sábado, 30 de março de 2013

Lavadora de Roupas Entra Pouca Água - Demora muito tempo pra encher a lavadora, o que fazer?

   Todas as mangueiras de entrada de água das lavadoras, vem com um filtro, uma telinha parecido com uma peneirinha, serve para reter impurezas na água, e com tempo, mesmo que não tenha uma sujeira considerável na água, mesmo assim, vai se criando uma camada, um limo, lodo, e acaba obstruindo o fluxo da água, em locais onde a pressão é bem forte, isso não faz diferença, mas em lugares onde a lavadora está instalada em um ponto de água sem pressão, essa sujeira pode influenciar em muito no tempo de lavagem, visto que tem lavadoras que por esse motivo, passam mais tempo enchendo do que mesmo lavando.
   Para resolver isso, feche o registro que leva água até e lavadora, retire a mangueira e lave muito bem o filtro, até que fique sem nenhum resíduo, e note que onde a mangueira  é rosqueada na lavadora, ou seja na válvula, existe outro filtro, que em alguns casos é uma telinha metálica, e em outros pode ser plástico, limpe também para que nada venha impedir a passagem de água, em algumas lavadoras novas, a placa eletrônica, estipula um tempo máximo para que a lavadora atinja o nível de água, e se ela não o fizer em tempo suficiente, a lavadora cancela a programação e drena toda água, digo isso me referindo as lavadoras Consul novas.

Ali está o filtro acoplado á válvula de entrada de água.




217 comentários:

  1. parabéns pelo blog.muito útil. e vc sabe disso que bons profissionais compartilham sim seus conhecimentos.abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luis, abraço e fique com Deus também

      Excluir
    2. Olá Celso,tudo bem?!Tenho uma entrouxo modelos LF10 e ontem meu marido foi tentar tirar o filtro de plástico que fica na máquina e quebrou, é fácil trocar?!Dá pra comprar em uma autorizada e trocar sozinha?!Mto obrigada!Um abraço Izabel

      Excluir
    3. Izabel, ele quebrou apenas a telinha do filtro que vai na valvula de entrada de água, se foi apenas isso não precisa trocar não querida, na mangueira de entrada de água já tem uma telinha que também é filtro, então não se preocupe, se a lavadora ainda está entrando água normal, deixe como está ok, felicidades

      Excluir
  2. Tenho uma lavadora BWG10ABABA00 brastemp com exatamente este mesmo problema. Já veifiquei os fitros e estão ok. Qual seria os outros pontos a serem investigados para ter uma solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o outro ponto é a pressão de água, se os filtros estão limpos, e a pressão da água é boa, a unica alternativa é trocar a válvula de entrada dágua. Mas se a pressão da água é fraca pode estar aí o problema.

      Excluir
  3. Obrigao, vo veca a válvula

    ResponderExcluir
  4. Boa noite pessoal,
    Notei que tem pessoas com o mesmo problema que eu.

    Eu já verifiquei os filtros, inclusive retirei os dois, a pressão da água é muuuuito boa, pois vem direto da minha caixa e é bem forte (a mangueira chega a ficar dura com a pressão)!

    Mas mesmo assim o problema persiste!

    O que mais posso fazer?!
    Alguém me ajuda por favor!!! =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietro, aparentemente o problema é com a valvula de entrada, ou com as valvulas de entrada, não sei qual modelo da sua lavadora, lavadoras hoje tem de 1 a 3 valvulas de entrada, mas se tem pressão e a água entra com pouco intensidade, o problema só pode ser o diafragma da valvula. abraço

      Excluir
  5. Parabéns meu caro!
    Com seus ensinamentos não somos roubados por técnicos desonestos. Isso é muito bom para tentar minimizar a desonestidade no setor.

    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém,
      Mas não podemos julgar todos por um e nem um por todos, sou técnico a 17 anos, e acho que em nenhuma profissão tem que se enganar as pessoas para obter lucros, tem que se ser honesto, inclusive consigo mesmo, mas você tem razão, no mercado de prestação de serviço em geral, as pessoas são meio que desonestas, o importante é cada um ter personalidade e caráter, o resto se ajeita, fique com Deus .

      Excluir
  6. Olá, Estou com dúvida na entrada de agua da minha lavadora Electrolux LTC15, está saindo pouca água, ela foi instalada a pouco tempo, será que tenho que chamar um técnico? A ligação é direto da caixa D'agua.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja primeiramente a mangueira de entrada se não tem sujeira, outra coisa, se a pressão de água for fraca, a culpa não é da lavadora, você disse que a água vem da caixa dágua, geralmente lavadoras instaladas com água que vem da caixa demoram muito mesmo para encher, e além da pouca pressão que a caixa proporciona, tem que levar em conta que a mangueira de entrada tem um filtro, e a valvula da lavadora tem outro filtro, e esses dois filtros vão reduzir ainda mais a pressão da água, antes de chamar o técnico, faça uma limpeza no filtro da mangueira e da valvula, abraço

      Excluir
  7. OLá amigo bom dia! eu tenho uma LTE 12KG, ela começou apresentar um problema... quando eu inicio o processo de lavagem ela demora muito para encher e eu ja verifiquei o filtro da mangueira, porem eu naun verifiquei o filtro da valvula. Quando ela começa os processos na hora da mudança de etapa tipo de agitação+ enxague para agitação a maquina para e o LED de economia de agua fica piscando, eu ja troquei a placa interface porque eu achei que fosse isso, porem o problema continua o mesmo...o que poderia ser irmão??

    Sds,
    Carlos Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, boa noite
      Olha defeito complicado esse, mas tem relação com o problema de fluxo de água que você relatou, em muitos modelos de lavadoras hoje, as placas cancelam a programação, caso a lavadora não atinja nível de lavagem em um determinado prazo de tempo pré estipulado pela placa, então faça o seguinte, coloque ela pra encher, e vá ajudando ela encher, pegando água com um balde em outra torneira, veja se diminuindo o tempo de enchimento, o problema com led piscando vai parar ok, abraço

      Excluir
    2. Estou com esse mesmo problema na minha consul. Reparei que quando a agua esta indo pouca..e eu abro e fecho uma outra torneira que tem na área de serviço..a água do nada volta ao normal na lavadora.
      Faz um barulho estranho como se fosse ar passando e ela volta a entrar água.

      Excluir
    3. Nesse caso seu, troque a valvula de entrada de água, é problema no diafragma da valvula e trocando vai resolver ok.

      Excluir
  8. TENHO UMA MAQUINA BRASTEMP ADVANTAGE ELA PARA DE ENCHER NO MEIO E PISCA A LUZ DO NIVEL DO D AGUA E DA 3 BIPES JA TROQUEI A PLACA ELETRONICA E O DEFEITO PERSISTE ,A PRESAO D AGUA ESTA OTIMA E A BOMBA DE AGUA DE 3 VIAS ESTA LIMPA O QUE SERA QUE ESTA ACONTECENDO.DEVO TROCAR A BOMBA D AGUA OU PRESSASTOR .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, parece que o defeito é na valvula de tres vias, vamos supor que ela esteja superaquecendo durante a entrada de água, então ela corta corrente e para, então o defeito é a valvula, mas como ela tem tres vias, ou seja, tres bobnas elétricas teste ela enchendo no enxágue, com apenas um enxágue na programação, se ela encher no enxágue, com apenas um enxágue programado no painel até o nivel alto e agitar no enxágue então o defeito é a valvula de entrada de água de tres vias, mas caso mesmo programando somente o enxágue com apenas um exágue ela também apresente o problema, aí sim, troque o pressostato, abraço

      Excluir
  9. Olá,bom dia! Estou com o mesmo problema acima..acabei de me mudar e onde eu morava era água direto da rua,tinha mt potência,mas onde moro agora a água vem da caixa e percebi que a potência é menor e a máquina demora pra encher..como faço pra aumentar a potência da água..por favor me ajude!!! Obrigada desde já e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaíse, não tem como fazer isso, apenas aumentando o fluxo da água, ou seja a pressão, a lavadora não puxa água, ela apenas abre passagem e fecha a passagem, o potencia do fluxo tem que ser externa, o que voce pode tentar é ver se não tem sujeira no filtro da mangueira, se tiver sujo o filtro da mangueira isso também faz reduzir o fluxo, então retire a mangueira de entrada e veja que ela tem uma telinha para reter sujeira, as vezes ali ficam muitos resíduos obstruindo a passagem, então limpe que o fluxo melhor muito, abraço

      Excluir
  10. celso boa tarde, louvavel o seu gesto de nos ajudar.
    tenho uma maquina consul 10kg maré super e ela quando ligo enche e em seguida joga agua fora, e o engraçado que só faz isso no começo, pois quando eu encho a máquina com a mangueira ela funciona normalmente, ou seja, enche e bate normal.
    o que poderia ser
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narciso, aparentemente o defeito não é na lavadora, e sim no fluxo da água que é muito pouco, assim ela cancela a programação e drena, corriga o fluxo e se não resolver a gente ve outras possibilidades ok, abraço

      Excluir
  11. Parabéns pela iniciativa, tenho uma maré de 7,5 , e ela parou de encher , a agua entrava e saia, pesquisei no blog e vi que poderia ser o nivel da saida, e era isso mesmo mudei a maquina de lugar e a saida de agua ficou mais baixa,coloquei a mangueira de saida de agua no tanque e o problema foi resolvido,economia de tempo e dinheiro.muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Edgar, que bom que resolveu apenas com as informações daqui, grande abraço e felicidades

      Excluir
  12. Bom Dia Celso, minha maquina é uma consul facilit 10kg, ela esta demorando para encher só na hora do enxague... ja limpei as peneiras...para lavar até que ela é rapida o problema esta no enxague. o que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem uma valvula de entrada com duas vias, a valvula é a peça onde você rosqueia a mangueira de entrada, então a segunda via pode estar com problemas, por isso demora pra encher, eu no seu caso trocaria a valvula de entrada de água Eva, abraço

