como Fazer?
Jamais Esquecer
Lavadora Antiga - Compensa consertar?
Lavadora Sujando Roupas
Lavar Pano de Chão na Lavadora NÃO pode
Manchas de Graxa - Como Tirar Facilmente?
Microondas - Como Limpar?
Microondas - limpar e conservar
Odor na Geladeira - Como Resolver?
Onde Encontrar Peças e Serviços?
Peças Originais BRASTEMP/CONSUL
Produto Dando Choque
Produtos Repaginados
Problemas com Lavadoras e Refrigeradores
Qual a melhor Lavadora?
Reclamações Sobre Lavadoras - Porque?
Retirar Mal Cheiro da Geladeira
Sabão Ralado em Lavadoras - NÃO PODE!
Secar Roupa Atrás da Geladeira, Pode?
Terminou de Usar - Tire da Tomada!

205 comentários:

  1. Boa tarde Celso,
    Estou pesquisando lavadoras de roupa e me indicaram a Brastemp Ative! BWL09B 9Kg.
    Olhei no Reclame aqui e encontrei poucas reclamações sobre este produto.
    Como você tem mais experiência neste assunto, recomenda adquirir?
    Não pretendo comprar uma com mais de 9Kg, pois é somente para 2 pessoas e não acho necessário uma máquina muito grande.

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo sim, é um ótimo produto, pra duas pessoas é o ideal, siga dois conselhos:
      Quando não estiver usando tire da tomada
      Não faça lavagens seguidas, entre uma lavagem e outra de intervalos de 60 minutos
      Abraço

      Excluir
  2. Celso, boa tarde!
    Minha lavadora Brastemp automática BWQ22B morreu - ela não liga, mas antes de parar totalmente estava emitindo alguns bips no momento do enchimento. O técnico ainda não veio, mas como ela tem mais de dez e a placa eletrônica foi trocada há 2 anos, já estou pesquisando uma nova. O que você acha da Brastemp Ative BWG11?
    Obrigada pela ajuda!
    Karla Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, a BWG11 é praticamente lançamento, eu não posso atestar um produto antes que ele tenha pelo menos dois ou tres anos de uso em campo, eu recomendo a BWL11A, ou a BWB11A, Ative, excelentes lavadoras, as melhores lavadoras no mercado hoje, na minha opinião. abraço Karla

      Excluir
    2. A BWL11A nao eh conhecida pelos problemas de centrifugação? tem muitas reclamações sobre ela, acho q vc nao ta sendo imparcial aí nas recomendações..

      Excluir
    3. Acho que voce lê pouco então, eu falo com conhecimento de causa, sempre digo aos leitores, que quando lançada, a 05/06 anos atrás, essa lavadora apresentou sim um grave prolema de trepidação, mas com tempo isso foi corrigido trocando as varas de suspensão, veja que na internet vai encontrar reclamações, e muitas, mas seja atencioso e olhe as datas em que foram postados os videos e comentários, na grande maioria de 2011 pra trás, e ainda vai ver, poque pessoas que usam pouco, com certeza o produto vai apresentar problemas com mais tempo de uso.
      Agora quando eu analizo um produto, e chego até indicar esse produto, falo num constexto geral, analizando todos os prós e contras desse produto, não sou garoto propaganda de nenhuma marca, mas se me perguntam, qual a melhor lavadora de roupas, eu não fico enrolando pra responder, vou dizer baseado no produto, que a lavadora BWL11A, ou BWB11A hoje são sem margens de duvidas as melhores lavadoras do mercado, se fosse a 4 anos atrás eu não aprovaria essa lavadora, pela quantidade de reclamaões com a suspensão, mas hoje falo sem duvida, a BWL11A e A BWB11A SÃO AS MELHORES LAVADORAS DE ROUPAS DO MERCADO.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Recomendo sim. BWL11A ou BWB11a. Excelentes lavadoras

      Excluir
  4. Boa tarde minha geladeira é fros free acho que e assim que escreve enfim ela esta com um cheiro forte me ensinaram a jogar agua quente no buraquinho dentro da geladeira isso resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, não sei de onde provém o mal cheiro, veja atrás da geladeira, sobre o motor tem uma bandeja que apara a água do degelo, pode ser que tenha resíduos de alimentos, sangue de carnes e isso causa muito odor, se for isso retire a bandeja com cuidado e limpe, eu imagino que a bandeja da sua fique sobre o motor, como você não disse o modelo e nem a marca, em modelos antigos Brastemp, a bandeja fica embaixo do produto e na maioria da Electrolux, o coletor fica ao lado do motor compressor.

      Excluir
  5. Celso,
    Estou procurando secadora. Quero de tambor e não gostaria de ter que colocar no chão. Tenho um espaço ao lado da lavadora, sobre um móvel. Tenho duas filhas pequenas, então, creio que é preciso mais de 5kg, e menos de 10kg. O que tu sugeres?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Secadoras não tem muito opção de tamanho, não são fabricados vários modelos como lavadoras de roupas, sugiro duas marcas, Brastemp e Electrolux, ambas são para 10 kilos de roupas, não são grandes, são menores que as lavadoras e pode sim colocar sobre o móvel

      Excluir
  6. Celso, tenho uma consul cwl08c e estou com o seguinte problema, só entra água no enxague, mas não entra no inicio das salvagens, já troquei o placa eletrônica mas não resolveu, estou achando que possa ser o timer, mas não sei como fazer o teste nele, será que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocimar, o problema da sua lavadora é válvula de entrada de água, abra a tampa e teste, ele tem duas bobinas independentes, uma para a lavagem e outra para centrifugação, parece que a de lavagem queimou, abra a tampa, a válvula é onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água, então com um cabo de força, pode ligar cada bobina na tomada para ver se ela vai liberar a passagem de água, caso esteja mesmo queimada a bobina da lavagem troque a válvula e pronto.

      Excluir
    2. Obrigado pela ajuda Celso, vou fazer o teste e te aviso.

      Excluir
    3. Celso realmente uma das válvulas estava queimada, fiz a troca e agora está funcionando perfeitamente, muito obrigado pela ajuda, e parabéns pela iniciativa.

      Excluir
    4. Que bom que resolveu o problema trocando a valvula Ocimar, grande abraço

      Excluir
  7. minha eletrolux lt12kg bate so para um lado ,e agora nao centrifuga rapido / o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, pode ser capacitor do motor, pelo que você disse que ela perdeu força na centrifugação, podem ser capacitor do motor e também pode ser a placa eletronica, eu se fosse você Pedro, trocaria o capacitor, pois pelo defeito que você disse parece muito ser o capacitor, é uma peça barata, compensa arriscar

      Excluir
  8. Bom dia. Tenho uma Brastemp BWO22B e ontem ela encheu de água e parou de funcionar e comecçou a emitir um BPI e acender a luz de nível baixo. Trocou a placa dela em maio. Qual o problema? Ela vem apresentando problemas freqüentes. É melhor trocar? 1 abraço. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se deve trocar, é uma lavadora pequena, apenas para 5 kilos de roupas secas, se tiver apresentando muitos problemas, talvez seja hora de trocar sim, mas antes veja os fios do motor, são tres fios, amarelo, vermelho e branco, puxe os fios tanto em direção ao motor, quanto no conector que coneta os fios do motor a rede elétrica da lavadora, veja também o capacitor do motor, é uma peça redondinha onde vão conectados dois fios, amarelo e preto, pode estar entre o motor e o capacitor o problema, também pode ser o pressostato, o pressostato é quem controla o nivel da água, então abra a tampa da lavadora, desligue os fios do pressostato e religue novamente, aperte os terminais, veja se não tem oxidação, se tiver limpe, faça isso com um fio de cada vez, para que não se perca na hora de religar os fios, limpe, aperte os terminais e religue, depois teste a lavadora.

      Excluir
    2. Boa tarde Celso. Comecei fazendo o teste da placa que vc encima no video. A maquina nao estava batendo, virei a maquina e bingo. Como vc disse tinha fio solto, conectei e voltou a funcionar. Grato. Sou seu fã. Já coloquei o blog nos favoritos. Deus te abençoe. 1 abraço.

      Excluir
    3. KKKKK, que nada quem resolveu foi você, eu dei apenas uma instrução provável do defeito, grande abraço, sou seu fã também

      Excluir
  9. oi boa tarde ,tenho uma lf 90 eletrolux ,quando quer centrifugar so vira o agitador,roupa comença a embolar,tambem faz un barulho como estiver quebrando alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O defeito da sua lavadora pode ser o atuador de freio, a brastemp também usa atuador, e quando queima apresenta o mesmo problema, o atuador da brastemp não éigual ao da electrolux, mas vou deixar uma postagem pra voce ter uma noção do que é o defeito e de como resolver ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-brastemp-embolando-as-roupas-e.html

      Excluir
  10. oi celso eu de novo,lembrasse do eletrolux 9 kilos que eu falei,nao centrifugava pois he era a mola, mais tenho outro probleminha ela centrifuga mais quando ela para faz aquele barulho como uma catraca, tipo assim tra tra tra tra tra tre trea srrsrrrs ok vc entendeu so faz isto quando ela vai parar, por favor me ajude este problema obrigado fike com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha respondido ali encima, não sei que mola é essa, mas o problema agora, pode ser a cinta de freio, e para ser trocada tem que ter ferramente especifica, não é um serviço simples de ser feito, acho que voce tem que chamar um técnico para dar uma olhada e fazer um orçamento pra você.

      Excluir
  11. Olá Celso, boa tarde! Tenho uma lavadora eletrolux e percebi que na lavagem ela gira somente pra um lado, quando deveria intercalar entre um lado e outro. O que pode ser? Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso pode ser o capacitor do motor, ele é quem dá tork ao motor, tem mais chances de ser ele, se fosse você compraria um pois é barato e compensa comprar para testar, não sendo ele o problema é a placa de potencia.

