TUDO AQUI

Está página está em construção e brevemente, terá links para todas as postagens do blog, desde a primeira até a ultima postagem, volte logo que estarei atualizando, em pouco tempo estará atualizada.



04/03/13 - Qual a melhor lavadora de roupas?
02/03/13 - Eletrobomba, a peça mais trocada nas lavadoras
02/03/13 - Solução de defeitos com lavadoras e geladeiras
02/03/13 - Botões do painel lavadora furados
02/03/13 - Secar roupas atrás da geladeira, pode?
01/03/13 - Onde Encontrar peças originais Brastemp e Consul?
01/03/13 - Lavadora acende o painel, mas não liga
01/03/13 - Lavadora sujando as roupas
28/02/13 - Geladeira esquentando as laterais externas
27/02/13 - Eliminando baratinhas francesas
25/02/13 - Como usar corretamente as lavadoras
24/02/13 - Como instalar corretamente a lavadora?
23/02/13 - Refrigerador BRG39 não refrigera
23/02/13 - Perguntas sobre Brastemp e Consul
23/02/13 - Sabão ralado, podemos usar em lavadoras?
23/02/13 - Secadora com barulho
21/02/13 - Novas lavadoras de 11 kilos Brastemp
20/02/13 - Mondial e Clean, defeitos e soluções

19/02/13 - Lavadoras Brastemp, defeitos e soluções
17/02/13 - Minha geladeira me parou de gelar
 

17/02/13 - Lavadora não solta água, não centrifuga
16/02/13 - Lavadoras Brastemp 11 kilos, perguntas e respostas
14/02/13 - Lançamento de novas lavadoras
13/02/13 - Barulhos em refrigeradores e freezers
10/02/13 - Freezer, importante saber
07/02/13 - Dicas de uso do fogão
05/02/13 - Dica para conserto de eletrodomésticos
05/02/13 - Geladeira com mal cheiro, com odor
03/02/13 - Borracha da porta da geladeira ruim
30/01/13 - Lavadora sujando roupas, como limpar?
30/01/13 - Furei o congelador com faca, o que fazer?
29/01/13 - Porque tantas reclamações com lavadoras?
29/01/13 - Lava&Seca, é um bom negócio?
27/01/13 - Lavadora antiga, compensa consertar?
27/01/13 - Lavadora 11 kilos Brastemp pulando, trepidando
27/01/13 - Aproveitando melhor sua lavadora
26/01/13 - Quem sou

170 comentários:

  1. Boa tarde Celso,
    Tenho uma geladeira brastemp frost free DF 48 Celebrate. Há algum dias estou percebendo um barulho de sobrecarga do motor do frezeer. O mesmo esta congelando a carne porém não o sorvete. Hoje meu marido desmontou e percebeu que todo o motor encontrava-se congelado e que a ventuinha estava com dificuldade de funcionamento por este motivo. O que pode ter causado o congelamento? Como podemos consetar? (Tenho uma foto do motor congelado, como faco para anexar?)

    Att,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, sua geladeira não é Brastemp, com certeza é ELECTROLUX
      Se for a CELEBRATE, só resolve trocando um kit, que é composto por placa eletronica, ventilador com sensor, e rede sensora, vou deixar um video, de outra geladeira Electrolux, que também troca o kit, assim vai saber como proceder, pois as peças são identicas, mudando apenas alguns detalhes, mas o procedimento é o mesmo, mas veja bem, antes de adquirir e trocar o kit, teste antes a resistência de degelo, ela fica em volta do congelador, pode testar ligando direto na tomada, se aquecer está boa, então troque o kit, vou deixar o link do video aqui embaixo para vocês verem como faz, comprem o kit da DF48, desque a resistencia esteja ok, abraços Ana.

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  2. Bom Dia Celso.
    Tenho uma lavadora brastemp clean 10k, mas quando ligo na tomada ela começa logo a encher o tambor, antes mesmo programa-la. Lava normalmente, mas ao final da centrifugação inicia o ciclo novamente parece que acabei de colocar a roupa.
    Por favor me dê uma luz.
    Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque para centrifugar, se ela centrifugar e mesmo assim ficar entrando água ao mesmo tempo, parace ser placa eletronica.

      Excluir
  3. Ola Celso !

    Tenho uma Electrolux DC 47 airflow. Ela está com formação de gelo na parte de baixo, o freezer está normal.
    Já verifiquei o ventilador e está normal. Que me dizes dessa situação ?

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser insuficiência de gás, isso faz acumular gelo em apenas um ponto da placa fria, ela deixa de gelar a parte de baixo, mesmo tendo formação de gelo, mas como não gela toda a placa, o gelo não atinge o sensor do termostato, o produto não desliga e começa a se formar um bloco de gelo, antes de mais nada, desligue da tomada, deixe com as duas portas totalmente abertas para que derreta todo gelo, depois religue, um prazo de 24 horas pelo menos, ao religar, se ela não voltar ao normal, pode ser falta de gás como disse, então chame um profissional para constatar se é mesmo isso e corrigir, fazendo uma carga de gás.

      Excluir
  4. ola bom dia eu tenho uma geladeira consul duplex mod crd 48 a mesma esta formando gelo na saida do regulador de ar
    isso e normal sou muito grato por sua ajuda que deus elumine o seu caminho um abrço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, pode ser apenas por ter deixado a porta aberta sem perceber, então desligue da tomada, deixe as duas portas totalmente abertas por 24 horas e depois religue, se o problema persistir chame um técnico para corrigir, mas se a causa for somente porta aberta, esse procedimento vai corrigir ok.

      Excluir
  5. Francisco, pode ser apenas por ter deixado a porta aberta sem perceber, então desligue da tomada, deixe as duas portas totalmente abertas por 24 horas e depois religue, se o problema persistir chame um técnico para corrigir, mas se a causa for somente porta aberta, esse procedimento vai corrigir ok.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Celso!

    Meu nome é Jorge tenho um refrigerador Frost Free DF34 Electrolux, o mesmo parou de refrigerar a parte inferior e na parte do freezer cria gelo nas saídas de ar. Deixei o refrigerador desligado descongelando por 1 dia e voltei a usar, refrigerou parcialmente a parte inferior mas não como antes mesmo estando no máximo de potencia, também ela esta com um ruido parece que esta forçando, oque pode estar havendo com o refrigerador lembrando que voltou a parar de refrigerar a parte inferior, parece que perdeu a potencia? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, parece que o problema dele é com degelo, tem que abrir o compartimento freezer e constatar isso, imagino, que o produto tenha deixado de fazer os degelos, assim acumula gelo e impede a circulação de ar, e a hélice do ventilador pega no gelo fazendo barulho, tem que desmontar o freezer, e testar a resistencia de degelo que fica em volta do congelador, pode testar, ligando um cabo de força nela e ligando direto na tomada, ela tem que aquecer.
      Se estiver queimada troque, se não, aconselho trocar a rede sensora com bimetalico e timer, assim vai resolver o problema ok.

      Excluir
  7. Olá, Celso!

    Tenho um refrigerador Frost Free DF34 Electrolux, o mesmo parou de refrigerar a parte inferior e na parte do freezer cria gelo nas saídas de ar. Deixei o refrigerador desligado descongelando por 1 dia e voltei a usar, refrigerou parcialmente a parte inferior mas não como antes mesmo estando no máximo de potencia, também ela esta com um ruido parece que esta forçando, oque pode estar havendo com o refrigerador lembrando que voltou a parar de refrigerar a parte inferior, parece que perdeu a potencia? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. orge, parece que o problema dele é com degelo, tem que abrir o compartimento freezer e constatar isso, imagino, que o produto tenha deixado de fazer os degelos, assim acumula gelo e impede a circulação de ar, e a hélice do ventilador pega no gelo fazendo barulho, tem que desmontar o freezer, e testar a resistencia de degelo que fica em volta do congelador, pode testar, ligando um cabo de força nela e ligando direto na tomada, ela tem que aquecer.
      Se estiver queimada troque, se não, aconselho trocar a rede sensora com bimetalico e timer, assim vai resolver o problema ok.

