domingo, 27 de janeiro de 2013

Lavadora Brastemp antiga - compensa CONSERTAR?

  


Uma dúvida constante das pessoas que possuem lavadoras antigas é : COMPENSA ARRUMAR? 
   Vou dar minha opinião particular, mas é a opinião de um profissional e com certeza deve muito ser levada em conta. As lavadoras antigas devem ser questionadas quanto ao valor da manutenção, se você for tentar vender uma lavadora dessas hoje, praticamente seu valor de mercado é zero. a última desse série robusta, toda de ferro e esmaltada foi fabrica em 1988, então dependendo do custo da manutenção, você tem que pensar se não está na hora de substituir por uma lavadora nova. outro fator é a capacidade, ou seja, ela foi feita pra lavar 4 kilos de roupas secas, lavadoras atuais, chegam a lavar 15 kilos (lavar 15 kilos de roupa é uma coisa pra inglês ver, mas vou  falar sobre isso em outro post, por hora não aconselho ninguém comprar lavadoras com capacidade acima de 11 kilos) 
   Muitas vezes, ao consultar um profissional, sobre o que ele acha a respeito de consertar a máquina antiga a resposta é imediata, com certeza vale a pena, mas... mas você tem que levar em consideração, que há muitos profissionais no mercado que não evoluíram com a tecnologia das novas maquinas, por isso, fazem de tudo pra que os clientes mantenham aquela maquina velha, e ele o profissional tenha sempre uma fonte de renda ali, ou por o profissional técnico pensar assim: se meu cliente comprar outra maquina, a nova maquina vai estar na garantia por pelo menos um ano e eu vou perder esse cliente, então, a melhor coisa na hora de decidir se vai trocar a maquina de lavar roupas é o valor do conserto, na minha opinião, se o valor chegar a casa dos 200,00 e a maquina não estiver em condições físicas apresentáveis, é hora de partir pra outra. caso queira alguma instrução quanto á isso, deixe seu comentário. fiquem todos com Deus.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínio 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q





46 comentários:

  1. Boa tarde: Meu nome é Dorival Pereira Lopes , concordo com vc
    tem toda razão , a evolução é necessaria !
    Acesse meu blog www.lugaraosol.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou técnico de lavadoras há 10 anos, trabalhei muito com a Brastemp antiga, inclusive coleciono alguns modelos. A minha opinião é a seguinte:
      Gasta uma energia elétrica danada, pesa em média 100 quilos, tem facilidade pra enferrujar, não tem uma boa centrifugação comparado as atuais e acima de tudo as peças de reposição estão cada vez menos duráveis, recomendo sempre a compra de uma nova, a menos que seja um defeito pequeno e a maquina esteja conservada.

      Excluir
  2. Lavadora nova quebra mais facilmente que antiga, tive orcamento de reforma completa com troca de cesto, polia, painel todo, correia, etc por 500,00. E vai durar outros 10 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver os prós e contras, não vou falar de outras marcas, vou falar da Brastemp mesmo, sua lavadora é para 4 kilos de roupas, as novas lavam 11 kilos, ou seja tres vezes mais com muito menos consumo de energia elétrica, tem que se analisar tudo.

      Excluir
    2. Boa tarde, Celso. Muito se fala hoje em economia de energia elétrica, mas não se menciona "quanta economia" de energia um equipamento novo é capaz. De qualquer forma, a vida util dos novos equipamentos nos obriga a fazer reparações frequentes e caras, e em pouco tempo, substituir por um novo. O que se economiza em energia elétrica se perde de longe com manutenção e novas aquisições. Compramos uma lavadora nova, cuja propaganda na loja alardeia um baixo consumo de energia. Teve toda a parte mecânica trocada com 8 meses de uso, e agora, fora da garantia, deu problema de novo. O custo do conserto ficou em 700 reais, (mecânica, bomba, e placa interface). Ou seja, essa história de economia de energia está servindo para nos convencer a renovar nossos produtos constantemente, dando lucro às fábricas. Estamos sem opção: ou ficamos com produto antigo que pode quebrar a qualquer momento, ou compramos um novo e caro, que também vai nos deixar na mão em pouco tempo.

