sábado, 2 de março de 2013

Solução de problemas com Lavadoras e Refrigeradores

DÚVIDAS + PERGUNTAS = SOLUÇÕES


   Com certeza, os assuntos que eu procuro abordar aqui, são os problemas que mais encontramos em campo, porém as vezes nem tudo é citado aqui, procuro todo dia coisas novas que possam ajudar as pessoas com suas duvidas e problemas com seus eletrodomésticos.
   Mas é nos comentários que estão muitas respostas pra você, pois é lá que cada um expõe seu problema com o eletrodoméstico, e muitas vezes eu não consigo ajudar uma determinada pessoa, mas naquela pergunta e resposta, pode estar a solução para o seu problema, por isso, ouça essa dica, leia os comentários, eles vão te ajudar, talvez mais que os assuntos abordados em minhas postagens. Abraço á todos.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q






240 comentários:

  1. Boa noite, Celso. Tenho refrigerador consul duplex, Mod CRD48E Motor EMBRACO EG 75HLR, funcionando perfeitamente há 4 anos. Ultimamente de repente, faz um barrulho tipo cri-cri, como se fosse um curto, na parte trazeira. Como disse, esta funcionando muito bem, porém esse cri-cri tá me deixando preocupado, de repente viajo e quando volto, tá tudo estragado dentro do refrigerador. Meu vizinho, técnico em refrigeração, disse que relé não é, e que tenho que ficar observando, o motor não está super aquecendo. Na placa interior, no refrigerador, hora tem umidade, hora essa umidade se torna gelo (pontinhos de gelo, grudados na placa) mais tarde vira umidade de novo. Celso, tens idéia do que seja? Minha preocupação é vir a pifar enquanto estou fora. Obrigado pela atenção. Meu email é miltonpn@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, o compressor liga e desliga muitas vezes por dia, toda vez que ele liga, as goticulas de água da placa congelam, e quando desliga descongelam, tudo normal.
      Quanto ao cri-cri, não imagino o que possa ser, veja se tem algum cano pegando um no outro, as vezes é apenas atrito, se for afastar os canos, mova com cuidado, todos passam gás, e são delicados, mova apenas para que deixem de tocar um no outro ok. abraço

      Excluir
    2. Obrigado, pela atenção caro Celso! Verifiquei e não existe nada em atrito. O barulho (cri-cri) que me refiro não é continuo, como uma vibração. Acontece de tempos em tempos,e o intervalo varia, as vezes acontece 3 ou 4 vezes num intervalo de 20 minutos. É aquele ruido caracteristico de 1 pequeno curto e ocorre tanto com motor funcionando como com motor parado. Meu refrig não é fost free. Me falaram, em termostato descalibrado. Pode isso? Mais uma vez, obrigado Celso.

      Excluir
    3. Não Milton, não tem nada a ver com termostato, e fica difícil imaginar o que seja isso, se acontece mesmo com o motor parado, estranho e novidade pra mim, se pudesse filmar isso, e se quiser me mande por e-mail, gostaria de ouvir o som... celsojair@gmail.com. quando tiver um tempo disponível, faça isso se puder, abraço

      Excluir
  2. minha maquina e de 7 kilos da marca Brastemp e eata com defeito a maquina enche, bate mas não joga fora a agua e nem centrifuga como faço arrumar sera q e bom eu chamar um tecnico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inácia, parece que é a eletrobomba de drenagem, apenas isso, tem que ver pode ser que voce mesma resolva. vou deixar uma postagem aqui e voce da uma olhada ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/a-peca-mais-trocada-em-todas-as.html

      Excluir
  3. Boa tarde, tenho lavadora Brastemp bwf22 simples toque, ela parou de lavar ou seja, gira somente para a esquerda e também não centrifuga já troquei a placa o capacitor i nada. O resto tudo funciona ela enche de agua nos três níveis drena normalmente faz todo o processo de lavagem porem girando so para um lado, por favor me dê uma dica..
    Att

    Geraldo vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geraldo, olha se ela bate apenas para um lado e você trocou capacitor e placa e não resolveu, resta apenas uma alternativa, mas não quero que compre peças e troque, gastando mais do que já gastou sem ter certeza, só resta o motor, já peguei casos raros assim, que era o motor quem não fazia a inversão, por problemas internos, mas como disse, seria melhor chamar um técnico para ter certeza absoluta ok, abraço

      Excluir
  4. Bom Dia Celso! Gostaria de uma ajuda sua. Tenho uma Consul Biplex Frost Free 420L e o refrigerador começou a congelar os alimentos e logo depois parou de funcionar completamente o refrigerador. Fui orientado a trocar o Damper termostático e o fiz.
    Deixei 2 dias desligada e fiz a troca do Damper com facilidade, pois não sou Técnico e sim um curioso. Assim que liguei percebi que havia melhorado, pois gelou normalmente a parte inferior sem congelar, porém depois de 3 dias o refrigerador não gela mais e o congelador funciona perfeitamente. Percebi Também que a "ventoinha" do congelador funciona direto e só para umas 2x por dia somente ou quando abro a porta inferior, isso é normal? Houve um aumento significativo na conta de luz também, será que é por conta deste problema? Se puder responder estas perguntas ficarei agradecido! Obrigado! Att - Paulo Gomes

    ResponderExcluir
  5. Olá Boa noite , tenho uma lavadora brastemp de 6,5 kls a mais ou menos 5 anos, o defeito dela é que faz um barulhão na hora de centrifugar , oque poderia ser isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rolamentos fazem barulho, mas troca-se kit mecanica, pois o barulho é causado por vazamento de água, que passa pelo retentor, chegando aos rolamentos e enferrujando os mesmos, por isso o barulho, para resolver somente trocando o kit mecanico.
      veja essa postagem, vai te ajudar ok, abraço


      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/lavadoras-brastemp-mondial-e-brastemp.html

      Excluir
  6. Olá Amigo!

    Estou com um problema numa brastemp frost free 330 adquirida em 1998 mas com um compressor divino. Qual o meu problema? O maldito congelamento das vias de passagem da freezer para o refrigerador, já descongelei ela umas 3 vezes, fiz a limpeza do dreno, a 2 anos foi trocado o modulo e mesmo assim ela continua apresentando congelamento no freezer e não passando o ar frio para o refrigerador, das peças q trabalham este sistema, seria o bimetal, a resistência ou modulo novamente apresentando defeito? Como faço para testar os mesmos?

    Abraços e fico no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a resitencia fica em volta do congelador, e para testar, basta energizar ela, com um cabo de força, ligue diretamente á tomada, se aquecer está boa, o bimetal é mais complicado, ele só libera corrente para resistencia se o freezer estiver com -13 graus, ou ainda menos que isso, portanto se voce testar ele quente, não vai dar continuidade, tem que ser -13...-14...-15 ok.
      Agora se o bloqueio de gelo for no evaporador, aí sim podem ser uma dessas peças, mas se for entre o freezer e o congelador, ou seja nos dutos, aí o problema é a calha do dreno encharcada, isso ocorre com o tempo, a isolação interna da geladeira que é poliuretano, encharca de água e congela em volta do coletor que recebe a água do dreno, então vai formando um bloco de gelo entre um compartimento e outro, a poucos anos a brastemp comercializa um kit, para resolver isso, mas tem que ser feito praticamente uma cirurgia no produto, para adaptar um dreno externo e além disso retirar o poliuretano encharcado e aplicar um novo, eu como sempre faço isso, consigo fazer em 30/40 minutos, mas não é fácil para explicar todo procedimento.

      Excluir
  7. óla amigo! comprei uma Electrolux a lt15f 15 k ,e normal dar estalos na hora de encher e centrifugar ou devo pedir a troca da maquina abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas giram o cesto, depois tem que travar mesmo antes de encher, e na travagem, dá um estálo bem forte, é caracteristico do funcionamento das electrolux.

      Excluir
  8. olá, tenho um refrigerador que ganhei e agora nao encontro assistencia, é brastemp twin systen frost free que necessito de uma placa brh01, nem sei mais aonde tentar, se conseguir algum contato me retorne. rh@raimann.com.br - Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, me passe o modelo do refrigerador, o modelo exato fica na parte de trás da sua geladeira, com modelo vejo se encontro pra você a placa eletronica ok.

      Excluir
  9. amigo, e normal a maquina Electrolux dar tranco estalo no tempo todo que esta enchendo a minha e de 15 kg e nova, a e gira o cesto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadoras novas as vezes vem com configurações diferentes no funcionamento, portanto como a sua é novíssima, pode ser uma caracteristica do produto, a maioria das electrolux, dão sim um tranco forte, mas isso antes de encher, elas iniciam com uma centrifugada curta , depois travam a mecanica e fazem um barulho forte para iniciar o enchimento, mas durante o enchimento ela não faz barulho.
      Mas ligue no 0800 da electrolux, veja o numero do SAC deles no seu manual do usuário, e tire sua dúvida, como é nova a sua lavadora, eu posso te informar algo errado por não ser do meu conhecimento, então o SAC da electrolux vai poder te esclarecer isso melhor, abraço

      Excluir
  10. Celso, boa noite!
    Estava com a minha lavadora continental evolution II fazendo barulho na hora de centrifugar, batendo na lateral. Como sou curioso, após soltar o tampo traseiro e remontando, o barulho parou, porém, começou um pequeno vazamento na borracha de vedação.
    Comprei a borracha para trocá-la, acho que a original está ressecada, mais estou com dificuldade de encaixá-la, pois não consegui tirar o tampo, pois ele bate na carenagem da máquina.
    Voce pode me dar algumas dicas? e na hora de colocar a borracha seria bom passar uma cola de silicone?
    Fico no aguardo de sua resposta e desde já agradeço a atenção.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Pedro, eu não dou manutenção em Continental, se eu te explicar alguma coisa errado acaba sendo pior, então entre num site que tem vários técnicos que respondem, assim com certeza pode ter um especialista em continental, abraço

      www.portaldoeletrodoméstico.com.br

      Excluir
    2. www.portaldoeletrodomestico.com.br sem o acento no É.