      Excluir
  8. Celso Jair, Meu nome é Viviane, vou compra um maquina de lavar roupa, somos em duas pessoas aqui em casa, lavo roupa 01 vez pro semana, gostaria que vc me indicasse uma maquina boa, e de fácil manutenção onde o meu próprio marido pudesse trocar a peça caso precisasse .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, indico lavadoras que tenham peças disponíveis sempre que precisar, e de fácil manutenção, então compre qualquer modelo que lhe convier das marcas Brastemp ou Consul.
      Agora dois conselho muito proveitosos:
      - Não faça lavagens seguidas na lavadora, sempre entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos uma hora, assim o conjunto descansa e esfria, você disse que lava roupa uma vez por semana, não é aconselhável, pois quem usa a lavadora assim, acaba fazendo duas ou tres lavagens seguidas, e isso destrói o produto em pouco tempo.
      - Outra dica importante, é não deixar a lavadora ligada a tomada quando não estiver em uso, terminou de usar, desligue da tomada ok.

      Excluir
  9. Boa Tarde, Jair..

    Vou comprar um maquina de lavar roupas. Somos em duas pessoas e lavo roupa no maximo duas 02 por semana, gostaria que vc me indicasse uma maquina boa. Onde a manutenção seja facil e o meu proprio marido possa fazer esse serviço.

    Agradeço ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, indico lavadoras que tenham peças disponíveis sempre que precisar, e de fácil manutenção, então compre qualquer modelo que lhe convier das marcas Brastemp ou Consul.
      Agora dois conselho muito proveitosos:
      - Não faça lavagens seguidas na lavadora, sempre entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos uma hora, assim o conjunto descansa e esfria, você disse que lava roupa uma vez por semana, não é aconselhável, pois quem usa a lavadora assim, acaba fazendo duas ou tres lavagens seguidas, e isso destrói o produto em pouco tempo.
      - Outra dica importante, é não deixar a lavadora ligada a tomada quando não estiver em uso, terminou de usar, desligue da tomada ok.

      Excluir
  10. Viviane, indico lavadoras que tenham peças disponíveis sempre que precisar, e de fácil manutenção, então compre qualquer modelo que lhe convier das marcas Brastemp ou Consul.
    Agora dois conselho muito proveitosos:
    - Não faça lavagens seguidas na lavadora, sempre entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos uma hora, assim o conjunto descansa e esfria, você disse que lava roupa uma vez por semana, não é aconselhável, pois quem usa a lavadora assim, acaba fazendo duas ou tres lavagens seguidas, e isso destrói o produto em pouco tempo.
    - Outra dica importante, é não deixar a lavadora ligada a tomada quando não estiver em uso, terminou de usar, desligue da tomada ok.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde tenho u fogao continental gran prix e tem um vasamento na parte supreio do fogao , eu acho que e registro de ramal pois o eixo esta com folga
    outra coisa e que quando o butijao esta chei nao sai cheiro nenhum,de gas mas quando esta ficando vazio o bicho vaza na parte de cima do fogao,preciso saber o que posso fazer. aguardo retorno via e-mail fdutra2011@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, eu não trabalho com essa marca, mas vazamento de gás, tem que localizar onde é exatamente, se suspeita da torneira, coloque bastante espuma de sabão na peça e veja se começa a formar bolhas, indicando vazamento, se for mesmo na torneira, troque a peça e pronto.

      Excluir
  12. Bom dia, tenho uma geladeira xrx48d brastemp.. ela não está entrando o ventilador da parte de baixo, consequentemente não está resfriando.. apenas o congelador funciona... ao ligar, ela fica apitando porta aberta mesmo com elas fechadas. Fuçando na net, isso pode significar alta temperatura interna. Achei também umas rotinas de teste dela e descobri que a placa frontal apresentava problemas. Bem, comprei a placa e troquei, agora funcionando todos os botões, fiz a rotina de testes e vi que o ventilador de cima e de baixo não estão entrando, mas quando testo o compressor, o ventilador de cima entra. será que pode ser aquela placa que fica atrás dentro da caixa branca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser sensores de temperatura que ficam no compartimento freezer, acho que deveria trocar os sensores, antes de trocar a caixa controle, talvez apenas eles resolvam o problema ok.

      Excluir
  13. Caro Jair , Gostaria de saber se vc tem algum comentário pra fazer desse modelo de maquina de lavar, BWG11AB, pois fui pesquisar e ela está no preço bom, mas estou em duvida pra compra. Caso não seja uma boa maquina , qual modelo vc sugeri?

    Agraços... fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é uma lavadora nova, ainda não tem tempo suficiente de mercado, para que possa ser avaliada, praticamente, todas elas ainda estão em garantia, e só são manipuladas por técnicos da rede autorizada, mas é uma Brastemp, e essa marca significa segurança e qualidade, será sim uma compra segura.
      Quando indico uma lavadora confiavel, eu indico dois modelos anteriores, que estão no mercado a muitos anos e se consolidaram como excelentes lavadoras, BWL11A e BWB11A

      Excluir
  14. Amigo boa tarde
    Tenho uma lava louças Brastemp e o time dela 721344 deu problema , essa peça tem converto? e onde poderia encontrar nova a lava louça e antiga de 80
    Agradeço se puder me ajudar
    Obrigado
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, a muito tempo não conserto dessas lava-louças antigas, mas se encontrar esse timer, somente na rede autorizada, quando ainda trabalhava na autorizada, eu deixei de trocar timer desse produto, principalmente no caso desse timer, que mesmo original, não funcionava nem por decreto, eu , se fosse para algum cliente meu, não arriscaria colocar esse timer, nem novo e muito menos recuperado, sempre foi uma problemática essa peça, mas vou deixar a lista de todas as autorizadas, assim você vê nas autorizadas mais perto de você se eles tem esse timer

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  15. Ola amigo!! minha geladeira é Biplex consul ela esta suando no parte de baixo no congelador ,a borracha e nova ,o que pode ser .Vc pode me ajudar!!!!! Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borracha nova não significa nada, borracha tem que estar vedando 100%, para que não permita a entrada de ar quente, ar quente dentro do produto vira gotas de água, então veja se a borracha não tem brechas permitindo passagem de ar, o fato de ser nova, pode estar aí o problema, se for mal instalada, vai permitir vazamento de ar quente para dentro e essa formação de água .

      Excluir
  16. Tenho, uma ELECTROLUX DFF40, ELA ESTÁ MUITO QUENTE DOS LADOS E FAZENDO GELO NA PARTE DE BAIXO ATRÁS DA GELADEIRA. DEPOIS ELA ESFRIA. É NORMAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquentar enquanto o motor está ligado, é perfeitamente normal, quando desliga esfria, é o correto, agora o que está errado é fazer gelo na parte de trás, onde é o gelo, em algum cano do motor compressor?

      Excluir
    2. Celso Jair, sim o gelo esta no cano do compressor, onde passa o gás.

      Excluir
    3. Então está com excesso de gás, possivelmente tenha sido feito um serviço recente de carga de gás, e deixaram gás em excesso, e o cano que retorna o gás para o compressor congelou, tem que retirar o excesso de gás se for isso, eu consertei uma assim hoje, e essa semana vou fazer um video sobre e postar no canal do youtube.

      Excluir
  17. Boa tarde, tenho uma lavadora Brastemp BWQ24ABANA que está vazando água no chão e não está batendo corretamente, está lento. Chamei um técnico e ele colocou no modo de centrifugação e disse que devido o barulho que está apresentando será necessário fazer reforma mecânica, você acha que a informação procede? Foi cobrado R$ 570,00.
    Se for esta a solução, o preço está adequado?

    Obrigado.