      Excluir
    3. Estranho fazer duas mecânicas em tão pouco tempo, ou vocês compraram uma lavadora de marca muito ruim, ou estão usando de forma incorreta, pois em média, lavadoras de marcas conceituadas, só vão apresentar problema de mecânica com média de 05 anos de uso, mesmo as novas lavadoras

      Excluir
  3. tenho lavadora brastemp luxo 1983, assim que ela enche começa a soltar a agua, também solta água nos outros trabalhos do ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se não tem fios quebrados, os fios que alimentam o magneto, no magneto tem dois nucleos que entram dentro dele, veja se nçao tem um deles quebrado, os nucleos são presos as alvancas por um pino que parece um preguiho de aluminio, veja se nao tem algum dos dois pinos quebrados, o defeito vai estar em tudo que envolve o magneto

      Excluir
  4. Tenho uma Brastemp desde 1980. De vez em quando o técnico da uma geral e ela fica boa por mais um tempão, mas ultimamente os problemas estão ficando mais frequentes e tenho pensado seriamente em troca-la. Gostaria de uma sugestão sua, pois tenho um certo receio com esses painéis eletrônicos que parecem tão frágeis. Existe algum modelo novo da Brastemp que não seja com painel eletrônico? Qual é o modelo que vc me indicaria? Tenho lido tantas avaliações negativas na internet que estou mesmo em dúvida se troco ou se mando arrumar novamente e fico mais um tempo com ela. Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde 2000 pra cá, praticamente todas as lavadoras e geladeiras tem placas eletronicas, mesmo que no painel apareçam apenas botões de girar, internamente vai ter uma ou duas placas embutidas, então não tem como fugir da tecnologia.
      Eu recomendo lavadoras Brastemp ou Consul, especificamente recomendo Brastemp BWL11A ou BWB11A

      Excluir
    2. fio verde do chicote do magneto quebrado

      Excluir
  5. Olá, estou precisando de um suporte, caso possa me ajudar ficarei muito grato.

    Minha mãe comprou a máquina de lavar Brastemp BWQ24BBANA a alguns anos atrás, e segundo o diagnóstico do técnico que a verificou na época o problema era na placa eletrônica do painel, fomos verificar na época e a nova custava cerca de 400 reais, o técnico ofereceu como opção uma recondicionada pela metade do preço (não me lembro exatamente os valores porque faz bastante tempo).

    Então optamos por instalar a recondicionada, 1 mês depois a mesma apresentou problema e o técnico nos deixou na mão, então acabamos desanimando e não arrumamos mais a máquina, isso já deve fazer uns 3 ou 4 anos.

    Agora estou precisando novamente de uma máquina e estou na dúvida, se compensa arrumar esta ou comprar outra. O modelo dessa máquina que está com problema é Brastemp BWQ24BBANA.

    Essa máquina não é muito antiga e marca pelas minhas pesquisa é uma das melhores, senão a melhor (Brastemp), mas não sei se esse modelo realmente é meio problemático, porque poucos meses depois de vencer a garantia dela (1 ano) a mesma apresentou este problema, achei que ela deu problema muito cedo pelo preço que custou e pela sua marca.

    Então o que você me diz, compensa arrumá-la ou é melhor comprar outra mesmo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,
      Compre outra placa, pode colocar uma placa nova, de um fabricante paralelo, no caso a CP placas eletronicas comercializa essa placa nova, e com garantia, por um preço na casa de 150,00 reais, eu se fosse voce compraria e trocaria a peça,se for somente isso, claro que compensa.

      Excluir
  6. Olá, tenho um máquina continental evolution, ela já deve ter uns 20 anos. Nunca me deu problema, mas de um ano pra cá, a velhice começou a bater, Prendi a mangueira com fita isolante, o botão quebrou e não tem mais pra comprar, então giro o seletor com um alicate...ela faz muito barulho, (o tecnico disse que o ralamento deve estar ruim) mas ela ainda funciona, so que hoje a porta, que é frontal travou e não abre nem por um decreto. O que eu faço? O orçamento para abrir a porta é de 220 reais. Vc tem alguma dica de como abrir a porta? Acho que o sistema de travamento emperrou. Vale a pena consertar? Como gosto de abertura frontal, vi uma samsung bem economica,com capacidade para 8kg que achei ser melhor que a LG e a Eletrolux. (acho que brastemp só abrindo em cima né?) Vc pode me dar uma luz?
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, acho que não compensa consertar mais sua continental não.
      Quanto a Samsung, pode até ser uma ótima lavadora, o problema é quando apresentar a primeira manutenção, nunca vai sair por menos de 400,00 assim como todas as lavadoras de tombamento, então aconselho pensar em comprar uma lavadora de agitação, porque a cada dia que se passa, fabricam-se menos lavadoras front load, a tendência é tampa superior, e por serem menos fabricadas, as de tampa frontal, vão ficando cada vez mais com peças e manutenção caríssimas.
      Opte por marcas muito vendidas, assim vai estar segura quando precisar de peças e serviços, no caso, quem oferece essa segurança, somente Brastemp, Consul e Electrolux, evidenciando a Brastemp, porque Electrolux fez ótimas lavadoras até 2007/2008 depois regrediu muito. abraço

