LAVADORAS











LAVADORAS ELECTROLUX

75 comentários:

  1. Tenho uma Lavadoura Brastemp BWL11A que está apresentado um defeito, ela lava, e faz um exague n segundo enxague ela simplismente para, não faz barulho nenhum, ai tenho que reprograma-la para o incinio do enxague ai ela faz o segundo esxague(isso reprogramando, pois esse enxague é o primeiro, pois ela não consegue fazer o segundo enxague)ai ela faz, depois esse enxague tenho que coloca-la para centrifugar coisa que ela faz normalmente! Creio que ela está com algum problema no sensor do segundo enxague! Ai pergunto será esse mesmo o defeito? E como faça pra trocar esse sensor ou esses sensores??
    agradeço a resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe sensor de enxágue, o que pode estar acontecendo é que a segunda via da valvula de entrada de água, que libera água para o enxágue esteja queimada, por isso ela para quando vai derramar o amaciante, então abra a tampa e teste as duas bobinas da valvula, pode ligar um cabo de força diretamente nas bobinas, uma de cada vez, a valvula é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água.

      Excluir
    2. Amigo gostaria de saber o nome da peça para que eu poça ir numa loja de peças brastemp compra-la! O nome é conjunto de valvu-las ou conjunto de bobinas? Ou outro nome? O defeito é esse mesmo que o senhor falou!
      obrigada!

      Excluir
    3. Fátima, se for o mesmo modelo da lavadora ali de cima, uma BWL11A, o nome correto é valvula de entrada de duas vias, mas se não for esse modelo, pegue o modelo da sua lavadora que fica atrás dela em uma etiqueta, vá até a loja e diga, eu quero a valvula de entrada de água para esse modelo.... com modelo, não tem como errar.

      Excluir
  2. Amigo, meu nome é Altevir e tenho uma dúvida com relação às placas eletrônicas da Eletrolux. Minha lavadora é o modelo LTC10, estou querendo comprar a placa eletrônica com o código 70201296,mas só tenho achado com o código 70200646. Vc sabe se uma substitui a outra e qual a diferença entre elas? Sei que não é a voltagem, as duas são 110 e 220v.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso te assegurar isso, mas você não tem que se preocupar com o código, ligue na loja e diga o modelo da sua lavadora, se por exemplo existirem mais de um fabricante para as placas, o vendedor vai te pedir o codigo que está na sua placa, ligue na autorizada, tem que procurar no lugar certo, vou te deixar o endereço da rede autorizada de peças da Electrolux.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/onde-encontrar-pecas-para-lavadora-e.html

      Excluir
  3. Boa tarde.
    Tenho uma lavadora Brastemp BWQ24B, quando chega na operação de centrifugação faz um barulho semelhante a caixa de cambio arranhando e não centrifuga, ja apresentou uma serie de defeitos estranhos como soltar a agua na hora errada ou não drenar, enrolar a roupa na lavagem.
    Ja troquei capacitor e freio, mas não resolveu.
    Fiz o teste da placa mas ela não iniciou nenhuma operação.

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste dessa placa é diferente, se me passou o modelo correto a sua é uma tira-manchas 07 kilos, o defeito pode ser o atuador de freio, ou os fios que alimentam ele e a eletrobomba, veja se não fios rompidos saindo da eletrobomba, puxe os fios nos terminais duplos da eletrobomba, porém o defeito aí pode ser placa, tira mancha da muito esse problema de placa, mas não compre por comprar, como seu defeito é mais complexo, peça um ou mais orçamento para ter certeza do problema, abraço

      Excluir
  4. o que causa deslocamento do cesto flutuante?

    ResponderExcluir
  5. Celso, tenho uma lavadora brastemp, já fiz o teste da placa e tdo funcionou perfeito, porém em algumas lavagens o batimento começa correto ( tanto no programa lavar ato enxaguar) mas depois de alguns batimentos ela começa a bater somente para um lado... o que pode ser?
    Parabéns pelo blog, achei ele ótimo! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o capacitor do motor, troque ele para testar, na maioria das vezes que ocorre isso o problema é ele o capacitor, e é bem barato, por isso compensa comprar pra testar, caso não seja ele o problema vai ser a placa, mesmo funcionando no teste a placa depois de aquecida pode apresentar esse problema.