      Excluir
  11. Boa noite, meu nome é Milton e tenho uma geladeira Consul CRD36 - Duplex. Esta geladeira, sem motivo aparente desliga tudo (luz interna, motor, etc...) Após um dia ou dois volta a funcionar. Dias depois desliga novamente. O que pode ser meu amigo? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Milton, a causa mais provável é que seja o termostato de controle de temperatura interna dela, visto que é uma geladeira simples e sem muitos componentes, eu não imagino que seja o motor, então a possibilidade maior é que seja o termostato ok, abraço

      Excluir
  12. Celso,
    Tenho uma lavadora consul facilite de 10 kg e lampada que indica que o filtro está sujo não apaga e máquina não enche mais, será que é a valvula de entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bussu
      Abra a tampa da lavadora, e localize a valvula de entrada de água, ela é a peça onde está rosqueada a mangueira de entrada de água, então com uma cabo de força ligue a valvula de entrada de água diretamente na energia elétrica, para ver se ela vai liberar a entrada de água, caso ele de passagem de água o problema não será na valvula.

      Excluir
  13. Boa noite, preciso de ajuda. Tenho uma Geladeira Frost Free Eletrolux DFF40 Premium. De uns tempos para cá ela da uns apitos intermitentes. Não é todo tempo, as vezes para e fica um ou mais dias sem apitar e depois tem dias que apita e para apita e para durante o dia. Junto com o apito vejo que acende a luz (um simbolo tipo uma estrelinha) do congelamento rápido e também a luz (um simbolo de um termometro) da temperatura alta do freezer. Quando para os apitos também voltam ao normal as luzes, apagando as mesmas. Isso tem ocorrido espaçadamente e não vejo nem um defeito no funcionamento tanto no freezer quanto no congelador em baixo pois já faz uns 2 ou 3 meses que ocorre isso mas continuo usando normalmente a geladeira. Só que este barulho é enjoado e pode estar querendo queimar alguma coisa. O que pode ser, alguma ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Fica difícil dizer onde é o problema, aparentemente é um problema eletronico, ela tem duas placas, uma na porta superior, e uma lá embaixo perto do motor, além disso tem uma rede sensora dentro do freezer, o problema está em alguma dessas peças, mas não vou pedir que troque, pois são caras, e acho que se chamar um técnico da Electrolux, possivelmente ele também não vai localizar o problema, já que isso não ocorre constantemente, infelizmente, tem que esperar e ver o que vai aocntecer, eu se fosse arriscar,arriscaria que a rede sensora está com problemas, mas ela funciona normalmente, então quando isso ocorrer, desligue da tomada e religue novamente, que o barulho vai parar ok, abraço

      Excluir
    2. Celso, muito obrigado pela resposta. Mas para complementar informo que tem ficado mais seguido estes bips e relatei um fato errado. Na verdade é só o simbolo(led) da estrelinha (congelamento rápido) que acende quando fica apitando. Quando isso acontece, trava também todo o sistema (digo nenhum botão funcina no painel na porta). Não adianta apertar qualquer botão não altera nenhuma função e só volta a funcionar quando para os apitos. Alguma sugestão mais?
      Obrigado mais uma vez!

      Excluir
    3. Não, continua na mesma, não dá pra arriscar e trocar uma das peças sem ter a certeza, vamos supor que você troque a placa de interface, que é onde está se apresentando o problema, talvez troque e nada mude, porque ela trabalha ligada diretamente a placa de potencia, e recebe informações de temperatura do sensor que está no freezer, então tem que se achar a raiz do problema, senão vai trocar peças e ficar na mesma, para esse modelo quando ocorre isso, troca-se as duas placas, até porque não tem como trocar apenas uma, elas são de fabricantes diferentes, então o que se tem que fazer é trocar as duas, para que elas fiquem compatíveis, minha dica ainda é retirar da tomada quando ocorrer isso, esperar uns 10 minutos pelo menos, depois religar

      Excluir
  14. Celson,

    Tenho uma lavadora Brastemp ative sexto sentido (BWH09B), a maquina começa a operação de lavar e aparece a mensagem no display P5LA ou PSLA e emite alguns beeps, jogando depois toda a agua fora. tem alguma dica do que pode está ocorrendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um problema com o controle de nível, ou seja o pressostato, recomendo você chamar a rede autorizada, sua lavadora tem uma programação complexa, e não recomendo qualquer técnico tentar diagnosticar o problema, os técnicos da rede autorizada vão ter uma afinidade maior com seu produto.

      Veja o manual do produto, vou deixar o link, veja em especial as páginas, 29/30/31 nelas estão as indicações de defeito, o código de erro que apresentou no seu painel não está relatado no manual, como disse vai ter que ser diagnosticado pela rede autorizada, veja se o fluxo de água não está muito pouco, ou seja, veja se ela não está caindo muito pouca água para encher, ele tem um limite de tempo para enchimento, caso ela não encha nesse prazo pré-determinado pela placa, ela vai cancelar a programação,caso seja isso, retire a mangueira de entrada e veja que na mangueira tem uma telinha, um filtro para reter sujeira, então limpe o filtro da mangueira e recoloque a mangueira para testar, vou deixar o link do manual do produto aqui ok, abraço Leone

      http://www.brastemp.com.br/documentos/brastemp/bwh09bbana/bwh09b_manual.pdf

      Excluir
  15. Bom dia, Minha geladeira Consul CRD36 de um tempo pra cá apresenta vazamento de água, está funcionando normalmente, mas no final do dia fica uma poça de água na cozinha, o que pode ser? Obrigada.

    MAriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAriana, atrás da geladeira em cima do motor compressor, tem uma bandeja que coleta a água do degelo, veja se a bandeira não está caida/desencaixada/rachada , pode estar aí a causa do vazamento de água, caso não seja isso, me fale que vamos ver outras possibilidades ok

      Excluir
  16. Eu havia feito uma pergunta aqui a uns 2 dias da minha geladeira ELETROLUX Frost Free DFF40 Premium, mas não acho a pergunta nem a resposta? Como localizo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você fez a pergunta na postagem - MINHA GELADEIRA PAROU DE GELAR - não tenho como responder, tem muitas perguntas lá e eu não consigo acessar, pedi na postagem com letras bem grandes que não fizessem mais perguntas lá, mesmo assim, muitas pessoas nem leem a postagem, então pode ser que sua pergunta tenha ficado perdida, pois apesar de serem muitas perguntas por dia não me lembro de DFF40 não, por favor, refaça sua pergunta aqui embaixo que terei prazer em responder, dentro das minhas possibilidades de conhecimento, aguardo, abraço

      Excluir
  17. ola boa tarde trem uma maquina brastemp 10 kg perfomance quemou a placa comprei outra mas tirei o fio tirei fotos mas meu catão de memoria queimou agora nao tem como eu ligar sem as fotos aguem pode mim ajudar por favor fico muito agradecido..



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, veja que debaixo do dispenser do sabão e amaciante, deve ter um papel dobrado, esse papel é o diagrama, ou seja o esquema elétrico, o mapa elétrico de toda a ligação de fios da lavadora, então com esse diagrama você pode fazer a ligação sem erros ok, abraço

      Excluir
  18. Olá, estou pesquisando geladeiras para comprar e gostei muito da Consul Duplex Frost Free Bem Estar CRM45, mas eu vi alguns comentários que falam que o filtro do desodorizador precisa ser trocado a cada 6 meses e que é muito difícil encontra-lo. A pergunta é: se eu não trocar o filtro o que acontece? ele é indispensável ou é só uma função a mais? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine que 99% das geladeiras não tem desodorizador, então é apenas um item atrativo para diferenciar o produto, compre sua Consul e não se importe com o filtro, quem compra, na maioria das vezes nem sabe que existe o filtro, e vou te contar um segredo, tem Brastemp com desodorizador fabricada desde 1999 pra cá, e até hoje eu nunca fui chamado para trocar um filtro desodorizador, abraço

      Excluir
  19. Bom dia!! Tenho uma lavadora Brastemp BWM06, que está girando somente para um lado(já botei as paletas, estavam destruídas) enrolando as roupas. Elimina a água mas não centrifuga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, pode ser a placa de potencia, mas a maior possibilidade é que seja o capacitor do motor, é uma peça barata, eu se fosse você trocaria o capacitor, se não resolver, pode trocar a placa ou chamar um técnico para localizar o problema com mais precisão, troque o capacitor primeiramente, abraço

      Excluir
    2. Errei o nome: troquei os roletes. Elimina a água, mas não centrifuga.

      Excluir
    3. Olha, acho que você deve trocar o capacitor do motor e observar, se ela voltar ao normal tudo perfeito, se não troque a placa eletronica, pode colocar uma da CP Eletronica, que já vende as duas juntas, e você vai pagar menos que 100 reais, agora se tiver que trocar a placa, retire as duas e leve até a loja para não comprar errado, porque tem mais de um modelo para BWM06, porque tem um modelos que as placas ficam juntas, e em outro modelo elas são distantes da outra, então ela usa uma fita longa de ligação, então resumindo, troque o capacitor do motor, se não resolver,troque as placas ok, abraço

      Excluir
    4. Troquei o capacitor e o problema continua. Onde fica localizada a placa eletrônica?

