DIAGRAMAS

Esquemas Elétricos Produtos BRASTEMP



Diagramas das Lavadoras BRASTEMP
Diagramas dos Refrigeradores BRASTEMP



Lava Louças Brastemp

BVS24DFA e BVB24DFA
BLB12A
BLE12
BLF06A
BLF08A
BVS24DGA e BVB24DGA
FLA60MAA e FLA60MBA
FLA60MCA e FLA60MDA






Esquemas Elétricos Lavadoras Consul:

CWC24A
CWE06A



Esquemas Elétricos lavadoras Electrolux


LE08A
LE750

LM06
LM08A
TOP08A




DIAGRAMAS REFRIGERADORES e FREEZERS


BRASTEMP e CONSUL:

Diagrama - Esquema Elétrico Ar Condicionado Brastemp BBY09BB - BBY12BB
Diagrama - Esquema Elétrico Ar Condicionado Brastemp BBZ09BB-BBZ12BB-BBM09BB-BBM12BB
Diagrama - Esquema Elétrico Ar Condicionado Brastemp BBU09BB-BBU12BB-BBJ09BB-BBJ12BB
Diagrama - Esquema Elétrico Ar Condicionado Brastemp BBV09BB e BBV12BB
Esquema elétrico Refrigerador BRL36

Diagrama - Frigobar Consul RC1203

CRD48D Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Consul CRB36A
Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Consul CRM33D
Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Consul CRM37E
Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Consul CRM45A
Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Consul RC28D 01 Porta
Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Consul CRA30E 01 Porta
Diagrama - Freezer Brastemp BVR28G FLEX
Diagrama - Freezer BCC31FBA

ELECTROLUX:

R 130
FE22
FFE24
FE26/FUD26S
H-500 duas tampas
D330 Antigo
DC37
DC39A
DC43
DC45
DC46 - DC48 - DCW49
DF34A
DF35
DF35 com termostato no freezer
DFF40
DF45
DF50
DFI80 - DI80X
DW50X
DS380 F Free
RE28 01 porta
RFE38 01 porta frost free
SS72X side by side




OUTROS

Diagrama - Esquema Elétrico Ref Continental Fros Free RSU43
Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerdor BOSCH KSV475006K
Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador BOSCH KDN46
Diagrama - Esquema Elétrico lavadora GE 15,1
Diagrama - Esquema Elétrico Freezer Metalfrio VB43RE

136 comentários:

  1. vc consegue um esquema para uma bwr22c brastemp
    e se puder me ajude
    ela nao joga agua fora a bomba esta funcionando
    qundo da partida play/stop ela ativa o freio e tempo depois fica apitando
    solto a saida de agua esvasio e depois do nivel estar 95% vazio a bomba liga e joga os 5% fora iniciando a etapa seguinte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver se consigo, mas esse modelo tem poucas ainda em uso, difícil achar, vou tentar

      Excluir
  2. E sobre o defeito teria alguma dica do que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a eletrobomba esteja aquecendo demais, então depois de um tempo esfria e volta a funcionar, é comum isso acontecer com eletrobombas, elas tem um protetor interno que desligam elas quando aquecem, por isso param, depois que esfriam voltam, mas tem que ser trocadas quando isso ocorre

      Excluir
    2. vleu pela ajuda e isso mesmo
      desmontei a bomba e estava com um vazamento no retentor o induzido estava todo enferrujado e com um tipo de areia
      troquei a bomba e esta funcionando perfeitamente
      Obrigado pela atençao

      Excluir
    3. Por nada, que bom que resolveu o problema com a eletrobomba sendo trocada, abraço

      Excluir
  3. Boa tarde, nao sei se vc pode me ajudar, mas comprei uma maquina da electrolux lava e seca modelo LSE09, e esta apresentando erro E6, levei na assistencia, e aquele susto no valor que querem me cobrar, quase o preço da maquina, me disseram que é problema na placa eletronica, e que tinham que trocar toda fiação, mas ela liga norma, entra e sai agua normal, o unico problema é que ela nao gira o cesto, ( nao bate a roupa e nem centrifuga) será que é isso mesmo? Se puder me ajudar agradeço, e se o preço dessa placa é tão cara assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com lava e seca, não indico e não aconselho, sempre disse isso aqui no blog, são produtos que não vieram pra ficar, e esse é o motivo mais frequente, a manutenção de lava e seca custa sempre na casa de mil reais ou mais.
      o defeito que você informou está relacionado ao capacitor do motor, mas como disse, lava e seca eu não me atrevo, mexer em produto ruim, acaba transferindo a culpa do mal produto pra gente, como se a culpa de o produto nao funcionar fosse de quem conserta, e não de quem fabricou.

