terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Refrigerador com mal cheiro - Odor - E agora?



Adicionar legenda
 

   Por motivos diversos, os consumidores reclamam de odor, mal cheiro, proveniente do interior do refrigerador, isso ocorre por vários motivos, um deles é: O refrigerador, para de gelar, então restos de alimentos, sangue de carne, e tudo mais que se coloca pra congelar ou resfriar, perde a refrigeração, então entram em estado de putrefação, apodrecimento, decomposição, causando odores muitas vezes insuportáveis - O que fazer?
   Primeiramente, depois de reparado o defeito e o produto voltando ao seu funcionamento normal, o odor vai diminuir muito, visto que em temperaturas baixas, fungos e bactérias morrem.
   Mas, ainda vai ficar com mal cheiro, então algumas providências podem ser tomadas, se não for muito forte o odor, lavar todo interior com bicarbonato de sódio, resolve, você retira todas as prateleiras e acessórios móveis do interior, e com a geladeira molhada, borrifa alguns saquinhos do pó do bicarbonato e deixa agir por algumas horas. 
   Outro produto simples e barato, é o carvão, em um pratinho, coloque pedacinhos de carvão, e deixe dentro da geladeira, que ele vai absorvendo o odor, algumas geladeiras hoje, já vem com carvão ativado em algum local estratégico, para absorver odores característicos dos refrigeradores.
   Agora, vou dar a dica de ouro - Pó de café, coloque em um pratinho, pó de café virgem, e deixe por alguns dias, não tem nada mais eficiente pra tirar todo mal cheiro de refrigeradores. 
   Bem, ficam aí essas dicas, caso alguém saiba de algo também testado e eficiente, poste um comentário que a gente faz uma postagem referente á isso, espero ter contribuído de alguma forma. Felicidades á todos.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínio 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q











47 comentários:

  1. Olá Celso, sou Maria de Fátima, obtive sua ajuda pelo site http://www.eletrodomesticosforum.com/perguntaserespostas/author/celso-jair-pereira e gostaria de tirar mais algumas dúvidas. Se você puder, gentilmente me ajudar novamente. Olhei tudo que me informou e não há nada errado nos tubos de gás e temperaturas. Abri a placa módulo de potencia e notei que há uma pecinha queimada, parecido com um capacitor. Devo trocar a placa toda? Eu mesma posso fazer isso? Acho que talvez seja este o problema. É uma Brastemp Inverse, e o refrigerador e freezer não estão gelando. O Freezer apenas mantem resfriado e o refrigerador esta na temperatura ambiente. O dreno está drenando, o técnico trocou o motor do ventilador do freezer por outro com 3800rpm, esta rotação está de acordo com a potencia de 425 litros desta geladeira? Tenho como conseguir as peças originais ou similares para resolver o meu problema? Você poderia me ajudar indicando onde posso comprá-las? Estou a quase 1 mês sem geladeira utilizando uma caixa de isopor, por que os tecnicos da minha cidade não conseguem resolver nada. Obrigada mais uma vez e parabéns pelo site. Fatima, e-mail: fatimacardoso61@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fátima, seu refrigerador não é fácil, tem um histórico complicado desde que foi lançado na década de 90, na época eu trabalhava na autorizada, e foram vários problemas, mas nada nesse mundo é insolúvel, veja bem, quero que veja o modelo correto do refrigerador, aí vai ser mais fácil pra eu poder ajudar, o modelo, fica em uma etiqueta atrás do produto, o modelo começa com as letras BR, outra coisa que preciso, é da cidade onde você mora, pra gente ver a distribuidora de peças mais próximo da sua casa. Agora vou instruir você pra gente ter certeza de que é a placa, primeiro, tem que ter certeza que ela não está fazendo gelo, porque o fato de não refrigerar, não significa que não esteja fazendo gelo, nos modelos frost free, se fizer gelo, e não eliminar o acumulo que se forma no freezer, esse acumulo, não permite que o ar circule, porque frost free, funciona por ventilação, e gelo em excesso, bloqueia as passagens de ar, não permite circulação, e consequentemente, sem ar frio circulando, não congela e não refrigera, e o principal afetado é o refrigerador.
    Agora, o que vai fazer, no motor (compressor) tem uma caixinha lateral onde são ligados os fios, você vai retirar os fios, que vem da placa, e pegar um cabo de força, um cabo de energia simples, e ligar nos dois terminais do motor, se a geladeira, não estiver fazendo gelo algum dentro, e se você ligar o motor direto da tomada, sem que a energia passe pela placa e o motor ficar ligado direto por uns 15 minutos sem desligar, ai com certeza, você vai trocar a placa e resolver o problema, mas para isso, você tem que ter certeza que antes de fazer isso, a geladeira não fazia gelo algum entende?
    Não se esqueça de me mandar o modelo correto do produto, e a cidade onde você mora tá bem, olha, vamos fazer o possível pra que sua geladeira volte á funcionar, estou aqui pra te ajudar ok, espero seu novo contato. felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Olá Celso. Tenho uma geladeira Brastemp Cycle Defrost duplex 360 litros. Essa geladeira com dois anos de uso, sem que ninguém tenha deixado cair água, o motor queimou, e como não estava mais na garantia, tive que pagar um motor novo. Agora de uns meses para cá, o freezer gela bem ( até demais, pq tá criando muito gelo), e o refrigerador não gela completamente. Na verdade, não gela quase nada. Onde tem um tubo, próximo a parte do freezer, mais sendo na geladeira, forma uma bola de gelo, e derrepente esse gelo começa a derreter e ai pronto, esquece que tem geladeira. Com isso, o motor não para de funcionar nem por um minuto. Já chamei alguns técnicos, um disse que o problema era o termostato, outro disse que era na placa fria e o outro disse que era a borracha da porta que não está vedando bem e com isso entra ar quente. Não está vedando bem mesmo, pq tô tendo problema até com formiguinha doceira entrando na geladeira. Mais como aparentemente, ninguém tinha certeza do que estava falando, ainda não mandei ela para a assistência e tô até pensando em comprar outro, porém gosto da minha geladeira e se soubesse que ao arrumar ela ficaria boa, eu investiria nela. o que acha que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lele, mande-me umas fotos dessa formação de gelo por favor, no e-mail celsojair@gmail.com por favor, se não tiver gelo no momento não se preocupe, espere formar essa bola de gelo e tirem umas tres ou mais fotos e me envie, eu tenho uma suposição, mas eu vendo fica mais fácil diagnosticar, aguardo seu contato ok. Abraço