      Excluir
  12. Olá!
    Tenho uma lavadora de roupas Electrolux LTS12 .Quando ligo ela na tomada ela dá o primeiro "Bip" e desliga... E não liga mais!
    O q pode ser? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve chamar um técnico pra dar uma olhada, e um técnico da rede autorizada, essa lavadora tem apresentado uns problemas insolúveis em campo, portanto tem que ser um técnico da autorizada, assim você vai estar assegurada contra possíveis problemas fututos, aparenta ser placa, mas em muitos e muitos casos não é.

      Excluir
  13. Celso, parabéns pelo site.
    Você poderia me ajudar? Preciso comprar uma Lava Roupas de 11Kg. Após ler seus comentários, desisti da BWU11 e da BWG11.
    Decidi pela BWL11. O problema é que em alguns sites há o modelo BWL11A. São modelos diferentes?
    Obrigado!
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BWL11A só tem um, que é muito parecido com a BWB11A, as duas tem praticamente o mesmo painel de controles, e são as duas que eu mais indico.
      As novas são BWU, BWG e BWP11, não que não sejam boas, a questão é que ainda precisam de um tempo de mercado pra gente ver como elas vão se comportar, então procure por BWL11A ou BWB11A

      Excluir
  14. Prezado Celso, parabéns pelo site. Estou com uma dúvida e desde já agradeço se puder me ajudar.
    Pretendo comprar uma coifa Brastemp Ative para usá-la no modo depurador. Vi no manual do equipamento que é colocado uma espécie de tampão no lugar onde encaixaria o duto de saída. Mas não consegui saber se preciso guardar distância minima acima dele para um armário. Ou seja, mesmo com o "tampão", a coifa no modo depurador precisa de um espaço para sair ar pela parte de cima?
    Um abraço, Diogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai funcionar apenas como depurador não precisa de espaço na parte superior, aquele espaço é reservado se for usar como exaustor, ou seja jogar o or para fora do aparelho, no caso, vai usar como depurador e aquela saida vai ficar isolada, não precisa de espaço não

      Excluir
  15. Olá Celso!
    Tenho uma Brastemp de 30 anos (maravilhosa!!!)
    Resolvi comprar uma nova, para 4 pessoas. Gostaria que me orientasse em uma marca e modelo que que não desenvolva tantos problemas e precise frequentemente de assistência técnica.
    Obrigado por sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimara,
      Não posso fazer esse milagre
      Hoje as lavadoras não tem a resistencia que sua lavadora antiga tinha, por isso vão estar sempre mais propensas a problemas.
      A lavadora que eu mais recomendo hoje é a Brastemp de 11 kilos, não essas lançadas agora, porque lançamentos precisam de um tempo de funcionamento para saber realmente como vão se comportar a médio e longo prazo.
      Portando te indico a Lavadora BWL11A, ou então a BWB11A
      O que deve fazer para que sua lavadora dure mais tempo sem apresentar problemas?
      Duas coisas básicas e que fazem grande diferença
      - Nunca faça lavagens em sequencia, entre uma lavagem e outra, de um descanso de pelo menos uma hora para a lavadora esfriar componentes
      - sempre que terminar de usar, tire da tomada, toda lavadora hoje, independente de marca e modelo, tem uma, duas e até tres placas eletronicas, e fora da tomada não correm risco de queima ok

      Excluir
  16. Olá Celso , quero agradecer por ter feito esse site e compartilhado tanto conhecimento .
    Estava com um certo medo de comprar uma nova lavadora , pois quanto mais pesquisa mais reclamações eu via . Agora que encontrei seu site fiquei mais tranquilo e ciente que preciso ter cuidados básicos para durar bastante .
    Estou em dúvida entre duas máquinas :
    CWK11 - que em vários sites está muito bem recomendada
    BWL11 - que é ótima também , porém vi algumas reclamações que ela faz muito barulho na centrifugação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A BWL11A, trepidava muito quando lançada, veja que as reclamações em sua grande maioria são de 2001 pra trás, hoje em minha opinião é a melhor lavadra no mercado, eu se fosse voce, compraria BWL11A ou BLB11A

      Excluir
  17. Boa tarde Celso. Estou querendo comprar uma máquina de lavar roupas, e me indicaram a Electrolux LBU15 Blue Touch Ultra Clean. Você pode me informar se ela presta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho nenhuma lavadora acima de 12 kilos, não aconselho nenhuma lavadora que não seja Brastemp-Consul-Electrolux, portanto não aconselho essa lavadora que voce citou.

      Excluir
  18. Boa tarde Celso! Tenho uma máquina de lavar brastemp clean 5kg, ela só funciona o modo centrifugar e drenar, testei na tomada a válvula de entrada d'água e não aconteceu nada, possivelmente queimada, enchi a máquina com uma mangueira mas o timer não gira e quando manualmente girado só funciona o modo centrifugar e drenar, olhando o seu blog reconheci algumas peças, será que a plaquinha eletrônica, timer e válvula de entrada d'água está ruim ou um depende do outro para funcionar. Um abraço! Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, se a valvula está queimada ela não vai entrar agua, esse é um problema, mas me pergunto, será que voce colocou água suficiente, para que ela começe a lavar, tem que ter agua suficiente pra acionar o pressostato, apenas por água na lavadora não adianta, a água tem que atingir o nívelok, se for o caso teste novamente

      Excluir
  19. Marcon
    Olá Celso! Parabens pelo trabalho de ajudar pessoas leigas como eu a enender um pouco sobre esses aparelhos q nos deixam na mão.
    Preciso muito entender minha geladeira, pois já gastei com tecnico trocando a borracha da porta e a mesma está novamente com problema. Ela está fazendo muito gelo no freezer e na parte de baixo não está refrigerando, passa bem poquinho ar gelado pra baixo. E as vezes ela faz um estalo grande que parece ser por dentro do freezer.Ela já está toda desmontada e descongelada no freezer, mas nem sei por onde começar..rs
    È uma Brastemp duplex quality frost-free. nao encontrei o modelo dela. Mas vou enviar foto. Por gentileza, me ajude. Desde já agradeço muito! Abçs









    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi a foto da geladeira, mas sei qual é
      borracha não tem nada a ver com o problema
      tem que ver alguns itens, primeiro veja se o ventilador do freezer está girando.
      Tem que testar a resistencia de degelo que fica embaixo e em volta do congelador, ela tem o formato de um U, não precisa tirar para testar, basta com um cabo de força energizar ela e ver se aquece.
      caso ela tenha gelo em excesso no freezer, isso faz com que o ar não circule, mesmo com ventilador ligando
      mas são muitos os fatores que podem causar o mesmo defeito, teste essas peças que te falei e tem que saber se ela está formando gelo em excesso no freezer
      Deixe ela desligada da tomada e 24 horas de portas abertas, com certeza se for bloqueio de gelo ela vai derreter e volta a gelar, então feche tudo depois das 24 horas, monte e religue, quando ela voltar a apresentar o problema, desmonte o frezer e veja como está a formação de gelo, tem que ver em qual local tem gelo, assim poderemos saber a causa

      Excluir
  20. Oi Celso, boa tarde. Veja, por favor, se vc pode me dar uma força: Tenho uma Brastemp ative 9k(modelo BWL09BBANA20, que comprei a 2 anos. E ha 1 mes e meio quando fui lavar, coloquei o sabao e tentei ligar, mas a maquina nao deu nenhum sinal de vida a partir dai. Apos esse tempo nao mais mexi nela, pois estava e viagem e ontem quando encaixei a tomada as luzes piscaram. Ai acionei o botão ligar, e por um segundo parecia que ela iria voltar a funcionar, mas nada. Desligou e continuou do jeito que estava sem dar mais nenhum sinal.
    Já agradeço pela sua atenção e seu trabalho.
    Abraços.
    Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, pode ser um problema na placa eletronica, mas nesse caso, é melhor um técnico dar uma olhada, não vou aconselhar voce comprar a placa sem ter certeza do problema, mas se quiser pode tentar o seguinte, acesse a placa, retire todos os conectores e reconete novamente, se for apenas mal contato vai resolver, caso não resolva, voltamos ao plano A, chame um profissional

      Excluir
  21. Olá Celso!

    Tenho uma Eletrolux Top6 as vezes ela fica girando somente para um lado aí eu destravo aquela peça acho que se chama (Atuador do freio) e ela volta a funcionar.

    É só substituir essa peça não precisa mexer em mais outro lugar?

    Abraço

    Marcelo Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, o fato do atuados travar não tem relação com ela girar somente para um lado não, se ele travar na posição de centrifugar por exemplo, a lavadora nem vai bater, vai apenas fazer um barulho mas não vai mover o agirador, e se ele queimar e não puxar o braço, na hora de centrifugar ela vai girar o agitador ao invés do cesto, embolando toda a roupa.
      Quando ela bate apenas para um lado, podem ser primeiramente capacitor do motor, placa eletronica e em alguns casos remotos o proprio motor

      Excluir
  22. Ola Celso!

    Tenho uma Brastemp Baby de 4kg, já mandei arrumar ela um monte de vezes. Mas agora ela nao esta batendo a roupa mais ela faz o barulho mas nao bate. Estou pensando em troca-la, mas estou na duvida.
    Hoje eu vi uma ELetrolux LTC10 de 10kg, o que você me diz sobre ela. Achei ela de promoção em uma loja por R$ 700,00.
    E vi tbm uma Brastemp Ative de 9kg por R$ 870,00.

    Aqui em casa sou eu e meu esposo, mais queremos uma maquina que lave tbm edredom.

    O que você me indica??

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico dois modelos seguros
      Brastemp BWL11A
      Brastemp BWB11A

      Lavadoras de 9 e 10 kilos hoje, são as mesmas que eram 6 e 7 kilos a cinco anos atras, eles apenas trocaram as tampas e mudaram a capaciade, se quer lavar edredon e quer uma lavadora de qualidade, procure aqueles dois modelos que eu citei ok, abraço

      Excluir
  23. Ola Celso,

    Bom dia!