      Excluir
    5. Debaixo da tampa, onde você digita, onde tem as luzes, podem estar as duas juntas, ou ligadas uma a outra por uma fita. basta retirar os dois parafusos de 8mm que fecham a tampa na parte de trás e levantar a tampa que vai achar fácil.

      Antônio, reli sua primeira postagem lá encima, você disse que ela está enrolando as roupas, mas deixa eu entender antes que você compre as placas sem necessidade, ele embola as roupas quando lava batendo somente para um lado?
      ou ela embola as roupas quando vai centrifugar, asssim, quando ela vai centrifugar, em vez de girar o cesto inteiro ela gira somente o agitador, embolando as roupas, se for isso o defeito não é placa não, pode ser fio quebrado ou então ATUADOR DE FREIO, me explique o defeito direitinho antes de comprar a placa, eu dependo da sua informação corretíssima, para não te dar instruções erradas, abraço

      Excluir
    6. Ela embola as roupas quando lava batendo somente para um lado. Quando vai centrifugar ela joga a água fora e não centrifuga(não movimenta cesto e nem o agitador). Troquei os roletes e capacitor.

      Excluir
    7. Então é mesmo a placa eletronica, tem que trocar ok

      Excluir
    8. Tem duas placas: Uma placa de potência TI-18833A e outra Placa interface TI-18832A. Qual das duas é a placa eletrônica.

      Excluir
    9. AS duas são eletronicas, mas a que provoca o problema é a de potencia, não a de interface

      Excluir
  20. Olá, me encontro com um problema com a lavadora consul super jato de 6KG ela faz um barulho como deste http://www.youtube.com/watch?v=WmFuhf5EoIc e o cesto dela bate na lataria. Obrigado qualquer solução pode me enviar um email para 22.cabral@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, vi o video e as respostas dadas mesmo por técnicos experientes não estão muito corretas, o que ocorre é que o came está mesmo raspando na polia, mas a causa não é o came, e sim dentro da caixa de engrenagem, o eixo inferior está com folga, para ter certeza do que eu estou falando, pegue a polia e puxe pra baixo depois force pra cima, veja que tem uma folga de mais de 1 cm, quando a folga tolerável é de menos que meio cm, então essa folga faz com que a polia raspe sim no came, quando ela solta o motor, portanto trocar o came vai resolver talvez por uns dias, mas para corrigir, tem que trocar a caixa de engrenagem que tem folga no eixo inferior, o problema está justamente no fundo da caixa, na parte plástica da caixa de engrenagem que se chama conjunto mecanismo, tem uma bucha metálica dentro do fundo, e ela desce, fazendo o eixo inferior descer junto e causar esse problema, abraço

      Excluir
  21. Celso, boa noite!
    Tenho um fogão Ative da Brastemp, que completou um ano em dezembro. Desde que o comprei, seu forno não funciona corretamente. Tudo o que eu asso fica crú na parte de trás, ou queima nas bordas e fica crú no centro. Além de que ele dá uns estalos muito altos, que chegam à nos assustar. O técnico da autorizada disse que poderia ser um problema da válvula de gás, - a qual foi trocada - e pediu para que eu pré aquecesse o forno por 20 min. Nada disso resolveu o problema. Quando quero que algo fique assado por igual, tenho que ficar virando a fôrma. Ficarei muito grata se vc puder me orientar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, boa noite
      Esta é uma reclamação constante dos consumidores de fogão, vamos falar dos estalos no forno do fogão, isto está relacionado ao chão móvel, ou seja aquela tampa que cobre a chama do forno, quando aquece ela dilata fazendo barulho mesmo, em uns fogões fazem mais e em outros menos, se quiser pedir para que troquem para ver se melhora, pode ser que o barulho até venha a desaparecer, mas pode ser que não pois isso é considerado normal.
      Quanto ao problema de não assar de forma uniforme, o problema é de isolação, ou seja o forno para que funcione tem que ser uma estufa, as paredes do fogão são de chapa de metal, e o que faz a isolação interna das paredes do fogão, é uma camada de manta isolante, no caso a isolação do fogão é uma manta de lã de vidro, o que aparenta é que a camada de lã de vidro do seu fogão está pouca, provocando assim uma isolação deficiente, assim o forno aquece mas dissipa calor rápido, e as partes que ficam no raio de ação das chamas acabam assando, porém o que deveria assar por calor da estufa não assa, justamente porque o calor se dissipa rapidamente, o que tem que fazer para corrigir, é pedir para que o técnico insira uma camada a mais de lã de vidro, recobrindo toda estrutura do forno, não é um serviço comum, mas com certeza vai resolver seu problema aí, o material não é tão caro, porém dá um tanto de trabalho.

      Excluir
  22. Celso, me de uma dica, se for possível, tirei o motor de uma lava roupa eletrolux, abertura frontal (lavagem tombamento), quero usa-lo para outra finalidade porem não sei ligar os fios, a tensão é 220vol, e o motor é made in Italy de 7 fios (Branco listra verm
    preto, vermelho,laranja, Marrom, Azul, Amarelo , preciso que ele funcione em alta velocidade, desde já o agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou poder te ajudar nesse caso, veja se consegue o modelo exato da lavadora, assim eu vejo se consigo o diagrama dela, e vamos saber onde é entrada de corrente ok, abraço

      Excluir
  23. Boa noite, minha geladeira eletrolux ss76x0 parou de sair água pelo dispensar da porta, porém continua fazendo gelo, e a água está passando pelo filtro, quando pressiono o dispensar escuto o motor da bomba trabalhar, mas nada da água sair, o que pode ser? Grato Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha obstrução na mangueira de água apenas, mas sinceramente eu não sou expert em side by side.
      Vou deixar o endereço de um site que vários técnicos respondem, e com certeza um deles vai poder te ajudar melhor que eu, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  24. Celso, obrigado, era congelamento na mangueira dentro da porta, descongelou e voltou, o problema é. Que eu desmontei a geladeira toda seguindo as mangueiras rsrs abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você fez a pergunta eu pensei em dizer, pode ser a mangueira congelada, mas não sei se a Electrolux é parecida com a Brastemp, por isso para não instruir errado é melhor ficar calado, kkkk
      Mas que bom que conseguiu localizar e corrigir o problema, parabéns e abraço

      Excluir
  25. Olá,
    tenho uma LAVA LOUÇAS BRASTEMP que "trava" tentando jogar água fora, mas não tem mais água. Me orientaram para tirar a maq da tomada por alguns minutos, para reiniciar, mas não resolveu, será problemas com a bomba d´água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como assim trava?
      Se ela joga toda água fora, porque você disse que não tem mais água, ela está normal, trava significa que não termina o ciclo é isso, se for me fale o modelo dela que tento auxiliar você ok, abraço

      Excluir
    2. é exatamente o q acontece neste video q encontrei no youtube....
      http://www.youtube.com/watch?v=1nhmyZL3Kyc
      obrigada

      Excluir
    3. é inclusive o modelo do video

      Excluir
    4. Olha acabei de ver o vídeo, e também não é comum esse problema pra mim, mas, para não te orientar de forma incorreta, vou ver com pessoal da rede autorizada, se eles tem pego esse problema em campo e como tem feito pra solucionar, a partir daí posso tentar te orientar de forma correta ok, é um produto totalmente eletronico, mas não creio que seja a placa eletronica o problema, pode ser outra coisa mais simples, aguarde por favor, abraço

      Excluir
    5. To te devendo essa resposta, por favor, fique mais um dia no aguardo.....

      Excluir
    6. Sim, olha vi com vários amigos nesses dias, para ver se um deles já tinha visto esse problema em campo, porém nada, lava louças são relativamente poucas no mercado, e dão poucos defeitos, por isso pouca incidencia de contatos com esse produto, eu não arriscaria que é a placa, um amigo já trocou placa por esse motivo e não resolveu, acabou encostando o produto, eu se você voce, testaria a eletrobomba, como foi sua primeira suspeita e a minha também, poderia tentar desligar os fios da eletrobomba e religalos em outro peça, mas pra mim, que sou técnico é facil, tenho um monte de peças, não sei como você vai fazer isso, o ideal seria ligar os fios em uma lampada com terminais, ligar ela pra drenar e ver como a lamapada vai se comportar, se ficar acessa constantemente sem cortar, o defeito é mesmo a eletrobomba, é a unica coisa que eu posso te dizer, se conseguir fazer isso, me diga como ficou, também tenho interesse na resposta ok, abraço

      Excluir
    7. acho descaso da Brastemp com seus consumidores não terem a solução para um problema tão frequente e termos q " encostar" o produto. Mas, só para constar, deixei minha máquina " encostada" por alguns dias e qdo voltei a ligar ela funcionou normal, mas só não sei até quando.....

      Excluir
    8. Vamos torcer para que funcione normalmente daqui pra frente, mas quando ocorrer isso, você tem que reclamar diretamente na fábrica, eles fizeram um produto e são responsáveis por ele, mesmo depois do periodo de garantia, eles tem que ter soluções para problemas de campo, seja dura com eles, não seja grossa, mas seja firme, eles tem que resolver sim, abraço e boa sorte.

      Excluir
    9. obrigada pela atenção!!!