      Excluir
  7. Ola Celso,

    Minha lavadora brastemp tem em torno de 20 anos - modelo super luxo, como essa: http://img.clasf.com.br/2013/11/06/Lavadora-de-roupas-Brastemp-Super-Luxo-6kg-20131106204854.jpg

    Nos últimos 10, fiz alguns consertos que eu geral não passam de R$ 150. Quase sempre o problema é um fio que solta e eu mesmo já sei consertar.

    Dessa vez ela não estava agitando/centrifugando. O técnico me cobrou R$ 60 pra regular a correia. Só que na 1ª vez que fui lavar aconteceu outra coisa: agora ela liga, funciona uns 2 ou 3 minutos e para. Aí passa mais uns 10 min e ela volta a funcionar por pouco tempo e para de novo. Se eu avançar o botão pra enxague ela faz o mesmo, funciona um pouco e para.

    O técnico disse que a bomba está queimando, quer me cobrar mais R$ 90. Essa troca confere com o problema?

    Obrigado.
    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma coisa está errada com esse orçamento aí, primeiro porque a bomba dessa lavadora é mecânica, girada pela correia, portanto como é que uma peça que não é elétrica pode queimar??
      Segundo, o que eu acho, é que é um problema com o motor, ele superaquece, e desliga pelo protetor térmico interno, quando esfria, volta a funcionar mais um pouco, então, quando desligar, retire da tomada, e coloque a mão sobre o motor e veja se ele está bem quente, se for mesmo isso tem que trocar é o motor, pode colocar um motor recondicionado, em quase todas as lojas vendem, a base de troca, um novo custa muito caro, e os recondicionados, são de boa qualidade e tem garantia, uns são tão bem feitos que parecem novos, mas antes de trocar, veja se é mesmo isso, para saber a situação da bomba de água, retire a correia, não é tirar fora, é apenas desencaixar a correia da polia da caixa e da polia da bomba, então gire a polia da bomba com a mão, se estiver travada pode sim ter problema na bomba, mas isso não faz o motor desligar, quando a bomba trava por exemplo, o motor não quer nem saber, a bomba trava, segura a correia, não deixando a correia girar, mesmo assim o motor gira, e a correia que não gira, fica parada, então a força que o motor exerce, queima a correia no ponto da polia do motor, ela fumaça muito, fede e se parte, mas parar o motor, não, isso não convence ok, abraço Gulherme.

      Excluir
    2. Tambem achei estranho. Valeu pela dica.

      Excluir
    3. Valeu sim, qualquer coisa venha para dizer se o que eu falei estava correto, abração

      Excluir
    4. Concordo com o Celso Jair Pereira

      Excluir
  8. Olá....quando voce fala que se o conserto ficar mais de R$200,00 não compensa consertar quer dizer a mão de obra ou de peças? IObrigado. Ronald

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero dizer os dois juntos, mas tem gente que gasta até 700,00 reais para consertar essas lavadoras, eu dei minha opinião, pois uma lavadora dessas, por mais que esteja boa, você não consegue vender nem por 300,00.

      Excluir
  9. boa tarde, o agitador da minha brastemp luxo nao esta girando conforme gira o chapeu do agitador, paro o serviço da máquina e aperto o chapeu e entao volta a funcionar por poucos instantes e logo volta o agitador a mexer em um ritmo mais lento, o que devo fazer para solucionar este problema. Obrigado Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi esse pergunta sua por esses dias, não sei mais em qual assunto, mas vamos lá, retire o chapeu do agitador, depois retire o agitador, o agitador é encaixado em um bloco sextavado, que tem o mesmo formato do interior da parte superior do agitador, pode ser que esse bloco tenha se quebrado todo, ou apenas a trava que prendo o bloco do agitador ao eixo se quebrou, então ele vai ficar solto no eixo, no caso, se for isso, tem que trocar o bloco do agitador.