    Tenho uma maquina Electrolux top 8 eletronica, ela enche normal, mas não esta batendo, está rodando para um lado só junto com a água.
    Você poderia me auxiliar neste problema?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadora top08 eletronicas são ótimas, mas tem um agravante, não tem mais placas para reposição, se for placa não vai encontrar mais nova pra vender, mas pode ser apenas o capacitor do motor, nesse caso, é uma peça barata e compensa comprar pra ver se é só isso mesmo, custa menos que 20,00 e tem grandes chances de ser ele ok Fábia

      Excluir
  24. Olá Celso,

    Bom Dia!

    Quem sabe,sabe!!
    Você acertou em cheio, troquei o capacitor do motor e bingo, minha máquina está perfeita!
    Você ganhou mais uma fã♥♥
    Parabéns por seu blog e a iniciativa de ajudar as pessoas.
    Que DEUS te abençoe e a sua Família também!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que era apenas isso, que Deus cuide de voce e de todos da sua casa também, feliciddades Fábia

      Excluir
  25. olá Celso
    trabalho com mecânica industrial e tenho uma maquina de lavar de uso particular, uma eletrolux 12 kilos, só que de ontem para cá, ele começou a dar u bip normal de quando a liga na tomada e quando aciono o botão de iniciar ela emite três bips e não liga, mas depois de muita insistência ele liga normalmente, será que pode ser a placa superior, obrigado desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa de interface, essa que voce faz a programação da lavadora, voce não disse o modelo, mas as de 12 kilos com leds, são de duas placas, uma interface e outra de potencia

      Excluir
  26. Olá,

    Tenho uma geladeira Consul 280. O congelador dela caiu - ele é preso/encaixado por uns pinos de plástico (me parece), são quatro, todos eles quebraram, os pinos estão colados na geladeira, mas a parte que segurava o congelador quebrou, então ele está caído sendo apoiado pela gaveta que fica embaixo, apenas. Tem como eu conseguir essas pecinhas? Qual o nome delas e onde posso conseguir? Eu mesma posso colar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai conseguir apenas na lojas da Brastemp/Consul, veja ali encima em AUTORIZADAS e veja onde tem uma loja mais perto da sua casa.
      Não é difícil colocar, o mais complicado é que o congelador é de aluminio e se ficar movendo ele pra lá e pra cá, pode quebrar o cano, se tiver cuidado dá pra voce mesma trocar, basta encaixar a peça na cavidade do gabinete e na cavidade do congelador, depois girar que ela vai travar, tanto no congelador quanto no gabinte, o desenho dela se encaixa perfeitamente, e quando girar o eixo da peça, ela prende nas duas partes ao mesmo tempo

      Excluir
  27. minha lavadora electrolux turbo 10kg esta embolando a roupa na lavagen e se deixar ate acentrifugação parece que vai sair voando ai tenho que ajeitar a roupa ai vai bem percebi que ela esta somente virando para um lado oque fazer......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, lavadora de 10 kilos electrolux, se for a LTR10 é problemática, se não for, é mais simples a manutenção, eu se fosse voce, trocaria o capacitor do motor, é uma peça barata e está diretamente ligada a forma de agitação, quando a capacitor perde potencia, as lavadoras batem apenas para um lado, se não for ele pode ser a placa, mas como disse, se for uma LTR10, nem sei o que te dizer, nesse modelo, a gente chega a trocar placa, chave seletora e chave seletora central e a lavadora não funciona

      Excluir
  28. minha lavadora electrolux turbo 10kg esta embolando a roupa na lavagen e se deixar ate acentrifugação parece que vai sair voando ai tenho que ajeitar a roupa ai vai bem percebi que ela esta somente virando para um lado oque fazer......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, lavadora de 10 kilos electrolux, se for a LTR10 é problemática, se não for, é mais simples a manutenção, eu se fosse voce, trocaria o capacitor do motor, é uma peça barata e está diretamente ligada a forma de agitação, quando a capacitor perde potencia, as lavadoras batem apenas para um lado, se não for ele pode ser a placa, mas como disse, se for uma LTR10, nem sei o que te dizer, nesse modelo, a gente chega a trocar placa, chave seletora e chave seletora central e a lavadora não funciona

      Excluir
  29. ola celso! tenho uma lavadora consul mare 10kg fui usar ela e coloquei no ciclo roupa muito suja ela bateu ficou de molho e na hora de enxaguar ela jogou a agua fora mais não encheu de agua e não centrifuga tentei desligar ela e ela nao desliga, fica piscando a opção enxague extra e não faz mais nada. o que sera que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o painel superior, acessar as placas, retirar e recolocar todos os fios das placas, desconectar a fiação que conecta com a fiação inferior e reconectar, depois testar a lavadora, geralmente é apenas um mal contato e fazendo isso vai resolver, se não me contacte denovo

      Excluir
  30. Olá Celso! Tenho uma Brastemp modelo BWL09B, fui usá-la hoje e a mesma não liga, não acende nenhuma luz. Já tirei da tomada e coloquei de volta, já testei ela em outra tomada, já olhei o filtro de entrada de água, apertei todo o painel e nada! Você saberia dizer o que pode ser ou o que devo observar no trabalho do técnico quando ele estiver mexendo na máquina. Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe o tecnico quando ele estiver olhando a lavadora, mas se voce trocou de tomada e nada, aparenta ser um problema de placa eletronica, se achar melhor, peça dois orçamentos assim voce compara preços e ve se o diagnóstico vai bater, qualquer coisa estou por aqui, se tiver duvidas quanto aos orçamentos que vão te apresentar ok

      Excluir
    2. Olá Celso! Eu abri o painel da máquina e verifiquei que em volta de uma peça da placa de potência estava preto, chamei o técnico e o mesmo disse que eu deveria trocar mesmo a placa de potência. Comprei a placa e o técnico trocou . A máquina funcionou normal no primeiro dia, mas hoje fui usá-la e observei que ela só gira para um lado embolando a roupa, e também teve um momento que no painel marcava a função de lavar, só que ela estava centrifugando. O que você acha que pode ser? Obrigada!

      Excluir
    3. Acho que pode ser o capacitor do motor Tamires, troque e observe como a lavadora vai se comportar, é uma peça barata, no máximo 15,00, fica lá embaixo, parece um tamborzinho cinza, e nele ligados dois fios, amarelo e preto, quando for trocar, não toque nos terminais do capacitor velho, ele acumula energia e pode dar choque, quando tirar a peça descarregue a energia, com uma chave de fenda isolada, toque os dois terminais do capacitor velho, assim vai descarregar a peça.

      Excluir
  31. celso me tira uma duvida se puder, to com uma geladeira bosch e desconfio do sensor, pode me explicar como funciona esses sensores, o do evaporador frio corta a continuidade , e o sensor fusivel termico ? como ele funciona? se puder responder por email agradeço bastante, vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tem como responder por e-mail João, até porque voce não deixou e-mail.
      E eu não trabalho com essa marca de geladeira, por isso não vou nem tentar te ajudar para não atrapalhar, vou deixar o endereço de um site onde muitos tecnicos respondem e um deles pode te ajudar melhor que eu, procure uma resposta fazendo uma pergunta no forum desse site:

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  32. Idival , Laranjal do Jari , Amapá. Maquina de lavar Brastemp clean 10kg. A maquina ao ligar na tomada pisca os led 2 vezes e ao invés de ficar apagado para ser ligada ela já acende de imediato os led de nível alto e o led de programação pesada e começa entrar a agua e não consigo alterar a programação e se deixar ela seguir a programação, vai encher e começa a bater mas aproximadamente após uns 5 minutos ela desliga sozinha. Depois de muitas tentativas do nada ela volta a funcionar normal. Qual é o problema que pode está acontecendo e se for o cartão eletrônico, qual è o modelo do cartão e onde comprar pela internet, porque aqui onde moro não tem peças de reposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idival, antes de tudo, abra o painel, e desconecte os fios e religue novamente, faça de um por um para não relgar errado, todos os conectores e fios que vão nas placas, depois desconecte e reconecte os fios que descem dos comandos para a parte inferior da lavadora, pode ser apenas um mal contato, se não for isso me diga que vamos ver onde encontrar peças, mas preciso do modelo exato, o modelo fica atrás do produto em uma etiqueta, clean 10 kilos não é modelo, é apenas um linhagem de lavadoras.