      Excluir
  6. Ola, tenho uma lavadora Brastemp Clean, e o botão de controle não está girando automaticamente, as funções então normais, mas tenho que girar manualmente em cada etapa da lavagem. Vc sabe dizer qual peça específica devo trocar. Grato. Silvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar o timer, o timer é a peça que fica justamente atrás do manipulador.

      Excluir
  7. Celso,por favor,pode me orientar como troco o capacitor desta brastemp com placa? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capacitor do motor?
      ele fica lá embaixo da lavadora em tem dois fios ligados a ele, geralmente um fio amarelo e um preto, ele fica fixado na base da lavadora, tem uma abraçadeira com parafuso, é bem simples trocar, mas não toque nos terminais do capacitor que estána lavadora, ele acumula energia e pode te dar um choque
      então localize o capacitor, retire os fios dele, solte o parafuso que aperta a abraçadeira que prende ele, o parafuso é de 8mm, retire o velho, coloque o novo e aperte o parafuso, vou deixar um link com uma foto da peça, assim você identifica sem problemas, abraço

      http://todaoferta.uol.com.br/comprar/capacitor-motor-lavadora-brastemp-eletronica-clean-moundial-XBXE9QQ3NA#rmcl

      Excluir
  8. Estou para comprar uma nova lavadora, mas veio a dúvida......painel manual ou digital? Encontrei 2 similares da brastemp de 8kg cada uma. A BWC08A e a BWB08A. Tem alguma informação sobre alguma delas? Manutenção, durabilidade, funcionalidade? Recomenda alguma? O local onde moro só tem autorizada da brastemp, por isso minha prioridade é essa marca, mas se tiver alguma outra dica, estou aberto a sugestões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Brastemp é uma ótima lavadora, e ainda bem que tem autorizada perto de sua casa, quanto a painel digital ou de manipuladores, isso não faz diferença, internamente todas as lavadoras tem placas eletronicas, todas elas sem exceção, eu optaria pelo modelo totalmente digital, o timer da lavadora que tem alguns controles mecanicos é mais caro que a placa. minha indicação é que compre a totalmente digital ok, abraço

      Excluir
  9. Como trocar a suspensão da Eletrolux LQ11?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei por qual motivos quer trocar a suspensão da LQ11. Esse modelo não apresenta ´problemas com suspensão, no máximo o que quebra sempre são as molas laterais que centralizam o cesto, e pra trocar é simples, abra a tampa, solte a mola do lado que vai fixada ao anel do tanque, depois levante a vara de suspensão e solte a mola do outro lado, depois coloque a mola nova, são quatro molas que centralizam o cesto.

      Excluir
  10. Celso, boa tarde. Tenho uma Continental Evolution, 14 programas, há dez anos. Ela está em bom estado de conservação e não queria me desfazer dela. O que vem acontecendo é que ela aciona o motor de centrifugar e depois para. Tenho que desligar e tirar a roupa, sem estar cetnrifugada. Liguei para um técnico que me orientou a comprar outra porque diz que ela não é mais fabricada há um bom tempo. Então não se consegue as peças e quando consegue são caras. Você concorda? É isso mesmo? Acha que fica caro conserta-la? Obrigada, Luciana.
    OBS: não consegui ver se você atende no Rio de Janeiro. Se não atende, indica alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não atendo no Rio, sou de Brasilia
      Não conserto lavadora continental também Luciana.
      Mas acho que você pode ver na internet mesmo, veja se consegue outros técnicos ou outras empresas que consertem continental, é uma lavadora muito eficiente, quem tem gosta muito de como ela trabalha, a manutenção é cara mesmo, devido ao fato das peças serem bem caras, mas como você mora em uma cidade grande, com certeza tem profissionais que consertam continental sim, peça um orçamento, e se você achar que o valor compensa manter ela em funcionamento mais um tempo.
      As vezes é coisa simples, se for complicado, eu digo caro, aí sim é hora de trocar, acho que você não deve gastar mais que 200,00 nessa lavadora, abaixo disso compensa sim, abraço