      Excluir
  10. ola, tenho uma maquima Brastemp de 28 anos que estragou, travou... tem de trocar toda a mecânica...
    Os técnicos deram orçamento para conserto, ficaria em R$ 450,00 caso eu queira consertar...2 técnicos deram este orçamento, mas questionam se vale a pena... um acha que compensa consertar, o outro acha que não pois pois é o mecanismo que está estragado e não existe original para reposição...
    Já um outro técnico disse que tenho um fusca na mao... e que a maquina é excelente e esta ótima... se for so consertar fica em R$ 550,00 mas para dar uma geral reforma, tirar oas ferrugens, trocar painel de cima, pintar onde precisa etc, ela ficara zero bala fica em R$ 750,00... e duraria uns 5 a 10 anos dependendo do uso... este acha que maquina assim não existe mais, que trabalha bem etc... já uma nova não aguenta lavar em capacidade baixa de agua, etc...
    O que fazer?
    Se eu for trocar o que vc indica?
    A minha necessidade é de uma família de 4 pessoas...
    Não precisa ser industrial rsrsrs mas um casal e dois filhos homens com 22 e 28 filhos que moram fora mas lavam o roupa na minha casa... Estou muito por fora, minha máquina era brastemp que cabia 4 kg de rouba esta seca ainda, excelente!
    Moro em Ribeirão Preto, SP, cidade muito quente, então não tenho necessidade como secagem. Precisa de mais detalhes para me ajudar?


    Obrigada
    abs
    Luiza

    luizacaramf@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, minha opinião nesse caso, é que está na hora de trocar de lavadora, ela foi sim uma excelente lavadora, mas olha o preço da manutenção, com mais 450,00 você chega a 900,00 e com 1000,00 voce pode comprar uma lavadora Brastemp ou consul de lava 10 kilos de roupas secas, ou seja lava o dobro de capacidade, consome muito menos energia, mas com certeza são mais frágeis, mas bem cuidadas duram entre 20 e 30 anos com certeza.
      dois conselhos para lavadoras novas
      Primeiro, toda vez que terminar de usar, tire da tomada, pois ficam com as placas energizadas e podem sofrer danos, mesmo não estando em uso
      Segundo, nunca faça lavagens em sequência, entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos 40 minutos, para descansar todo o conjunto.

      Excluir
  11. Boa Tarde, olha o técnico acabou de sair daqui pela quinquésima vez kkkkkkkkkkkkk, pq minha brastemp de 1.984 já faz uns 05 anos que dá problema direto, mas o técnico diz que compensa arrumar com a desculpa de sempre, " as novas são de plástico e acrilico" e não prestam !! Chamei ele hoje, pois não soltava a água e nem centrifugava, diz ele que arrumou, mas ficou com um barulho ensurdecedor kkkkkkkkkkkkkkkkk, oque pode ser isso agora ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tere, só mesmo vendo, porque barulho é muito relativo, não tem como adivinhar um barulho, pode ser que ele tenha trocado a bomba por exemplo e tenha deixado a correia por fora da polia do motor, isso faz um barulho alto e a correia começa a esfarelar toda, mas isso é apenas uma suposição, como disse, barulho sem ver e ouvir não tem como adivinhar, mas esse papo de dizer que as novas não prestam, é coisa de técnico que só sabe consertar lavadora velha, e não quer perder essa fonte de renda contínua aí na sua casa, as lavadoras novas são muito mais eficientes, pois lavam o dobra da roupa que as antigas lavam, e gastam muito menos que metade da energia, portando, veja se não está na hora de trocar de lavadora.

      Excluir
  12. Muito obrigado Jair, sua opinião altamente profissional e isenta me fez tomar uma decisão....trocar esta maldita máquina....o técnico vem consertá-la pelo menos duas vezes por ano e sempre não é menos de 150,00...sempre convence minha mulher que temos uma excelente máquina...que a manutenção de uma nova seria de 600,00 ou 700,00...
    mais uma vez meu muito obrigado e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, abração, uma lavadora nova, bem cuidada, dura em média 20anos
      2 conselhos para a lavadora nova:
      Sempre que terminar de usar, tire da tomada, porque mesmo sem uso, na tomada, as placas ficam energizadas e correm risco de queima mesmo sem uso
      Nunca faça lavagens seguidas, sempre entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos 01 hora, assim descansa todo conjunto de parte mecanica e eletronica.

      Excluir
  13. Por favor Celso, maquina de lavar roupas antiga (igual a essa da foto= http://bimg2.mlstatic.com/lavadora-brastemp_MLB-F-222752487_6709.jpg ) após a lavagem, antes de centrifugar, não sai toda a água do cesto fica uns 2 centímetros no fundo. Alguma sugestão de onde pode estar o defeito? Ela tem algum sensor de nível de agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem sensor não, o defeito está na bomba de drenagem de água, e ela nem elétrica é, ela é mecanica, quem gira ela é a correia, então solte a correia, e gire a polia da bomba com a mão, se a polia onde passa a correia estiver dura para girar, com certeza é problema na bomba dágua ok.