      Excluir
  33. Bom dia. Tenho uma lava louça Brastemp modelo 074. Das primeiras que chegaram por aqui, fabricadas na Argentina ainda. Está reformada e bem conservada, porem com problema nos ciclos que parece ser placa de comando. Ainda tem solução isso? O que voce sugere? Obrigado Otavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #lavalouçasnaoprograma
      Otávio, caso seja esse mesmo o problema, de placa eletronica, vai estar praticamente sem solução, porque não existem mais peças para esse produto, o que voce pode tentar fazer, é levar a placa até uma empresa que faça recuperação de placas eletronicas, procure aí na sua região se alguém recupera, aqui em Brasília tem um pessoal que faz isso, e com certeza em outros locais também, veja se encontra quem teste e recupere sua placa, nova não existe mais amigo, abraço

      Excluir
  34. Boa Tarde, Celso tenho uma maquina consul super jato 5 kg modelo cw105abana10 e esta esta apresentando problemas.Ela funciona totalmente vazia sem agua, quando coloco agua e roupa ela simplismente não funciona o que pode ser?Verifiquei no seu blogs que e muito bom mas não encontrei nada parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristian, o defeito parece ser o pressostato de controle de nivel, abra a tampa e vai ver que tem uma mangueirinha ligada ao tanque e ao pressostato, antes de trocar o pressostato faça o seguinte, retire a manguiera do lado do pressostato, sopre em direção ao tanque, se tiver sujeira dentro da mangueira ela pode mesmo bater mesmo sem água, se tiver sujeira no conector onde ela se encaixa no tamque també, então limpe tudo, depois sopre o ar em direção ao pressostato, ele tem que dar um clik, depois solte os fios que estão no pressostato, um de cada vez pra não ligar errado, aperte os terminais, veja se não tem oxidação, limpe depois teste, talvez isso vá resolver sem precisar trocar a peça ok

      Excluir
  35. Boa Tarde, Celso tenho uma maquina consul super jato 5 kg modelo cw105abana10 e esta esta apresentando problemas.Ela funciona totalmente vazia sem agua, quando coloco agua e roupa ela simplismente não funciona o que pode ser?Verifiquei no seu blogs que e muito bom mas não encontrei nada parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristian, o defeito parece ser o pressostato de controle de nivel, abra a tampa e vai ver que tem uma mangueirinha ligada ao tanque e ao pressostato, antes de trocar o pressostato faça o seguinte, retire a manguiera do lado do pressostato, sopre em direção ao tanque, se tiver sujeira dentro da mangueira ela pode mesmo bater mesmo sem água, se tiver sujeira no conector onde ela se encaixa no tamque també, então limpe tudo, depois sopre o ar em direção ao pressostato, ele tem que dar um clik, depois solte os fios que estão no pressostato, um de cada vez pra não ligar errado, aperte os terminais, veja se não tem oxidação, limpe depois teste, talvez isso vá resolver sem precisar trocar a peça ok

      Excluir
  36. Celso eu ja postei este, mas esqueci de falar que quando ligo a maquina com agua e roupa ela fica zoando e não roda.

    Boa Tarde, Celso tenho uma maquina consul super jato 5 kg modelo cw105abana10 e esta esta apresentando problemas.Ela funciona totalmente vazia sem agua, quando coloco agua e roupa ela simplismente não funciona o que pode ser?Verifiquei no seu blogs que e muito bom mas não encontrei nada parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não vai alterar o problema, ainda está relacionado com o pressostato, faça o que eu te pedi e veja como a lavadora vai se comportar ok.

      Excluir
  37. Boa noite , eu possuo um frigobar eterny et23001a 220v e depois de um tempo , agora ele congela o fundo, porem os alimentos nao ficam refrigerados , vc tem alguma dica para me ajudar?

    paulomiranda2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, no seu caso, parece que o produto perdeu um pouco de gás, então como não tem gás suficiente para circular por todo congelador, ele fica concentrado apenas em um pedaço do congelador, assim nem desliga e também não gela, ficao com essa pedra de gelo aí, o que tem que fazer é chamar um técnico pra dar uma carga de gás e pronto

      ResponderExcluir

      Excluir
  38. Paulo, no seu caso, parece que o produto perdeu um pouco de gás, então como não tem gás suficiente para circular por todo congelador, ele fica concentrado apenas em um pedaço do congelador, assim nem desliga e também não gela, ficao com essa pedra de gelo aí, o que tem que fazer é chamar um técnico pra dar uma carga de gás e pronto

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde! Paulo, tenho uma máquina de lavar de modelo BWM06A - BRASTEMP. Ela está apresentando o seguinte defeito: o agitado só gira no sentido horário, ocasionado que as roupas fiquem enroladas nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Celso,
      Boa tarde
      Podem ser dois motivos prováveis, primeiro o capacitor do motor que perdeu potencia, então não faz o agitador girar para os dois lados, o capacitor trabalha junto com o motor, custa em média uns 15,00, fica perto do motor e nele vão dois fios, um preto e outro amarelo, se eu fosse voce trocaria o capacitor, tem grande chance de voltar ao normal
      A outra possibilidade é que seja a placa de potencia, nessse modelo tem duas placas, e a placa de potencia pode fazer isso também , visto que é ela quem manda corrente para o motor, mas como disse, já que pode ser o capacitor e ele é bem barato, troque-o e observe

      Excluir
  40. Sou Celso,
    Boa tarde
    Podem ser dois motivos prováveis, primeiro o capacitor do motor que perdeu potencia, então não faz o agitador girar para os dois lados, o capacitor trabalha junto com o motor, custa em média uns 15,00, fica perto do motor e nele vão dois fios, um preto e outro amarelo, se eu fosse voce trocaria o capacitor, tem grande chance de voltar ao normal
    A outra possibilidade é que seja a placa de potencia, nessse modelo tem duas placas, e a placa de potencia pode fazer isso também , visto que é ela quem manda corrente para o motor, mas como disse, já que pode ser o capacitor e ele é bem barato, troque-o e observe

    ResponderExcluir
  41. Celso, comprei uma lavadora Brastemp BWG11AB, pois a BWL11A não possui a função de avançar etapas, como não conseguia nivelar os pés para que não fizesse barulho alto, estalos e trepidação, devolvi a lavadora. Celso, um amigo me indicou colocar placa de borracha debaixo dos pés, gostaria de saber se isso poderia ter algum prejuízo e outra coisa que achei estranho é que quando fiz testes só centrifugando, sem roupa alguma, ela, antes, eliminava bastante agua, quando a retirarão, foi soltando agua pelo caminho, isto é normal do modelo ou algum defeito? Agradeço sinceramente a sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tereza, todas as lavadoras Brastemp avançam etapas, no caso da BWL11A, basta girar o botão que ela vai eliminando funções e voce coloca ela pra fazer o que voce desejar.
      Quanto a ter agua dentro da lavadora é normal, elas são testadas na fabrica, e testadas com água, por isso ainda pode ficar algum residuo de água dentro da mangueira, e pode sim calçar a lavadora para nivelar, não tem problemas não ok

      Excluir
  42. Minha consul, modelo cw105abbna10 5kg,não centrífuga. Todo o processo anterior é normal. Fernanda Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se ela está soltando a água, se ela não estiver drenando, ela também nao vai centrifugar, então ser for isso, o problema pode ser apenas a eletrobomba de drenagem

      Excluir
    2. Tem que ver se ela está jogando agua fora, se não joga agua fora, automaticamente não vai centrifugar, entao se for isso pode ser a eletrobomba de drenagem queimada, se ela esta drenando e apenas não centrifuga, podem ser várias possibilidades, como motor, capacitor, timer, atuador, arrastador, tem que ver pessoalmente, são muitas possibilidades como disse

      ResponderExcluir

      Excluir
  43. Tem que ver se ela está jogando agua fora, se não joga agua fora, automaticamente não vai centrifugar, entao se for isso pode ser a eletrobomba de drenagem queimada, se ela esta drenando e apenas não centrifuga, podem ser várias possibilidades, como motor, capacitor, timer, atuador, arrastador, tem que ver pessoalmente, são muitas possibilidades como disse

    ResponderExcluir
  44. Gostei deste seu espaço! Estou precisando comprar vários eletros e preciso de uma orientação. Já vi que lavadora, vc recomenda a ative/BWL11A/BWB11A. Pode recomendar fogão, coifa e microondas? Esta marca falmec e smeg são boas? Conseguimos conserto e troca de peças?Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, desculpa minha ignorancia, mas nem conheço essas marcas, aconselho comprar eletrodomésticos de tres marcas apenas: Brastemp/Consul ou Electrolux, e porque?
      Quando precisar de manutenção e peças, vai estar assistida, outras marcas como bosch por exemplo, que parece ser uma grande marca, no Brasil, a linha branca deles, geladeiras, lavadoras etc, era fabricada e assistida pela Dako, que virou mabe e vem fechando fábricas, deixando de atender garantias e uma bagunça geral, além das tres marcas que citei ali, Mabe, Dako, Bosch, do mesmo grupo também são GE e Continental, não aconselho nenhum desses produtos, pela falta de assistencia e peças pós venda, compre marcas seguras e que estão firmadas no mercado a anos
      Quanto a modelos especificos não vou citar, esculha entre essas marcas os que mais te agradar, fogões opte apenas entre Brastemp e Electrolux, isso é apenas minha opinião ok
      Felicidades querida

      Excluir
  45. Tenho uma maquina Brastemp Lavadora automática modelo: ble61l16 de 4kg ela esta fechando curto quando coloco no modo lavar! o que seria que esta acontecendo com ela você pode me orientar!! Celso Jair Pereira!!! Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo.
      Em caso de curto é muito dificil te dizer onde é sem ver o produto, praticamente impossível, tem que procurar e ver se não tem fio descascado pegando na carcaça do produto, isso na maioria dos casos é a causa dos curtos, então veja primeiramente a fiação toda, outra causa pode ser o pressostato, se ligar invertido isso ocorre na hora, ou o proprio motor em curto, mas como disse, sem ver muito dificil ADIVINHAR onde é o problema