      Excluir
  11. Oi celso vc pode me ajudar? minha lavadora é eletroluz de 10 quilos não está funcionando a
    Gaveta distribuidora de sabão, amaciante e alve
    -
    jante
    quando coloco esses 3 itens... acaba de lavar a roupa e eles continuam lá o q pode ser? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei o que pode estar acontecendo, pois se a água entra, pelo menos um dos tres itens tem que descer, como se explica então isso, se a lavadora encheu de água, a água tem que passar pelo menos por um compartimento, do sabão ou do amaciante, a não ser que alguém retirou a gaveta do dispenser e não colocou corretamente no local, ela não foi a até onde tem que ir, e assim a água cai antes de tocar os produtos, sabão , amaciante e alvejante, encaixa a gaveta atéo fundo, o problema aí é com a gaveta do dispenser mal posta.

      Excluir
    2. Obrigada vou fazer isso...fica com Deus e boa noite!!!

      Excluir
    3. Faça sim e se não der certo me diga, que vamos ver o que está acontecendo, mas tenho quase certeza que é apenas isso. abraço

      Excluir
  12. Ola. Minha Brastemp modelo BWU não está distribuindo o amaciante. Faz todo o ciclo certinho mas não joga o amaciante. O técnico já trocou um conjunto de válvulas mas não resolveu. Oque pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a placa eletronica não esteja energizando a valvula responsável por jogar a água no compartimento onde está o amaciante, por isso ele não desce.

      Excluir
  13. ola boa tarde,meu nome é janaina tenho uma maquina mare super 10kg e ela parou de funcionar e não faz nenhum processo de lavagem as luzes ficam piscando direto o que eu devo fazer,me socorre?!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, veja se a tampa está bem encaixada, com a tampa fora do local, ela a tampa não aciona o interruptor de tampa, assim a lavadora entende que ela ainda está de tampa aberta e não inicia o processo de lavagem, outra possibilidade é o interruptor de tampa estar com defeito, é ele quem informa que a lavadora está de tampa fechada e inicia o processo de lavagem , vou deixar uma postagem de uma lavadora com interruptor de tampa ruim, não é cônsul maré, mas usa o mesmo interruptor, pois Brastemp e Consul, usam muitas peças indenticas, por serem o mesmo fabricante ok. Abraço
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-brastemp-bwm06-nao-programa.html

      Excluir
  14. Celso, parabéns pelo seu site.
    Tenho uma Electrolux LT-60, que está desligando toda hora, ligamos e ela volta a desligar, até que resolve funcionar, creio que seja algum mal contato. Teve alguma experiência com esse tipo de defeito? Sabe onde pode ser esse mal contato?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Leandro, nunca vi esse defeito com esse modelo não, mas abra a tampa e desconecte e reconecte toda a fição dela, se for mal contato vai resolver dessa forma, pode ser também placa eletrônica com problemas, ao menos esse defeito é característica de placa.

      Excluir
  15. LAVA-LOUÇAS BRASTEMP ANTIGA (BVM19SDBBB) – RELÓGIO SELETOR ACIONA SOMENTE EM ALGUMAS POSIÇÕES
    Coloco o relógio seletor (mecânico) no início, ligo a máquina e nada acontece. Desligo. Avanço um pouco. Torno a ligar e começa a entrar água. Ao atingir o nível d’água, ela começa a trabalhar, mas não avança o programa. Tenho que desligá-la, para avançar um pouco e a etapa seguinte inicia.
    Observação: ela enche, esvazia e esquenta a água normalmente.

    Características da lavadora de louças Brastemp:
    Modelo: BVM19SDBBB Vers : L. L.
    Serial: 5FE105496 Pot: 1370 W
    Cap: 6 PESSOAS / 22,5 LTS ÁGUA
    Car: 6 CICLOS
    200/240 VOLTS 60 HZ 6,5 AMP 2F

    Imagino que trocando o relógio seletor ela voltará a operar normalmente.
    Sabe informar aonde consigo tal peça?

    Agradeço desde já!