    Raphael Bertone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, quando tem vazamento, esse vazamento molha a correia e deixa a lavadora sem força, pois patina quando tem que lavar, desliza a correia e perde força, então o vazamento molha os rolamentos que começam a fazer barulho muito forte durante a centrifugação
      o kit mecanica é composto basicamente por três itens
      Conjunto mecanismo que é a caixa de engrenagem, na faixa de 70,00 (novo)
      Dois rolamentos 30,00 se tiver que trocar os dois
      mais um retentor do tanque 10,00
      se tiver que trocar mais algo como tirantes, banda de freio, e suporte do cesto, vai gastar mais 25,00

      Então teremos no máximo, 135,00 de peças, e nesse caso, o conserto está sim, muito, mais muito além do que se tem que cobrar por esse serviço, a mão de obra para isso,não tem tabela, mas 150,00 porque além de desmontar a lavadora toda, tem que se fazer uma limpeza interna para o serviço ficar de qualidade, então 285,00 no meu ponto de vista seria justissimo no meu ponto de vista, é claro que eu não posso colocar preço no serviço de outro técnico, mas tenho que ter senso de justiça e o valor cobrado, foi muito exorbitante.
      Peça mais um ou dois orçamentos, e compare preços ok

      Excluir
    2. Celso, quero agradecer a atenção e dizer que consegui uma assistência que fez por R$ 390,00.
      As peças foram substituídas e está funcionando perfeitamente.
      Novamente, obrigado.

      Raphael Bertone

      Excluir
    3. Que bom que resolveu, caro mas resolveu, abração

      Excluir
  18. Boa tarde Celso. Será que me ajudaria? A lavadora de minha mãe (Brastemp bwq 24A) está girando o agitador apenas para um lado embolando a roupa e centrifuga com o agitador junto. Já troquei o atuador de freio e capacitor e continua o problema. O que você acha disso? Será a placa? Ajudaria muito se me desse uma resposta que certamente seria válida considerando a grande bagagem de conhecimento que possui. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvano, já peguei casos assim em que era problema com o motor, ou fio quebrado no motor, puxe os fios do motor, veja se não tem fios quebrados, não basta olhar, tem que puxar eles se quebram e ficam presos apenas pela capinha do fio, então puxe todos com meia força e veja se eles vão esticar.
      Depois veja o conector do motor com a fiação, desconecte e veja se tem curto, puxe também os fios dos dois lados do conector e veja se não tem curto, se não tem fio quebrado.
      depois, abra a tampa da lavadora, e vai ver a fiação descendo pelo gabinete, na fiação tem abraçadeiras para unir os fios, as vezes onde as abraçadeira apertam os fios, eles superaquecem e dão curto, mas tem que puxar para que os fios saiam do ponto onde estão presos nas abraçadeira, pois as vezes com o curto, eles se quebram mas ficam presos, tem que mover um pouco para ver se não quebraram em algum ponto, depois disso tudo, se estiver tudo ok, pode sim ser placa eletronica, mas isso é o ultimo caso viu, primeiro a fiação, veja também os terminais que se encaixam no capacitor, as vezes os fios ficam presos no terminal apenas pela capa do fio, mas sem contato, tem que puxar com meia força.

      Excluir
  19. Olá amigo, reparei que a solução para o comentario acerca da lavadora LQ11 possa me ser útil, porém gostaria de seu aval.
    Meu produto é uma lavadora electrolux LTC12, ao ligar a mesma e escolher o nivel de água que se quer, ela enche o tambor e inicia o processo de lavagem ( molho longo+agitação; molho curto+agitação; molho+agitação; agitação) nesta etapa ela deveria entrar no modo enxague ( troca da água portanto) e finalmente centrifugar, porém não é o que ocorre. Ela simplesmente não faz aquele barulho caracteristico de TRANCO, que deve ser quando o atuador de freio é acionado para em seguida acionar o braço ligado a valvula direcionadora de fluxo d'agua, logo, o tambor fica com água e não centrifuga. Por favor peço humildemente sua orientção.
    Dessde já obriga.

    Cassiano Dias - csdias37@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser eletrobomba queimada, ou problema com o braço da valvula mesmo, tenho uma postagem aqui no blog que fala sobre isso, inclusive com fotos da peça quebrada, vou deixar o endereço aqui embaixo tá bem, mas veja antes se não tem peça de roupa dentro da bomba ou da mangueira de saída, impedindo o fluxo da água, qualquer coisa, estou por aqui, abração

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-electrolux-lq11-nao-solta-agua.html

      Excluir
  20. Celso , boa noite!
    Meu refrigerador da marca GE (RFGE 710)IN GENIUS apresentou o problema de não resfriar a parte debaixo. Desliguei o aparelho da tomada por 24 horas e o ligei novamente. O resfriamento ficou ok, mas percebi que o motor trabaha por uma média de 04 horas sem desligar, e, quando desliga fica somente uns 30 min assim.Atemperatura esta na posição "menos fria". Qual a possivle causa do problema? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com essa marca de produto que é fabricada pela Dako, vou deixar um endereço de um site, onde muitos técnicos respondem, um deles vai poder te ajudar melhor que eu, entre no forum desse site
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  21. Olá! Tenho uma Brastemp BWM08a... Já tem seus 7... 8 anos, sempre foi muito boa. Com o tempo, no fim do ano passado, ela deu problema na placa, busquei as informações aqui e foi tudo uma beleza. Parecia como nova, rsrsrs. Porém, passados uns meses, a máquina apresenta o seguinte problema:

    Ao ligar na tomada, todos os Leds piscam duas vezes, e apagam, enquanto o batedor tenta girar pro sentido horário, gira muuuuito devagar. Há também um barulho muito alto, como se a máquina estivesse forçando o funcionamento, e em questão de segundos começa a subir um cheiro de queimado e o fio que vai na tomada começa a ficar quente.
    Caso eu acione alguma das funções do painel, praticamente nenhuma funciona, a não ser a centrifugação, onde ela consegue encher, e centrifugar em partes... Pois ela começa a girar o cesto e o batedor, enquanto a eletrobomba empurra a água pra fora, porém ela para bruscamente e reinicia o processo de centrifugação.

    Ela não desliga pelo botão, apenas se tirarmos da tomada.

    Já troquei o atuador de freio e o capacitor, porém nada resolveu. O que poderia ser?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, difícil esse defeito, teria que ver a lavadora para diagnosticar corretamente, mas parece um defeito na placa de potência, tente localizar onde está esse cheiro de queimado, pode ser também uma peça em curto, causando problema na placa, a peça que superaquece fica com cheiro forte de curto, mas sem ver, acho que o defeito é na placa, mesmo sendo nova, mas como disse, pode ser uma peça em curto danificando a placa.

      Excluir
    2. Celso, fui enviar a placa para troca (afinal estava na garantia), mesmo que não pudesse ser, seria uma tentativa. Porém, antes de tudo, eu resolvi ligar a lavadora... E a bendita ligou, fez uma vez o ciclo quase que completo, porém ao sair do molho, ela voltou a fazer o barulho de antes (motor girando completamente devagar pro sentido horário), passados uns 10 segundos assim, ela começou a girar muito rápido como se estivesse centrifugando, mas sem bombear a água pela mangueira que vai pro tanque, e sim jogando tudo por cima dele. Tirei ela da tomada na hora e ela ficou lá girando por um tempo até parar. Além disso, subiu aquele cheiro fortíssimo de queimado, que dessa vez deu pra ver que era do motor, pois ele vinha do lado direito da lavadora, onde fica o motor.

      Posso prosseguir chamando um exorcista ou algo parecido? rsrsrsrsrs

      Obrigado pela ajuda!

      Excluir
    3. Pode sim ser a placa, o fato do motor esquentar, pode ser porque a placa está mandando corrente elétrica em excesso, ou insuficiente para o motor, assim ele superaquece, ainda parece ser defeito de placa eletronica, ou pode ser também apenas o capacitor do motor, se quiser arriscar em trocar o capacitor para testar, ele custa pouco, na faixa de 20,00

      Excluir
  22. Bom dia Celso Jair.
    Tenho uma Brastemp BWR22BANA, ela não está girando o tambor trocamos o solenoide e nada, continua a mesma coisa, que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, com a lavadora desligada, gire o cesto com a mão, veja se ele está solto ou preso, se estiver preso, girando com força ele vai se soltar, mas se travou, pode ser ferrugem nos rolamentos.