      Excluir
  13. Celso Jair,
    Bom Dia
    Tenho uma lavadora electrolux lt 12, Lavadora não para de encher de água.
    Verifique suas dicas, fiz teste na mangueira do sensor e enchimento soprando do bojo para o sensor ele arma e desarma, do sensor para o bojo a mangueira esta livre sem sujeira.
    Quando coloco na função f ou g ela arma para jogar a água fora, desligo-a e coloco em uma outra função (e) por exemplo ela comece a funcionar e funciona por uns 5 segundos e para comece a encher novamente sem parar até a água transbordar. O que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilmar, diferente esse defeito aí
      Veja os fios que vão ligados ao pressostato, veja e não estão oxidados, puxe pra ver se não estão quebrados, retire todos os fios, um a um para não religar errado, aperte os terminais, o problema pode ser esse, fios sem contato no pressostato, como pode ser o próprio pressostato, e por ultimo a placa, veja a fiação, e se for o caso e quiser arriscar, compre um termostato, se não resolver chame um técnico, pode ser em algum local fiação com problema, então a placa é cara para comprar apenas para efeito de teste ok, abraço

      Excluir
  14. Oi Celso, Jair..
    Boa Tarde..
    Tenho uma maquina consul 10 kls, e eu ligo ela porem ela não enche, o painel liga e ascende normalmente, porem não cai agua pra dentro da maquina, ela esta na garantia e ja chameni um tecnico porem ele nunca vem..
    o que poderia ser?? posso arrumar eu mesma dependendo do problema?..
    outra coisa se eu enche-la com agua num balde, corre o risco de queimar?? fico no aguardo e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode consertar você mesma/o não, como ela está na garantia, você tem que chamar mesmo a rede autorizada, mas é estranho você dizer que chamou a rede autorizada e ela não atende, isso não pode acontecer, você abriu um chamado e tem que ser atendido/a.
      Ligue imediatamente no 0800 da fábrica, fale diretamente com a fábrica e não mais com a loja que está sendo irresponsável com um produto da consul, ligue e veja o que a fábrica vai te falar, tenho certeza que ligando no 0800 da fábrica, rapidamente vão te atender aí.
      Mas como não pode mexer no produto, pode sim encher com balde por enquanto, até que venham resolver seu problema, aparentemente a valvula de entrada de água está com problemas, mas como disse não mexa em nada, ligue na fábrica, porque eles te venderam um produto com garantia e tem obrigação de cobrir essa garantia, tenho certeza absoluta que vão resolver ok, abraço

      Excluir
  15. boa tarde tenho uma Consul facilite 10 kg e ela esta demorando muito para encher já verifiquei as peneiras na entrada da mangueira e a que fica na entrada maquina elas estao limpas, mas a maquina continua enchendo muito lentamente que nao da para esperar dai encho ela com um balde oque pode ser sera a bomba ou a placa? ou sera que se eu comprar um pressorizador resolve.
    obgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas a valvula de entrada de água, sua lavadora tem duas entradas separadas, porém fazem parte da valvula, então se no enxágue também estiver fraca a entrada, aí o problema pode ser com a pressão de água aí da sua residencia, se a pressão for fraca ela vai demorar mais pra encher do que pra lavar, e a lavadora, as vezes cancela a programação se demorar muito pra encher, corriga a pressão da água,se não resolver tem que trocar a valvula de entrada de água.

      Excluir
  16. boa tarde tenho uma Consul facilite 10 kg e ela esta demorando muito para encher já verifiquei as peneiras na entrada da mangueira e a que fica na entrada maquina elas estao limpas, mas a maquina continua enchendo muito lentamente que nao da para esperar dai encho ela com um balde oque pode ser sera a bomba ou a placa? ou sera que se eu comprar um pressorizador resolve.
    obgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas a valvula de entrada de água, sua lavadora tem duas entradas separadas, porém fazem parte da valvula, então se no enxágue também estiver fraca a entrada, aí o problema pode ser com a pressão de água aí da sua residencia, se a pressão for fraca ela vai demorar mais pra encher do que pra lavar, e a lavadora, as vezes cancela a programação se demorar muito pra encher, corriga a pressão da água,se não resolver tem que trocar a valvula de entrada de água.

      Excluir
  17. Oi Celso , Jair Boa Tarde
    Tenho uma consul 10kl, e ja faz uns dias que eu a ligo porém ela não enche , a agua na vdd nem entra dentro da maquina, o painel liga normalmente, porem não enche de agua, não sei mais o que faço, vi algumas dicas ja soprei a valvula e nao adianta, ela esta na garantia mas o tecnico nunca vem.
    Será que é algo facil, que eu mesma possa concertar?
    e sera que se eu jogar agua do balde para a maquina corre o risco de queimar??
    fico no aguardo abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode consertar você mesma/o não, como ela está na garantia, você tem que chamar mesmo a rede autorizada, mas é estranho você dizer que chamou a rede autorizada e ela não atende, isso não pode acontecer, você abriu um chamado e tem que ser atendido/a.
      Ligue imediatamente no 0800 da fábrica, fale diretamente com a fábrica e não mais com a loja que está sendo irresponsável com um produto da consul, ligue e veja o que a fábrica vai te falar, tenho certeza que ligando no 0800 da fábrica, rapidamente vão te atender aí.
      Mas como não pode mexer no produto, pode sim encher com balde por enquanto, até que venham resolver seu problema, aparentemente a valvula de entrada de água está com problemas, mas como disse não mexa em nada, ligue na fábrica, porque eles te venderam um produto com garantia e tem obrigação de cobrir essa garantia, tenho certeza absoluta que vão resolver ok, abraço

      Excluir
  18. Oi Celso,
    tenho uma consul 10 kl, nova porem ela não esta enchendo de agua, eu ligo e o painel ascende normal porem ela nao enche evitando de bater, não sei mais o que faço está na garantia porem o tecnico nunca vem, o que poderia ser?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode consertar você mesma/o não, como ela está na garantia, você tem que chamar mesmo a rede autorizada, mas é estranho você dizer que chamou a rede autorizada e ela não atende, isso não pode acontecer, você abriu um chamado e tem que ser atendido/a.
      Ligue imediatamente no 0800 da fábrica, fale diretamente com a fábrica e não mais com a loja que está sendo irresponsável com um produto da consul, ligue e veja o que a fábrica vai te falar, tenho certeza que ligando no 0800 da fábrica, rapidamente vão te atender aí.
      Mas como não pode mexer no produto, pode sim encher com balde por enquanto, até que venham resolver seu problema, aparentemente a valvula de entrada de água está com problemas, mas como disse não mexa em nada, ligue na fábrica, porque eles te venderam um produto com garantia e tem obrigação de cobrir essa garantia, tenho certeza absoluta que vão resolver ok, abraço

      Excluir
  19. Maravilha Celso Jair Pereira, fiz como sugeriu. Desconectei fio por fio apertei-os e conectei novamente, tudo voltou a funcionar normalmente.

    Muito Obrigado pela ajuda, valeu de mais,,,,

    Vilmar Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Olá Celso, sou Priscila, eu te perguntei a respeito da minha maquina, consul 10 kls que estava na garantia e fiz o que vc falou , esperei o tecnico, mas ele veio na minha casa, abriu a placa do painel e disse que era um problema nessa placa, ele não olhou mais nada e em 1 minuto disse que era isso e foi embora, me mandou esperar chegar as peças necessarias de 3 a 4 dias, ele falou que o plug esta ok, mas que as maquinas da consul estão dando este problema, gostaria de saber se essas peças são dificeis de encontrar e vc axa que este prazo esta adequado?
    é que não entendo muito disso, e estou me sentindo enganada. e agora que ele verificou qual é o problema, se eu jogar agua do balde, finciona normalmente?
    desde ja obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que eles precisam de tempo sim, as vezes as autorizadas ficam sobrecarregadas de chamados, precisam de tempo pra se organizar, e pode sim jogar agua com balde, mas não coloque em excesso, e não se sinta enganada, todos os produtos no mundo apresentam problemas, por isso eles são vendidos com garantia, você comprou uma lavadora de uma marca competente e que resolve os problemas, tem marcas consideradas grande, que deixam cliente meses sem assistencia, a Consul sempre foi competente em produtos e serviços, fique tranquila e aguarde que vão resolver tudo.

      Excluir
  21. Oi Celso, é a Priscila novamente, estou desesperada, eu coloco agua na maquina com o balde mesmo e ela cai como se estivesse esvazeando a maquina, porem a agua nao cai pela mangueira de saida de agua, é normal?
    Pra onde está indo essa água então??
    Se realmente ela demora de encher vc acha que é valido encher com uma mangueira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim encher com a mangueira,
      Priscila, deixa eu te explicar
      Quando você começa a encher a lavadora, a água não aparece, pois o cesto é furado, ele não retém água, a agua fica em um tanque, o cesto fica dentro do tanque, então a água sá vai aparecer quado encher o fundo do tanque e subir uns 5/10 centimetros, pode ir colocando água, assim que for enchendo ela vai aparecer, o cesto é furado, quem segura a água é o tanque em que o cesto está dentro, tá bem

      Excluir
  22. Oi Celso, eu realmente percebi que aos poucos foi enchendo mesmo, ai fiz todo o processo de lavagem e enxague com o balde, agora ela não faz a função centrifugar, sera que não ha algum problema com a bomba de agua,pq ela bate na lavagem , mas não bate na centrifuga..e o pior e torcer a roupa, e agora???? tem algo que da pra fazer para ela centrifugar,?
    abçs Pricila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a água sai toda da lavadora ela tem que centrifugar, mas caso ela não jogue toda a água, ou jogue parcialmente deixando um pouco de água ainda dentro da lavadora, ela não vai centrifugar, então se for isso, ela ainda estiver com água dentro, tem que baixar a mangueira de saída, aí a água vai sair toda pela força da gravidade e a lavadora vai centrifugar, mas caso ela esteja drenando e mesmo assim não centrifugue, tem que esperar o técnico voltar com a peça para que resolva o problema ok.