      Excluir
    10. Por nada, sem ver o produto é bem difícil, eu tento ajudar aqui, baseado em outros casos de produtos com mesmo problema, mas seu caso como disse é praticamente inédito pra mim, e sem ver o produto e poder analisar melhor fica bem mais complicado, até mesmo em casos que parecem ser um problema muitas vezes o problema é outro, por isso dou dicas baseado em outros casos idênticos ou parecido, em muitos e muitos casos eu consigo auxiliar, mas em muitos outros não ajudo em nada

      Excluir
  26. Olá, meu problema é que o forno demora de mais para acender. Depois, a gente pensa que esta assando, vai ver ele está apagado. O fogão é da cônsul - inox.

    Obrigada,

    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, pode ser um problema com o Termopar dele, com o modelo correto é mais fácil identificar quais peças o produto usa, o modelo fica atrás do produto em uma etiqueta, sem modelo fica difícil mesmo, mas vou te deixar o endereço de uma postagem que fala sobre termopar, quem sabe seja o seu mesmo problema, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/fogao-nao-mantem-forno-aceso-modelo.html

      Excluir
  27. Boa tarde!
    estou com um problema na minha geladeira Electrolux DF42 , na parte lateral perto da borracha do lado que abre principalmente a porta do frezze está esquentando preciso saber qual é o motivo de está fazendo isso, porque comprei faz um mês. Estou acostumada em outras geladeira esquentar atrás e não de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxe, leia essa postagem, é normal e estratégico aquecer as laterais pra evitar sudação, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/geladeira-esquentando-as-partes.html

      Excluir
  28. tenho uma maquina de lavar Brastemp 6kg ela não esta drenando agua já testei a eletrobomba e esta boa gostaria de saber qual o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja os fios que alimentam a eltrobombam pode ter algum quebrado, mas faça o seguinte, coloque ela na posição de centrifugar, e retire os fios da eletrobomba, veja se está chegando corrente elétrica nos fios, pode testar com multimetro,ou com uma simples chave de teste, se não chegar corrente nos fios da eletrobomba durante a centrifugação , pode ser fios quebrados ou placa

      Excluir
  29. Possuo um microondas consul facilite inox que apos alguns segundos ligado aparece um clarão do lado direito e faz muito barulho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema parece ser no defletor de ondas, é uma plaquinha de um ameanto especial que serve pra dissipar as ondas emitidas pelo magnetron do microondas, pode ser que ela tenha queimado em um ponto, assim quando você liga ela começa a faiscar, você pode retirar, ela é apenas fixada, encaixada na frente da antena do magnetron, então leve até uma loja da consul e compre outra identica, do mesmo tamanho e encaixe no local, teste o produto para ver se era apenas isso, se voltar a apresentar o problema, leve o microondas até a rede autorizada, mas em todos os casos que apresenta esse problema, trocando a plaquinha defletora se resolve o problema ok, abraço

      Excluir
  30. Olá. Comprei uma lavadora Brastemp Ative BWG11A, e a altura máxima para o cano de saída é de 1,20 metros. Porem tenho ele á 1,30 m. A lavadora vai conseguir drenar ou eu vou ter que abaixar o cano?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ligar sem problemas, essa diferença é muito pequena, e a lavadora tem potencia pra jogar a água a esta altura sem dificuldades ok, pode usar.

      Excluir
  31. Ola celso
    eu tenho uma lavadora brastemp advantech wash 6kg , e as vezes ela enche mas não bate faz um barulho e nao gira o meio, dai eu mudo para centrifugar ela da 1 estourinho (parece que engatou marcha)e eu volto opção lavar ela funciona normal!!, o que será pq pode ser isso?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um problema que ocorre muito com esse modelo é no atuador de freio, ele arma pra centrifugar e quando termina de centrifugar não volta, então ela vai bater e faz apenas um barulho... tummm tummm tummm, sem mover o agitador, mas quando o armador volta para a posição normal ela lava, tem que trocar o atuador de freio nesse caso ok, vou deixar uma postagem de atuador de freio, de como trocar e onde ele fica, vou deixar o link aqui embaixo e vai ver onde é, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-brastemp-embolando-as-roupas-e.html

      Excluir
    2. obrigado celso.. hj ela voltou a funcionar.. mas vou trocar essa peça para nao entrar mais em desespero.. abs

      Excluir
    3. Faça isso e não irá mais se preocupar, abraço

      Excluir
  32. Ola Celso! Tem uma geladeira modelo crm30d8ana frosfree , ela não gela em baixo e na parte de cima não liga a ventuinha.ja testei o motor ligado direto porem o gelo se forma atras da tampa de proteção no fundo do cogelador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não liga o ventilador que fica dentro do freezer, tem que ligar o ventilador direto na tomada, se estiver queimado troque a peça e vai resolver o problema

      Excluir
  33. Olá Celso! Primeiro gostaria de parabenizalo pela sua iniciativa em ajudar as pessoas com esse espaço q trás esperança em através de suas dicas nos dar uma esperança em podermos solucionar o problema sem gastar com mão de obra. Muito legal de sua parte.
    Bem eu tenho uma lavadora roupa cônsul pratica de 6 kg modelo CWE06BBANA00.
    Fiz uma primeira lavagem normal, a maquina lavou toda roupa, Depois de uns 20min coloquei o restante das roupas para lavar e ela fez todo o programa com dois enxágue, e no fim de soltar toda a água para poder centrifugar, a maquina ñ centrifuga, fica a bomba sugando a água sem ter nada mais no cesto, fiz um teste de arriar a mangueira no chão pra ver se ainda tinha água e ñ tinha, a bomba fica acionada direto sem ter água pra puxar e ñ entra a parte da centrifugação. Fiz também um teste de colocar no nível médio e a maquina começa a bater em todas as etapas do ciclo. Por favor, me de uma luz. Desde já lhe agradeço. Rogério de Sulacap-RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela lava e apenas não centrifuga, pode ser o motor então, vou descartar o capacitor do motor porque voce disse que ela bate, veja os fios do motor, puxe pra ver se não tem nenhum querado, mas o motor é pouco provável que seja, então veja também o pressostato de controle de nivel, ele tem uma mangueirinha que liga ao tanque, solte a mangueira do tanque e teste novamente a centrifugação, veja se não tem sujeira na mangueira sopre ar em direção ao tanque´o ar tem que passar livre, se tiver sujeira limpe pode ser isso, caso não seja, veja outra coisa que ocorre, a fiação que desce da tampa para a parte inferior é presa por abraçadeiras plasticas, as vezes onde a abraçadeira prende, dá um curto e os fios se rompem, então puxe os fios para que saiam da abraçadira e veja se não deu curto e partiu os fios, e veja por ultimo a placa eletronica, ela pode também fazer a lavadora deixar de centrifugar, veja se não tem sinal de fuligem debaixo da placa, caracteristica de curto, se não tiver nada dos outros problemas, aconselho trocar a placa, pode colocar uma da CP Eletronica, uma placa paralela mas de muito bia qualidade, custo menos que 50,00

      Excluir
    2. Boa noite ! Obrigado em me responder, vou seguir o q o senhor me orientou. Obrigado.

      Excluir
    3. Boa tarde Celso. O defeito da ñ centrifugação era mesmo a mangueirinha q o Sr falou, ela estava intupida na saída do tanque,limpei com um cotoneti e fiz o teste. Ficou normal de novo. Muito obrigado pela dica...ponto pro Sr. Parabens pelo blog e pela iniciativa em ajudar as pessoas, q Deus lhe proteja e a todos os seus. Rogério de Sulacap - RJ.

      Excluir
  34. Bom dia Celso!
    O problema é com uma FrostFree Brastemp BRG 430.Os leds começaram a piscar...o técnico disse que seria somente uma carga de gás....não funcionou. Trocou a tubulação 1/4 baixa, não resolveu.Verificou o bimetal ,o sensor e o dreno...nada!O que seria? Uma carga de gás inadequada? Já chamei 2 técnicos e ninguém soluciona. Me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o leds piscar não tem relação com gás, ela ainda refrigera ao menos no freezer, por favor me informe se ela tem formação de gelo no compartimento freezer, se tiver gelo em excesso, vai obstruir a passagem de ar, e assim o produto não refrigera, mesmo tendo gás, preciso saber desse detalhe para te ajudar ok, abraço

      Excluir
  35. Bom dia, meu Caro Celso, possuo uma maquina de lavar marca consul modelo facilite 10kg CWC10A o e acontece o seguinte, ela tem vez em que não entra água ou tem vez que entra muito pouca água na hora em que se realiza o enxugue, ai em ambos os caso a maquina de lavar fica fazendo um barulho alto UHhhhhhhh, o que vc acha? seria a válvula dupla de entrada de água, uma vez que na lavagem entra agua normalmente, em um caso que vc comenta sobre a entrada de agua em uma Lavadora Consul modelo CWL10A, em que não entra água para a lavagem, apenas para o enxágue, vc sugere que o problema seria a valvula. seria o meu um caso da bomba da minha maquina de lavar estar com a bomba de estrada de lavagem em bom estado de funcionamento e a de enxague estaria com falhas ou em curto. parabéns pelo blog e aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, troque a valvula, o problema está bem evidente que é a valvula de entrada que está com problema em uma das bobinas

      Excluir
    2. vc teria um vídeo ou manual do processo para se realizar a troca da bomba

      Excluir
    3. Não, ainda não tenho mas siga meu canal no you tube, sempre estarei postando videos novos e vou providenciar video com troca de valvula.
      Mas é facil identificar a peça, a valvula de entrada é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água, não é bomba, bomba é a eletrobomba que faz a drenagem da água, e a valvula fica na tampa lá emcima onde se conecta a mangueira de entrada

      Excluir
    4. boa tarde celso
      como orientada por vc, eu troque a bomba e a lavadora, agora esta funcionando perfeitamente, muito obrigado pela orientação.