      Excluir
  4. Bom dia, minha maquina é a Electrolux LTE07 , o cesto interno esta solto e parece que os rolamentos tb, pq esta fazendo muito barulho e soltou uma graxa nas roupas, primeiro começou a sair pedaços de plasticos do lado do cesto interno e agora solta uma caldo preto, compesa arrumar??

    Aguardo seu contato, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, voce vai ter que pedir um orçamento pra ver se compensa, provavelmente além da mecanica, vai ter que trocar o anel se ele tiver perdido a água que fica dentro dele para equilibrar o peso, se o orçamento ficar acima de 30% do valor de uma lavadora nova, da mesma capacidade da sua, você tem que pensar em trocar de lavadora ok

      Excluir
  5. Boa tarde Celso, tenho uma lavadora Brastemp Ative 11 KG 2008. Ela nunca me deu problemas, mas essa semana ela apresentou seu primeiro problema, começa a soltar óleo e sujar as roupas. Na minha cidade não tem nenhuma autorizada, um técnico veio até minha residência e disse que o conserto ficará em torno de R$ 500,00. Disse que é retentor, quando tira o cestinho (aquele que acumula fiapos das roupas)para limpar chega até a cheirar óleo. O que posso fazer ? Compensa o conserto ou comprar uma nova ? O preço realmente de mercado é esse mesmo ? O que você aconselha ? Ótimo site e iniciativa a sua Celso, parabéns ! Grato, Luis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, Voce vai ter mesmo que trocar peças, no caso, a caixa de engrenagem, que se chama conjunto mecanismo, custa mais ou menos 80,00, como vai desmontar a lavadora, troca-se também mais dois itens, que juntos chamamos de kit mecanica, no caso, o kit é: conjunto mecanismo 80,00 + 01 rolamento 15,00 e um retentor do tanque 10,00.
      então você vai gastar de peças 105,00 reais, veja com outro técnico quanto ele cobra pra fazer o serviço, diga que vai comprar as peças e quanto é que ele cobra pra fazer o serviço.
      Eu não posso e nem acho justo, colocar preço na mão de obra do técnico que vá trocar esses peças pra você, mas acho que algo em torno de 100,00 e 150,00 seria justo, pela dificuldade do serviço ok.
      Voce tendo as peças em mãos, fica mais fácil pra negociar, porque o mais caro de um serviço técnico é detectar o defeito, quando se é apenas pra trocar peças, geralmente é mais barato. abraço e boa sorte

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas dicas Celso. E mais uma vez parabéns pelo site e dicas.

      Excluir
  6. Brastemp BRM49EBANA
    Começou a apitar o alarme, e os três leds que estão na porta do congelador ficam piscando. Eu tirava da tomada e religava, parava de piscar.
    Dias depois, mesmo fazendo isso, parou de refrigerar.
    Falando com um técnico, ele disse que "tem que trocar a placa".
    A geladeira tem uns 8 anos, talvez, e nunca deu qualquer problema antes.
    Haveria algo que eu possa verificar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela além da placa tem sensores dentro do freezer.
      Como o refrigerador é frost free, pode ser que a placa não esteja com problema, tem que ver outras coisas, como ventilador, testar e ver se está funcionando, não precisa tirar a peça do produto, pode com um cabo de força ligar ele direto, caso não esteja ventilando.
      Caso ao abrir o compartimento freezer, tenha gelo em excesso, cobrindo todo o evaporador, tem que testar a resistencia que fica envolta do congelador, se estiver queimada, vai formar gelo em excesso, e isso vai bloquear a passagem de ar e fazer o produto não gelar, mas caso não tenha gelo algum, ai vai ter que ligar o motor compressor direto na tomada, se ele ligar, deixe funcionar por uns 10 minutos, se começar a formar gelo, então o compressor está bom, se for esse o caso, troque a placa mesmo, são várias possibilidades, só mesmo vendo, ou então voce abrindo o freezer e fazendo uma leitura de como está o produto, ou seja, se tem gelo no freezer, ou se não tem nada