      Excluir
  23. Celso, muita ajuda vc está prestando!!
    A minha é Brastemp Frost Free 390 Duplex clean.
    Chamei um consultor(pago) e ele disse que era o ventilador (que estava parado). Disse que era 250,00.
    Preferi consultar pessoas. Vc acha que se eu mesmo o trocar , resolvo? (este ventilador custa aprox.100).
    Eu já tirei e ressuscitei o ventilador 2 vezes (lubrificando) . Voltou 3 dias na primeira e 1 dia na segunda vez.
    Abs
    Tulio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você conseguiu tirar para lubrificar, trocar é ainda mais fácil, e se um profissional foi e constatou isso também, e o ventilador já parou por outras vezes, com certeza trocando vai resolver.

      Excluir
  24. tenho uma lavadora Electrolux modelo LBU15 porem ela esta com o tanque quebrado e trincado. pois a menina bateu com o carro na maquina e prensou ela contra a parede e quebrou o tanque da maquina, trincou o cesto tbm mas o maior defeito é o tanque que vaza agua, a maquina funciona normal. a quebrou tambem a borda branca do tanque. sera que é muito caro o tanque dessa maquina ? aqui em cascavel pr me cobraram 600 reais. sugestao de reparo qual vc me daria ? reparar com araldite, Durepoxi, ou super bonder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, reparos pode ser complicado por causa da vibração na centrifugação, mas o mais seguro seria araldite.
      Não aconselho trocar as peças, além de ser caras demais, sua lavadora é muito grande, apresenta muitos problemas e problemas caros para se resolver, eu particularmente nem conserto esses modelos de 15 kilos, produtos ruins, transferem a culpa para os técnicos que prestam manutenção, recupere, use o quanto puder, e quando puder, troque de lavadora, de preferência a modelos de no máximo até 15 kilos.

      Excluir
    2. Até 12 kilos, não até 15 kilos, ok
      Corrigindo a resposta anterior.

      Excluir
  25. Boa noite Celso! Parabéns pelos vídeos e pelo Blog, achei magnifico! É o seguinte: Tenho uma lavadora Brastemp eletrônica e ela liga os leds, troca os programas normalmente, mas na hora de apertar a tecla inicio ela não funciona. A válvula da tampa já está ligada direto faz tempo. Fui fazer o teste das placas mas quando liga ela acende todos os leds normalmente e apertando o tipo de roupa não dá nenhum bip, apenas fica trocando os programas. O que pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi você no youtube, pode ser na placa e em alguns modelos de placa, é apenas em alguma tecla, e em alguns casos pode ser resolvido sem ter que trocar placa.

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Estou com um problema na minha BRM35. A molecada da rua, com linha de pipa, causou curto circuito juntando o neutro com uma fase provocando problemas em alguns aparelhos. A geladeira passou a funcionar direto, retirei o módulo de controle, estava com cheiro de queimado e efetuei a troca. Melhorou, mas demorava muito para desligar. Troquei o sensor de temperatura e o problema permanece. A geladeira gela e não junta gelo no freezer, estou com a impressão que quem desliga o motor é o sensor do degelo. A geladeira funciona umas 4 horas direto e depois fica cerca de 30 minutos a uma hora desligada. Como teste retirei o sensor do degelo e ai sim passou a acumular gelo. Recoloquei o sensor e voltou à situação anterior. Sabe dizer o que pode ser? Li uma resposta sua sobre inverter os fios do sensor térmico, faz sentido?

    Atenciosamente,
    Willian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a ver com inversão de fios, quando algum componente tem apenas dois fios, tanto faz em qual lado seja ligado, não interfere em nada.
      Estranho o defeito dessa sua geladeira, eu suponho que não seja algo eletrônico, essa geladeira, em alguns modelos da série BRM35B, apresentam vazamento de gás interno, e conforme o gás vai se perdendo, ela vai perdendo capacidade de refrigeração, tem que abrir o compartimento freezer e ver como está a formação de gelo, ele o gelo tem que preencher todas as curvas do evaporador, se completar apenas as primeiras curvas de cima, é falta de gás, aliás eu suspeito disso, veja nesse vídeo, talvez te ajuda apesar de ser outro modelo, o defeito é o mesmo

      https://www.youtube.com/watch?v=vOgVac7w828

      Excluir
    2. O técnico avaliou e disse não haver problema algum, mas não concordo com ele. Não é normal uma geladeira funcionar de 3 a 4 horas, ficar 30 minutos desligada e voltar a funcionar. Como já falei anteriormente, acho que a geladeira funciona até juntar gelo, ai o sensor de degelo desliga o motor e efetua o descongelamento, ai o motor volta a ligar. O técnico insistiu que o ciclo é este mesmo. Estou pensando em retirar o sensor de degelo, deixar funcionar por umas 5 horas - caso o motor não desligue - e depois avaliar a camada de gelo. É viável proceder assim?

      willian

      Excluir
    3. Sem o sensor, talvez ela nem vá ligar, mas o que pode estar acontecendo, é que ela esteja perdendo gás, tem ocorrido isso com esse modelo, vazamento interno de gás, assim o produto perde rendimento e demora mais a desligar.

      Excluir
  28. Celso, boa tarde!
    Primeiramente parabéns pelo site! É um excelente local para tirar dúvidas.
    Bom, eu entrei no link das lavadoras, porque tenho uma BWL11A e fiquei surpresa com a sua indicação. Tenho uma que comprei faz dois anos e meio e para minha surpresa está se destruindo. Isso mesmo, se destruindo. Começou há umas duas semanas fazendo uns barulhos que parece que estão espancando a máquina, rs e parou de centrifugar as roupas. Eu insisti em usa-la e resolvi torcer as roupas na mão. Para a minha surpresa um dos ganchos do batedor se quebrou e hoje batendo um lençol quebrou mais um. Vc sabe se tem concerto? Isso pode ter sido causado pelo problema da centrifugação? Vale a pena arrumar?
    Desde já agradeço!
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, quando quebra palhetas do agitador, e porque na hora de centrifugar, ao invés dela girar o cesto, está girando apenas o agitador, isso faz pesar muito e quebrar o agitador, isso pode ser atuador de freio queimado, ou quebrado, teste o atuador de freio, energizando ele direto na tomada, se estiver queimado, troque, se estiver quebrado também troque, essa é minha principal suspeita baseado na sua informação..

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/09/lavadora-nao-centrifuga-gira-apenas-o.html

      Excluir
  29. Bom dia produto blf08 lava louca
    Tenho uma lava louca fazem 1 ano e 3 meses e ela ficou desligada por 6 meses quando religuei ela funcionou normal e de uma semana pra ca ela comecou a ficar piscando as luzes de pesado delicado e rapido e fazendo o barulho de quando ela vai esvaziar e nao sei mais o q fazer, pois no manul nao diz o q fazer no caso deses leds piscarem ja limpei as mangueiras retirei as helices e nada adianta, se voce tiver como me ajudar agradeco

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, acho que tem que chamar a assistencia autorizada, esse produto não é todo mundo que tem domínio de como cosnertar, e quando alguém não sabe o que é, recolhe, cobra um preço exorbitante depois fica trocando peças para descobrir, então o conselho é chamar a autorizada, mas antes, com ela ligada, aperte a tecla inicio por 15 segundos, isso vai fazer a programação dela cancelar tudo que está memorizado na placa, e pode ser que tudo volte ao normal ok.