      Excluir
    5. Por nada amigo, boa sorte e felicidades

      Excluir
  36. bom dia celso,tenho um frizer brastemp bvr 28g ele tem dois sensores,um de frizer outro de degelo,gostaria de saber qual o valor em k ou om de cada.grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passe-me o modelo exato do freezer que fica atrás do produto, mas vou te adiantar, não conheço freezer com dois sensores, todos tem um sensor apenas, mas como disse, passe-me o modelo exato que eu vou ver pra voce, sem modelo o produto nem existe. o modelo fica em uma etiqueta com codigo de barras atras do produto gilson

      Excluir
  37. boa noite minha maquina é uma brastemp de 6 kl e nao esta centrifugando ela solta a agua e depois nao centrifuga. eu ja troquei o capacitor e testei a eletrobomba q esta funcionando normal... e na hora de bater se estiver no nivel medio ela acha q esta com agua e fica la batendo... por favor me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla , boa noite
      se ela bate sem água o defeito está no pressostato, ou seja na peça que controla o nivel de água, ou na mangueira que liga o tanque ao pressostato, abra a tampa, e veja que tem uma mangueirinha ligando o tanque ao pressostato, retire a mangueira e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, se tive sujeira ela vai achar que tem agua e bater mesmo sem água, se tiver sujeira na mangueira limpe, veje se onde ela se encaixa no tanque tem sujeira e limpe, pode ser apenas sujeira, e se mesmo limpando tudo ela ainda bater sem água, troque o pressostato de controle de nivel e pronto, abraço Carla

      Excluir
    2. fiz isso e ta passando ar normal... esqueci de falar no nivel alto ela enche e bate issso é so acontece no nivel medio e ela nao centrifuga

      Excluir
    3. Carla tem grande possibilidade de ser um problema na placa eletronica, e voce disse que ela é apenas uma lavadora de 06 kilos, são vários modelos de 06 kilos, teria que saber qual é para saber qual placa ela usa

      Excluir
  38. Bom dia, minha maquina é a Electrolux LTE07 , o cesto interno esta solto e parece que os rolamentos tb, pq esta fazendo muito barulho e soltou uma graxa nas roupas, primeiro começou a sair pedaços de plasticos do lado do cesto interno e agora solta uma caldo preto, compesa arrumar??

    Aguardo seu contato, obrigada
    Consuelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consuelo,
      Olha, voce vai ter que pedir um orçamento pra ver se compensa, provavelmente além da mecanica, vai ter que trocar o anel se ele tiver perdido a água que fica dentro dele para equilibrar o peso, se o orçamento ficar acima de 30% do valor de uma lavadora nova, da mesma capacidade da sua, você tem que pensar em trocar de lavadora ok

      Excluir
  39. Bom dia, minha maquina é a Electrolux LTE07 , o cesto interno esta solto e parece que os rolamentos tb, pq esta fazendo muito barulho e soltou uma graxa nas roupas, primeiro começou a sair pedaços de plasticos do lado do cesto interno e agora solta uma caldo preto, compesa arrumar??

    Aguardo seu contato, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consuelo,
      Olha, voce vai ter que pedir um orçamento pra ver se compensa, provavelmente além da mecanica, vai ter que trocar o anel se ele tiver perdido a água que fica dentro dele para equilibrar o peso, se o orçamento ficar acima de 30% do valor de uma lavadora nova, da mesma capacidade da sua, você tem que pensar em trocar de lavadora ok

      Excluir
  40. Boa tarde Celso,

    Primeiramente parabéns pelo blog ! Pelo jeito já ajudou muita gente aqui... Espero ser mais um.. Rs

    Tenho uma Maquina de lavar roupas Eletrolux LM08. Ela enche normal até o nivel, o timer vai até o final, ela esvazia normalmente, porém não bate nem centrifuga. O motor não faz barulho nenhum.

    Será que pode me ajudar ?

    Muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, meio dificil esse seu problema, mas vamos analizar, duas coisas que podem ser, primeiro o capacitor do motor, ele é quem dá tork ao motor, sem capacitor o motor nada faz, então pode ser o capacitor ou então o proprio motor, não que esteja queimado, mas as vezes quebra algum fio do motor, por aquecimento excessivo entende, um dois fios se rompe, os fios do motor são meio difíceis de acessar nesse modelo, mas aconselho a ver direitinho se não tem nada quebrado, caso não tenha e queira comprar um capacitor pra testar, acho que vale a pena correr o risco, capacitor é uma peça barata e tem grande chance de ser ele, podendo também ser a placa eletronica, mas a maior possibilidade, sem ver é mesmo capacitor ou motor

      Excluir
  41. Olá Celso. Estou com um problema em uma lavadora Brastemp Total 7 Kg.Ela estava funcionando perfeitamente. Ao chegar em casa minha vó falou que ela não funcionava mais, fui olhar e nem ligar ela não liga mais mesmo. Meu avô até trocou a parte da tomada,o "garfo" mas nada dela ligar. Só dela não ligar você tem alguma idéia do que possa ser? Esperando ansiosamente por uma respota sua.Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MArcelo, tem que ver se não é mesmo um problema com a tomada, se não for, com certeza é a placa, mas tem que ver o modelo exato da lavadora, atras da lavadora tem uma etiqueta com modelo, assim posso ver se tem placa paralela para o modelo da sua lavadora

      Excluir
  42. Bom dia Celso! Tenho uma lavadora brastemp ative 9kg, faz uns dois anos. Até então ela nunca tinha dado nenhum problema. De uns 20 dias pra cá o primeiro problema que apareceu foi que na hora de centrifugar ela não girava o cesto. Ligamos na autorizada de minha cidade, foram lá e trocaram o atuador, custando 140 reais. Testamos e ela centrifugou normal.
    No outro dia fui usar ela apresentou o seguinte problema: Programo o ciclo, ligo-a e ela começa a encher de água. Quando ela termina o nível e que passaria para a próxima etapa (lavar) ela solta toda a água e a luz no painel do nível de água fica piscando e o painel fica sem função, nenhuma tecla funciona, tendo que tirar da tomada e ligar novamente.
    Liguei para a autorizada e eles foram verificar, falaram que seria a placa. Trocaram a placa (mais 140 reais) e pediram pra testar. Fiz o teste e ela funcionou por dois dias normal. Ontem fui lavar algumas roupas e ela apresentou o mesmo problema, enche de água e solta tudo e trava o painel. Os funcionários da autorizada me parecem não saber o que é o problema da máquina, estão perdidos.
    Gostaria de saber se você poderia me ajudar.
    Uma outra coisa que tenho dúvida é que a água vem da caixa, demora mais de 1 hora pra encher (nivel medio), a autorizada falou que talvez seria isso o problema. Mas dai ela não teria funcionado 2 anos assim desse jeito.
    Seria melhor eu mudar para que viesse direto da rua??
    Obrigado. Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, pode ser sim o problema com o fluxo de entradad e água, pra saber voce vai fazer o seguinte, coloque ela para encher, e auxilie com um balde, ou uma mangueira, coloque uma mangueira e feche a tampa sobre a mangueira, uma mangueira externa, com a tampa fechada, a lavadora vai entrar pela valvula dela propria, e a mangueira externa vai auxiliar, reduzindo o tempo de enchimento, assim, quando ela atingir o nivel, retire a mangueira auxiliar e veja se vai bater normal, se assim fizer, fica evidente que o problema é o fluxo da água.
      Caso nem com auxilio ela volte ao normal, tem grandes, aliás enormes chances do problema ser no pressostato de controle de nivel e não na placa, portanto, se mesmo como auxilio ela não lave, troque o pressostato, é baratinho, na faixa de 20,00, qualquer coisa estou por aqui, viu, abraço

      Excluir
  43. Boa tarde! me chamo Erica, tenho uma geladeira Electrolux ha quase 12 anos. modelo Dff 40. nunca deu nenhum problema anteriormente. esta em otimas condicoes. porem notei que a parte de baixo nao gela mais. em o freezer esta ok.e nao tem nada impedindo a ventilacao dela. nao queria chamar um tecnico antes de consultar voces. pq geralmente eles cobram a mais e inventam problemas que nao existem. ainda mais sabendo que se trata de uma mulher. poderia por favor me dar um possivel diagnostico? muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica,
      Esse modelo tem duas placas, que podem dar problemas, então isso vai depender da avialiação do técnico, mas tem outra coisa que pode ver,
      Dentro do freezer tem um ventilador, se ele não estiver funcionando ela para de refrigerar embaixo, quem liga o ventilador, é um interruptor que tem entre as duas portas, veja que tem dois pininhos entre as portas, quando a porta fecha, uma pecinha que fica na porta, uma em cada porta, bate nesse pino e aciona o ventilador, as vezes a pecinha que fica na porta, o acionador cai, e a porta fecha mas nao aciona o pino que liga o ventilador, em alguns casos é apenas isso, o ventilador não liga porque o acionador da porta caiu, pra saber, basta abrir as portas, e com as maos acionar os dois pinos que vão entre as portas do lado direito, perto da dobradica que segura as portas, se o ventilador ligar, pode ser apenas isso
      Outra coisa que ocorre nesse caso, é queimar a resistencia de degelo, então acumula-e muito gelo no freezer e impede a circulação de ar, vou deixar uma postagem que explica bem esse problema, copie e cole no seu navegador ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-electrolux-frost-free-df45.html

      Excluir
    2. Celso boa noite se puder por favor me ajude.Lavadora Brastemp luxo antiga. A bomba travou e quebrou a correia. Com ajuda do manual que baixei, consegui trocar a bomba e a correia.Ao liga la novamente vi que batia e centrifugava junto.Vi no manual que podia ser regulagem da embreagem.Regulei a embreagem, ela voltou a bater normal sem centrifugar,mas depois ao jogar a fora não saiu toda, ficou um pouco no cesto impedindo a centrifugação, abaixei a mangueira próximo do chão ( 50 cm) a agua saiu toda e centrifugou normal. Antes utilizava o tanque de cimento para saída de agua. A pressão da saída da agua é forte inicialmente e vai assim ate quase acabar a agua do cesto( até aqui a mangueira está na altura normal e no tanque) ao restar um pouco de agua no cesto só sai quando abaixo a mangueira.Tem como me ajudar por favor ? José Calos Menezes. Obrigado.