    Carlyle
    Torres/RS – CEP 95560-000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlyle, tem que trocar o timer, que fica atrás do manipulador e faz todas as funções da lavadora, tem que ver nas lojas representantes da Brastemp aí no sul se ainda comercializam esse timer, eu não tenho certeza se ainda é comercializado. Vou deixar um link, você entra com seu CEP, e verifica a loja mais próxima de você, com o endereço e telefone, ligue antes para saber se eles tem a peça e quanto custa, não vá até a loja sem ter certeza que eles tem a peça, melhor ligar antes ok, abraço
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/onde-encontrar-pecas-originais.html

      Excluir
  16. Ola, tenho uma lavadoura de roupas eletrolux LTE12, e comecou a apresentar o seguinte defeito: so liga e desliga na tomada, as funcoes do painel nao funcionam, nao tem como pular etapas, e fica enchendo e esvaziando ao mesmo tempo. Ao precionar o botao verde liga e desliga a maquina nao responde ao comando, apesar de as luzes acenderem e apagarem, mas a maquina so liga ou desliga se desconectar cabo de energia da tomada e a unica funcao que executa e encher e esvaziar, mais nada. Desde ja agradeco wiliam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William,
      Esse modelo tem apresentado problemas meio que insolúveis, ela tem três peças responsáveis pelo funcionamento, placa eletrônica, chave seletora da direita, e chave seletora iluminada, a central, quando atendi um cliente com esse produto, cheguei a trocar os três componentes e nada, trocava-se um deles e ele funcionava por uns dias, e assim trocando todos, ela acabou parando e apresentando rproblemas, eu não estou dizendo que é o mesmo caso seu, estou dizendo que é um produto problemático, tanto que eu e outros amigos ténicos, paramos de consertar, mas aconselho você chamar a rede autorizada Electrolux para te dar um orçamento, afinal eles fabricaram o produto e tem que ser responsável pela sua manutenção, mas certifique-se mesmo que a assistência que vai chamar é a autorizada, assim você vai poder argumentar depois se tiver algum problema depois do serviço ok, abraço

      Excluir
  17. Boa Tarde!!! tenho uma lavadora brastemp intelligent 7kg - modelo BWF24ABANA...ora ligava ora não ligava...depois lavava e não centrifugava...e percebe-se que tem água na máquina....e agora parou de funcionar....ou seja, não liga mais. Poderia por gentileza me dizer qual seria a causa provável do problema? Obrigado...Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      A gente tenta aqui dar uma previsão do defeito, baseado nas suas informações apenas, diagnsoticar com precisão somente se estivesse diante do produto, mas pela sua indicação do defeito, parece ser um problema de placa eletrônica , nesse caso, peça um orçamento, para ter certeza absoluta ok.

      Excluir
    2. Obrigado Celso, farei isso.

      Excluir
  18. ola! tenho uma Electrolux Lt 12 e o agitador nao gira pra nenhum lado mas ela completa todo o ciclo ate centrifuga! desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o capacitor do motor, já que ela bate apenas para um lado, pode ser problemas com capacitor do motor ok.

      Excluir
  19. Celso, Bom-dia! Estou com um problema em minha maquina de lavar Electrolux LT60. Na verdade ela começou com diversos problemas... primeiro havia apresentado problemas na placa de interface, queimou duas vezes, aí comprei nas duas vezes placas paralelas...até então voltou a funcionar e na segunda troca durou uns 6 meses. Na sequencia ela apresentou um problema de não centrifugar, fazia tudo (Lavar, Exaguar, Encher para amaciante) mas não centrifugava, daí substitui o termoatuador o que "aparentemente" havia resolvido o problema, porém só por uns dias, quando ela parou de centrifugar novamente e também queimado pela terceira vez a placa de interface. Hoje (20.07.2013) comprei uma nova placa de interface, desta vez original, e substitui...a maquina voltou a ligar mas agora com mais problemas...ela continua a não centrifugar quando colocada no programa de centrifugação, mas agora enche normalmente para lavar, agita a roupa mas na hora que deveria exaguar pela primeira vez ela liga a bomba de entrada de agua, voltando a encher e se deixar ela transborda. Outra coisa, é que ela não esvazia mais totalmente o tanque durante o programa de centrifugação, ficando só um pouco de agua e desligando a eletrobomba. Antes ela esvaziava tudo só não centrifugava mesmo... O pressostado está OK, pois também substitui ele nesta semana. Uma coisa que percebi é que a eletrobomba de drenagem está aquecendo e também está com água dentro do corpo da bomba (Até desmontei ela e esvaziei a agua), não sei se isso é normal. Pesquisando encontrei algo sobre o auto-teste e quando executo ele algumas, funções batem parcialmente com os resultados esperados (Ex. Começa a encher, mas quando atinge o nível fica com bomba de entrada de agua e entrada de amaciante ativas, quando deveria desativar a de agua e ficar só com a de amaciante), mas outros não (Posição chave vs função para centrifugar)... Poderia me ajudar? Já não sei mais o que fazer..... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauber , parece que os problemas são dois, a eletrobomba superaquecendo e cortando a programação é um deles, o outro é a placa paralela, nas lavadoras Electrolux as placas paralelas que eu tenho aplicado me derem problemas, eu eu não utilizo mais, se a sua for a 64800160 compre uma original ok, abraço