      Excluir
  5. Oi Celso,
    Tenho uma geladeira frost free, Eletrolux, modelo DF38A. Há 4 semanas atrás reparei que ela estava exalando um mau cheiro e que este cheiro vinha da parte externa, atrás da geladeira. Limpei toda a geladeira por dentro e por fora, inclusive o recipiente do degelo, mas o mau cheiro continua. Reparei que o cheiro vem toda vez que a geladeira arma, parecendo que o cheiro forte vem do ar quente que sai da geladeira.
    Nesse período a geladeira continua gelando normalmente.
    Você sabe o que poderia estar causando este cheiro?

    Dedse já agradeço.
    Abs,
    Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei não Luiz
      Na geladeira não tem peças que causam odor, veja direitinho se atras dela, atrás do motor, ou entre o motor e o gabinete nem tem algum bicho morto, veja na caixa da placa, abra e veja derepente algum bicho como rato ou lagartixa entrou na placa e morreu eletrocutado, e fica com esse mal cheiro aí, digo na placa ou no motor, porque você disse que o cheiro é externo, veja isso, olhe tudo, pode ser bicho de pequeno porte morto por curto, acontece muito a gente achar rato morto dentro de lavadoras, em geladeiras não é comum, porém não é impossível,abraço

      Excluir
  6. ola como posso fazer para montar uma geladerira??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está desmontada?
      Ou você quer construir uma geladeira?
      não entendi sua pergunta pessoa.