      Excluir
    3. Não pode ficar água dentro da lavadora, a bomba tem que jogar toda água, se a correia é nova e a bomba é nova, veja se o braço da bomba está encaixado direitinho na alavanca de agitação, se estiver fora, a bomba não vai abrir toda e pode ser apenas isso, veja se a correia está bem esticadinha, não em excesso, mas tem que estar bem justa para que funcione adequadamente

      Excluir
  44. Ola Celso,Fiz como vc falou, revisei tudo e estava tudo ok. Mas então percebi que o braço da bomba não estava totalmente aberto,ainda faltava 3 ou 4 milímetros, puxei manualmente, com isso aumentou a pressão de agua na saída.reduziu bastante a quantidade de agua que restou no cesto.Dentro do cesto fica aprox. 01 litro de agua dentro do cesto e continua subindo um pouco de agua pelo retorno (filtro).abaixei a mangueira no chão a agua saiu toda,o programa seguiu,centrifugou normal, encheu, agitou e na saída da agua o mesmo problema,muita agua no cesto pos o braço da bomba não abriu totalmente.Fui na loja e pedi outra bomba. Recoloquei a nova,mas o problema continua, a bomba não abre toda, continua faltando os mesmo 3 a 4 milímetros. José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que no caso é a marca da bomba, poruqe esses dias eu peguei esse mesmo problema, tente fazer o seguinte, no braço da bomba, aquele que se encaixa na alavanca, passe algumas voltas de fita isolante, isso vai fazer o braço ter mais volume e automaticamente se distanciar mais, talvez alcançando aí esses milimetros que faltam para que a bomba abra totalmente

      Excluir
  45. Boa tarde Celso.
    Li sua resposta e na mesma hora fui fazer o teste com o auxílio da mangueira e a máquiina funcionou normalmente.
    Ai chamamos a autorizada para trocar a placa e colocar novamente a nossa. Fizeram isso e testamos e funcionou normal. Mas mesmo sem eles resolver o problema cobraram 60 reais de visita, mas tudo bem.
    Nesse sábado chamamos um encanador e ele foi lá e fez a troca para água da rua. Ficou tudo ok. A máquina está funcionando perfeitamente.
    Quero te dar os parabéns pelo seu blog, ele ajuda muita gente e me ajudou também, solucionando meu problema.
    Muito obrigado mesmo.
    Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carla, que bom que deu tudo certo, qualquer coisa estou por aqui, abração e felicidades querida

      Excluir
  46. Olá, eu sou o João, tenho uma geladeira eletrolux DF42 que fica o tempo todo com o led piscando no painel frontal, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em alguns modelos elas ficam com uma carreirinha de leds piscando itermitentemente no painel

      Excluir
    2. Mas de uma olhada no manual do funcionamento do painel dela João, essa geladeira é bem nova e eu sinceramente ainda não atendi nenhuma dessas na rua, mas se comparar com outros modelos, elas ficam sim com leds piscando, o que não pode aparecer são letras no painel, isso sim seria indicação de defeito, então, desde que ela esteja gelando direito não tem com que se preocupar

      Excluir
    3. A minha e deste modelo e não fica piscando.

      Excluir
    4. Elas ficam piscando quando voce liga e ela está com interior ainda quente, quando atingem temperatura estabilizame e param.

      Excluir
  47. Oi, meu nome é Fernanda e tenho um refrigerador eletrolux DF46, está suando muito na porta do freezer, qual deve ser o problema? Estou com medo que queime a placa, e fique mais caro depois, sabe me dizer o que posso fazer para parar de suar ou suar menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, não é comum esses refrigeradores apresentarem sudação, pode ser que a porta esteja empenada e não esteja fechando direito, então vai vazar ar frio e provocar isso. ou algum objeto dentro da geladeira impede a porta de fechar totalmente, ou algum paninho que colocam encima da geladeira desceu e não deixa a porta fechar toda, enfim, não pode apresentar sudação um produto tão novo, veja esse detalhes que te falei, veja se a porta não está ficando com uma brecha entreaberta e resolva, se não for isso, tem que chamar um técnico, porque o produto ficando molhado pode enferrujar ok

      Excluir
  48. Celso bom dia, com sua ajuda já resolvi o problema anterior, muito grato. Brastemp Luxo antiga, lavadora. Agora são dois os problemas. 1) Durante a centrifugação parou de injetar agua. 2) A lavadora inicia normalmente o programa, abre a válvula de agua e enche, fecha a válvula agita e entra no molho normalmente. Após o molho volta a agitação, prossegue sem problemas, depois joga a água fora, centrifuga para em seguida encher de água.Então vem o problema, em vez de agitar, ela escoa a água. Segundo o manual ambos os problemas são de origem do automático (interruptor horário) . Troquei mas os problemas prosseguem. Você tem outra sugestão ? José Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A unica possibilidade é que seja mesmo o automatico, visto que não pode ser nada com magneto, pino ou nucleo, ou mesmo com a fiação do magneto, já que ela lava normalmente no primeiro estágio, acho que no caso então pode ser que o fiação que sai do timer e vai para o magneto é que pode estar interrompida/quebrada em algum ponto, veja o conector que liga a fiação superior a fiaçao inferior, fica ali perto do motor, veja se não tem curto dentro do conector

      Excluir
  49. Porque geladeira prodoximo duples só gela parte de cima do congelador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de gás, tem que completar a carga de gás refrigerante.

      Excluir
  50. Bom dia Celso , possuo uma Lava Seca Brastemp BWS24A que recentemente começou a apresentar um erro EA1 e para de funcionar. Se dou uma chacoalhadinha volta ao normal lavando e secando na maioria das vezes , quando não funciona ,deixo um tempo desligada que ao ligar funciona. Entrei em contato com a Brastemp e me mandaram um técnico que disse que teria de trocar o motor , achei estranho pois imagino que se fosse o motor ela não funcionaria de forma alguma ....ao questionar como poderia ser isto , disse que era isto e pronto sem dar explicações .Buscando na web informações sobre este modelo , verifiquei que tem muitas informações dizendo que este erro é devido á um curto no pressostato e que se trocar ele , o problema se resolve . Você acha que realmente o defeito dela seja desta peça que deve estar em curto e ao trocar resolvo o erro ? Aguardo seu retorno e obrigado. Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo infelizmente, não vou poder te ajudar muito, poruqe eu não conserto lava e seca, não conserto, não aconselho, não recomendo e não aprovo esse produto que sinceramente, não vale metade do que custa.
      Mas como voce viu em algum local que trocando o pressostato vai resolver, acho que deveria comprar a peça e correr esse risco, já que presostato é peça barata, e mais barata ainda se comparar com o preço de um motor, se quiser, entre em um site de amigos, e faça uma pergunta no forum, aqui apenas eu respondo, mas lá tem vários técnicos que respondem e com certeza um deles vai te ajudar melhor que eu ok

      www,portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  51. Bom dia Celso. Parabéns pelo seu trabalho. Tenho uma geladeira Eletrolux Df 48 Celebrate desde 2008. Acontece que da noite pro dia ela parou de gelar. Observei que ela fica funciona por 5 horas aproximadamente e depois desliga, voltando somente a funcionar se eu tiro da tomada e coloco novamente na tomada. Você poderia me ajudar me ajudar? Obrigada Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha nesse modelo tem ocorrido um problema frequente, se for o seu caso vai ter que trocar um kit, vou deixar uma postagem que vai te ajudar ok, cole no seu navegadora Carla

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-electrolux-df46-frost-free.html

      Excluir
  52. Celso, tudo Bem?
    Tenho uma geladeira pequena da marca Consul, de aproximadamente 15 anos, do tempo da minha mãe.Ocorre
    que agora ( ela não é frost-free ) ela esta produzindo gelo de forma a lotar o compartimento do congelador sema
    na-sim, semana não!Já deixei o botão de controle zerado, mas continua igual.Eu quero consertar!como?
    Se puder me passar passo à passo e se eu conseguir, será uma vitória!Lhe agradeço se me posicionar o mais -
    breve possível.
    Anônimo Veneziano.
    LLC.CORRETORA DE SEGUROS GERAIS E PLANOS DE SAÚDE.
    011 - 9 - 9753 - 4741.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a borracha da porta, que se chama gaxeta.
      mas geladeiras consul com essa idade, tem que também trocar o painel da porta, que é onde voce põe garrafas etc, veja que a borracha é presa ao painel por vários parafusos, e onde os parafusos são fixados, o painel, pelo tempo de uso começa a quebrar, trincar, e quando for tirar vai quebrar de vez, então só vai resolver trocando painel e gaxeta, não é coisa simples de se fazer, pois não basta colocar, tem que regular, senão a porta não fecha, então aconselho comprar as peças e negociar com um técnico a mão de obra, tendo as peças, geralmente a mão de obra sai mais em conta

      Excluir
  53. Ola Celso. Tenho um refrigerador consul crd48 (com dispenser). Sempre funcionou normalmente (uns 6 anos de uso). Deixei desligado por 6 meses num guarda moveis e retirei a mesma esses dias. Ela gela muito pouco o freezer, independente da regulagem (percebo que na regulagem 8 ou 9, gela mais que no 2-3 por exemplo, porem a refrigeracao é insuficiente em ambos os casos. Na parte do refrigerador, nao percebo diminuicao de temperatura, ficando em temperatura ambiente. Sera que ocorreu algum problema no transporte? Baixa pressao do gas?