      Excluir
  14. olla celso,tambem tenho dessas antigas,e quando ligo e começa vir agua da torneira ja sai vazando em baisxo,o que é isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vazamento, não tem como eu saber, você é quem tem que ver de onde está vazando a água, pode ser de mangueiras que são várias nesse modelo, pode ser de ferrugem no tanque, pode ser da valvula de entrada de água, pode ser da bomba de drenagem, dizer que está vazando . sem ver não tem como saber de onde é...

      Excluir
  15. Oi tenho uma Brastemp de painel digital, há 4 anos troquei capacitor, placa eletrônica, e varias coisas , ficou zerada, a um ano começou com barulho na centrifugação, e agora esta virando de um lado só, isso ficou um mes assim, agora parou de vez mesmo, será que compensa arrumar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se trocou capacitor, o defeito parece ser placa, e com barulho na centrifugação, se for de rolamentos, vai gastar um valor considerável, peça uns dois orçamentos, e veja quanto vai ficar, se ficar acima de 400,00 é pra se pensar se compensa arrumar ou trocar de vez.

      Excluir
  16. tenho uma maquina de lavar brastemp 11kg, que parou de funcionar, chamei o técnico pra dar uma olhada e o mesmo de disse que é defeito na placa eletrônica. e para arrumar iria me custar 450 reais. hoje uma nova custa 1100. sera q compensa arrumar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo de sua lavadora, se for uma BWL11A, tenho video ensinando trocar, e você mesmo pode fazer, e se quiser economizar mais, coloque de um fabricante paralelo que ja vende as duas, e vai economizar muito, se for esse modelo que disse antes, ou BWB11A

      Excluir
  17. minha lavadora é brastemp smart 5 quilos ela não agita na hora de lavar, mas os outros comandos ela funciona normalmente o que pode ser?
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela entra água e não agita, ou nem chega a entrar água?
      Ela tem vazamento de água?

      Excluir
  18. Olá minha lavadora é brastemp de 1964 4 quilos era da minha vó, ela estava funcionando eu lavei minha roupa a tarde quando minha esposa chegou a noite foi lavar a roupa dela ela ligou deu um estalo e não funcionou não da sinal nenhum o que pode ser?
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se tem energia na tomada, caso tenha e a lavadora não responda a nenhum programa, veja o cabo de força, olhe se não deu curto no cabo, é comum acontecer isso pela idade do produto, afinal, são 50 anos, veja toda a fiação, caso esteja tudo perfeito pode ser no timer o problema, e ele não existe mais.

      Excluir
  19. Olá Celso , boa noite.Tenho uma lavadora eletrolux le08 já tem 17 anos, nesses 17 anos já fiz vários consertos o ultimo foi o ano passado em fevereiro de 2015 quando troquei o programa foi 250, 00 e não ficou lá essas coisa, em dias úmidos do inverno ele ficava loucoe não funcionava direito agora com o verão está funcionando bem mas o botão está muito duro, agora apareceu outro defeito está vazando óleo nas roupas e o técnico me cobrou 350, 00.Estou com medo de gastar e ela apresentar problemas no botão de novo no inverno, o que você acha? Estava pensando em coprar uma nova de 11 k.Qual me indica?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sinceramente acho que está na hora de trocar de lavadora mesmo.
      Eu compraria Brastemp ou Consul de 11 kilos, a Consul é também fabricada pela Brastemp, porém com manutenção mais em conta porque apesar de usar a mesma mecanica, as partes de controles são mais simples e de menor custo, enfim, eu compraria Brastemp ou Consul, porque na hora que precisar de peças ou serviços, essas duas marcas vão ter suporte pós venda.

      Excluir
    2. Olá Celso, Bom dia!Você ja me ajudou bastante, muito obrigada, mas você pode me duzer quais os melhores modelos da consul e da Brastemp porque não sei qual escolher.
      Meu nome é Magda
      Desde já. Obrigada!

      Excluir
    3. Magda, estão sempre lançando lavadoras novas, não tenho acesso a todos os modelos, mas sendo dessas duas marcas, escolha uma ao seu gosto, qualquer uma delas vai ser uma ótima compra, lavadoras modernas requerem sempre mais cuidado, vou deixar um video com dicas pra você
      https://www.youtube.com/watch?v=hg1qO0-m3uw

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.