      Excluir
    2. Bruna, você encontrou o problema de sua lavalouças? a minha está com o mesmo problema. Muito Obrigado! Carlos carloshenriquemarcheti@gmail.com

      Excluir
  30. Tenho uma Consul Maré Super de 10 kg e ela apresenta 2 defeitos: barulho de engrenagem roçada na centrifugação e ela se perde durante a lavagem, parando, não drenando água. Compensa consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desmonte o painel, desligue os fios que vão conectados as placas, depois ligue tudo novamente, nesse modelo, já peguei várias com mal contato, e fazendo isso, em muitos casos volta a funcionar, isso para a parte de programação, quanto ao barulho, sem ver e sem ouvir fica impossível imaginar o que pode estar ocorrendo, veja o vídeo que vai te ajudar com a placa ok

      https://www.youtube.com/watch?v=hgqnzufKlHg

      Excluir
  31. Olá! Prezado Celso
    Seguindo as orientações do seu Blog. decidi comprar a máquina Brastemp BWG 11AR. comecei a usar a maquina esses dias e estou numa dúvida.. é normal acumular agua no recipiente do alvejante? o recipiente de sabão e amaciante , ficam vazios após a lavagem o de alvejante fica com água. é normal isso? espero que você possa me tirar essa dúvida. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, após a lavagem, não pode ter água em compartimento algum, mas essa lavadora, tem apenas dois compartimentos, um para sabão e outro para amaciante.

      Excluir
    2. Acabei de conferir aqui o modelo é o BWG11AB . A lavadora tem três compartimentos a de alvejante,sabão e amaciante.
      se não é para ter agua em compartimento algum. você poderia dizer qual o problema faz acontecer isso? gostaria de uma orientação sua. muito obrigado.

      Excluir
    3. Sua lavadora ainda pode estar na garantia, e se estiver não pode mexer, somente o pessoal da rede autorizada, mas o problema pode ser na valvula de entrada de água, ela pode estar deixando que passe um pouco de água, mesmo com a lavadora desligada, assim o compartimento vai ter sempre um pouco de água, se estiver na garantia, acione um serviço autorizado e não mexa no produto ok.

      Excluir
  32. MAQUINA BRASTEMP ANTIGA AGITA E CENTRIFUGA SIMULTANEAMENTE OQUE PODE SER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem relação com magneto, pino e nucleo, ou fiação quebrada.

      Excluir
  33. olá, comprei uma geladeira da consul frost free de uma porta. quando a geladeira chegou, fui ligar e ela simplesmente nao funciona, apenas acende a luz e faz barulho como se estivesse gelando, porém saí apenas um vento bem fraquinho que não gela. fiquei muito indignada, por isso vou pedir o cancelamento da compra, pois comprei direto do site da consul. o que eu gostaria é que vc me indicasse uma marca boa. pois preciso comprar uma máquina de lavar roupas, que lave edredon e uma geladeira, é para uso de uma pessoa só. estou com medo de comprar devido a experiencia que tive com a consul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compre frost free de uma porta epenas, não aconselho, compre duplex, Consul ou Brastemp, mas sem muita modernidade, digo sem muitas luzes nas portas, sem eletrônica demais, isso só agrega valor e probabilidade de defeitos ao produto, a lavadora pode ser Brastemp ou Consul de 10 kilos, ideal para você independente do modelo, e o fato de um produto defeituoso, não pode por em cheque uma marca conceituada como a Consul, é uma excelente marca de produtos no geral.

      Excluir
  34. Celso,

    Boa Tarde,

    Gostaria de sua opinião quanto à Lavadora de Roupas Brastemp Clean BWC08 8Kg - 110 Volts , pois sobre reclamações de que a tampa colada solta-se com facilidade. É verdade? E quanto à máquina em si é boa para 1 pessoa? Quanto ao BWL11A seria muito desperdício de eletricidade/água para o meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as tampas tem se soltado com tempo, mas trocando resolve, quando a de 11 kilos não seria desperdício, pois você pode lavar pouca roupa em um nível mais baixo, e em um programa mais curto, tem até programas de 20 minutos, economizando tempo e eletricidade.

      Excluir
  35. Olá Celso,que bom que achei seu blog parabéns, e muito obrigado por compartilhar conosco suas experiencias....tenho uma secadora Brastemp Active 10k ,á 5 anos e no último ano ela estava fazendo um barulho alto como um rangido, quando eu a ligava,depois de uns 3 minutos parava e secava a roupa normalmente,ontem fui secar minhas roupas e sempre faço em 3 ciclos( escuras,brancas e toalhas) e no último ele parou começou rodando bem lentamente depois parou, o que pode ser?e sobre as manchinhas que parecem queimadas o que é?obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha, com tempo a um desgaste no conjunto de roldanas que sustentam o cesto, muitas vezes temos que trocar elas que são duas, dependendo do desgaste da guarnição do tambor, que é uma vedação de couro que serve para evitar o atrito do tambor com o fundo da secadora, também ter que ser trocada essa gaxeta, e troco também um mancal da porta e mais um anel de atrito, esse resolve 100% o problema do desgaste e do barulho.

      Excluir
  36. Bom dia como faço para trocar o rele da geladeira bmr35

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque tem que trocar o relê do motor, tem certeza absoluta que o relê tem defeito? eu nunca troco relê desse modelo.

      Excluir
  37. Boa noite Celso!
    Estou com um problema na lavadora eletrolux turbo secagem LTS12kg, a mesma liga direto quando e plugado na tomada e gira somente o agitador no sentido horário e não faz mas nada alem disso, o que será que acontece? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparenta ser defeito na placa eletrônica, é o mais provável nesse caso.

      Excluir
    2. Celso,
      Bom dia!
      Tenho uma geladeira Consul crm42c que estava criando gelo e prendendo o micro ventilado. Conforme orientação em seu site troquei todo o quite( placa, sensor e termostático), a resistência foi testada e esta ok, só que agora o micro ventilador esta funcionando sem parar, é assim mesmo?

      Excluir
    3. Precisa de um tempo,para congelar os alimentos e depois entrar em um ciclo normal de liga/desliga.

      Excluir
    4. É que com a antiga placa toda vez que a porta do compartimento inferior era aberta o micro parava e só voltava a funcionar quado a mesma era fechada.

      Excluir
    5. Isso depois que o sensor capta temperatura suficiente para ciclo de liga/desliga, enquanto está quente, ela tem que funcionar sem interrupção para congelar tudo, depois disso, tem que desligar quando abrir a porta, mas espere umas 48 horas para observar isso.

      Excluir
    6. Celso, após 48 hs voltou a formar gelo e prender o micro motor e não congelou os alimentos. Verifiquei ainda que só está formando gelo na parte superior da comeia e no cano onde fica preso o bimetal.

      Excluir
    7. Plinio, sua geladeira tem falta de gás, por isso o evaporador não completa e por isso não gela tudo e também não desliga, vou mostra uma de outro modelo, mas também era falta de gás, assim que colocamos gás, resolveu

      https://www.youtube.com/watch?v=vOgVac7w828

      Excluir
  38. Boa noite Celso, estou com uma lavadora eletrolux LF 90 A mesma liga e desliga só que não funciona mais nada, será que e placa? pode me dar uma dica por favor! obrigada

    ResponderExcluir
  39. Tem que ter mais detalhes, liga quer dizer que ela liga, mas não entra água, já viu se ela centrifuga? de repente não está entrando água apenas e você nem sabe se centrifuga ou não, veja isso pra mim por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem e o seguinte celso, retificando a minha pergunta a LF 90 apenas só a acende a luz do o botão liga x desliga e não faz mas nenhuma função alem disso! desde já muito obrigada.

      Excluir
    2. Parece ser um defeito na placa eletrônica, ou no interruptor de tampa, teste o interruptor de tampa,ligando ele direto, jumpeando e testando a lavadora.

      Excluir
    3. Ola Celso muito grata valeu pela sua dica,pois era mesmo o interruptor da tampa que estava com defeito,um abraço fica com deus.

      Excluir
    4. Abração, e que bom que era apenas isso.

      Excluir
  40. Bom dia Celso, vc sabe me dizer se existe algum grande distribuidor/vendedor de peças antigas da Consul/Brastemp ou Electrolux? Existe mercado para essas peças antigas existe? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim mercado para essas peças, os grandes distribuidores de peças estão em São Paulo. Uma grande empresa desse ramo é a Karis Frio.