      Excluir
  46. Oi Celso, desculpe perguntar novamente, mas eu não estou conseguindo achar a resposta da minha pergunta feita em 26/10. O problema da minha maquina de lavar Electrolux Top 8 premium, foi o seguinte: a faxineira ligou no 220v, eu não percebi e fui lavar as roupas, a maquina encheu e na hora de lavar ela desligou. Eu liguei ela novamente e mudei o programa de normal para leve, ela conseguiu funcionar mas fazendo um grande barulho, desliguei imediatamente, foi quando percebi que estava na 220v. Coloquei na 110V, ela ligou mas no modo normal não entrava mais agua, comprei uma válvula de agua nova e substituí, mas o problema persiste, no modo normal e leve não entra agua, na pre lavagem e no enxague entra um pouco de agua. Quando coloco agua manualmente ela consegue lavar, enxaguar e centrifugar. O que pode ser? Aguardo seu retorno. Obrigada, Lidia.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo26 de outubro de 2013 02:15
    Olá, tudo bem? Minha maquina de lavar Electrolux Top 8 Premium eletrônica, estava funcionando perfeitamente quando a faxineira desligou e ligou novamente na 220v. Não percebi e fui lavar as roupas, a maquina encheu e depois de cheia ela desligou, não percebi que estava na 220v. Liguei novamente e tentei mudar o programa para o leve e então funcionou mas com um barulho enorme, logo desliguei e então percebi que não estava na tomada certa. Coloquei na tomada correta e então ela ligou mas não entra água. Comprei uma válvula de agua nova e trocamos, mas na hora da troca esqueci de desligar a maquina da tomada.
    Efetuamos a troca e nada resolveu, o painel fica piscando no modo normal e suave, mas não entra agua na maquina. Já no modo super lavagem a agua entra.
    O que pode estar acontecendo? Por favor me ajude! Obrigada, Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas

    celso jair Pereira27 de outubro de 2013 10:45
    Lidia,
    Parece que é um problema de placa, já que a valvula entra água em outra programação, agora o problema, é que não existe mais placa para esse modelo, ela usa duas placas eletronicas, uma de interface, onde voce digita, e outra lá atras , presa ao gabinete, não existe mais nem uma e nem outra para comercializar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso, obrigada pela resposta. Hoje chamei um técnico para verificar. Ele disse que é provável que seja a placa mesmo. Ele disse que tem que tirar toda a tampa e levar para um laboratório para fazer testes. Ele me disse também que é possível consertar a placa e que mais ou menos o custo vai ficar em R$200,00. Vc. acha que compensa fazer isso ou devo comprar uma maquina nova? aguardo sua resposta. Obrigada! Lidia

      Excluir
    2. Lidia, se ficar nesse valor e a lavadora ficar boa, claro que compensa, sua lavadora de 08 kilos, tem o mesmo tamanho das que a electrolux comercializa hoje como 12 kilos, o conjunto é o mesmo, só mudam controles e partes eletronicas, mas o cesto é o mesmo, portanto uma lavadora grande e eficiente, mas tem uma ressalva, peça no mínimo uma garantia de 06 meses, para que tenha certeza que o serviço é seguro e de qualidade, afinal, como não existe mais as placas novas, se vão recuperar tem que ficar boa, por isso uma garantia de pelo menos 180 dias entendeu, abraço

      Excluir
  48. Olá Celso, primeiro parabéns pelo Blog, muito útil. Gostaria de saber se vc tem alguma dica sobre purificadores de água, o que vc acha da marca Masterfrio? Pretendemos comprar um, mas estamos com dúvidas sobre marca, e eficiência. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, não é minha especialidade esse produto, mas sinceramente não é uma marca conhecida, voce tem que optar por marcas que são grandes no mercado, assim quando precisar de assistencia e peças, com certeza não vai ficar na mão, outro detalhe importante , existem modelos que não tem compressor, tem apenas uma placa para refrigerar, não compre com placa, compre com compressor. Entre as melhores marcas estão EUROPA, BRASTEMP, ELECTROLUX, SOFT, IBBL, CONSUL

      Excluir
  49. Maria, não é minha especialidade esse produto, mas sinceramente não é uma marca conhecida, voce tem que optar por marcas que são grandes no mercado, assim quando precisar de assistencia e peças, com certeza não vai ficar na mão, outro detalhe importante , existem modelos que não tem compressor, tem apenas uma placa para refrigerar, não compre com placa, compre com compressor. Entre as melhores marcas estão EUROPA, BRASTEMP, ELECTROLUX, SOFT, IBBL, CONSUL

    ResponderExcluir
  50. Estou pensando em substituir minha lavadora, é uma Eletrolux que vive a dar problemas. Qual sua opinião sobre este modelo? http://www.fastshop.com.br/loja/eletrodomesticos/lavadora-de-roupa/lavadora-de-roupa-9kg-ative-brastemp?cm_re=Sub-departamento%3aLavadora+de+Roupas-_-Vitrine+06-_-BRBWL09BB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lavadoras de 09 kilos hoje, são as mesmas que eram 06 kilos ha alguns anos atras, eles trocaram de capacidade mas mantendo a mesma estrutura das lavadoras de 06 kilos, portanto, se tem uma familia de 04 pessoas por exemplo, aconselho comprar uma lavadora de maior capacidade, o preço vai variar muito pouco, aconselho essas : BWL11A BWB11A ou BWG11A , abração

      Excluir
  51. Tenho uma Geladeira Electrolux DF45, esta vazando agua no filtro de carvao interno. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o dreno entupido, a agua não desce para o coletor que fica do lado direto do motor e sai pela frente, veja se o coletor do lado direito do motor está seco, sem água, se for isso é dreno entupido ok

      Excluir
  52. Sr Bom dia, eu vou comprar um freezer, preTendo comprar consul (por causa do preco) ou elecTolux, exemplo: Geladeira/Refrigerador Consul Cycle Defrost 2 Portas CRD48 450L , Freezer Vertical 246 Litros CVU30 Branco - Consul
    alGuma recomendacao de marca???, preTendo comprar consul (por causa do preco) ou elecTolux,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra/Srita...
      Qualquer uma das duas marcas são muito boas, confiáveis e tem ampla rede de peças e serviços, caso venha necessitar futuramente, dentro ou fora de garantia, eu recomendo qualquer uma dessas duas marcas, com certeza fará uma ótima compra, abraço

      Excluir
  53. Sra/Srita...
    Qualquer uma das duas marcas são muito boas, confiáveis e tem ampla rede de peças e serviços, caso venha necessitar futuramente, dentro ou fora de garantia, eu recomendo qualquer uma dessas duas marcas, com certeza fará uma ótima compra, abraço

    ResponderExcluir
  54. olá Celso tenho um refrigerador frostfree brastemp BRM35B que não está congelando mas o refrigerador está normal você pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa caso nem sei o que dizer, impossível estar normal o compartimento refrigerador e não ter frio no freezer, pois refrigeradores frost free, trabalham por ventilação, e nesse modelo o gelo é feito somente no compartimento freezer, e o ventilador distribui ar frio do freezer para todo produto, então se refrigera embaixo é porque tem gelo na parte de cima, pois o ar frio para a parte do refrigerador, vem justamente do freezer, se não tem no freezer, com certeza não teria frio no refrigerador.

      Excluir
  55. Ola Celso, faz 3 anos que tenho uma maquina de lavar Electrolux 9 kg Turbo Economia LTE09, e ela de uma hora pra outra começou a colocar água sem parar. Ao ligar ela na tomada, começa a botar água sozinha (sem dar o comando para ligar) somente no lado do amaciante, o painel não liga nenhuma luz, só fica fazendo um barulho baixo e colocando água direto até transbordar. Deixei ela funcionando pra ver o que iria acontecer, e pude observar que do lado do sabão ela poem água no tempo certo, mas no lado do amaciante fica direto. Obs: Já troquei a válvula de entrada de água (me falaram que era isso) e não adiantou.
    Celso qual seria o Problema da minha Lavadoura???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que tinha esse Blog Genial, Eu não teria comprado a peça sem antes falar com você.
      Até então, MUITO OBRIGADO. Fique com Deus.

      Excluir
    2. Sendo uma válvula de duas vias, duas bobinas, Eu poderia deixar os conectores da bobina de entrada de água para amaciante desconectados?
      Sei que não vou poder usar mais amaciante, mas isso me ajudaria a solucionar o problema de entrada continua de água por esse canal.
      O que devo fazer com os 3 fios de alimentação desta bobina? Junto-os (emendo) os 3, ou simplesmente isolo e deixo-os soltos?
      Isso acarretaria em algum dano a Lavadora, a curto ou a longo prazo????

      Excluir
    3. Não pode fazer isso, porque mesmo voce cancelando a valvula, a programação da lavadora vai ter que passar pelo enxague, para que depois faça a centrifugação, o que tem que fazer para resolver, é mesmo trocar a placa da sua lavadora, somente assim vai resolver o problema.

      Excluir
  56. Boa Tarde.
    tenho uma consul biplex crm 45.
    O freezer parou de congelar e descongelou o que tinha dentro. Isso aconteceu após eu aumentar o nível de resfriamento no compartimento de refrigeração e apertar o botão de "congelamento mais rápido no frezer.
    Desliguei o botão do freezer, coloquei o nível de refrigeração no mínimo e começou a formar gelo nas formas de gelo, o que quer dizer que parece que está tudo ok.
    Foi possivelmente só eu tentar mais refrigeração que deve ter causado gelo no evaporador, ou tem histórico de defeito intermitente neste produto?
    Um abraço Fernando Cabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, a maior possibilidade é que ela tenha dado uma pane e depois voltado ao normal, o fato de voce alterar a graduação de temperatura não iria causar esse problema de forma alguma, até porque a variação que a graduação proporciona ao freezer não é tão grande, nunca vi isso acontecer, mas já vi placas eletronicas apresentarem problemas e voltarem ao normal, principalmente quando a corrente elétrica que alimenta o produto varia muito. fique de olho na geladeira, isso pode ocorrer novamente, e se começar a ocorrer com frequencia, tera que trocar a placa eletronica dela, abraço

      Excluir
  57. ola boa tarde , tenho uma consul 6 k ela centrifuga devagar parece q tem duas velocidades nao e?
    nao saco muito , mas testei o capacitor e esta aparentemente ok nao sei se esta segurando o real dele q e 45 uf, to errado?
    entao,e ao parar de centrifugar (quando era rapida ) ela dava um crito ao começar a centrifugaçao e ao parar da uma força ai vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To lendo seus comentários na sequencia ali, voce pergunta demais, mas também é rapido pra se virar e resolver, trocou o arrastador e resolveu né, abração e boa sorte

      Excluir
  58. o
    Olha eu desmontei o painel e tirei ele. com o multimetro testei os fios brancos no amarelo e branco no vermelho no amarelo tinha fase mas no vemelho nao ,por isso q ela nao esta centrifugando normal?
    comprei um capacitor novo mas nao era ele. minha duvida e a centrifugaçao maxima e com o amarelo e vermelho mandando fase para o motorou esses fios sao responsaveis pelo reverso do ciclo de lavagem,por q sera q ela esta centrifugando devagar ?sera q queimou uma bobina?
    como testo o motor ,help, um abraço espero q vc tenha entendido rsrsrss ..