    Obrigado pela atencao. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim perda de gás, o fato de ficar parada, aumenta a pressão dentro do sistema, chegando a mais que 50 libras, então o que tem que fazer é pedir para um técnico dar uma olhada pessoalmente e se for o caso, completar a carga de gás

      Excluir
  54. Oi Celso,

    Eu tenho uma geladeira Brastemp BRG39 e ontem ela parou de gelar completamente e o compressor estala duas vezes, um mais alto e outro baixo a cada uns 5 minutos, no segundo estalo, o compressor pára de vibrar, você sabe qual é o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi voce agorinha eu outra post. Luiza tem uma chance enorme de ser o compressor o defeito na sua geladeira, mas se quiser ter mesmo certeza, desligue os fios que estão no motor, e com um cabo de força ligue o compressor direto na tomada, se ele estiver quente, espere esfriar então ligue na tomada, se funcionar, deixe por alguns minutos, se apresentar os mesmos estalos, com certeza é o compressor e tem que ser trocado.

      Excluir
  55. Olá Celso,
    Aproveito para mais uma vez lhe parabenizar pela iniciativa de compartilhar sua experiência de forma tão acessível. Meus parabéns!
    Estou aqui, outra vez, agora pra tirar uma dúvida sobre a minha lavadora Brastemp Ative 9 Kg (se não me engano BWT09B), durante o processo de lavagem normalmente o cesto dá pulsadas de +- 1/4 de giro em sentido horário pra auxiliar o batedor, porém hoje notei que simplesmente ela não está mais movendo o cesto, na verdade é possível até notar certo deslocamento (questão de milímetros). Todos o resto está normal. O que pode está ocorrendo? Existe alguma engrenagem que pode ter se desgastado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, isso é normal e varia de lavadora para lavadora, o cesto não tem que se mover durante a agitação, quem tem que se movimentar é o agitador, o cesto vai as vezes pela posição em que está a banda de freio, vai pela força do arranque, quanto menos se mover melhor, então agora, que ela gira menos que antes, está melhor que antes, não se preocupe com esse movimento ok, abraço

      Excluir
    2. Então se é pra melhor, seja feita sua vontade! De fato, ela está fazendo o que se propõe q é lavar roupas, no final das contas é isso q importa.
      Muito obrigado pelo esclarecimento.
      Grande abraço!

      Excluir
  56. Minha máquina BRASTEMP ATIVE BWL09B, faz as etapas iniciais(molho curto, lavar) normalmente quando chega no enxaguar ela começa a dispensar a água e acaba não enchendo para fazer o enxágue. Qual seria o problema? O que posso fazer? Agradeço se for respondido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem uma valvula de entrada de água com duas vias, uma via elétrica para cada etapa, uma de lavar, e outra de enxaguar, pode ser que tenha queimado a via do enxaguar, a que jogo amaciante nas roupas, teste a valvula, para saber, a valvula é á peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água.

      Excluir
  57. bom dia celso.
    Tem uma eletrolux ltc10 que ratos comeram os fios da valvula de entrada, foi trocada a fiação mesmo assim não entra agua , entra so um pouquinho muito pouco mesmo, pergunto qual a posição dos fios, são tres (preto, branco, rosa), pois meu cunhado mexeu na maquina antes de mim e deixou os fios soutos.
    OBS: A maquina faz trodo processo de lavagem e centrifugação, basta so colocar agua com uma mangueira., acha que ja devo comprar uma outra valvula para teste.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser que a valvula esteja com problemas internos, veja antes o filtro da mangueira de entrada, e o filtro da valvula se não tem sujeira, eu não sei a ligação correta de todos os modelos, porque são centenas de lavadoras, voce pode ver no diagrama da lavadora, ele é o mapa elétrico de todo o produto, se conseguir o diagrama vai ver a ligação exata, mas se a lavadora está entrando água, quase certeza que não é problema de ligação, vai ser problema com a valvula, ou com pressão de água, ou com filtros de mangueira ou valvula obstruidos, ou até mesmo mangueira de entrada estrangulada/dobrada.

      Excluir
  58. como posso testar essa válvula, onde ela fica? Sou leigo nesse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, sem saber qual é a sua lavadora fica bem mais dificil, mas vou te deixar um video que pode te ajudar, cole no seu navegador.

      https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

      Excluir
  59. Olá maquina de lavar e consul cwlabana000 serie cl6053261- a maquina da minha esposa não bate a roupa.Ela bate sem roupa só com água e faz um barulho como se tivesse uma engrenagem quebrada,ela esta usando só para centrifugar, sera que voçê pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo não existe, você com certeza copiou errado
      Mas, com a lavadora vazia, gire o agitador para os dois lados, veja se está solto, se estiver, pode ser que o agitador esteja espanado, tem que tirar e ver isso, na lateral do agitador tem um parafuso de 08mm, retire o parafuso e puxe o agitador, se não estiver espanado , vai ser problema dentro do conjunto mecanismo, que é a caixa de engrenagem da lavadora ok.

      Excluir
    2. Olá Celso o modelo e super cargo 10 kg agitador multifuncional

      Excluir
    3. Ola eu de novo,soltei o parafuso e não consegui tirar o agitador e dificil assim mesmo ou tem algum macete

      Excluir
    4. ferva uns dois litros de água, e vá despejando no centro do agitador, tire o filtro central antes, vá despejando como se fosse uma torneira ligada, devagar, assim o plástico amolece, então puxe com força, de um solavanco com força, que tem que sair, mas existe uma ferramente para isso, chama-se saca agitador.

      Excluir
  60. Boa noite meu amigo... Estava hoje aqui mexendo na instalação elétrica que alimenta uma máquina de lavar Brastemp tira manchas. Tirei tudo e fiz de novo com eletrodutos aparentes pq precisava puxar uma tomada 220v pro ar condicionado. Fiz tudo e tudo funcionando ok. Tomada do ar batendo os 220 aproximadamente e a 127 da lavadoura batendo uns 123 ou 124v... Como troquei tudo, acabei trocando tbm a tomada que era um padrão antigo e coloquei o padrão novo. Consequentemente troquei a tomada original da máquina por uma de 20A do padrão novo. Vale lembrar que utilizei o aterramento da máquina tbm. Ela sempre foi aterrada. Até aí tudo tranquilo. Agora de noite coloquei umas roupas pra lavar e assim que completou o nível de água ela parou de funcionar... Quando ligo ela fica piscando todas as luzes uma piscada longa e uma curta. A dúvida é... Foi uma mera coincidência a placa queimar justo hoje que eu mexi na instalação ou será que posso ter feito algo errado nesse processo que tenha causado isso? O que causam esses problemas? Como garantir que trocando a placa isso não acontecerá de novo caso seja algum problema na rede? Desde já agradeço sua atenção... Muuuito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lavadora é alimentada com 127v.
      Você mediu corrente e disse que está estável em 123/124
      Então com certeza não é um problema de corrente, e nem o fato de você ter mexido na tomada, pois isso não modificou e nem alterou a corrente, se a sua lavadora for 127 é claro.
      Então foi uma mera coincidência, troque a placa e tudo volta ao normal, quando apresentam esse problema de placa, as vezes voltam a funcionar, as vezes funcionam até meses, estou dizendo isso, porque pode ser que você ligue ela amanhã e ela esteja normal, caso não esteja, aconselho trocar mesmo a placa.

      Excluir
  61. Ola primeiramente boa noite. A minha duvida é o seguinte: Tenho uma geladeira electrolux d120 (acho q é isso) e passei por essa enchente q alagou o Rio de Janeiro, acontece q na hora do desespero esquecemos de desligar a geladeira. Quando eu lembrei a agua ja estava mais ou menos 1 metro. Desligamos a geladeira. Quando a agua baixou meu marido ligou um ventilador na parte de tras da geladeira e agora tentou liga-la. Mas ela não esta funcionando. Gostaria de saber se o senhor tem alguma dica para me dar e se não tiver, o senhor saberia me informar se tem conserto? Estou desesperada e não tenho como comprar uma geladeira nova. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila,
      Poxa vida, imagino o que estão passando, mas peça para o seu esposo fazer o seguinte, no motor tem dois fios, então retire os dois fios do motor, ficam em uma caixinha lateral do motor, e com um cabo de força ligue o motor na tomada, se ele ligar, deixe uma meia hora e veja se a geladeira volta a gelar, se voltar a gelar, então foi o termostato quem deu problema, se funcionar então troque apenas o termostato, que é barato. Mas se ligando direto na tomada ele não ligar e não gelar, é bem possível que o motor tenha queimado, e tem que ser trocado ok, qualquer duvida a mais, pode perguntar querida, fiquem com Deus.