      Excluir
  23. Obrigado Celso...
    Estava com esse problema de pouca água e seguindo o seu conselho, retirei o filtro e lavei no cloro.
    Porém, esse lodo ou limo que vc. se refere, não se cria na parte interna da conexão de água? Caso positivo, como faço para limpa-la?
    E, parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, boa noite
      Tem que retirar a mangueira de entrada de água fora, assim vai ter acesso a conexão com a lavadora, e na outra ponta vai ter acesso á conexão com a parede, veja que ela tem um filtro na mangueira, e na valvual da lavadora onde a mangueira é conectada também tem um filtro, limpe o da mangueira e o da valvula.
      Quanto a procedenciado lodo Jorge, vai estar relacionado a água, não é defeito do produto, não sei qual é sua fonte de água, as vezes tubulações de metal, as vezes agua suja de caixa, agua suja da rua, isso provoca o acumulo de sujeira muito rapido nos filtros, não é um defeito da lavadora, é um problema com a qualidade de limpeza da água.

      Excluir
  24. boa noite desde já somos muito bem recompensados com sua ajuda e dicas.
    minha lavadora eletrolux está pulando os programas de lavagens, e logo em seguida centrifuga sem enxaguar.
    já desmontei e limpei a eletrobomba, limpei os filtros da mangueira também, me ajude....
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teófilo, trabalho sempre com modelo, e no formulário onde voce envia perguntas eu deixo bem frisado isso, sem modelo não temos nem noção do que possa ser

      Excluir
    2. BOM DIA DESCULPE O MODELO DA MINHA LAVADORA ELETROLUX É A TUBO RÁPIDA 10 KG ( LTR10),SÓ CONSIGO ENCHER COM ÁGUA SE EU FICAR RELIGANDO CADA VEZ QUE ELA DESLIGA, DAI BATE UM POUCO PULA OS PROGRAMAS TUDO DAI JOGA ÁGUA FORA CENTRIFUGA E PRONTO SEM ENXAGUE MESMO.
      OBRIGADO

      Excluir
    3. Teófilo, tenho respondido alguns comentários sobre esse mesmo modelo, e eu sempre digo a mesma coisa, esse modelo da electrolux apresenta problemas sem solução, as vezes se troca a placa e ele funciona uns dias, depois troca-se a chave seletora central e ainda assim nada, depois troca-se a chave seletora da direita e também nada, não vou dizer que todas são iguais, mas a maioria, mesmo trocando tudo ainda não resolve, porque essa lavadora tem uma rede elétrica muito fina, e as vezes a fiação perde contato com os componentes, então mesmo você trocando tudo, ainda assim ela não funciona, aconselho você chamar um técnico da rede autorizada, para ver se ele consegue resolver o seu problema, eu com esse modelo de electrolux nem me arrisco.

      Excluir
  25. Ola meu amigo, boa noite! Sei que esse post não é sobre isso mas, estou meio que desesperado, possuo uma lavadora brastemp BWT09 e ela esta apresentado esse defeito, quando programada para o nível normal e/ou médio para lavagem rapida a agua enche muito devagar estourando o tempo limite, porém na lavagem pesada ela enche normal com bom nível de agua, a pressão d'água em casa é normal o que vc acha que pode ser ? Pois não conheço nenhum técnico em minha cidade de confiança ! Já limpei os filtros e a mangueira foi trocada, existe algum reset na programação ou o problema pode ser a placa, se for é confiavel comprar esta pela internet ? Desde já agradeço sua atenção !
    Fique com Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bito, não acho que seja a placa, e sim a valvula de entrada, ela tem tres vias, e a via da lavagem pesada não é a mesma da lavagem rapida, a lavadora tem uma valvula com tres entradas independentes, então tem uma bobina, ou seja um via que está bem ruim, basta trocar a valvula pra resolver o problema, a valvula é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água

      Excluir
  26. Bom dia amigo, gostaria de uma ajuda: tenho uma lavadora Cônsul Super Cargo 10 kg e apresentou um defeito: ela no modo "lavar" não está puxando a água, mas no modo enxaguar ela puxa normalmente a água, ou seja, aparentemente o defeito é só neste modo inicial lavar. O que pode ser? Obrigado, André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, ela tem uma valvula de entrada de água de duas vias independentes, uma entra para despejar o sabão e outra o amaciante, o que ocorreu foi que uma das vias queimou, por isso ela faz apenas uma função, a valvula tem que ser trocada toda, chama-se valvula dupla, e é a peça onde voce rosqueia a mangueira de entrada ok

      Excluir
  27. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO! COMPREI UMA CONSUL FACILITE 10K E ELA ESTA DEMORANDO PARA ENCHER, NO MANUAL DIZ QUE ELA DEVE LEVAR ATÉ 15 MINUTOS PARA ENCHER NO NIVEL 3, A MINHA DEMORA 30 MINUTOS QUERO SABER POR GENTILEZA SE ISSO É NORMAL SE ISSO PREJUDICA A MAQUINA OU SE TEM ALGUMA COISA QUE POSSO FAZER,JÁ LIMPEI AS PENEIRINHAS E NÃO RESOLVEU, MEU MARIDO COLOCOU UM CANO DIRETO COM O CANO DA SAÍDA DA CAIXA DÁGUA E NÃO RESOLVEU, VC PODE ME AJUDA? DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é com a pressão da água e não com a lavadora, tem que ver o que você faz para aumentar a pressão da água, essa lavadora pode até cancelar a programação se o tempo de enchimento exceder ao tolerável, de um jeito de aumentar a pressão da água, geralmente quando a lavadora é abastecida pela caixa dágua, ocorre esse problema. não é defeito da lavadora ok

      Excluir
  28. Oi Celso, boa tarde!!!
    Tenho uma Consul Facilite CWC10A comprada em março de 2013. Ela sempre teve uma dificuldade grande para encher, mas estava dando pra usar. Porém a mangueira de entrada na parte que fica ligada a torneira tem um tubo pequeno em acrílico, e esse tubo quebrou, inutilizando a mangueira. Já fui em 3 lojas autorizadas da consul e eles me vendem sempre a mesma mangueira dizendo ser universal, porém eu não sei o motivo, mas a máquina não enche com elas. O encaixe até dá certo, mas fica somente pingando água, sem pressão alguma. Eu já procurei uma mangueira id~entica, com o mesmo tubo de acrílico na ponta, mas não encontrei em lugar nenhum. Não sei se o problema é esse, porém antes ela enchia e agora nada. As outras funções estão normais. Como voc~e acha que devo proceder? Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, o defeito não é na mangueira, ela é apenas um tubo por onde a água passa, veja que tem dois filtros, uma telinha na mangueira e outra telinha dentro da valvula de entrada de água, a valvula é onde voce rosqueia a mangueira na lavadoraro, pois bem, se tiver sujeira no filtro da mangueira ou da valvula, isso vai reter o fluxo de água, e a lavadora vai demorar muito pra encher, caso sua pressão e água seja boa, e não tenha sujeira nos filtros, vai ter que trocar a valvula de entrada de água, se a pressão for muito baixa pode ser esse o problema ok

      Excluir
  29. Amigo estou com um problema chato! A minha máquina é uma Cônsul Facilite 10 Kg, Painel eletrônico destas modelos novos. Está demorando por demais a encher, e está disparando por si só o enxague duplo. Começa a encher, mal vai chegando no nível um de água dispara o enxague duplo, sem eu apertar, já não sei o que fazer! O que você me aconselharia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho voce corrigir esse problema com a água, se a pressão da sua água for fraca não é culpa da lavadora, e se ela não encher em um determinado tempo estipulado pela placa ela vai cancelar ou alterar as funções, então para testar encha ela com uma mangueira ou com um balde pra auxiliar, se ela funcionar normalmente, o problema é mesmo com o fluxo de água, tem que aumentar a pressão

      Excluir
  30. Celso boa noite!
    Preciso de uma ajuda sua! Tenho uma Electrolux LBU15, e tenho notado que a mesma não joga agua limpa na roupa ao centrifugar ( normamlamente quando a maquina esta centrifugando ela joga um pouco de agua limpa ai ela para depois joga mais um pouco , para tirar o excesso de sabão) e na minha não esta ocorrendo isso... O que pode ser? Estou com ela apenas 4 meses.Muito obrigado.
    Cauan Macedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAUAN,
      Eu não conserto esse modelo de 15 kilos, mas nem voce deve mexer nela, como ainda está na garantia, se fizer alguma intervenção, pode perder a garantia, então chame a assistencia para que vejam isso e corrijam o problema sem custos, pois com quatro meses de uso, ainda está na vigência da garantia ok

      Excluir
  31. Olá! Acabei de comprar uma electrolux 15kg, instalei direitinho e tudo nos conformes, e qnd fui fazer o teste, percebi que entra muito pouca agua, bem devagar, quase que em pingos... Li e reli o manual e nao achei nada que pudesse me ajudar. Queria saber se é normal o cesto dar "meios-giros" enquanto entra agua??? Me ajuda? Obrigada! att Mercedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, o cesto dá sim giros enquanto enche.
      A entrada de água, depende do fluxo, da pressão de água que voce tem aí na sua casa, a lavadora não puxa a água, ela apenas abre passagem para que a água entre na lavadora, se não tem pressão o fluxo vai ser pequeno mesmo, e além disso, na mangueira tem um filtro e na valvula de entrada outro filtro, que acabam reduzindo a pressão da água, veja se consegue aumentar a pressão da água, se ela demorar muito pra encher, a placa vai cancelar a programação

      Excluir
  32. amigo minha maquina de lavar consul maré super 10 kg quando chega no final da lavagem ela perde a força da agua e fica saindo agua bem pouquinho e tenho que encher pela mangueira pela tampa pra terminar de lavar a roupa o que pode ser ?seria essa valvula, obs: usei ela enchendo pela tampa com uma mangueira externa por ums 2 meses devido a obras e quando instalei de novo na torneira apresentou esse problema a agua é boa e fica fraco no final da lavagem ) o resto funciona normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fica fraco apenas no final da lavagem, pode sim ser a valvula esquentando, e por isso vai apresentando problemas, troque a valvula dupla dela e é quase certo que vai resolver Ronaldo

      Excluir
  33. Bom dia Celso, encontrei seu blog e achei super bacana. Parabens!