      Excluir
  41. Boa Noite,
    Minha geladeira é a Electrolux DF 34
    ela parou de refrigerar, quando cheguei em casa tava tudo descongelado e dentro da geladeira tinha ate um vapor quente.
    somente o ventilador do freezer esta funcionando.
    Oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o timer que fica perto do compressor do lado esquerdo, uma caixinha branca, de um giro na peça, no centro do timer, tem um circuluzinho, que é onde gira para fazer a programação de funcionamento do motor e do degelo, de um toque nele, de um centimetro no sentido horário, se o motor ligar, troque o timer e pronto.

      Excluir
  42. Tenho uma Lava-louças Electrolux le06b que começou a vazar água. Fui olhar com cuidado e descobri que a vedação do visor da porta estava soltando na parte interna, onde há contato com a água e, com isso, a água passou a sair pelo visor. Infelizmente acho que essa água tb pode ter afetado o painel, que fica logo abaixo do visor. Hoje a máquina siquer ligou e temo que a água tenha afetado a parte elétrica. O que você acha que eu devo fazer nesse caso? Comprei essa máquina faz dois anos e tenho usado quase todos os dias. Adaptei o móvel da cozinha para o seu tamanho e se fosse comprar uma nova no mesmo tamanho, estaria pagando o dobro do que paguei na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chame a AUTORIZADA, é um produto muito novo para apresentar esse tipo de problema, com o orçamento da autorizada, entre em contato com a Electrolux, é um defeito grave de fabricação, não poderia durar tão pouco essa vedação, mesmo não estando na garantia, argumente com eles o problema.

      Excluir
  43. Tenho uma Lava-louças Electrolux le06b que começou a vazar água. Fui olhar com cuidado e descobri que a vedação do visor da porta estava soltando na parte interna, onde há contato com a água e, com isso, a água passou a sair pelo visor. Infelizmente acho que essa água tb pode ter afetado o painel, que fica logo abaixo do visor. Hoje a máquina siquer ligou e temo que a água tenha afetado a parte elétrica. O que você acha que eu devo fazer nesse caso? Comprei essa máquina faz dois anos e tenho usado quase todos os dias. Adaptei o móvel da cozinha para o seu tamanho e se fosse comprar uma nova no mesmo tamanho, estaria pagando o dobro do que paguei na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de um produto não estar mais na garantia, não quer dizer que o fabricante não tenha responsabilidade sobre ele, se fosse outro defeito, uma peça queimada por exemplo, mas nesse caso, é um defeito mais grave, de acabamento frágil, como disse, com o orçamento de uma loja da rede autorizada, veja com a fábrica o que eles podem fazer no seu caso, se precisar de mais alguma coisa, estou por aqui, mas tem que ter um laudo, orçamento de uma loja da rede autorizada Electrolux, não pode ser de uma oficina qualquer, tem que ser de um representante da fábrica, vou deixar abaixo a lista de todas as autorizada do Brasil, veja qual está mais perto de você ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  44. Olá, tenho um refrigerador Brastemp duplex frost free 350/410 e ele parou de funcionar (gelar). Liga a lâmpada mas não resfria ou congela. Hoje de manhã já estava sem funcionar, então eu mexi na posição, desliguei e religuei e ele ainda voltou a funcionar por alguns minutos, mas depois parou de vez. O que pode ser? Será que foi gás que acabou ou será que foi o motor que queimou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nenhum dos dois, troque a caixa controle a pricípio, se nao resolver troque os dois sensores do freezer, mas de imediato apenas a caixa controle, que é a placa, como ensino nesse vídeo, veja:

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
  45. Boa noite Celso,
    tenho uma lavadora LTC12 a mesma esta apresentando um defeito que esta me deixando confuso,as vezes ela faz o ciclo completo aparentemente parece que esta normal, já no próximo ela enche bate e simplesmente não solta água, verifiquei a eletrobomba esta normal,o atuador do freio esta armando normal será que esta a vendo algum mau contato, desde já agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a eletrobomba esteja superaquecendo, então quando ela parar, abra a tampa por uma hora, para que ela para e programação e a eletrobomba esfria, depois desse prazo, feche a tampa, se ela voltar a funcionar, e´porque a eletrobomba esfriou e voltou a funcionar, nesse caso, troque a eletrobomba, pode ser tambem defeito na placa que também superaquece nessa função e para.

      Excluir
  46. Boa tarde! Tenho um refrigerador Brastemp BRM48D Frost Free 480 que foi comprado em 2005 e que por sinal está em ótimo estado de conservação.
    Em 2011 o refrigerador parou de funcionar e não gelava mais, o técnico da autorizada efetuou a troca do motor e voltou a funcionar oK.
    Em 2013 o refrigerador parou de funcionar só que dessa vez o motor ligava mas ela não gelava, o técnico da autorizada trocou a placa eletrônica (módulo) e voltou a funcionar oK.

    No dia 19/05 (segunda-feira), percebi que o refrigerador parou de gelar, o motor estava funcionando mas na parte traseira onde passa os dutos de gás não estava esquentando, desliguei o refrigerador por umas 10 horas e religuei novamente. Em partes voltou a funcionar, o freezer congelando oK, a parte traseira esquentando oK, porem na parte debaixo da geladeira onde coloco (iogurtes, verduras e etc…), os alimentos estavam congelando.
    Em 28/05, voltou a apresentar o mesmo problema da segunda-feira, deixei desligado por 12 horas e voltou a funcionar Ok, só preciso acompanhar se os alimentos ainda estão congelando onde coloco verduras, iogurtes, etc…

    Minha opinião: Acho que internamente dentro do Freezer as placas devem estar congelando partes do dutos de gás impossibilitando a circulação do mesmo, por isso na parte traseira (no meio da geladeira, no lado esquerdo) deixa de esquentar. Pode ser algum sensor de temperatura que controla o degelo que precisa ser trocado ? (Me lembro que o técnico me disse em 2011 que um componente parecendo um giz escolar também costuma dar problemas – penso eu ser o sensor). E quanto a congelar os alimentos na parte debaixo da geladeira deve ser trocado algum sensor ?
    Como é que se chamam esses componentes e seus respectivos códigos e onde posso compra-lós, é fácil de instala-lós ?
    Grato, Edmilson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem que trocar nada, de imediato, me parece um bloqueio no duto de ar, impedindo circulação como nesse video, veja:

      https://www.youtube.com/watch?v=-m19geHdYzU

      quanto a congelar na parte inferior, pode ter caido água e congelado o damper, que controla a passagem de ar para parte inferior, e esse gelo, impediu que a portinhola de passagem se fechasse, então começou a passar ar constantemente e congelar na parte inferior, desligando o produto e deixando de portas abertas por 72 horas, deve resolver todos os problemas do produto, se não volte e me diga.

      Excluir
  47. Bom dia! Tenho uma geladeira frost free Brastemp 350/410 comprei ela jah usada estava em perfeito estado mas naum veio com manual de instrução. O freser esta funcionando perfeitamente mas uns dias atras ela passou a fazer muito barulho e logo 3m seguida deixou de refrigerar a oarte de baixo ,abri ela e percebi q havia muito gelo proximo do ventilador deixei descongelar e depois voltei a liga-la . Voltou a funcionar normalmente mas hoje novamente parou de refrigerar a parte de baixo o ventilador parece funcionar normalmente e o congelador tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a resistencia de degello que fica em volta do congelador, se estiver aquecendo troque apenas o fusível térmico e vai resolver, veja esse video

      https://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      Excluir
  48. Celso, boa noite, há uns 4 dias a minha geladeira Electrolux DC33 começou a fazer um barulho diferente, seria como um estalo, observei que o motor ligava e em seguida desligava (TH858-DS-692 THK1358YDS), então notei que não estava gelando, mas em vista do que li neste blog esse conserto será meio caro, teria alguma solução que eu mesma possa fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que é defeito no motor compressor, se for isso não tem como remediar ou fazer algo que possa resolver, chame um técnico para ver pessoalmente e ter certeza.