      Excluir
  62. Olá, Bom dia. Tenho um Refrigerador Electrolux DF-50, a 3 dias ele vem apresentando um bip curto e não liga o compressor, notei durante a noite, ai eu desligo da tomada aguardo um pouco e ligo novamente, a geladeira volta a ligar, li a sua matéria sobre o kit de degelo, vc ache que este kit resolve o meu problema?.
    Grato pela atenção. Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que primeiramente testar o compressor, pode ligar o compressor ligando direto na tomada, se o compressor partir deixe por uma hora ligado direto, faça esse teste com o compressor frio, se estiver quente ele não vai partir.
      Estando bom o compressor, pode sim ser o kit de degelo.

      Excluir
    2. Obrigado pela ajuda, porém acho que não é o compressor porque ontem acompanhei a maior parte do dia e não ficou com o problema do bip, mas hoje de manhã quando acordei estava o problema novamente, então desliguei e liguei na tomada o compressor ligou e ficou durante um tempo, mas quando deu o timer desligou aconteceu outra vez(bip e compressor não ligava), então eu abri a porta do freezer para ver se estava com o ventilador girando e não estava, ai abri a porta da geladeira e fechei ai funcionou e esta funcionando até agora. Se tiver alguma dica fico grato.
      Bom dia e Feliz Natal.

      Excluir
    3. Deivid, nesse modelo, quando apresenta problema eletronicos, troca-se um kit de degelo, composto por placa eletronica, rede sensora e ventilador, o ventilador troca-se não por estar queimada, troca-se porque nele vem um sensor de temperatura e o sensor tem que ser trocado no kit.
      Imagino que a sua DF50 seja a celebrate, so for isso mesmo, troca-se o kit todo.
      Vou deixar um video de outro modelo que também troca kit, para voce ter uma noção do que eu estou dizendo ok, abraço

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  63. bom dia celso estou com um problema com minha electrolux Df 42 frost free;Ela liga normalmente o led e as luses de seu interior... mas não gela ou congela...vc pode me ajudar?

    Desde já obrigado:

    Wilian Curitiba Pr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilian, é um produto novo, e sinceramente ainda não consertei esse modelo na rua.
      Mas é característica de placa eletronica, então pode ser a placa, em modelos um pouco mais antigos que o seu, troca-se um kit completo, não sei na sua, pois como disse, ainda não me deparei com esse produto, que por ser muito novo era atendido apenas pela assistencia autorizada.
      Então teste primeiro o motor compressor, para ver se não queimou motor, pode ligar o motor direto na tomada com um cabo de força, se ligar, deixe por uma meia hora para ver se ele não vai desligar sozinho, se estiver tudo ok, ligue em uma autorizada perto de você e veja se eles tem placa para esse modelo, ou se vende apenas kit ok, vou deixar a lista das autorizadas Electrolux no Brasil todo, assim você vê isso nas mais próximas de você

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  64. oi, lavadora brastemp bwl 11a esta ao lavar jogando agua para fora por cima ela da a volta so para um lado e nisso salta para fora, o que devo trocar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser tanto a placa de potencia quanto o capacitor do motor, o capacitor é barato, menos que 20,,00 se fosse você trocaria o capacitor do motor para testar.

      Excluir
    2. era o capacitor, valeu pela dica

      Excluir
    3. Que bom que deu certo, Feliz 2014!

      Excluir
  65. Celso minha máq. Brastemp BWG10A faz o ciclo todo (na placa),enchendo de água, + não bate e não gira na centrifugação, meu marido já testou motor e capacitor,estão ok. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem certeza que essas duas placas estão ok, pode ser placa, mas ela tem duas placas, uma de potencia e uma de interface, se for o caso, troque as duas, a CP comercializa as placas já juntas, é um fabricante paralelo, mas para esse modelo as placas da CP funcionam muito bem. Porém, tem que ter certeza se é mesmo placa, veja também se nçao tem fios rompidos, ou em curto.

      Excluir
  66. Olá teno uma maquina Eletrolux LT15F quando ela começa a encher e aciona o motor, Liga e desliga o motor. Oque pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lavadora, quando está enchendo faz isso mesmo, liga o motor e dá leves giros, para ir organizando a roupa, é da programação dela.

      Excluir
  67. Boa tarde, possuo um refrigerador brastemp active brm 48 frost free, só que ele não conserva picolé, ele conserva todo o resto que está armazenado no congelador, mas, os picolés, amolecem todos. Já experimentei colocar menos quantidade, e não resolveu. As vezes noto também que os cubos de gelo na gaveta descongelaram, o que pode ser isso, será que tem alguma regulagem, ou é o jeito de armazenamento, já que os alimentos ficam em potes e os picolés ficam soltos ? A propósito o congelador está no máximo. Desde já obrigada. Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Andréia, não está normal, mas tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso dentro do freezer, se tiver gelo em excesso, isso impede a circulação de ar, e sem ar circulando não congela direito, tem que abrir e ver se tem gelo, caso tenha gelo em excesso, teste a resistencia que fica em volta do congelador, veja se o ventilador funciona, se funcionam, pode ser que tenha que trocar apenas o fusível térmico, mas isso , somente no caso de gelo em excesso.

      Excluir
  68. Olá boa noite! tenho um refrigerador Consul CDR48 e a partir de Dezembro ele passou a congelar totalmente os reguladores de ar além do normal pois ñ consigo nem mexer a gradinha do regulador, tenho q desligar o refrigerador para degelo e religa-lo para q volte a funcionar corretamente, qdo está congelado o regulador de ar ñ resfria o refrigerador sendo que o congelador está normal, não sei o que fazer poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligue da tomada, deixe as duas portas abertas por 48 horas, pode ser que tenha gelo no duto de ar, que fica entre o freeezer e o refrigerador, nesse ponto não temos acesso, desligando, vai derreter e resolver o problema ok, faça isso para testar.

      Excluir
  69. Boa Tarde, possuo um refrigerador Eletrolux DF50 e frequentemente ele começa a piscar o "painel de interface" indicando 30 e look e soar uns bips. Quando apresenta este defeito as teclas ficam sem ação, abrindo as portas o bip não para apenas quando retiro o refrigerador da tomada consigo interromper os bips. Porém em questão de 10-15 minutos tudo recomeça.

    A geladeira e o freezer estão refrigerando normalmente.



    Qual será o problema do meu refrigerador e o que pode ser feito para solucionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, pode ser um problema na rede sensora que fica dentro do freezer.
      para esse modelo a electrolux comercializa um kit completo, composto por placa, rede sensora e ventilador com sensor, para resolver esse problema, tenho uma postagem que ensina como trocar esse kit, na postagem é outro modelo de produto, mas o kit é bem parecido, serve como base, mas voce tem que comprar o kit da DF50 ok.
      vou deixar o video que fala sobre , veja no endereço abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
    2. Obrigado celso, vou providenciar o kit e substituir. Obrigado pela ajuda.

      Excluir
  70. Gostaria de saber se é possivel trocar o rolete do pino da alavanca de agitação, e também o rolete do pino da alavanca de centrifugação da minha Brastemp antiga, sem ter que trocar os pinos?! Resposta para e-mail "williamc@gmail.com". Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem rolete, imagino que seja o nucleo, e não, não tem como trocar nucleo sem tirar os pinos do nucleo, eles são presos no nucleo, não viu que ela passa por dentro da peça, atravessa a peças passando em dois furos?

      Excluir
  71. Bom dia. Tenho uma Geleira DEFY water dispenser, comprada a seis meses, de repente comecou a ter um ruido grosso no motor, tentei verificar mas nao consigo identificar nenhum problema.
    Estou numa regiao onde nao e possivel encontrar um individuo que me possa ajudar. Pesso tua openiao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, como está na garantia, o que tem que fazer é acionar a autorizada que representa a marca, assim não vai ter custo algum com a manutenção, o que pode ter que pagar é um deslocamento do técnico, caso não tenha assistencia representante em sua cidade.

      Excluir
  72. Tenho uma Geladeira Brastemp frost free 420 na frente tem 5 LED dois vermelhos e três verdes acontece que os verdes estão piscando em sequencia sem parar e apitando o alarme a dois dias tento desligar mais nada acontece o funcionamento parece normal tanto do freezer como da geladeira por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo da sua geladeira, o modelo fica em uma etiqueta na parte traseira.

      Excluir
  73. Oi bom dia. Tenho uma geladeira electrolux df 36 que não estava gelando orefrigerador. Chamamos um técnico que viu q ao fechar a porta, não tinha tipo uma plaquinha que aciona o botão que liga e desliga a lampada. Quero saber onde e como encontrar essa "plaquinha ".obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, ela não aciona apenas a lampada, essa pecinha também é responsável por acionar o interruptor de porta, que liga o ventilador, e a peça você encontra na rede autorizada da Electrolux, mas espero que tenha pago algo para o técnico, ele foi muito correto em dizer que era apenas esse o problema, muitos se aproveitariam da situação, pois a geladeira parou de gelar por conta dessa simples peça.

      Excluir
  74. Tenho uma geladeira Electrolux DW50X que quebrou o acionador do dispenser de água gelada. Eu comprei uma peça para trocar, mas não sei como desmontar o acabamento para fazer a troca. Tem algum parafuso para soltar ou seria somente encaixe no acabamento? Desde já agradeço. Eduardo Nahass.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantos modelos amigo, que eu não tenho certeza quanto a esse modelo, mas em quase todos apenas encaixado, tem uma moldura em volta, e tirando ela vai acessar a parte onde se encaixa, é bem simples, dificil explicar as vezes, fazer é bem simples.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.