    Tenho uma electrolux T12, 12kg. ele não está centrifugando, faz o processo com muito barulho mas a roupa sai bem molhada...faz uns 4 meses que pulava a programação ou travava, levei p assistencia e trocaram a placa, agora falaram q tenho q trocar a placa novamente....sera que precisa mesmoo? tens alguma ideia de como me ajudar? meu esposo é engenheiro queria ver se ela poderia arrumar em casa sozinho com alguma dica sua...
    Obrigada
    Marcela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, pode ser apenas o capacitor do motor, é ele quem da tork ao motor para ele girar com velocidade, capacitor é uma peça barata, custa uns 15 reais, peça para ele comprar e trocar o capacitor da lavadora, talvez seja apenas isso, mas caso seja mesmo a placa, tem que me passar o modelo correto, T12 não existe tá bem

      Excluir
  34. Olá! Primeiramente, parabéns pelo trabalho, excelente fonte de informações.
    Tenho uma Brastemp Clean 8Kg, comprei há pouco mais de um ano. Ela sempre demorou um pouco para encher, achei que o problema era a vazão de água da minha casa, porém verifiquei e o fluxo é normal. Já chequei os filtros e a mangueira, também não há qualquer obstrução.
    Ultimamente, porém, ela está demorando ainda mais, de forma que o ciclo é cancelado e a água drenada no meio da lavagem. Qual pode ser o problema?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha, ela tem uma valvula de entrada de água, é uma peça elétrica com duas vias, uma pra lavar e outra pra enxaguar, pode ser um problema da valvula, já que o fluxo é normal e não tem sujeira nos filtros, então troque a valvula de entrada de água

      Excluir
  35. Olá, acredito q esse seja meu problema, porém não consigo retirar o filtro para limpá-lo e ele está bem sujo msm. Minha máquina é uma consul Maré 10kg. Tem como retirar o filtro da mangueira da máquina para limpar? Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , o filtro é uma peneirinha e a barda dela é de borracha, apenas encaixada bem justa na mangueira, retire com algum objeto pontiagudo, pode ser uma faquinha de ponta, retirando pelas bordas, lave e depois recoloque.

      Excluir
  36. Olá Celso,tenho máquina de lavar consul de 8 kg, recentemente notei que ela esta demorando muito para encher, ela é ligada na água da rua, a água vem com bastante força, porém na máquina sai só os pinguinhos. Já tirei a mangueira e observei que a água sai forte porem quando coloca na máquina ela sai bem fraquinha, o que pode ser?

    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moniky, se no enxágue ela entrar água com mais pressão, o defeito pode ser na valvula de entrada de água dupla, a valvula é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água, veja que na valvla também tem uma telinha que filtra sujeira, entao retire a mangueira e veja se tem sujeira no filtro da valvula.

      Excluir
  37. Minha lavadora (Consul), está com um problema de vazão. Ao ligá-la, e abrir o registro normalmente, sai pouca água e fica um barulho estranho, mas não chega a vazar. Porém se abrir o registro bem lentamente, a água sai normal e sem barulho, e quando acaba de realizar uma função, se eu não for fechar o registro e abrir lentamente, como da primeira vez, ao iniciar a outra função, ela faz a mesma coisa: sai pouca água e o barulho começa. Entendeu? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Felipe entendi, tem que trocar a valvula de entrada de água, a valvula é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água

      Excluir
    2. Essa peça é cara? Posso trocar sozinho? Se não, a mão de obra média é quanto?

      Excluir
    3. Voce só me disse que é uma Consul, mas não disse o modelo, assim não posso nem te dar uma noção de valores, passe-me o modelo que fica atras da lavadora em uma etiqueta

      Excluir
    4. Voce consegue trocar sim, vai ver que é bem fácil, a consul cwe usa uma valvula simples, ou seja de apenas uma via, custa na faixa de 10,00 a peça

      Excluir
    5. Mas, deixa eu te perguntar.. pq ocorre isso? Quando eu troco de função ou ate mesmo no início do processo de lavagem, a vazão da água é baixa e tenho q fechar a torneira toda e abrir lentamente para que eu tenha uma vazão boa?

      Excluir
    6. Porque a valvula, internamente tem um diafragma, que abre e fecha, as vezes é defeito da peça, mas em outros casos é impureza, sujeira da própria agua que vai se acumulando dentro da peça e trava ela, impedindo que feche totalmente, ou que abra totalmente a passagem da água.

      Excluir
  38. Oi Celso. Primeiramente, parabéns pela iniciativa do blog! Sua ajuda é de grande valia a todos! Deus te abençoe!

    O meu caso é o seguinte: Comprei uma Brastemp 8kg recentemente e meu marido mesmo fez a instalação.Quando fomos testá-la, percebemos que o fluxo d'água é normal. A saída da borracha p/ máquina está normal, mas a água não chega até a máquina. Na verdade, a água que chega até ela é quase inperceptível, é aos pingos. A água vem do nosso registro do banheiro e o fluxo é bem forte. Agradeço desde já pela atenção e presteza! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, como sua lavadora é novinha voces não podem mecher no produto, assim vão violar e ela ainda esta na garantia, então, com a nota fiscal em mãos, ligue na loja da rede autorizada mais perto da sua casa, que com toda certeza eles vão te atender e resolver o problema ok.

      Excluir
  39. Boa noite Celso. Parabens pelo blog, pela sua dedicação e tempo. Onde pode estar o meu problema: Tenho uma lavadora Brastemp. Se deixo ela em personalizado, coloco pré-lavagem (pesada), a água entra rapidamente, após um tempo joga a água fora. E ao passar para o ciclo seguinte (lavagem normal) começa a encher lentamente. Já retirei o ar dos canos, mangueira desobstruída, filtro do lado da torneira limpo. O que pode ser? não encontrei no blog como limpar o filtro do lado da válvula. Temo quebrar algo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carlos, a valvula de entrada de água é uma peça só, mas nela tem tres bobinas, ou seja, tres partes independentes e elétricas, cada uma libera água para uma etapa da lavagem, como ela entra água com bom fluxo no pré, quer dizer que a valvula do pré está ok, mas a segunda valvula, a do lavar não está boa, está com diafragma problemático, então tem que trocar a valvula toda, que chama-se valvula de 03 vias ok.

      Excluir
  40. Boa noite Celso. Parabens pelo blog, pela sua dedicação e tempo. Onde pode estar o meu problema: Tenho uma lavadora Brastemp (MODELO BWT09A). Se deixo ela em personalizado, coloco pré-lavagem (pesada), a água entra rapidamente, após um tempo joga a água fora. Até aí diria que normal. Mas ao passar para o ciclo seguinte (lavagem normal) começa a encher lentamente. Já retirei o ar dos canos, mangueira desobstruída, filtro do lado da torneira limpo. O que pode ser? não encontrei no blog como limpar o filtro do lado da válvula. Temo quebrar algo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carlos, a valvula de entrada de água é uma peça só, mas nela tem tres bobinas, ou seja, tres partes independentes e elétricas, cada uma libera água para uma etapa da lavagem, como ela entra água com bom fluxo no pré, quer dizer que a valvula do pré está ok, mas a segunda valvula, a do lavar não está boa, está com diafragma problemático, então tem que trocar a valvula toda, que chama-se valvula de 03 vias ok.

      Excluir
  41. Obrigado, por compartilhar amigo.
    Abraço
    Joel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, se algum assunte te ajudar, compartilhe á vontade, embaixo de cada postagem tem links para compartilhar em redos sociais, abração Joel

      Excluir
  42. Ola tenho uma brastemp nova ative BW11AB
    acabei de instalar chegou hoje e só esta com um fio de agua!!!
    os filtros zeros
    o que eu faço?????? são sai agua
    moro em apartamento mais sai bastante agua .....
    por favor em ajude!!!!!!!!!
    obrigada

    Débora freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a mangueira não ficou dobrada, se encostar muito a lavadora na parede, ela pode estrangular a mangueira de entrada de água e cortar o fluxo, se não for isso e a pressão de água for boa ai no seu apartamento pode ser problema de valvula, mas nesse caso, tem que chamar a assistencia autorizada, pois produtos em garantia só podem ser concertados pela rede autorizada ok

      Excluir
  43. Olá Celso! A minha máquina parou de entrar água, então como tudo funciova, apenas a água não entrava, trocamos a válvula e ela voltou a funcionar, só q entrando pouquíssima água (antes era normal o fluxo). Levamos a vávula de volta, acreditando q o problema era com ela, mas lá na assistência o técnico testou e lá funcina normalmente. Ele disse q o problema era a pressão da água, mas antes funcionava certinho!! O q pode ser? A instalação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O defeito é na valvula nova mesmo, o fato de ela abrir passagem não significa que esteja boa, pode abrir passagem mas não libera fluxo com pressão, se for electrolux tem que ser valvula original, tem umas emicol que não liberam passagem mesmo