    ResponderExcluir
  59. Respostas
    1. Tem que trocar o arrastador, arrumar não vai funcionar muito tempo, é barato o arrastador, se não trocou, troque pequeno mouse, abração

      Excluir
  60. Boa noite! Comprei um refrigerador Brastemp - Frost Free BRM3 9ER em junho de 2012, porém faz apenas 3 meses que comecei a utilizar (neste período ficou embalado como veio da loja) e hoje apresentou um cheiro muito forte de queimado, mas aparentemente está funcionando. Isso é normal? Devo me preocupar?
    Espero seu retorno.
    Parabéns pelo blog...ótima iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheiro de queimado não é normal, deve sim se preocupar, tem que chamar um técnico para localizar de onde provém esse cheiro, pode ser componente em curto, pode ser o ventilador que vai dentro do freezer, se quiser abrir e dar uma olhada seria bom.

      Excluir
  61. Bom dia Celso, fui usar minha maquina Eletrolux hoje , ela nao funcionou, aparece o led ligado no verde, mas ele nao enche. oq eu sera que ta acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se centrifuga, se centrifugar, pode ser que ela apenas não esteja entrando água, e sem água não lava, então teste a valvula de entrada de água, se a valvula estiver queimada, troque.

      Excluir
  62. bom dia, estou com um problema na minha maquina de lavar modelo FL10 Eletrolux, pois a mesma nao esta fazendo as funções como deve; Ela nao esta dando o giro ao ligar para enxerde agua e até mesmo nao esta fazendo as suas funçoes. chamei um tecnico para da uma olhada e ve oque estava acontecendo pois ele disse que a principio iria trocar o modulo, e se nao fosse o modulo trocaria outra peça, ai nao da né logo ele estaria trocando tudo e eu teria que comprar uma maquina nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, deve ser uma LF10
      Mas se ela não gira antes de encher, pode ser que o atuador de freio esteja queimado, o atuador tem que acionar para colocar a mecanica em posição de centrifugar, se quiser testar o atudor é valido, outra coisa, se ele quando teria que girar não gira, mas faz um barulho como se quizesse partir, aí pode ser apenas capacitor do motor, pode sim ser a placa eletronica também, mas no seu caso Marcio, acho melhor chamar mais um ou dois técnicos, assim voce compara o defeito e os valores dos orçamentos, voce tem razão, um ténico não tem que ir aí dizer que vai ficar trocando peças até achar o defeito, um técnico vai e fala o que tem que ser feito e quanto vai custar, se fosse para adivinhar, chamaria a mãe diná, que de adivinha não tem nada, abraço

      Excluir
  63. Bom dia Celso, quero presentear minha mãe com uma geladeira frost free duplex com mais de 400l, qual vc me recomenda pra ela não se incomodar com reparos, etc; mais durável e com melhor custo/benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não existe essa geladeira, existem sim marcas que quando voce precisar de assistencia ou peças vai ter imediatamente no mercado, para reposição, e vai ter técnicos competentes para atender, agora produto que não apresente defeito, esse ainda não fabricaram, te indico tres marcas confiáveis, Brastemp/Consul/Electrolux... nessa ordem. abraço

      Excluir
  64. Bom dia Celso:
    Tenho uma lava-louças BLE20A Brastemp que comprei usada e já sabendo que o defeito era vazamento na motobomba. Comprei e troquei a motobomba e com a lava-louças sem a tampa coloquei para fazer um teste. Ela faz toda a lavagem e no outro dia fui colocar a tampa. Neste processo, coloquei ela de costas, de lado pois tive que parafusar embaixo. Quando fui ligar, ela acendia as luzes do painel e não fazia nada.
    Ví em um site que pode ter sido porque virei ela de lado. Enchi ela manualmente com água e do lado esquerdo, no sensor de nível, um dispositivo de fim de curso, quando eu aperto ele, a máquina começa a puxar a água e o painel acende informando lavar II. Quando eu solto o sensor ela desliga novamente.
    Não sei mais o que pode ser. Testei os sensores, da porta da bomba e todos estão funcionando.
    Estou escrevendo aqui pois não achei onde criar um novo tópico..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma postagem dessa lava louças aqui no blog, e lá na parte de cima do blog tem icones bem grandes, LAVA-LOUÇAS é um deles, vou deixar um video pra voce ver, estou achando que pode ser esse o problema com a tampa da sua lava-louça. copie e cole no seu navegador

      https://www.youtube.com/watch?v=qSm1UGepKQk

      ResponderExcluir

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Eu testei o sensor da porta e está funcionando, coloco uma chave de fenda e aperto ofim de curso. Inclusive eu medi a tensão com a porta aberta e depois fechada e pude ver que ele funciona. O que está acontecendo agora é que quando eu ligo na tomada, ele começa a encher o fundo da lavadora até atingir o nível de trabalho e depois a máquina fica desligada.
      Daí pra esvaziar, eu retiro o sensor de nível, aperto ele até a bomba puxar toda a água da máquina.
      Queria entender o processo de funcionamento desde que ligo a máquina pra tentar localizar em qual parte não está fazendo o que é programado. Ela testa todos os sensores primeiro e depois que verifica que estão todos respondendo deveria ficar ligada esperando algum comando...
      Eu apertei os conectores que tem na placa que fica com uma espécie de lacre (a placa fica dentro de uma resina que deve protegê-la da umidade) . Depois que tirei os conectores e recoloquei é que ela passou a encher de água, mas ficou só nisso..
      Obrigado

      Excluir
    3. Se depois que recolocou os conectores da placa, a lavadora começou a encher, fica quase evidente que o defeito está na placa, mas não podemos afirmar sem ver, e nem ao menos vou aconselhar que voce compre uma placa dessas sem ter certeza, essa lavadora tem termostatos de segurança, e termostato operacional, se por algum motivo eles derem problema a lavadora para, então localize esses termostatos e faça uma ligação direta, jampeie e veja se ela volta a funcionar ok.

      Excluir
  65. Tem uma postagem dessa lava louças aqui no blog, e lá na parte de cima do blog tem icones bem grandes, LAVA-LOUÇAS é um deles, vou deixar um video pra voce ver, estou achando que pode ser esse o problema com a tampa da sua lava-louça. copie e cole no seu navegador

    https://www.youtube.com/watch?v=qSm1UGepKQk

    ResponderExcluir
  66. Olá. Segundo que eu aprendi lendo os posts, tenho que trocar o damper da minha geladeira eletrolux df48. Chamei um técnico que me cobrou 380,00. Achei muito caro. Qto custa a peça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não sei decor o preço dessa peça na electrolux não, mas imagino que custe entre 40,00 e 60,00 reais, mas ali encima no blog tem uma guia AUTORIZADAS, lá tem todas as lojas da Electrolux no Brasil, veja uma loja perto de sua casa e de uma ligada pra ver quanto custa ok.

      Excluir
  67. lavadora consul cwc24a enche normalmente mas não agita e não centrifuga fica fazendo um barulho de dois clics. a eletrobomba funciona normalmente .por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser o capacitor do motor, ou o capacitor, ou fio quebrado no capacitor do motor, de uma olhada nisso, se for o caso, compre um capacitor para testar, custa no maximo 20,00

      Excluir
  68. Celso, boa tarde! Tentei encontrar a minha pergunta, juntamente conq a tua resposta que fiz no mês de outubro, quando a minha lavadora Brastemp tira manchas, deu problema na entrada de água. Conforme o meu relato do problema você me aconselhou substituir a válvula de 3 vias. Eu mesma comprei a peça e fiz a substituição, esta funcionando PERFEITAMENTE! DEIXO AQUI O MEU MUITÍSSIMO OBRIGADA A VOCÊ POR TAMANHA GENEROSIDADE. Que a tua luz brilhe sempre! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh querida Silvia, nome da minha irmã....
      Essa é minha intenção, ajudar sempre, nem sempre consigo, mas muitas vezes sim, que bom que deu tudo certo, esses dias postei aqui e no youtube como se trocar a valvula, passo a passo com fotos, teria sido mais fácil pra voce, mas conseguiu e isso é o que importa, visite sempre, sempre estou postando coisa nova, o blog é novo, nem tem um ano ainda, sempre teremos novidades, abração

      Excluir
  69. Olá Celso, seguinte, tenho uma lavadora de roupas Consul 5kg super jato (CWIO5A) fazem alguns anos, já passou por alguns "reparos" mas ela funciona muito bem. Acontece que ela está com algumas fissuras bem pequeninhas no tambor, perto do recipiente do amaciante, na parte de cima e com riscos ao redor de todo tambor tb, por estar velhinha mesmo, eu acho. Minha pergunta é, o tambor interno tem como trocar (existe esta peça pra reposição)? Vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não acho que seja no tambor, ou seja no tanque, pois o tanque retem a agua, e se tivesse fissuras vazaria, pode ser no cesto, ou no anel hidro que fica fixado acima do cesto, se não estiver prejudicando o funcionamento, não tem necessidade alguma de trocar, mas se tiver que trocar, vai encontrar sim na rede autorizada, e caso eles não tenham em estoque, vão pedir de fábrica para voce, se quiser mesmo trocar, abraço

      Excluir
  70. Oi Celso.Parabéns pelo site.
    Minha geladeira Brastemp BRM 33 BBANA desliga e só volta a funcionar depois que eu tiro e recoloco o plugue na tomada e o motor esquenta muito até ela desligar novamente.
    Abraço,
    E. Socher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, defeito complicado, podem ser várias as causas, pode ser bloqueio no evaporador, ou seja excesso de gelo, pode ser insuficiencia de gás, por isso não desliga automaticamente, pode ser sensor de temperatura ou até modulo de potencia, esse defeito não tem causa evidente, teria que chamar um técnico competente para avaliar e localizar o defeito, qualquer coisa estou aqui para analisar o orçamento junto com você, mas quando o técnico for, pergunte o que está acontecendo, aonde está acontecendo e porque está acontecendo ok, abraço

      Excluir
  71. Oi Celso,
    A questão já evoluiu:Regulei o "botão Freezer" para a posição NORMAL.Nesta posição,ela já está funcionando por +- 24 horas.Depois de consumir os alimentos do Freezer,penso voltar à posição anterior para verificar o que acontece.
    Muito obrigado pela resposta.Darei Notícias.Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o caso, desligue da tomada, por 24 horas, deixe as duas portas totalmente abertas, depois desse prazo religue, pode também se excesso de gelo, formado por alguém ter deixado sem perceber a porta do freezer entreaberta.