      Excluir
  20. Celso tenho uma Maq lavar roupas Consul quando ligo, ela começa a entrar água e ao mesmo tempo começa a drenar água que pode ser.

    Obrigado Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      Quando apresenta esse defeito, somente trocando a placa pra resolver, em todos os casos que eu atendi, foi assim, trocar a placa de potencia.

      Excluir
  21. BOA NOITE , COMPANHEIRO TENHO UMA Lavadora Consul Maré 10 Kg NA HORA QUE ELA VAI CENTRIFUGAR O MOTOR PEDE FORÇA E SÓ RODA SE AJUDAR COM A MÃO , JÁ TROQUEI CAPACITOR PRESOSTATO , CHAVE DA TAMPA E NADA PRECISO DE SUA AJUDA . AGUARDO RETORNO ABRAÇOS ROBINHO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robinho,lavadoras maré tem dois modelos, uma que usa uma placa apenas, e a mais nova que usa duas placas, já que você trocou capacitor e nada, veja se o cesto está livre pra centrifugar, gire com a mão, se estiver preso, pode ser alguma coisa na mecanica, como jogo de cames por exemplo, porém se estiver solto, pode ser placa, no caso pode ser placa nos dois modelos de lavadora consul maré. Em casos raríssimos esse problema apresentou como causo o motor, por isso a maior probabilidade é mesmo a palca de potencia ok.

      Excluir
  22. CELSO, BOM DIA TENHO UMA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS ELECTROLUX LT12 (12 KG) E A MESMA AO LAVAR AS ROUPAS BATE SOMENTE PARA UMA LADO EMBOLANDO AS MESMAS, O MEU ESPOSO JÁ TESTOU O CAPACITOR E NÃO É.. ELE ESTA SAINDO FAISCA REPRESENTA QUE ESTÁ BOM NÉ? SERÁ QUE É A PLACA?? COMO SABER O QUE PODERÁ SER?? E SE FOR A PLACA NA SANTA EFEIGÊNCIA EM SP VENDE VC SABE? QUAL O PREÇO + OU -, OBRIGADA PELA ATENÇÃO AGUARDO SEU RETORNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastora,
      Para testar o capacitor tem que ser com capacimetro, assim se mede corretamente a potencia da peça, na Brastemp por exemplo que usa capacitor de 15MF, se ele estiver com apenas 12MF de potencia, ainda funciona, mas não tem força pra fazer o motor girar entende, então o teste que fizeram é falho, portanto ou comprem um capacitor novo, ou peçam um orçamento para ver o que é realmente
      Pode também ser a placa sim, o preço dela vai estar entre 100,00 e 120,00 , eu não conheço SP, sou de Brasília, não sei informar, mas com certeza na grande SP tem de tudo