      Excluir
  49. Olá amigo!
    Minha esposa foi limpar a porta do forno do Fogão Brastemp Ative timer 4 bocas e a porta se soltou. Existe a possibilidade de arrumar em casa ou devo contactar a assistência? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, a porta é somente encaixada na estrutura do forno, e não dai com facilidade, soltou todo o conjunto da porta? se for mesmo isso, vai ver que ele tem partes metálicas, duas hastes que entram dentro da parte inferior da porta, fica difícil explicar isso, tem coisa que consigo passar o que tem que ser feito, mas nesse caso, não sei se vou conseguir te instruir a fazer isso, mesmo sendo fácil fazer, é bem mais complicado explicar, enfim, a porta soltou toda?

      Excluir
    2. Celso, soltou a haste menor do lado direito. No outro lado continua encaixado.

      Excluir
    3. Soltou somente a haste pequena do lado direito. A haste maior continua presa.
      Tentei encaixa-la, mas não consegui....

      Excluir
    4. Geralmente tem uma argolinha em aço inoxidável junto a haste maior, se tiver, retire a porta toda fora, precione ela contra o chao para que a haste menor se aproxime da maior, de encaixe um dentinho que a menor tem, na argola, assim ela fica presa e você consegue encaixar as duas no fogão, quando movimentar a porta, as hastes se aproximam e você consegue tirar a argolinha e elas se encaixam perfeitamente.

      Excluir
    5. Você me dá um trabalhinho até mais ou menos viu Luiz, estou fazendo um vídeo aqui e postando no you tube pra você ver, se ainda não colocou, vai ficar mais fácil ok, jajá mando o link

      Excluir
    6. O vídeo ficou bem escuro, pela falta de iluminação adequada, mas acho que dá para entender ok Luiz, abração

      https://www.youtube.com/watch?v=WlivoLyJeh4

      Excluir
  50. Tenho um resfrigerador Brastemp clean 340, antigo, a borracha estava completamente rachada, acabei tirando e agora não encontro lugar que venda para esse tipo de resfrigerador! Onde eu poderia encontrar essa borracha?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, deveria ter procurado antes, mas se vende sim em lojas que vendem peças para geladeiras, nas autorizadas Brastemp e em muitas outras lojas do ramo, se não encontrar perto de você veja na internet no site da poliparts, talvez encontre

      Excluir
  51. Electrolux DF80X
    Ola Celso, meu refrigerador esta apresentando a mensagem ER no painel (o painel tambem estra travado - nao consigo mudar nada nele) e parou de resfriar a parte de baixo (o freezer esta resfriando). O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito na placa de interface, que fica na porta superior, vou deixar um video de outro modelo, mas que também tem placa de interface, para que você veja como trocar, talvez seja defeito também na placa inferior que controla todo produto, no seu caso complicado o defeito, pode ser também defeito na rede sensora, embora para esse modelo acho que nem comercializam o kit completo, vendem as peças em separado, pode ser qualquer uma das três,. ou até mesmo as três, enfim, acho que meu video vai te ajudar, veja e increva-se no canal, assim fica sempre atualizado, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=6WpTi4xdCqM

      Excluir
  52. Pode ser defeito na placa de interface, que fica na porta superior, vou deixar um video de outro modelo, mas que também tem placa de interface, para que você veja como trocar, talvez seja defeito também na placa inferior que controla todo produto, no seu caso complicado o defeito, pode ser também defeito na rede sensora, embora para esse modelo acho que nem comercializam o kit completo, vendem as peças em separado, pode ser qualquer uma das três,. ou até mesmo as três, enfim, acho que meu video vai te ajudar, veja e increva-se no canal, assim fica sempre atualizado, abraço

    https://www.youtube.com/watch?v=6WpTi4xdCqM

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde... hoje estava fui tirar a roupa da máquina electrolux 10kg roupa estava cheia de graxa..... perdi muitas peças pois ficaram cheias de manchinha..... fiquei desesperada, pois até uniforme tinha na máquina.... coloquei de molho, esfreguei na mão e não limpou nenhuma peça..... triste e preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a mecanica está vazando óleo pra dentro da lavadora, faça um ou dois orçamentos para ver se compensa o serviço, é um serviço caro esse, e se for uma lavadora LTR10 talvez nem compense, pois é um produto de histórico problemático.

      Excluir
  54. Olá Celso, parabéns pelo seu blog! Tenho uma lavadora e uma secadora da Electrolux (Lavadora TRW10 e secadora TRD15 Ecoturbo) há cerca de 6 anos e pouco. Nos últimos 2 anos, elas tem dado muitos problemas. Como são máquinas boas, resistia a trocá-las e acabava efetuando os serviços. Mas os problemas tem ficado mais frequentes (a cada 6 meses, basta sair da garantia do serviço).O orçamento da secadora para troca do MOTOR COM POLIA foi de R$ 330,00 mais a mão de obra. Ou seja, 1/3 do valor de mercado de uma nova.
    Vc acha que vale a pena continuar insistindo nos consertos ou a vida útil delas já deu e troco de vez as máquinas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já deveria ter trocado.
      Quando começa a dar manutenção tão frequente não compensa insistir com o produto.

      Excluir
  55. Bom dia!
    Preciso trocar o painel decorativo de uma Brastemp BWG 10, e tenho algumas duvidas, é preciso desmontar alguma peça, o painel fica por baixo da tampa, entre a placa e a tampa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,. nesse modelo, tem que abrir a tampa, soltar a placa com suporte pois o painel excede o tamanho um pouco, assim tem que retirar o suporte onde ele é colado, retirar o velho, colar o novo e recolocar,não é complicado não, apenas mais chatos que os outros modelos que é colado por cima.

      Excluir
  56. Olá, tenho uma Electrolux lf 90 que esta embolando a roupa, ela começa a bater normalmente mas pouco tempo depois ela começa a girar só para um lado embolando a roupa, o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser capacitor do motor, em mutos casos é apenas isso, veja nesse video sobre capacitores

      https://www.youtube.com/watch?v=5MURz0lJ4bg

      Excluir
    2. Olá Celso, aparentemente o capacitor esta bom, não tem sinal de estar estragado, e agora quando embola a roupa o batedor se solta e também esta pingando óleo no chão, podem ser alguma outra coisa.

      Excluir
    3. Tem que reapertar o agitador com uma chave 10 mm
      vou deixar um video para ajudar

      https://www.youtube.com/watch?v=kZ7G4Z5k13c

      quanto a bater apenas para um lado, veja essa outra possibilidade

      https://www.youtube.com/watch?v=DVBE6Baf778

      Excluir
    4. Olá Celso, eu verifiquei a peça do vídeo acima e não esta quebrada não, tem outra possibilidade, pois o capacitor aparentemente esta bom e essa peça esta interia. Quanto ao parafuso do agitador não consegui apertar acho que esta espanado ou quebrado, no furo onde deveria ter a rosca do parafuso parece estar lisa ou quebrou metade do parafuso, pois o furo onde deveria apertar tem de 1,5 a 2 cm no máximo de profundidade, esse furo teria que ser mais profundo ou é assim mesmo. E como eu retiro a parte do meio do agitador, porque tem 3 peças. Por que se eu tirar essa peça acho que da para ver o parafuso.

      Excluir
    5. Depende do agitador, vem em duas partes, e elas se encaixam perfeitamente, mas em outros modelos, como no video que eu postei, o agitador é uma peça inteira.
      Sua lavadora parece estar com problema de mecânica, mas para ter certeza disso, só mesmo vendo pessoalmente, acho que você tem que chamar um técnico profissional para avaliar sua lavadora.

      Excluir
  57. Defeito placa DF80 Eletrolux um dos quatro led em fraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distância Sérgio, não tem como ter certeza absoluta de nada, somente vendo pessoalmente o produto, no seu caso, tenho consertado algumas com esse defeito, e em todas ela, o defeito era na placa eletronica, que fica na parte de trás, lá embaixo na parte de trás, tem uma grade de zinco, preso por tres parafusos, solte eles e vai ver do lado esquerdo, olhando por trás, uma caixa branca, presa por um parafuso, dentro dela está a placa, se quiser arriscar e trocar, é isso que tenho feito para resolver, mas nunca é certeza absoluta e fica a seu critério, o correto é chamar um técnico para ter certeza.