      Excluir
  72. Se for o caso, desligue da tomada, por 24 horas, deixe as duas portas totalmente abertas, depois desse prazo religue, pode também se excesso de gelo, formado por alguém ter deixado sem perceber a porta do freezer entreaberta.

    ResponderExcluir
  73. COMPREI UM Refrigerador Brastemp Frost Free Duplex All Black Inverse BRE50NE c/ Freezer Invertido e Controle Eletrônico - 422L EM 20 DIAS ELE NÃO QUER MAIS FUNCIONAR A PARTE SUPERIO .. O QUE PODE SER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis, mesmo imaginando o que pode ser, eu não posso te dar dica alguma, a unica coisa que tem que fazer é acionar a garantia de fábrica, produtos em garantia não podem ser abertos, você corre o risco de perder a garantia se abrir ou violar o produto, chame a assistencia, eles com certeza vão resolver seu problema ok, abração

      Excluir
  74. Prezado Celso, pretendo comprar uma máquina de lavar roupa seria para uso de seis pessoas vi que não recomenda máquinas maiores que 11Kg e esta pode me atender, mas gostaria de saber sua opinião sobre a voltagem qual é melhor 220 ou 127V? As máquinas com abertura frontal são melhores que a com abertura superior? Se sim qual recomenda? Poderia me dizer quais são as grandes diferenças? Agradeço antecipadamente seu auxilio, atenciosamente Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, lavadoras de tombamento, são poucas no mercado hoje, a tendência são lavadoras de agitação, ou seja com tampa superior, então as de tampa superior levam grande vantagem, pois se são as mais fabricadas tem um custo muito menor de manutenção.
      Lavadoras de tombamento perderam mercado por vários motivos, programas longos, incomodo de posição de tampa, durante o programa não se pode abrir para adicionar peças de roupas e manutenção cara fizeram esses modelos perder mercado.
      Quanto a voltagem, não importa, não tem diferença, quem determina a voltagem é a região onde você mora, então para cada região é a fornecedora de energia quem determina a voltagem, e isso não altera o consumo, pois em lavadoras 127 a amperagem é dobrada, então em questão de consumo, tanto 127 quanto 220 são idênticas, o que não pode é morar em um local 127 e comprar uma 220, usando transformador, ele vai consumir cerca de 30% a mais apenas por estar ligado na tomada, se gasta 100 kws, ficando ligada ao transformador e ele ligado a tomada, vai gastar na faixa de 135 kws.
      Recomendo Lavadoras Brastemp ou Consul de 11 kilos, qualquer modelo fará uma boa compra, as novas lavadoras Brastemp ainda precisam de um tempo no mercado para poderem ser melhor avaliadas, portanto os modelos que eu recomendo por conhecer bem são.. BWL11A, BWB11A ou CWL11A

      Excluir
  75. Olá Celso, tudo bem?
    Comprei uma lavadora Brastemp 11Kg Ative! BWL11A a cerca de 8 meses. Alguns dias atrás ela soltou um óleo na roupa (que não sabia de onde era). Pouco depois ela parou de centrifugar. Acionei a assistência (ela tá na garantia) e o técnico disse que o suporte do cesto tá quebrado. Eles vão realizar a troca do mesmo. Conversando com ele sobre a possível causa do defeito ele disse que isso é muito raro de acontecer e que não tem explicação. Pode ser defeito de fábrica mesmo.
    Mas agora fico em dúvida será que depois de 8 meses de uso que apareceu o defeito? Isso pode continuar acontecendo? Voltar a quebrar?
    Teria alguma outra causa pra ela quebrar esse suporte?
    Abraços e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, muitos produtos quebram peças durante o período de garantia, por isso existem as redes de assistências técnicas, e no caso da Brastemp, a mais eficiente do mercado.
      Então, como eu dizia, não se preocupe, como o técnico disse, isso não é frequente, pode ter sido um defeito naquela peça especificamente, suporte do cesto é feito de uma mistura de alumínio com ferro, é uma peça muito resistente, eles vão trocar e com certeza não vai mais apresentar problemas.

      Excluir
  76. Olá Celso, tudo bem?
    Comprei uma lavadora Brastemp 11Kg Ative! BWL11A a cerca de 8 meses. Alguns dias atrás ela soltou um óleo na roupa (que não sabia de onde era). Pouco depois ela parou de centrifugar. Acionei a assistência (ela tá na garantia) e o técnico disse que o suporte do cesto tá quebrado. Eles vão realizar a troca do mesmo. Conversando com ele sobre a possível causa do defeito ele disse que isso é muito raro de acontecer e que não tem explicação. Pode ser defeito de fábrica mesmo.
    Mas agora fico em dúvida será que depois de 8 meses de uso que apareceu o defeito? Isso pode continuar acontecendo? Voltar a quebrar?
    Teria alguma outra causa pra ela quebrar esse suporte?
    Abraços e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, muitos produtos quebram peças durante o período de garantia, por isso existem as redes de assistências técnicas, e no caso da Brastemp, a mais eficiente do mercado.
      Então, como eu dizia, não se preocupe, como o técnico disse, isso não é frequente, pode ter sido um defeito naquela peça especificamente, suporte do cesto é feito de uma mistura de alumínio com ferro, é uma peça muito resistente, eles vão trocar e com certeza não vai mais apresentar problemas.

      Excluir
  77. sr celso solicito a seguinte informação tenho uma maquina lte12 eletrolux ja substitui as 2 placas e ela nao estacentrifugando ja limpei a bomba de drebagem mesmo assim nao centrifuga nao aguento mais pagar conserto mas encontrei seu site por sinal mto bom . qdo entra para centrifugar ela da uns estalos e nada.. grato eliaserber@hot mail.com.... gostaria de fazer um curso nessa area pois na minha regiao é mto deficiente de pessoas que nos ajudem grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lavadora é complicada mesmo,
      Ela drena a água e não centrifuga, ou nem drena a água?

      Excluir
  78. Oi Celso, parabéns pelo seu blog, é ótimo!
    Escrevi um post ontem, mas não expliquei direito o que aconteceu.
    Fiz uma mudança faz 15 dias, saí de Minas e estou no MS, aqui é muito mais quente e quando chegamos, esperamos aproximadamente 3 horas para ligar a geladeira e a ligamos. A geladeira estava funcionando normalmente, uma DF 42 frost free, reparamos que alguns produtos estavam suados, aí aumentamos o frio, depois disso os produtos começaram a congelar, aí voltamos para o médio novamente. Parecia tudo normal até ontem que ela parou de funcionar, mas a parte eletrônica está funcionando. Será que pode ter furado e vazado gás? mas nesse caso demoraria 15 dias para parar de funcionar? vou chamar a assistência técnica,mas sempre é bom ter uma opinião de especialista, para não ser enrolado.. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se fura algum local por onde o gás possa vazar, o gás vaza em segundos, pois a pressão dentro do sistema á muito grande, chama a assistência e se tiver duvidas quanto ao orçamento, e quiser minha opinião, estou aqui, abração querida.

      Excluir
  79. lavadora bwf 24 inteligente, quando coloca no nivel 3 ela começa a bater e joga a água fora e começa apitar, ja troquei a placa e o pressostato e continua o msm defeito, oque fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire todos os fios do pressostato, antes anote ou tire uma foto para não ligar errado, então reaperte todos os terminais dos fios do pressostato, as vezes eles oxidam e perdem contato, imagino que seja isso, se não resolver, veja se não tem sujeira na mangueira que vai do pressostato ao tanque, sopre em direção ao tanque e veja se o ar passa livre, se tiver sujeira limpe ok.

      Excluir
  80. minha cafeteira quebrou a jarra como faço para comprar outra jarra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conserto cafeteira, mas veja a marca da sua cafeteira, procure a rede de assistencia autorizada e compre a peça, se eles não tiverem em estoque, vão pedir uma da fábrica para você.

      Excluir
  81. Amigo, minha geladeira consul de desgelo manual parou de funcionar, ai eu comprei um termostato novo, quando ligo na tomada ela faz barulho que vai gelar, mas não gela, o som some com um minuto e ainda por cima ta dando choque em toda ela, passo a chave medidora de energia e até as peças de plastico estão carregadas com voltagem, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado essa questão do choque, parece que o motor compressor está em curto, e digo isso por dois motivos, o primeiro é que ele não se mantém ligado, logo cai, e por causa do choque, o compressor com curto interno, deixa o produto todo energizado, chame um técnico para constatar isso, mas tem grandes chances de ser motor compressor ok.

      Excluir
  82. Olá, olhei seus diagramas mas não encontrei da minha CRA28B, então olhei o diagrama da CRA30E e vi que o termostato serve só pra ligar e desligar o frio, fiz uma ligação direta e parou de dar choque na geladeira, mas continua sem gelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para gelar tem que ligar o motor compressor, ele está ligando?
      se não ligar não gela, se ligar e não tiver gás suficiente também não gela, tem que ver se o motor está ligando e ver se em ele ligando, a grade atrás vai aquecer, se não aquecer a grade que é o condensador não vai gelar.