      Excluir
    2. Troquei outro dia uma valvula destas e notei que uma das saídas da valvula tem um redutor, a outra não. Na minha valvula funcionava direito, com a valvula nova não, saía pouca agua. Verifiquei e descobri que o redutor estava na saída de enchimento e não na saída de enxague. Consegui trocar o redutor de posição e a maquina voltou a funcionar corretamente. Espero ter ajudado. Flavio

      Excluir
    3. Flavio, o redutor não implica muito, no caso de Electrolux o defeito está nas valvulas da marca EMICOL. eu não coloco, elas tem pouquíssima passagem de água, mesmo tirando o redutor isso não muda muito o fluxo, mas com certeza valeu a dica Flavio, abraço

      Excluir
  44. bom dia,meu nome é Fabiane de Blumenau SC
    tenho uma dúvida, a minha lavadora consul facilite 10k, ela lava normalmente no entanto quando chega o momento de enxaguar ela fica gotejando, não sei o que pode ser pq para lavar ela puxa agua normalmente. aguar do resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiane, ela tem uma valvula que entra água, porém a valvula tem duas bobinas independentes, uma pra lavar e outra para enxaguar, entao o defeito é na segundo bobina, voce tem que trocar a valvula de duas vias e pronto ok

      Excluir
  45. Bom dia Celso, meu nome é Marcilio e sou de BH-MG. Está entrando pouca água na minha Brastemp de 6kg. A pressão da água não é ruim, e os filtros estão limpos. Contudo, constatei que a mangueira fica um pouco dobrada na conexao reta da parede (entrada de água), devido ao pouco espaço disponivel. Te pergunto o seguinte. Saberia dizer se encontro no mercado uma mangueira com conexao 90 graus em ambas as extremidades ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não existe conexão de 90 graus nas duas extremidades, mas pode fazer o seguinte, retire a mangueira do lado da parede, coloque um joelho de 3/4 de rosca interna, depois rosqueie um niple de 3/4, assim o joelho vai fazer a curva que voce precisa, e a mangueira de entrada, vai ser rosqueada de baixo pra cima, assim jamais vai correr o risco de dobrar novamente ok, abraço

      Excluir
  46. oi celso tudo bem ,meu problema é o seguinte tenho uma consul facilite 11 kg quando vai na função de enzague ela não enche fica pingando,nas outras funções a agua entra normal na maquina so quando vai encher para o enxague ,o que pode ser.Se for preciso trocar alguma peça consigo fazer isso sozinha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que consegue sim, tem que trocar a valvula de entrada de água, ela tem duas vias, uma que entra água para a lavagem e outra que entra a agua para o enxague, mas as duas vias ficam em uma peça só, pra saber onde é a valvula, ela é onde fica rosqueada a mangueira de entrada de água, se não conseguir sozinha peça ajuda, duas cabeças pensam melhor que uma, abraço Iliane.

      Excluir
  47. Adorei sua página,me ajudou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!Obrigada e que DEUS abençoe vc pelo simples fato de orientar,assim ajudando o próximo!Desejo á vc saúde e prosperidade em sua vida!Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, que bom que de alguma forma te ajudei, afinal essa é minha intenção, e que Deus esteja sempre cuidando de voce e de todos da sua casa querida, fique sempre sobre a proteção do nosso Senhor Jesus Cristo, felicidades sempre!

      Excluir
  48. boa tarde. estou com um problema com a consul facilite. ela demora pra encher apenas na lavagem (soltar agua no reservatorrio de sabao) na hora do enxague a agua flui nomalmente. a saida de agua para os reservatorios de sabao e amacante sao differentes? o que pode tah acontecendo? grato. seu blog bem legal. parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada compartimento é alimentado por uma bobina da valvula, a valvula é uma apenas, mas nela tem bobinas separadas, troque a valvula dupla de entrada de água e vai resolver o problema, a valvula é a peça onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água ok

      Excluir
  49. boa tarde tenho uma máquina consul facilite 11k que simplismente não liga mais. o que pode ser? se possível gostaria que me desse uma resposta com valor aproximado, pois tenho receio de ser lesada. aguardo resposta.
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, veja primeiramente se tem energia elétrica na tomada onde a lavadora está ligada, pode ligar outro produto portátil na mesma tomada e ver se funciona, se estiver mesmo com problemas na lavadora pode ser a placa de potencia que vai custar entre 80 e 100 reais, mas isso somente o técnico vendo direitinho, se for o caso, peça mais que um orçamento, assim voce compara as peças que eles vão orçar e também os valores ok, abração

      Excluir
  50. Boa tarde! Celso, tenho uma BRASTEMP BWF24ABANA. Esta começou a apresentar o seguinte defeito: não está enchendo de água. Coloquei agua usando uma mangueira, aí qdo do próximo enxague Ela se encheu sozinha. Tá parecendo um problema intermitente. Ora Ela enche sozinha, normal. Ora fica entrando aqle fiozinho de água. Fiquei com medo de forçar a placa e queimar. Infelizmente a pressão da água é baixa. Como li aqui no blog, tem muitas pessoas com problemas referente a entrada de água. Só não vi alguém relatando q ora enche ora não enche. Que vc acha? Devemos trocar a válvula de 3 vias, mesmo? Obrigada pela atenção e PARABÉNS por esta prestação se solidariedade que vc está prestando com o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, a valvula é de tres vias.
      Então cada via entra água para uma determinada função, a valvula 1 joga a água no sabão da pre lavagem, a 2 joga no sabão da lavagem e a 3 só jaga agua no ultimo enxague, para soltar o amaciante, então o defeito não é itermitente, significa qua a via da lavagem está queimada, mas quando chega no ultimo enxague, ela vai entrar normal entedeu, o defeito é sim em uma das vias da valvula, mas a valvula tem que ser trocada toda, no caso, valvula de 03 vias , abraço querida

      Excluir
  51. BOA NOITE,
    MINHA MAQUINA DE LAVAR BRASTEMP ATIVE 9 KG MODELO BWL09BBANA50, ELETRONICA, FUNCIONA ATÉ O ENXAGUE, DEPOIS PARA E FICA TENTANDO PUXAR AGUA, E COMO A AGUA NÃO ENTRA ELA NÃO ENXAGUA E DESLIGA SOZINHA E SÓ LIGA DESLIGANDO E LIGANDO NA TOMADA ELETRICA. ELA ENCHE NORMALMENTE NO MOLHO E PRA LAVAR, NO MODO CENTRIFUGA FUNCIONA NORMALMENTE. QUANDO ENCHEMOS COM MANGUEIRA ELA ENXAGUA NORMALMENTE E CENTRIFUGA NORMALMENTE. SERÁ A PRESSAO DA AGUA? MINHA AGUA VEM DA CAIXA D ÁGUA. SE É A PRESSÃO, COMO ELA FUNCIONA NORMALMENTE PRA LAVAR E NÃO FUNCIONA PRA ENCHER NO ENXAGUE. PODE ME AJUDAR? dEUS ABENÇOE. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdomiro, sua lavadora tem uma valvula de duas vias, ou seja, na mesma valvula, tem duas bobinas elétricas, cada uma delas, libera água para um estágio da lavagem, a via da lavagem libera água para que caia no compartimento do sabão, e a do enxágue para que caia no amaciante, então o que ocorreu, foi que a bobina elétrica da via do enxague queimou, troque a valvula de entrada e vai estar resolvido o problema amigo, abraço

      Excluir
  52. BOA NOITE,
    MINHA MAQUINA DE LAVAR BRASTEMP ATIVE 9 KG MODELO BWL09BBANA50, ELETRONICA, FUNCIONA ATÉ O ENXAGUE, DEPOIS PARA E FICA TENTANDO PUXAR AGUA, E COMO A AGUA NÃO ENTRA ELA NÃO ENXAGUA E DESLIGA SOZINHA E SÓ LIGA DESLIGANDO E LIGANDO NA TOMADA ELETRICA. ELA ENCHE NORMALMENTE NO MOLHO E PRA LAVAR, NO MODO CENTRIFUGA FUNCIONA NORMALMENTE. QUANDO ENCHEMOS COM MANGUEIRA ELA ENXAGUA NORMALMENTE E CENTRIFUGA NORMALMENTE. SERÁ A PRESSAO DA AGUA? MINHA AGUA VEM DA CAIXA D ÁGUA. SE É A PRESSÃO, COMO ELA FUNCIONA NORMALMENTE PRA LAVAR E NÃO FUNCIONA PRA ENCHER NO ENXAGUE. PODE ME AJUDAR? dEUS ABENÇOE. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdomiro, sua lavadora tem uma valvula de duas vias, ou seja, na mesma valvula, tem duas bobinas elétricas, cada uma delas, libera água para um estágio da lavagem, a via da lavagem libera água para que caia no compartimento do sabão, e a do enxágue para que caia no amaciante, então o que ocorreu, foi que a bobina elétrica da via do enxague queimou, troque a valvula de entrada e vai estar resolvido o problema amigo, abraço

      Excluir
    2. Obrigado abençoado...
      Deu tudo certo.Foi só trocar a válvula como voce falou. Demorei a comprar a peça, pois tive que esperar chegar, e apesar do vendedor tentar me desestimular e me falar que nao adiantaria, comprei e troquei, e funcionou. Parabens.Que Deus continue te abençoando. Fique com Jesus...Feliz ano novo. Abraço.

      Excluir
    3. Abraço querido, que bom que deu tudo certo, graças a Deus, felicidades.