      Excluir
  7. Boa noite!
    Temos uma geladeira MODELO BRF36FBBNA, que é só geladeira, não tem o compartimento do congelador. Ela foi limpa como orientado no manual, e depois de ligada, também por orientação do manual, aguardamos 2 horas para colocar alimentos. Os alimentos foram todos acondicionados antes de os colocarmos na geladeira. Os alimentos colocados foram comprados no mesmo dia. Em menos de 12 horas a geladeira apresentou mal cheiro e é tanto que eu tampo o nariz quando abro a porta da geladeira. O visor sobre a temperatura sempre mostra 03, temperatura indicada como correta no manual. Estou estranhando muito, porque temos uma CONSUL a 15 anos e nunca apresentou mal cheiro, a geladeira da casa de meus pais também era CONSUL e não me lembro de apresentar mal cheiro. Já a Brastemp essa decepção. Vamos ter que ficar lavando com bicarbonato? Colocando pó de café, carvão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não vai ter que ficar lavando, alguma coisa está errado aí, pode ser que ela tenha ficado desligada por um periodo e algumas coisas dentro da geladeira apodreceram causando o odor, quando se fala em mal cheiro dentro de geladeira, nunca, jamais esse odor está relacionado ao produto em si, está relacionado a alimentos que estragaram dentro da geladeira, até porque geladeira não tem componente que tenha mal cheiro, nem o gás da geladeira tem cheiro, ele é incolor e inodoro, então voce é que tem que descobrir de onde provém esse mal cheiro, veja se não tem algum bichinho morto, ou sangue do degelo dentro de um coletor de água que vai lá atrás sobre o motor da geladeira, se for o caso retire esse coletor e lave, a geladeira não tem mal cheiro, alimentos podres tem mal cheiro e acabam ipregnando no produto

      Excluir
  8. Olá!
    Tenho uma geladeira Brastemp Cycle defrost Duple Super Freezer 470. Nela só o congelador (Freezer) funciona. A parte da geladeira nada. Chamei um técnico ele disse que eu teria que trocar o motor, chameiro outro ele disse que estava entupido consertou, mas, só funcionou apenas 5 meses, chamei ele denovo, aí eu teria que pagar. Resolvi pedir ajuda. Seria possível? Atenciosamente, Osvaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas teria que pagar o que ao segundo que consertou?
      todo serviço tem garantia de no mínimo 90 dias e se ele te cobrou alguma valor foi para prestar um serviço, não para durar apenas 05 dias, veja com ele o que tem que ser feito e se for algo diferente do que ele fez, então que ele desconte o valor cobrado, não sei como opinar no seu caso,voce não especificou o que o segundo tecnico fez na geladeira, e nem o que tem que pagar novamente, assim eu não consigo entender o que aconteceu aí.

      Excluir
    2. Celso, não foram cinco dias e sim 5 meses. O que eu vi ele fazer foi o seguinte: ele pegou o gaz segundo ele e deu uma pressão.
      Eu só preciso que voce mediga o que posso fazer, para desentupir essa danada que me faz tanta falta. A parte da geladeira não refrigera. Só está funcionando o Freeser.
      Grato.

      Excluir
    3. Para desobstruir, pode usar gás R22, que é pra ar condicionado, esse gás tem uma pressão muito grande e sai levando tudo que é sujeira que está dentro do sistema, faz-se uma limpeza com gás R22, depois troca-se o filtro, passa-se um pouco de gás, R-134a para limpar algum resísuo de R22, depois faz a carga de gás novamente e pronto.
      Eu vi depois que foram 5 meses e não cinco dias ok, abraço

      Excluir
  9. Oi Celso, boa tarde, meu caro. Tenho uma Geladeira Brastemp Clean Frost Free - 352 litros (BRM39). Ela funciona perfeitamente, mas de um tempo pra cá começou a apresentar um cheio bem ruim. Claro que chequei todos os alimentos, limpei tudo e etc e o cheiro não sai. A impressão que dá é que esse budum vem da própria refrigeração. Verifiquei o reservatório de água suja (que fica na parte de trás do refrigerador). Tirei, limpei e coloquei de volta e nada. Você tem alguma dica ou devo mesmo é chamar assistência técnica? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco,
      Impossivel o odor ser do produto em si, até porque se fosse vazamento de gás, teria parado de gelar, e além disse gás nao tem cheiro forte, o que pode ser, é algum residuo de alimento que se empreguinou em algum lugar inacessivel do produto, causando esse cheiro, acho que deve mesmo chamar a assistencia técnica para localizar de onde provém esse cheiro ruim, ok

      Excluir
  10. ola tenho uma brastemp e chamei um tecnico da autorizada da minha cidade,nao estava na garantia mas chamei por achar melhor,o cara me cobrou caro pra trocar o fusivel e eu o dispensei,ele foi no meu sensor de degelo e desligou,fui notar isso depois que outro tecnico voltou a minha casa pra resolver o problema nao ta podendo confiar nesse pessoal sa brastemp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos julgar toda uma grande empresa apenas por um profissional desqualificado, é claro que ele representou a fábrica dentro da sua casa, mas voce poderia reportar isso diretamente com a Brastemp, não na loja da qual ele é funcionário, mas direto na fábrica mesmo, assim eles tomariam conhecimento desse fato e com certeza tomariam providencias quanto a isso.