      Excluir
    2. Olha só, a questão do choque passou, voltei o termostato antigo e e não ta energizando a geladeira, o motor parece está funcionando sim, faz aquele barulhinho comum de geladeira, mas não está gelando, acha que pode ser gás? Como é a troca, posso fazer em casa ou so na autorizada?

      - Wagner

      Excluir
    3. Não pode fazer você mesmo, mas também não precisa ser na autorizada, qualquer técnico em refrigeração, vai até sua casa e faz uma carga de gás, não precisa levar o produto, mas antes tem que ter certeza que é mesmo isso ok, peça um orçamento sem compromisso, de um técnico, ou oficina perto de você.

      Excluir
  83. tenho uma maquina de lavar consul cwc 22 ela esta vazando oleo pelo eixo eu acho que e rolamento como troco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, tem que trocar a caixa de engrenagem, o retentor e rolamentos, é um serviço no qual tem que desmontar toda a lavadora, precisa de ferramentas grandes e de conhecimento técnico, não tem como descrever isso, futuramente estarei postando como se faz uma revisão mecanica, ainda não postei, porque posto coisas que ajudam as pessoas a fazerem elas mesmo os reparos, no caso de mecânica, não é nada fácil, pela complexidade e pelas ferramentas, se for comprar ferramentas para fazer, vai sair muito mais caro que pagar um profissional ok.

      Excluir
  84. Gabriel, tem que trocar a caixa de engrenagem, o retentor e rolamentos, é um serviço no qual tem que desmontar toda a lavadora, precisa de ferramentas grandes e de conhecimento técnico, não tem como descrever isso, futuramente estarei postando como se faz uma revisão mecanica, ainda não postei, porque posto coisas que ajudam as pessoas a fazerem elas mesmo os reparos, no caso de mecânica, não é nada fácil, pela complexidade e pelas ferramentas, se for comprar ferramentas para fazer, vai sair muito mais caro que pagar um profissional ok.

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde, Sr Celso
    Tenho uma Brastemp advantech wash 8 kg, tenho 2 problemas o primeiro quando ligado para encher para ficar de molho no nivel alto ele coloca fica com bem pouca agua, pelo que vi de respostas necessito troca o pressostato, e o outro problema e que lavando fica somente girando para um lado fazendo um redemoinho, pelo que me lembro antes quando na função lavar e girava para um lado e para outro, ja lhe enviei 3 mensagens não encontrei a resposta de nenhuma delas ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a terceira que respondo, é que eu trabalho o dia todo na rua, e aqui tento ajudar as pessoas dentro das minhas possibilidades de tempo, e muitos dias chego tão cansado que não tenho cabeça para responder, hoje respondo em média 50 perguntas por dia, e isso me toma mais que três horas diariamente, respondo conforme minhas condições de tempo.
      Bem como disse já respondi você em outras duas perguntas idênticas, abraço

      Excluir
    2. Bom dia Celso, como você disse( problema com insuficiência de gás, ou com óleo dentro do sistema, obstruindo a passagem do gás), mas isso faria o termostato desligar o compressor? a geladeira não teria que ficar ligada direto, pois não gela o suficiente? sera que o termostato não pode ter algum defeito e esta mais sensível? se for óleo no sistema o que posso fazer? em relação a o outro pedido acho que não foi porque não tinha cadastrado. Desde já agradeço muito pela resposta do anterior um abraço.

      Excluir
    3. Demilson, você tem razão, quando ao termostato, pois sem gelar ela não poderia desligar, a não ser que não gela um pedaço da placa e outro gela, justamente onde está o bulbo do termostato, nesse caso pode ser óleo no sistema, mas acho que está mais para termostato mesmo.

      Excluir
  86. Bom dia Celso, tinha feito um pedido mas acho que não recebeu, minha duvida é, tenho uma amiga que o refrigerador CONSUL CRD39BBANA dela começa funcionando legal mas no frezer só cria gelo na metade de cima, a outra fica um gelo molhado e só congela de madrugada pois fica fechado. Na parte da geladeira só refresca mas a serpentina que fica atras da placa plastica esta com gelo, estou achando que é o termostato pois o compressor desliga mesmo no máximo, o que você acha? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é o termostato, e sim problema com insuficiência de gás, ou com óleo dentro do sistema, obstruindo a passagem do gás, se o termostato liga o compressor e faz ele se manter ligado, não imagino que seja o termostato.
      Quando foi que fez seu comentário, eu não deixo nada sem responder, muitas vezes não respondo no mesmo dia, mas deixar sem responder é difícil, veja a data e hora por favor que eu vou localizar e e ver o que houve com esse outro comentário o, abraço.

      Excluir
    2. Bom dia CELSO, estou tentando desde segunda feira responder, para minha surpresa fui na casa da minha amiga e a geladeira voltou a funcionar normalmente, essa geladeira só é ligada quando vai alguém na casa (praia), deve ter sido entupimento mesmo, agradeço pela colaboração um abraço.

      Excluir
    3. Que bom que deu certo sem ter feito nada, os comentários estavam desativados, para eu descansar um pouco, mas está tudo normal novamente, abração.

      Excluir
  87. Acho que não é o termostato, e sim problema com insuficiência de gás, ou com óleo dentro do sistema, obstruindo a passagem do gás, se o termostato liga o compressor e faz ele se manter ligado, não imagino que seja o termostato.
    Quando foi que fez seu comentário, eu não deixo nada sem responder, muitas vezes não respondo no mesmo dia, mas deixar sem responder é difícil, veja a data e hora por favor que eu vou localizar e e ver o que houve com esse outro comentário o, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa Celso, respondi no SERGIO SANTOS. minha duvida é: será que o termostato não ficou mais sensível porque desliga o compressor? no caso de óleo no sistema o que fazer?

      Excluir
    2. Estranho mesmo, porque se não faz gelo o termostato nem poderia desligar, agora, vendo por esse ponto, acho que tem mais relação com termostato que com carga de gás.

      Excluir
  88. celso boa noite ! minha geladeira electrolux frost free premium df 44 esta com varios problemas primeiro congelava freezer e apos 2dias nao gelava a parte de baixo do refrigerador pensei estar entupido de gelo as partes q refrigera e desligava da tomada por 8horas ai voltava a funcionar por mais 2 dias e repetia isso se pre q entupia mais apos o dia 20 de dezembro piorou ela esquenta as laterais e gela apenas por uns 15 minutos e para o congelamento ate a tomada esta esquentando por favor me responda oque fasso pois no monento nao posso compra outra ela e bem usada mais esta em perfeito estado quando funcionava era otima ,obrigada desde ja grata pois sei que entendes e me dara uma boa resposta oque faço pois sabes q a tequinicos que nos enrrola e nao resolve! abraso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esse modelo tem duas placas eletronicas, então pode estar com problemas, tem também rede sensora, e interruptor de porta nesse modelo também apresenta defeitos, mas o que é mais comum é queima de resistencia de degelo, então vou te deixar o endereço de um vídeo meu no youtube, de uma olhada e veja se isso se encaixa no seu problema aí, mas tem que abrir e olhar o compartimento freezer, para ver se tem excesso de gelo ok

      https://www.youtube.com/watch?v=tDoF3xyB4M8

      Excluir
  89. Brastemp Ative 11kg - Olá Celso parabéns pelo seu blog! Minha máquina simplesmente não acende nada depois de uma falta de energia, será que queimou a placa? Ela tem algum fusivel ou coisa parecida que eu possa trocar. Conto com sua ajuda, obrigado. Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Gustavo, não tem fusível não, antes verifique se tem energia na tomada dela, se tiver, pode sim ser a placa eletronica, e tem que ser trocada, são duas, e como não sabemos qual queimou, tem que trocar as duas, melhor colocar de um fabricante paralelo, que vende as duas juntas, mas tem que levar a sua na loja, pois são tres versões diferentes, tem um video que ajuda na troca ok, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=c3JZUOpJ1N4

      Excluir
  90. Parabéns por compartilhar tanto conhecimento.
    espero que isto gere um reconhecimento ainda maior das suas habilidades.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos parabéns, isso já é um grande reconhecimento, abração Diego.

      Excluir
  91. O Celso Parabéns cara admiro seu trabalho
    este seu blog é a solução de muitas pessoas parabéns pelo trabalho
    outra coisa voce me ja me ajudou até demais mais vou pedir mais uma coisinha
    como faço pra divulgar minha loja virtual em seu blog segue o link http://bit.ly/1cudoA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande-me um email, e conversamos melhor
      celsojair@gmail.com

      Excluir
  92. Celson minha maquina não esta lavando ,descobri que não eta indo energia no magneto como saber de onde vem a energia dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, toda energia vem do timer, mas acontece muito de quebrar fios que vão para o magneto, puxe os fios nos terminais para ver se não estão quebrados, e perto do magneto também, eles se quebram com muita frequencia, confira isso ok.

      Excluir
  93. oi celso,realmente era o motor np freezer.na minha brastemp brm36d,troquei e ficou bom.muinto obrigado.

    ResponderExcluir
  94. Olá celso, boa noite.
    Tenho um refrigerdor electrolux dc49x desde 2009. Já foi trocado o sensor de temperatura, gas/filtro ha 1 ano. ha 02 dias apagou de vez e troquei a placa de controle.
    devido a essas paradas, tenho notado que, assim volta a funcionar, demora demais a atingir a temperatura de funcionamento, como tambem a fazer algum gelo na placa fria do refrigerador, tipo umas 2 horas ou mais.Ja no freezer gela rapido.
    Esse modelo tem aquela resistencia de degelo atrás da placa fria do refrigerador?
    Ha algum problema de acumulo de gelo interno no gabinete e ter que deixar desligada com as portas abertas por alguns dias como ja vi e outros refrigeradoes?
    Como vejo pouco relato sobre este refrigerador, dai as duvidas.
    Desde já grato pelo retormo.
    alcineu

    ResponderExcluir