      Excluir
  53. Boa tarde.Meu nome é Givaldo,e queria uma ajuda.Tenho uma lavadora Brastemp BWM06A e ela não funciona corretamente no nivel alto, pois ela enche com agua uns três minutos e inicia a lavagem sem agua suficiente e faz isso em todas as funções,mas no nivel medio ela funciona .Um tecnico foi em casa e disse que precisava trocar o pressostato , a valvula de 3 vias e o conjunto timer eletronico, lendo o blog resolvi trocar o pressostato, mas o problema continua.Você acha que preciso trocar a valvula de 3 vias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, creio que não, veja os fios do pressostato, veja no fio azul/roxo, ele tem uma ponte, e é ligado no pressostato no 11 e no 21, veja se na ponte do fio, onde eles são conectados não está com mal contato, puxe para ver se não se solta, depois retire a mangueira do pressostato e sopre em direção ao tanque, veja se não está entupida, se tiver, limpe.
      Se não resolver, troque a placa eletronica, que é o timer, tem um fabricante que já venda as duas placas juntas em uma peça só, mas antes tire a sua placa para levar na loja, pois nesse modelo tem placas diferentes, o fabricante paralelo é a CP placas eletronicas. não troque a valvula por enquanto, mas o problema ainda parece ser no pressostato, na fiação dele ou na mangueira que liga ele ao tanque.

      Excluir
  54. Boa tarde, tenho uma consul facilite 10kg e está com problema na entrada de água.
    Vi em outros posts que seriam as valvulas de entrada.
    O meu medo é a possibilidade de ser eletronica, com a maquina ligada e com programação de lavagem, no ponto de encher o cesto isso não ocorre, já verifiquei a mangueira, filtros e pressão da torneira e tudo está ok.
    Com um multimetro vi que uma das solenoides tem uma tensão de 127V e o segunda valvula não tem tensão alguma.
    Já notava uma demora para encher o cesto, mas agora nada acontece.
    Minha duvida é se realmente são as valvulas de entrada ou se tem mais coisas para serem reparadas?
    Acho estranho uma valvula ter tensao a ponto de aquecer muito e a segunda não ter tensão alguma
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A valvula so recebe corrente se estiver energizada, e quem manda corrente para a valvula é a placa, se ela tem tensão mesmo sem estar enchendo, a placa eletronica é quem está mandando corrente para a valvula fora de hora, nesse caso o defeito vai ser placa eletronica, se eu entendi bem sua explicação.
      Se ao ligar a lavadora na tomada, mesmo sem fazer programação e tiver corrente em uma das valvulas, significa isso, a placa mandando corrente e por isso pode ter queimada a valvula, nesse caso teria que trocar a valvula e a placa eletronica.

      Excluir
  55. boa noite tenho uma maquina da brastemp modelo bwlo9bbana50 que no nivel alto a agua tranborda e no nivel baixo e medio funciona normamente troquei o pressostato uma vez ficou boa durante um mes e voltou o mesmo probema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a mangueira do pressostato, retire antes a mangueira do pressostato e sopre em direção ao tanque para ver se não tem obstrução na manguiera, ou onde ela se conecta com o tanque.
      O que pode estar ocorrendo é isso, sujeira ou mangueira com pequeno vazamento de ar, em alguns casos pode ser placa eletronica também, mas o defeito pode estar onde te falei, mangueira ou sujeira, faça também o seguinte, retire os fios do pressostato, e reaperte um por um dos terminais, faça com um fio de cada vez para não religar errado.

      Excluir
  56. tenho uma maquina brastemp bwl09bbana50 que no nivel alto ela transborda a agua e no nivel baixo e medio funciona normal sera que o defeito e o pressostato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a mangueira do pressostato, retire antes a mangueira do pressostato e sopre em direção ao tanque para ver se não tem obstrução na manguiera, ou onde ela se conecta com o tanque.
      O que pode estar ocorrendo é isso, sujeira ou mangueira com pequeno vazamento de ar, em alguns casos pode ser placa eletronica também, mas o defeito pode estar onde te falei, mangueira ou sujeira, faça também o seguinte, retire os fios do pressostato, e reaperte um por um dos terminais, faça com um fio de cada vez para não religar errado.

      Excluir
  57. Olá, tenho uma maquina Brastemp Ative BWL11A, 11 litros e a mesma a um tempo começou a apresentar o defeito de não completar a lavagem e começar a piscar todas a luzes do painel, acionei a autorizada brastemp e a mesma falou que eram a placas, efetuei a troca e o defeito parou, mas agora, quando está para fazer o cilclo no nivel de agua alto, a mesma não termina a centrifugação e antes do ultimo enxague para, ficando apenas a luz do nivel de agua acesa... o técnico da brastemp falou que esse problema é causado pela baixa pressão de agua na torneira, pois ela está demorando muito pra encher pela falta de pressão e assim uma peça que não lembro o nome esquenta e por isso ela desliga. Será que é isso mesmo? e caso seja problema da baixa pressão de agua, se eu colocar um presurizador de agua na entrada na maquina resolveria o problema? nos niveis baixo e médio a maquina funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, se a lavadora entra pouca água é um problema, aliás esse problema que o tecnico disse, mas voce me disse que quando vai para o ultimo enxague ela para total, se for isso, se ela parar total, então tem que trocar a valvula de entrada de água, a valvula é uma só, mas tem duas bobinas, uma para lavar, e outra para o ultimo enxague, então a do ultimo enxague queimou e ela quando tem que entrar água, para totalmente.

      Excluir
  58. Walter, Distrito Federal

    Boa noite!

    Tenho uma lavadora de roupas brastemp com duas valvulas de entrada de agua. A agua que entra é muito pouca. Retirei as valvulas e as testei diretamente, fora da placa. A pressao da agua estava normal, porem, quando as ligo na placa a pressao fica muito baixa. Será defeito na placa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio, a valvula tem um filtro, e a mangueira de entrada de água, tem outro filtro, uma peneirinha, pode ser que tenha sujeira, e isso esteja impedindo o fluxo de água, então solte a mangueira de entrada, limpe o filtro da mangueira e o da valvula e teste a lavadora, uma vez que a valvula é energizada, ela tem que abrir, agora se tiver sujeira nos filtros vai ter dificuldades na entrada da água ok

      Excluir
    2. Boa noite Celso!

      Esqueci de mencionar, mas verifiquei toda a rede de agua, mangueira e filtro. Fiz o teste ligando as valvulas na mangueira. o jato de agua que saiu foi forte. encaixei o dispenser e o volume de agua foi normal. Quando monto tudo e ligo na placa, a vazão é muito baixa. Aproveitando a ocasião, a placa é da multibrás cod. 326038035 - 220v - brastemp clean de 6kg.
      O que pode ser?

      Excluir
    3. Então, com a válvula instalada na lavadora, coloque para encher e veja com multimetro se está chegando a voltagem correta na valvula, eu acho estranho esse defeito, uma vez que vai corrente para a peça ela tem que abrir, e uma vez aberta a água tem que passar normalmente, as vezes é problema interno no diafragma da valvula que mesmo energizada não abre toda, mas voce disse que fora da lavadora ela abre e com pressão, estranho isso, meça corrente eletrica na peça, se estiver errado a volagem, pode ser placa eletronica, mas repito, não é comum esse problema.

      Excluir
  59. Olá, obrigada por estar ajudando muita gente com estes problemas... pois já fui enganada por técnicos diversas vezes e desde então eu mesma faço alguns reparos.

    Tenho um Electrolux turbo 12kg e hoje ela apresentou algo que nunca vi, encheu normalmente, com a demora de sempre, porem esta batendo bem devagar, devagar mesmo....
    O que pode ser? Queria reparar eu mesma..

    Já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, podem ser capacitor ou placa eletronica, ou pode estar programada em delicados, se estiver em delicados bate bem devagar mesmo.
      Caso esteja em programação normal, acho que poderia trocar o capacitor do motor para testar, é uma peça barata, vai custar na faixa de 15/20 reais, acho que é valido arriscar.

      Excluir
  60. Celso meu amigão a Maquina de minha mãe Brastemp Clean 6kg Modelo:BWC06ABANA00 Serie:CB7305529A
    entra pouca água demora muito tempo pra encher a lavadora eu já retirei o filtro dos 2 lado da mangueira,
    e continua o mesmo problema.sera que e preciso comprar outra bomba d'água? quanto deve custa?
    A água só cai rápido quando e Duplo enxague O que pode ser? Deus te Abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xan, é problema em uma das vias de entrada da valvula de tres vias, troque custe em média 25,00 vou deixar um video ensinando como trocar nesse modelo ok, cole no seu navegador.

      https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

      Excluir
  61. Boa tarde Sr. Celso, preciso de sua ajuda desesperadamente. Tenho uma maquina de lavar Brastemp de 10 kgs com um ano de comprada, a entrada da água é extremamente fraca cada técnico que vem diz uma coisa, estou louca sem poder lavar minhas roupas E OUTRA COISA DERRAMA MUITA ÁGUA POR BAIXO QUANDO BOTA ÁGUA SUJA PRÁ TUBULAÇÃO, um dos técnicos me disse que é pq água é fraca, se for isso existe algum tipo de pressurizador que possa usar ?. NÃO SEI O QUE FAZER, POIS A CADA O MONTE DE ROUPAS PRÁ LAVAR CRESCE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é complicado te ajudar nesse caso, porque não é defeito da lavadora, é defeito na sua pressão de água, tem que corrigir isso, a lavadora não puxa a água, ela apenas libera a passagem da água, e se não tem pressão o fluxo fica prejudicado. acho que pressurizador não vai resolver, se tiver mesmo muito pressa, ajude ela encher com um balde, uma mangueira, mas cuidado para nao transbordar.
      Quanto ao vazamento de água, eu também não posso ajudar, preciso saber de onde é o vazamento, por baixo com certeza está vazando, porque a água tem que cair , mas você tem que descobrir de onde exatamente está vindo o vazamento, para a gente te ajudar a corrigir.