      Excluir
  11. Tenho uma Geladeira BRD46ABANA da Brastemp cicle defrost ela não esta fazendo o degelo da placa fria forma muito gelo e resistência esta toda desfeita mas não arrebentada, troquei por uma nova, mas mesmo assim continua formando muito gelo tenho a impressão que a resistencia da placa fria não esta sendo acionada, pode me indicar o que fazer para resolver? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erik, pode ser o termostato, ou falta de gás, nesse modelo ocorre muito o produto perder um pouco de gás, então a placa chega a formar um bloco de gelo na parte superior do compartimento refrigerador, mas não chega a formar gelo em todo corpo da placa, dessa forma o gelo não chega no sensor do termostato e a geladeira não desliga, nesse caso, teria que completar o gas.

      Excluir
  12. Temos uma inverse ative de 422L que desde que compramos (chegou a 1 mês) solta um forte cheiro (como se fosse de plástico) que impregna em todos alimentos. A manteiga pegou ate um gosto estranho. O que pode ser? A geladeira é novinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, nunca vi esse problema, tem que chamar a assistência técnica para ver qual a causa desse problema, deixa algum alimento aí, para que o técnico veja e sinta o cheiro, a assim ateste que o produto apresenta esse defeito, que diga-se de passagem, muito incomum, mas não deixe passar o tempo, chama a assistência o quanto antes.

      Excluir
    2. Olá Diogo, conseguiu resolver? Estou com o mesmo problemas mas ninguem sabe o que é. Abs

      Excluir
  13. Tenho um refrigerador brastemp zyrium frost free 430 L. Na sexta feira notei que o freezer não estava fazendo gelo, mas a geladeira funcionava perfeitamente. Chamei a assistência e o técnico trocou o módulo e o kit do sensor. Me disse que em 1 hora e meia eu já poderia usar o freezer normalmente. Porém, não funcionou e no sábado notei que nem a geladeira mais estava gelando e tinha um cheiro de plástico muito forte dentro. Mas nenhum alimento estava estragado, que pudesse dar esse cheiro. O que será que pode ser o problema? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, o técnico fez um serviço e cobrou por ele, então, o serviço está na garantia, tem que chamar ele para que faça o produto funcionar, afinal ele cobrou por isso, o que pode estar ocorrendo é um defeito no ventilador, vamos supor que ele tenha queimado , pode ser proveniente dele o cheiro de queimado, é a unica peça que pode causar esse odor, mas chame o técnico que consertou para resolver o quanto antes.

      Excluir
  14. Olá Celso tenho um refrigrador Electrolux Dfrost 51 L e de 45 a 45 dias tenho que fazer um descongelamento manual pelo excessod e gelo. Poderia me dá uma dicas para solucionar esse problema...Grato. Claudio Leme/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, seu produto não é frost free
      E com certeza tem que fazer degelos periódicos
      veja como está a vedação das portas
      diminua a constancia de abertura de portas, para evitar a formação rápida de gelo
      e não coloque alimentos ainda quentes no interior do produto, assim vai amenizar a formação rápida de gelo.

      Excluir
  15. olá celso me chamo carlos tenho um refrigerador continental frost free de 316 litros, o mesmo estar apresentando um odor de queimado na parte interna do equipamento ( como fosse emitido pelo gás que faz a refrigeração), quando o compressor estar em funcionamento. No entanto o mesmo estar refrigerando bem, gostaria de saber se esse problema é algum componente que estar em curto, ou é necessário chamar a assistência técnica, pois faz só 5 meses que eu tenho esse equipamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que chamar a assistencia, porque mesmo se fosse um problema simples, não poderia mecher, isso faria você violar os termos da garantia, o fabricante é responsável por seu produto por um ano, chame a assistencia, mas te adianto que gás de geladeira não tem cheiro e nem cor ok.