      Excluir
  23. Olá prezado Celso boa tarde,
    Não poderia de modo algum, principiar meu comentário, sem antes expressar minha sincera admiração por sua admirável e abnegada postura em ajudar pessoas a encontrarem soluções para problemas relacionados aos mais variados defeitos apresentados por lavadoras etc... Minha dúvida está relacionada a um video postado no youtube em que alguém realiza um teste envolvendo o motor e o controle eletronico de lavadora, mas não explica como é feita a ligação, que dizer onde a fase e o neutro da rede elétrica são conectados.Poderia por for, responder-me como se faz esse tipo de ligação.Gostaria também de saber seu conceito a respeito desse tipo de teste. Antecipadamente agradeço sua atenção.Tenha uma boa tarde.
    http://www.youtube.com/watch?v=QmK16ijURLQ.(link do teste)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo,
      Olha, O cara montou uma gambiarra ali, ligando o motor e o capacitor diretamente ao controle eletronico, não explica nada, aliás tem um comentário perguntando como se fez o teste e não tem resposta, acho que ele deveria colocar audio ou legenda no vídeo.
      Acho que o teste não tem valia nenhuma, se até para mim ficou sem explicação, eu sendo técnico tive dificuldade, para uma pessoa que não é da áraea pior ainda, acho que informação ruim, vem confundir as pessoas, como foi o caso do teste do vídeo, as pessoas colocam de tudo na net

      Excluir
  24. Bom dia caro Jair,
    Fico-lhe extremamente grato pela prestimosa orientação.Na sua opinião de profissional, qual ou quais os modos em que se pode testar a plaquinha da clean bwr22a e similares ? Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe nas lojas do ramo um teste, você conecta a placa e e testa agitação e centrifugação, nas lojas que vendem a plaquinha geralmente tem esse teste, para atestar se estão funcionando quando algum cliente leva a peça de volta questionando defeito, mas é uma placa tão barata que nem sei se vale a pena investir em algo como um teste pra ela, hoje encontramos ela por 23,00 nas lojas de peças.

      Excluir
  25. Olá Celso agradeço a sua atenção, mas graças a Deus o meu esposo resolveu, pois chegamos comprar a placa e não era, o capacitor nem compramos, mas o defeito era uma travinha do freio da polia de plástico que estava quebrada não sei o nome correto desta peça até vou precisar comprar pois o meu esposo fez uma adaptação nela provisória pra que eu não fique sem a máquina e a mesma voltou funcionar corretamente (se vc souber que peça estou falando me informe o nome) ELECTROLUX LT12, o seu blog é muito útil continue.. ajuda muitas pessoas a economizar despesas desnecessárias.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente aqui se baseia em defeitos mais constantes, quando quebra uma peça é bem dificil saber, mas graças a Deus seu esposo localizou o problema.

      Excluir
  26. Olá, Celso assisti o vídeo para testar a placa da Brastemp. Minha máquina exatamente essa, o que aconteceu comecei fazer o teste quanto apertei o dois botões juntos não aconteceu nada. O que acontece é que ela enche normalmente, quando começa rodar para os dois lados normalmente, ai 1 minutos depois ela começa rodar para um lado só. Tirei a tampa observei que a placa esta com uma mancha escura perto de uma tomada do meio. E essa placa já foi trocada a 3 anos atrás por uma recondicionada.
    OBRIGADO
    ANTONIO RIBES - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que desligar a lavadora no botão de liga e desliga, depois desligue da tomada e espere 10 segundo, depois religue novamente na tomada, e aperte os dois botões junto, se ela não der auto teste, aperte 1 vez o botão de liga/desliga, se fizer um bip, pode dar sequencia no teste, pressionando a tecla que usei para testar os componentes ok.
      MAs Antonio, quando a lavadora bate apenas para um lado, o problema, em quase todos os casos, éo capacitor do motor, se eu fosse você compraria um capacitor do motor e colocaria na lavadora pra testar, caso não seja ele o problema vai ser a placa, mas tenho quase certeza que é apenas ele, vai custar baratinho, menos que 20,00, compre e teste ok.

      Excluir
  27. olá celso...vou comprar uma lavadora de roupas para minha mãe...qual vc me indicaria? a bwl11a ou a BWG11AB? a diferença de preço entre ambas está em R$100,00...mas não seria problema por causa que essa diferença seria diluída em 12 prestações...vale a pena comprar a mais moderna ou ser conservador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse comprar uma delas pra mim, compraria a BWL11A, é uma lavadora que tem alguns anos de mercado, apresntou problemas de suspensão nas primeiras fabricadas, isso foi corrigido, hoje na minha opinião é a melhor lavadora do mercado, não que a BWG11A não seja boa, é que precisamos de um tempo de mercado, pelo menos dois anos de funcionamento para atestar a qualidade e durabilidade do produto, eu iria pela segurança de um modelo aprovadíssimo.