      Excluir
    2. Então, veio um moço que é técnico aqui em cs ele abriu a tampa de traz e descobrimos que é por causa da vazão da água que é pouquíssima, ou seja: a água cai metade no sexto e outra metade entre o sexto e a parte que fixa fixa; a sugestão que ele deu foi a seguinte: colocar dois pés mais alto na frente para que o sexto fique um pouco, vamos dizer, deitado para traz.
      MINHA PERGUNTA É? NÃO EXISTE PRESSURIZADORES PARA MÁQUINA DE LAVAR? Se eu colocar um pressurizador de chuveiro será que não aumentaria a pressão? já que não podemos mexer na cx dágua em cima do prédio..., vi um pressurizador da Lorenzetti PL 9 na internet, será que não resolveria o problema? Mais uma vez por gentileza me ajude, caso a mudança dos pés não resolva.
      Ah a proposito minha lavadoura é uma Brastemp de 10 kgs ref BWC10BB CLEAN 220 V

      Excluir
    3. Eu não sei como funcionam pressurizadores, eu conserto lavadoras, então entendo de lavadoras e se colocar um pressurizador, ele vai ser um acessório externo ao produto, converse com o vendedor, veja com ele se o pressurizador tem capacidade de puxar a água da caixa e aumentar a pressão para a lavadora, se ele fizer isso, com certeza vai resolver o seu problema.

      Excluir
  62. olá celso, aqui é o Tiago. tenho uma Consul facilite 10kg ela esta enchendo com apenas um fio de água, e tem vez que a mangueira da água começa a tremer! eu coloco ela para encher e ela depois de um tempo começa a esvaziar piscando o botão de enxágue duplo. Quando ela consegue encher a tempo ela lava normal, ela enxágua normal como se não tivesse nem um problema. isso só acontece no primeiro enchimento de água. oque faço? me ajuda por favor. (tiagomj@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a valvula de entrada dupla de água, vai corrigir o problema, essa semana, vou postar no youtube como se troca a valvula desse modelo, acompanhe meu canal ok, abraço

      Excluir
  63. Olá. Tenho uma brastemp bwu11ab e não cai água pelo acqua spray, cai muito pouco e somente no lado direito. Ela faz o barulho de motor funcionando mais não cai água.
    O que pode ser? A pressão está a mesma de quando funcionava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, imagino que sua lavadora ainda esteja na garantia de fábrica, pois é produto novo, então tem que chamar um técnico da rede autorizada para corrigir o problemas sem custo se estiver mesmo em garantia, mexer em produto ainda na garantia, viola os termos de garantia.
      Pode ser a valvula de entrada de água, mas se estiver na garantia, não pode mexer ok.

      Excluir
  64. Elita
    Bom dia!
    Tenho uma electrolux LTE12 e a mesma parou de puxar água. Meu marido que é técnico em outra coisas já verificou a válvula de entrada de água e testou diretamente na tomada com um cabo de força e estava normal. Ele então trocou a placa de interface e testou a máquina que funcionou, acontece que quando montou tudo, eu testei novamente e nada de funcionar. Você teria uma luz para nos dar sobre esse problema? Adorei seu blog, muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa modelo de electrolux eu não gosto de dar instrução, ela apresenta muitos defeitos, as vezes nas chaves seletoras, as vezes na placa e outras vezes na fiação que é muito fina e perde contato com os componentes, então o melhor a fazer é chamar um técnico que realmente entenda desse modelo, de preferencia um técnico da rede autorizada dessa marca ok.

      Excluir
  65. Olá, Celso!
    Bom, tenho uma lavadora Brastemp Clean 8kg que centrifuga na hora que quer. Parece que ela tem vontade própria!!!
    "-Agora não vou centrifugar." "- Agora, vou!" - Parece falar...
    Bom, virei a máquina e notei que ela tem uma mola, que parece passar os estágios de lavagem. Os estágios passam normalmente. A bomba joga a água pra fora. Mas, ela fica drenando, drenando, drenando e não centrifuga, às vezes. Ela passa pro estágio de centrífuga e não gira. Faz que vai girar e não gira. Se escuta o estalo do estágio da centrifugação e ela fica tentando girar. Olhei embaixo e a correia parece estar sem folga. Não abri, mas vou fazer isso daqui a pouco. Lembrei de outra coisa: ela estava soltando uma "sujeirinhas" quando eliminava a água. Bom, limpei o filtro de metal da mangueira. Aliás, ela está entrando pouquíssima água e a pressão é excelente. Bom, mexi nessa mola e os estágios passaram manualmente. Voltei-o pro lugar. A máquina centrifugou. Agora não quer centrifugar. Talvez a correia esteja escorregando, não sei. Mas, gostaria que me ajudasse. Quero abrí-la e olhar se todas as mangueirinhas estão limpas. E testar mais alguma coisa. Como faço?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, complicado esse defeito aí na sua lavadora, podem ser várias as causas desse problema
      PRESSOSTATO - é o controle de nivel, e pode influenciar na centrifugação, nele fica ligado uma mangueirinha, que vem do tanque, se tiver sujeira nessa mangueira, limpe, tire e sopre em direção ao tanque, depois retire os fios do pressostato, aperte os terminais, cuidado para não ligar errado, pode ser mal contato nos fios, sujeiras ou o proprio pressostato.
      CAPACITOR - é ele quem da força ao motor para que a lavadora tenha tork, tanto para lavar quanto para centrifugar.
      PLACA ELETRONICA - Pode apresentar problemas intermitentes, ou seja quando aquecidas deixam de executar algumas funções, então não está fácil, sem ver o produto dizer onde está o problema da sua lavadora, possa apenas dar as dicas que dei ali encima.

      Excluir
  66. celso,preciso de sua ajuda minha maquina da eletroluz de 8kg nao para de encher ela so para quando desligo ,coloquei no nivel de agua mais baixo e ela encheu ate a boca e nao para mais qual sera o defeito? por favor me ajude obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceiça, pode ser que a mangueira do pressostato esteja obstruida, ou rachada, ou solta.
      Entao abra a tampa, e vai ver uma mangueirinha, ligada no tanque e subindo para a tampa, onde é ligada no pressostato, veja se tem sujeira dentro dela, tire e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar direto, se tiver sujeira, limpe, se tiver rachada vazando ar, troque essa mangueira, esse é o defeito mais provável ok

      Excluir
  67. Olá Celso, aqui é a Elisa, do Rio de Janeiro... Comprei uma Consul Facilite 10 kg, há apenas um ano e meio, e já está com esse problema, entrando apenas um fio d'água... Teria como vc me dizer se esse serviço de troca de válvula é muito caro??? Estou tão revoltada Celso, uma ano e meio é tão pouco pra uma máquina dar problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, não fique irritada assim, não tem motivos, é comum produtos apresentarem problemas, sabe qual a vantagem? você comprou uma lavadora que tem peças no mercado e por um preço bem bom, imagine se tivesse comprado uma samsung por exemplo, talvez não achasse a peça, e a mão de obra seria um absurdo, então vai gastar uns 25,00 na peça e você mesma pode trocar, vou deixar uma postagem que pode te ajudar ok, esta semana estarei postando um vídeo de como trocar essa valvula, mas é bem simples mesmo, abraço e relaxe querida, esse é um defeito simples e barato.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-consul-nao-entra-agua-modelo.html

      Excluir
  68. Olá me chamo Charles minha maquina consul maré 10 KG estava entrando pouca agua e inventei de tirar a mangueira e limpar a peneira que tem dentro da válvula de entrada de agua, como fiz com uma faca acabou quebrando a peneira em varias partes. mesmo assim limpei e recoloquei, porem agora a maquina melhorou bem pouco a entrada de agua, e quando ela termina de encher ainda assim continua indo agua em quantidade bem pequena pra dentro da maquina. agora nao sei se entrou alguma sujeira até partes da propria peneira, deixei sem peneira e entrou tbm. comprei um kit novo mas nao sei se irá resolver não consegui trocar ainda. posso abrir sem medo? é facil a troca?
    Obrigado.
    Charles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, é bem simples fazer a troca, e com certeza se entra água mesmo depois de cheia e lavando, tem defeito na valvula, agora se sua pressão de água é pequena, não espere muita melhora, pois a valvula apenas libera passagem de água, se for fraca, vai continuar fraca.
      tem uma postagem aqui no blog, da troca da valvula de outro modelo de consul, mas é bem parecida, vou deixar aqui para voce ver ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-consul-nao-entra-agua-modelo.html

      Excluir
    2. Então..
      Deu tudo certo, troquei e a entrada de agua melhorou demais, ela enche em nível 1 em 9 ou 10 minutos.
      vi que o normal é até 12 em algum lugar rsrsrs
      aquela peneira é mesmo necessária? não pode deixar sem ela?
      O meu problema começou depois q tirei ela pra limpar. creio q pedaçinhos devem ter ido pra dentro da valvula.
      Valew Charles

      Excluir
    3. A peneira, filtro, serve para impedir que resíduos de sujeira entre na valvula e cause problemas, mas se já tem um filtro na mangueira, pode deixar sem.

      Excluir
  69. Bom dia Celso. Parabéns pelo blog, primeiramente.
    Tenho uma Lava & Seca Brastemp - 7 kg (BWS24AS), porém esse problema está acontecendo...está entrando pouca água. Já verifiquei o filtro e a pressão da água é muito boa. O que mais podemos verificar.
    Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, eu não recomendo e nem conserto lava e seca
      Mas se estão limpos os filtros e a pressão da água é boa, o defeito só pode estar na válvula de entrada de água.

      Excluir
  70. Boa noite! Eu tenho uma Brastem de 12kl, e toda vez em que eu tento lavar as roupas, não demora muito tempo e a maquina dispara para enxágue duplo, não sei mais oq fazer! Preciso de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa, infelizmente não posso te ajudar, nem existe Brastemp de 12 kilos, eu trabalho sempre com modelo exato, não com litros, pois tem varios modelos da mesma litragem, mas no seu caso, nem existe o produto.