      Excluir
  16. Meu nome é James e tenho uma geladeira brastemp cycle defrost super freezer 470 e acordei com um barulho tipo uma goteira caindo dentro de uma bacia de metal e vi que era da geladeira, mas não tinha nenhum vasamento de água. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em dias frios, o gás da geladeira apresenta mais rendimento, e as vezes retorna no estado líquido, de volta para o compressor, é normal esse barulho de goteira, tudo certo, é isso mesmo ok

      Excluir
  17. boa tarde o freezer brastemp clear flex frost free ainda não tem um ano e começou a exalar um forte odor, a principio pensamo que fosse alguma alimento , fizemos uma boa limpeza e deixamos sem alimento, e mesmo assim já se passaram 6 meses e o mau cheiro de podre continua. Notamos que sai de uma peça que fica embaixo do freezer na parte onde tem o aparador de liquidos externo, a peça é tipo uma ventosa. embora não estando colocando comidas ou algo que precise ser congelado, somente cereais para conservar, gostaria de saber o porque que nessa ventosa fica úmido e com um terrivel odor que é notado por qualquer visita que chegue a nossa casa, nos causando constrangimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ali é o coletor de água que desce dos degelos, como é frost free, faz vários até 03 degelos por dia e a água vai pra lá, deve ter descido algum sangue de carne para lá e entrou em putrefação, retire o coletor que é apenas encaixado e lave, isso vai resolver, tenho um vídeo que é para outro serviço, mas no vídeo eu tiro o coletor, é apenas encaixado, bem simples , vou deixar o vídeo para você entender
      https://www.youtube.com/watch?v=jqwyDGka9UI

      Excluir
    2. vou ver o video e tentar, agradeço a atenção!!!

      Excluir
  18. Boa tarde! Tenho uma geladeira brastemp ative frost free modelo BRM48 e há duas semanas mais ou menos notei o freezer congelando demais, inclusive formando gelo nos alimentos. Ha uma semana comecei a sentir um odor forte, parecendo plástico ou gás, nao sei dizer, que impregnava nos alimentos. Sentia mais no freezer, mas passou pra geladeira também. Chamei o tecnico e ele disse que podia estar gelando muito por causa da borracha, tendo nos orientado a trocar, e que o cheiro poderia ser por causa da borracha, ou pq estava criando gelo, nao soube explicar bem. Nos deixamos a geladeira umas três horas desligada, limpamos, e o odor diminuiu mas nao acabou, mas o congelador nao estava mais congelando os alimentos. Hoje, uma semana depois, a geladeira e o freezer pararam de gelar, ela está so mantendo a temperatura. Você poderia me dar uma orientação? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gás não tem cheiro e nem cor, com certeza não é gás.
      Primeira coisa é trocar de técnico, cheiro na borracha???
      Suponho que seu ventilador dentro do freezer esteja superaquecendo, e por isso o verniz da peça esteja com cheiro de queimado, veja se o motor ventilador está provocando isso, quando chegar ao ventilador, pode cheirar a peça e conferir se é mesmo isso, vou deixar um vídeo para te ajudar, assista
      https://www.youtube.com/watch?v=WD_sK8y5ops

      Excluir
    2. Olá Ludmila, conseguiu resolver? Estou com o mesmo problemas mas ninguem sabe o que é. Abs

      Excluir
  19. Olá Celso tenho uma brastemp defrost 360L e agora está fazendo um barulho bem agudo tipo campainha a cada 5 minutos o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho sem ver e ouvir fica impossível analisar, tente ao menos ver de onde vem esse barulho.

      Excluir
  20. Olá Celso eu tenho uma geladeira brastemp defrost 360L e agora tá fazendo um barulho agudo tipo campainha a cada 5 minutos o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho sem ver e ouvir fica impossível analisar, tente ao menos ver de onde vem esse barulho.

      Excluir
  21. Olá Celso tenho uma brastemp defrost 360L e agora está fazendo um barulho bem agudo tipo campainha a cada 5 minutos o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho sem ver e ouvir fica impossível analisar, tente ao menos ver de onde vem esse barulho.

      Excluir
  22. Ola.. Tenho uma geladeira frost free Electrolux.. Ano 2008. Ha mais ou menos um mês passou a apresentar problema na refrigeração.. Congela e descongela. Tirei da tomada, joguei tudo fora, tirei todas as prateleiras, lavei, limpei dentro, inclusive com álcool. Voltou a gelar durante uns dias, agora parou novamente. Tem saido um cheiro péssimo, q fica nos alimentos. Limpei e deixei apenas com água, q TB está ficando com gosto. As borrachas estão ótimas, na verdade sempre fui muito cuidadosa e ela aparenta ser nova. O que poderia ser? Gás? Grata. Carol.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.