      Excluir
  28. Celso, Bom dia!
    Há dias venho observando que minha máquina Brastemp 9kg Tira manchas, gira apenas para um único lado. Preciso da sua ajuda me informando o que poderia ser.
    Desde já muito obrigada! Cláudia Oliveira
    cau_oliveira@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, pode ser por dois motivos, o primeiro deles e o mais provável é que seja o capacitor do motor, é uma peça que apresenta problema, e faz com que a lavadora bata apenas para um lado, outro motivo para esse problema é a placa de potencia, eu no seu caso, compraria um capacitor pra testar, é uma peça barata e compensa arriscar pra testar, tem grande chance de resolver o problema, abraço

      Excluir
  29. Eu consegui fazer o teste na minha Tira Manchas 9kg que te fiz a pergunta hoje que não está centrifugando. Mas no teste, apertando o botão ligar e tipo de roupa ela faz uns bips, aperto o tipo de roupa e qdo testa a centrifugação Ela está centrifugando normal. Mas se colocar no ciclo ela não centrifuga. Espero que possa esclarecer mais para você para poder me ajudar. Deus Abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problemas com a placa eletronica, se ela funciona no auto teste, quer dizer que todos os componentes estão respondendo aos comandos da placa, porém a placa não estã mandando corrente quando tem que centrifugar, nesse caso é melhor que um técnico veja pessoalmente para que você não tenha duvidas ok

      Excluir
  30. a minha maquina eletrolux top8 não solta agua voce, pode me ajudar ? e ela nem centrifugando esta obrigado. abs. luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Top oito apresenta muito um problema de dispositivo da tampa, ela tem uma trava na tampa que impede ela funcionar de porta aberta, então quando essa chave apresenta problemas ela para de drenar, tem que ligar a eletrobomba diretamente na energia, se ela não funcionar está queimada e tem que ser trocada, mas se ligando a eletrobomba direto na tomada com um cabo de força ela funcionar, então o problema é com o dispositivo trava da tampa.

      Excluir
  31. Boa tarde Celso,
    Por favor, qual o tipo de óleo usado na cx.de engrenagens da clean bll22m?
    antecipadamente grato, pela gentil atenção.
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usamos oleo singer, ele é fino e muito parecido com o que vem de fábrica, vai encontrar nas casas que vendem peças para lavadoras, mas também encontra em mercados.

      Excluir
  32. Boa tarde Celso,
    Complementando minha pergunta concernente ao óleo usado na cx.de engrenagens da clean, desejo saber também, por favor,
    a quantidade a ser utilizada, quando se faz necessário trocar o mesmo.
    Fico-lhe imensamente grato pela prestimosa atenção.
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, a quantidade é mais ou menos até chegar a metade das quatro engrenagens planetárias, e só se troca o óleo se ele vazar pelo retentor superior do tubo, ou se vazar pelo fundo branco da caixa de engrenagens.

      Excluir
  33. Bom dia CELSO, parabéns pelo Blogge

    Veja se pode me ajudar. Tenho uma Brastemp 5kg, troquei o eixo e os rolamentos (cambio), também troquei o capacitor, solenóide freio (acho) e a bomba d'agua. No capacitor fiquei com duvida se podia ligar os fios nos pinos terminais do capacitor de forma aleatório ou se existe uma posição correta, assim também com a solenoide do freio. Depois de montada fui testar mas a maquina encheu e quando começa a lavar parece que perde a força e fica com o barulho do motor ligado mas não gira. Na centrifugação também acontece o mesmo as vezes ela gira e logo para ficando somente o barulho do motor como e o da bomba d'água que parece ficar o tempo todo ligada. Celso aguardo o teu retorno e desde já fico muito agradecido, abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema inverter a ordem dos fios, quando tiver apenas dois fios a ordem nunca vai importar, o problema da sua lavadora parece ser motor, já que capacitor é novo, mecanica é nova, se montou tudo direito e o motor não consegue mover nem pra agitar e nem pra centrifugar o defeito pode ser o motor.

      Excluir