      Excluir
  58. Boa noite, tenho uma rRrefrigerador Fros free Eletrolux DF80 esta com um led bem fraco no painel frontal fica uma alternancia entre os quatro leds desce e sobe piscando. tem como vc me ajudar com algum tutorialou curso para sanar esseque me parece um defeito. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distância Sérgio, não tem como ter certeza absoluta de nada, somente vendo pessoalmente o produto, no seu caso, tenho consertado algumas com esse defeito, e em todas ela, o defeito era na placa eletronica, que fica na parte de trás, lá embaixo na parte de trás, tem uma grade de zinco, preso por tres parafusos, solte eles e vai ver do lado esquerdo, olhando por trás, uma caixa branca, presa por um parafuso, dentro dela está a placa, se quiser arriscar e trocar, é isso que tenho feito para resolver, mas nunca é certeza absoluta e fica a seu critério, o correto é chamar um técnico para ter certeza.

      Excluir

      Excluir
  59. Boa noite Celso, minha maquina é uma Cônsul 8 kg não sei o modelo mas a tenho a 12 anos, Ela não estava batendo mais, o técnico disse que tinha que fazer o motor, feito ela voltou para casa com barulho estranho, como se fizesse muita força para bater, mandei um áudio para ele, e ele me disse que era normal, barulho da correia, porém agora a máquina parou de funcionar e o cheiro de queimado é insuportável, com certeza a placa queimou, vou chama lo porém gostaria de saber se isso foi por causa do tao barulho muito forte e alto que ela estava fazendo ou não tem nada a ver. Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem a ver, o motor pode estar em curto, ou ser de voltagem trocada, assim superaquece a placa que entra em curto, não estou afirmando isso, mas é uma possibilidade sim, toda vez que tem componente elétrico com alta amperagem, ou em curto, as placas são prejudicadas e muitas vezes queimam de sair fumaça.

      Excluir
    2. Muito obrigado Celso. .. Boa noite...

      Excluir
  60. Olá Celso, acho que está não seria o local correto para colocar a minha dúvida, mas no link de dúvidas e resposta não é mais possível. Tenho uma brastemp 11kg que faz toda operação de lavagem completa, porém na hora de centrifugar elá faz o barulho da bom funcionando, tira toda a água da máquina mas não inicia a centrifugação, não gira cesto nem agitador. O que poderia ser? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser fio quebrado no motor, no conector do motor, ou em outro ponto da rede, veja os videos
      https://www.youtube.com/watch?v=PZPhHWKq-7A
      https://www.youtube.com/watch?v=T872AqOe7YQ

      coloquei os videos, pra você ver que são varias possibilidades, mas talvez a maior delas seja defeito na placa, para essa lavadora, eu vendo as três versões de placa, no Mercado Livre, mas gosto que comprem somente tendo certeza que é a placa, as placas que vendo, já vendo as duas juntas, assim não tem como errar, pois as vezes compram uma placa, depois tem que comprar outra, comprando as que vendo, como vem as duas, não tem erro, caso precise da placa, me mande email, que te ensino como descobrir qual das três versões sua lavadora usa, mande email para celsojair@gmail.com

      Excluir
  61. BOA TARDE CELSO GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL UMA GELADEIRA FROSTFREE DEMORAR MAIS DE UM DIA PARA GELAR UM LITRO DE AGUA NA PARTE DE CIMA E O CONDENSADOR NAO ESTA QUENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, em uma hora se colocar água no freezer, tem que começar a petrificar, a não ser que sua geladeira seja inverse e o freezer seja na parte inferior.

      Excluir
  62. Bom dia, Celso tenho uma electrolux LT15F ela enche e não para mais todas as outras funções funcionam normalmente somente isso de não parar de encher que acontece.Pode ser esse pressostato que vc fala em um vídeo da Brastemp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas pode ser a mangueira do pressostato furada, solta no tanque ou no pressostato, ou então abriram o painel e quando fecharam ela dobrou e impediu passagem de ar, ou sujeira na mangueira, geralmente amaciante, ou sujeira no conector do tanque onde encaixa a mangueira, muitas possibilidades, mas sempre relacionado a tudo que envolve pressostato.

      Excluir
  63. Pode sim, mas pode ser a mangueira do pressostato furada, solta no tanque ou no pressostato, ou então abriram o painel e quando fecharam ela dobrou e impediu passagem de ar, ou sujeira na mangueira, geralmente amaciante, ou sujeira no conector do tanque onde encaixa a mangueira, muitas possibilidades, mas sempre relacionado a tudo que envolve pressostato.

    ResponderExcluir
  64. Eu tenho uma lava louça brastemp nova, porem as vezes ela aparece um erro "E4" e outras vezes vaza agua por toda a cozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é nova, nem pode mexer, tem que chamar a assistência autorizada, mexer em produto novo, viola os termos da garantia ok.

      Excluir
  65. Se é nova, nem pode mexer, tem que chamar a assistência autorizada, mexer em produto novo, viola os termos da garantia ok.

    ResponderExcluir
  66. Por favor, possuo um forno elétrico gourmand da bastem modelo BO 260AR. Ele havia acusado o problema F1. A placa foi trocada. Quando liguei apareceu o erro F3. Alguém pode me ajudar dizendo do que se trata? Obrigafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que chamar a empresa que consertou para que repare o problema, se não consertou com a autorizada, eu aconselho que faça esse serviço somente com a rede autorizada, é um produto diferenciado, e nem todos tem experiência para lidar com esse forno, a autorizada fica na w/3 norte quadra 710 fone 3447-7400

      Excluir
  67. ola estou com um problema numa consul bem estar crm 49.Ela esta gelando muito em baixo (10 graus a baixo de zero) oq pode ser?se poder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
  68. veja se ela tem um damper igual a esse , se tiver vai ser nele o defeito, se tiver um botão de controle de temperatura vai ter o damper
    https://www.youtube.com/watch?v=KSeLLGarGXM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749288047-damper-termostatico-original-geladeiras-brastempconsul-_JM

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde, Celso!
    Minha cunhada tem uma máquina de lavar roupas brastemp 8 kg, ela enche e quando chega no nível ela joga a água fora, não faz o processo de lavagem.
    O que pode ser?
    Desde já agradeço a ajuda.
    Obrigado.
    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que ver o modelo exato para tentar imaginar qual pode ser o problema

      Excluir
    2. Brastemp 8kg modelo BWB08ABBNA50

      Excluir
    3. Leonardo, pode ser defeito no pressostato de controle de nível de água, é o mais provável, podendo ser outra coisa como placa ou fiação, mas o pressostato seria a primeira coisa a se verificar

      Excluir
  70. Respostas
    1. Leonardo, pode ser defeito no pressostato de controle de nível de água, é o mais provável, podendo ser outra coisa como placa ou fiação, mas o pressostato seria a primeira coisa a se verificar

      Excluir
    2. Celso, mais uma vez muito obrigado!
      Vou verificar!

      Excluir
  71. Ola, tenho uma centrifuga britania e ela parou de funcionar, quando se liga ela so faz um barulho de como se estivesse funcionando mais o cesto nao gira. sera que tem como arrumar em casa, pois ate agora não achei ninguem que mexa com ela, achei na cidade vizinha, mais to com medo do conserto ser caro e ainda tenho que me deslocar ate la. Obrigada.

    ResponderExcluir
  72. Não conserto essa marca, não tenho como ajudar

    ResponderExcluir
  73. Olá, tenho um forno Brastemp Gourmand que está ligando e desligando sozinho. É a segunda vez que dá o problema. Da outra vez o técnico só resetou o painel e resolveu. Não acompanhei o procedimento, por isso gostaria de saber como faz para dar esse reset no painel.

    ResponderExcluir
  74. Celso. Boa tarde. Minha fost free não está ligando. Ela tem uns dois anos. A lâmpada acende e ao ligar na tomada,faz o estalo, porém não arma. O que pode ser?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.