      Excluir
  71. Olá, Celso!
    Tenho uma Electrolux LTC 15KG, e a mesma está entrando aguá por cima , ali no compartimento de sabão e a maciamente, ontem qd fui usar percebi que elá está enchendo por baixo, não sei se ela também tem duas entradas de água, pois no manual não encontrei nada dizendo, ai tive de colocar sabão a parte, verifiquei a mangueira onde consta a peneira e a mesma está limpinha, que o de fazer Celso, dá pra eu mesma fusar?

    desde já agradeço e meus parabéns pelo Blog!!!

    Dulce - Guarulhos-SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce, não entendi, o entrar água por cima, e o ontem quando fui usar está entrando água por baixo???
      desculpa, mas não entendi mesmo.....

      Excluir
  72. Ola, Celso
    tenho uma consul facilite 10 kg wcw ab ana10 ela faz todo o procedimento mas quando chega no enxague ela para e nao enche
    vc pode me da uma soluçao . eu ja troquei a valvula de agua, sera q pode ser a placa de potencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser a placa, ja que o defeito mais provável seria a valvula, mas antes teste a valvula nova, veja se as duas vias estão funcionando, vai que por um azar daqueles a valvula nova está com a via do enxágue queimada...

      Excluir
  73. olá, tenho uma maquina consul, cwg11ab, onde esta entrando água, mas pelo que percebi não esta ligando o motor que puxa agua, sera que ele esta queimado? qual o processo de troca para essa maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra a tampa, retirando os dois parafusos da tampa fixa, levante a tampa e force para a frente, assim a tampa se desencaixa, levante a tampa, e vai ver a valvula dupla de entrada de água, ela é a peça onde está rosqueada a mangueira de entrada de água, tem duas bobinas elétricas, teste para ver se tem uma delas queimada, se tiver troque a valvula dupla, é bem simples a troca, tenho uma postagem de outro modelo, um pouco parecida com essa porém não identica, mas vai te ajudar ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-consul-nao-entra-agua-modelo.html

      Excluir
  74. Existe algo que possamos fazer para aumentar a pressão da água que vai da caixa d'água para a máquina? Obs.: Pressão baixa mesmo com filtros limpos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não Marcia, já ouvi leitores dizerem que instalam pressurizador, mas nunca fiz, até porque na área técnica lidamos apenas com a lavadora, e não com o ponto de água, isso não é da nossa alçada, mas pesquise sobre pressurizador de água e se pode ser instalado em lavadoras de roupa ok, abraço.

      Excluir
  75. Celso
    Tenho uma Brastemp 10kg, o problema q vem apresentando é o seguinte: quando programo a maquina para iniciar o ciclo ela começa normalmente. Enche, bate, drena a água, mas quando vai enxaguar a água que entra é bem pouca, a água utilizada vem de uma torneira de duas saídas e quando abro a saída onde não está conectada a maquina, a água volta a encher normalmente, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeito na valvula de entrada de água, ela tem uma valvula de tres vias, e uma das vias está com diafragma com problemas Evaldo, veja como trocar nesse vídeo

      https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

      Excluir
  76. Boa noite. Me chamo cecile e tenho uma consul facilit 11 kg e quando ligo coloco as roupas ela faz todo processo mais quando chega no enxague ela para da um estalo como se fosse esvaziar e não faz mais nada. Ou seja . Não consigo lavar as roupas, o que faço? Me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se entendi, ela entra água, bate, joga fora, centrifuga, e depois disso quando teria que entrar água novamente para enxaguar ela para, se for mesmo isso, pode ser que tenha queimado uma das vias da valvula, a valvula é que entra água, se queimou a via do enxágue, quando tiver que entrar água para o enxágue ela vai mesmo parar e não encher, vou deixar um video para te ajudar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=EFAzH3It4vY

      Excluir
  77. Vamos ver se entendi, ela entra água, bate, joga fora, centrifuga, e depois disso quando teria que entrar água novamente para enxaguar ela para, se for mesmo isso, pode ser que tenha queimado uma das vias da valvula, a valvula é que entra água, se queimou a via do enxágue, quando tiver que entrar água para o enxágue ela vai mesmo parar e não encher, vou deixar um video para te ajudar ok

    https://www.youtube.com/watch?v=EFAzH3It4vY

    ResponderExcluir
  78. ola, eu gostaria de ajuda com a minha lavadora de roupa Consul maré 7.5Kg
    quando agente liga ela, em vez de começar a encher de água ela já pula para o estagio de mexer a roupa.
    qual o problema dela e o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha sujeira na mangueira do pressostato, dessa forma ela não vai centrifugar e bater sem água, pode ser também defeito no pressostato, tire a tampa e solte a mangueira do pressostato, sopre em direção ao tanque para ver se tem sujeira, se tiver limpe, depois monte e teste, vou deixar um video para te ajudar com isso, não é a mesma lavadora, mas vai servir de base para vc entender ok, abraço

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=Y7wPGFohAN0

      Excluir
  79. boa noite. celso, muito obrigado por nos ajudar.olha tenho uma Brastemp Active . ela estava funcionando normalmente ate ontem quando ela começou a demorar muito para encher. cai apenas um pouquinho de água dentro da maquina quase que em gotas. vi outros comentários q você fez e conferi os dois filtros e lavei. mas o problema persisti vi também a questão da válvula se você acha que pode ser ela queria saber como faço para eu mesmo concertar. pois aqui na minha cidade não tem assistência e é muito longe de onde tem. desde ja muito obrigado por sua ajuda e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser a valvula, aliás é a causa mais provável.

      Excluir
  80. desculpe esqueci de mencionar que a maquina e de 11kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou deixar um vídeo para te ajudar, se tiver que trocar.

      https://www.youtube.com/watch?v=K2PItwb93pE

      Excluir
  81. Boa tarde Celso!
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, é muito bom saber que podemos contar com a ajuda de alguém que realmente entende do assunto.:)
    Bem, vamos lá ao problema.:)
    Tenho uma Brastemp Clean 6 kilos que , mesmo com muita pressão cai pouquíssima água, já limpei os filtros e continua a mesma coisa.Todos os outros processos estão funcionando normalmente, você acha que pode ser preciso trocar a valvula?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alyssa, se tem pressão boa na torneira, ou no ponto que fornece água para lavadora, e mesmo asssim cai pouca água dentro do produto, tem sim que trocar a valvula, vou deixar um video para te ajudar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

      Excluir
  82. ola celso. valeu muito suas dicas séqui suas instruções. e agora a maquina esta trabalhando direitinho, muito obrigado mesmo por sua ajuda.

    ResponderExcluir
  83. Alyssa, se tem pressão boa na torneira, ou no ponto que fornece água para lavadora, e mesmo asssim cai pouca água dentro do produto, tem sim que trocar a valvula, vou deixar um video para te ajudar ok

    https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

    ResponderExcluir
  84. ola celco espero q vc possa me ajudar tenho hma concul facilete 10kls senpre usei o ciclo 4 dela e sempre cunprio td l ciclo sem problemas agora ela ta indo e parando na larte no enxague ai a luz de enxague duplo fica piscando sem eu ter solicitado enxague duplo e ai fik piscando ate eu desliga so vai p centrifucacao se eu desliga e liga novamente colocando direto na centrifucacao oq fasso esra quebrada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simara, parece que queimou a valvula de entrada de água, a valvula tem duas partes elétricas, uma para lavar e outra para enxaguar, tem que testar a via do enxágue e ver se ela parou de entrar água, vou deixar um video para te ajudar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=EFAzH3It4vY

      Excluir
  85. Prezado Celso, bom dia! Tenho uma máquina Brastemp Active e tenho observado que às vezes aparecem uns lodos na roupa já lavada. Eu lavei a máquina com água sanitária no ciclo normal, mas ainda assim continuam aparecendo. Você sabe me informar o que devo fazer? Limpando esse filtro, pode ser que me ajude? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, quando começa a soltar sujidade na roupa, tem que chamar um profissional para desmontar ela e lavar tudo internamente, precisa de ferramentas grandes para isso, somente um tecnico pode fazer, veja como fica dentro da lavadora

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-sujando-roupas-excesso-de.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/08/lavadora-sujando-as-roupas-como-limpar.html

      Excluir
  86. Bom dia Celso,
    Possuo a Eletrolux LT 12F BR 110V, a 2 anos. E agora comecou o problema. Ela completa o processo de lavagem, porém as vezes, demora mais de 1 (uma) hora para destravar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que seria destravar, que eu saiba nesse modelo não tem trava de tampa...

      Excluir
  87. Obrigado Celso por proporcionar este conhecimento. Foi de grande ajuda e consegui resolver o meu problema.

    ResponderExcluir
  88. Tenho uma Brastemp ADVANTECH Wash 8kg com os seguintes problemas: 1) não para de encher quando atinge o nível de água (em qualquer estágio), 2) a máquina enche quando chega no enxágue e, as vezes, joga a água fora sem completar o ciclo e desliga (solução: encher a máquina novamente e pular para o enxágue (na última semana quase sempre apresentou o problema). você consegue me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela continua enchendo e batendo a roupa, ou nem chega a bater, apenas vai enchendo até transbordar, se bater e continuar enchendo, pode ser valvula de entrada de água como nesse video

      https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

      mas se nem chega a bater e entre sem parar, pode ser sujeira na mangueira do pressostato

      https://www.youtube.com/watch?v=LmReKgLxcWs

      Excluir
  89. Celso, os meus parabéns pela excelente dádiva dos seus conhecimentos a quem deles precisa
    Felicidades
    Manuel de Jesus
    Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel
      Um prazer ter um visitante de tão longe, minha mãe e irmã moraram por alguns anos em Lisboa, foram trabalhar aí, e disseram que os portugueses são muito amigáveis.
      Que Deus sempre esteja com você e com os seus, abraços.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.