      Excluir
    2. Olá Celso.
      Preciso ligar um termostato Full Gauge Tic17 para controlar a temperatura de um refrigerador Consul CRB39AB. Você saberia me orientar de que forma devo fazer esta ligação?
      Se precisar do circuito do refrigerador eu lhe passo.

      César

      Excluir
    3. Não sei não, entre direto no site da consul e deixe sua pergunta lá, o pessoal da engenharia vai te ajudar melhor que eu com certeza.

      Excluir
  7. Boa tarde, Celso

    Eu tenho uma geladeira eletrolux DC 360 e o que acontece é que ele não liga, ela faz um barulho como se fosse ligar mais não liga, poderia me orientar sobre este defeito.

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, parece ser um problema com o motor compressor, então vai ter que abrir a caixa que fica do lado do compressor, e com um cabo de força ligar o compressor diretamente na tomada, faça isso com o compressor frio,se ele estiver quente, espere duas horas até esfriar, depois ligue o compressor direto na tomada, se ele apresentar o mesmo problema, ou seja, não conseguir partir, o problema vai ser o proprio compressor

      Excluir
  8. Boa tarde Celso

    Eu tenho uma geladeira Eletrolux DC 360 e ela não quer mais ligar ela faz um barulho como se fosse ligar o motor mais não liga, poderia me orientar o que fazer?

    Obrigado

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, parece ser um problema com o motor compressor, então vai ter que abrir a caixa que fica do lado do compressor, e com um cabo de força ligar o compressor diretamente na tomada, faça isso com o compressor frio,se ele estiver quente, espere duas horas até esfriar, depois ligue o compressor direto na tomada, se ele apresentar o mesmo problema, ou seja, não conseguir partir, o problema vai ser o proprio compressor

      Excluir
  9. Boa tarde Celso,

    Eu tenho uma lavadora Electrolux LTS 12 que não conclui o processo de drenagem/ centrifugação. Começa a drenar a água e não esvazia totalmente. Joga um pouco de água prá fora e logo em seguida começa a encher novamente e reinicia todo o processo de agitação/ lavagem. Já testei a bomba e a válvula redirecionadora de fluxo energizando-as diretamente. Será que pode ser a chave seletora motorizada CSI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, nesse modelo temos bastante complicações, podem ser sim uma das duas chaves, como pode ser a própria placa eletronica, e também a fiação dela por ser muito fina, as vezes oxida e perde contato, fazendo com que os outros componentes não funcionem, no seu caso, não vou opinar, porque sinceramente nem conserto mais esse modelo, nem a LTE e nem a LTR que usam os mesmos componentes, eu e muitos amigos técnicos deixamos de atender esses modelos, justamente por apresentar sequencia de defeitos infindáveis, e muitas vezes mesmo trocando tudo o produto funciona apenas uns dias, não estou afirmando que seja esse o caso de sua lavadora, mas estou aqui relatando o historico que eu tenho de minha experiencia com esses modelos, aconselho chamar um téncico da Autorizada, para que possa ter um diagnóstico, e um serviço com garantia, para que se eventualmente venha ter problemas, com a Autorizada vai ter um amaparo e uma empresa a quem recorrer ok. abraço e boa sorte

      Excluir
  10. Prezado, a minha geladeira electrolux df34a queimou a placa eletrônica. A placa custa na média de 80 reais, mas o pessoal das autorizadas querem me cobrar entre 260 e 300 reias para trocarem a placa. Você têm ideia de como eu posso fazer isso sozinho e economizar uns 200 reais? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A placa fica lá atras do gabinete, é bem facil trocar, apenas tirar uma e colocar a outra, nem precisa abrir a geladeira, vai ver que é bem simples.

      Excluir
    2. OLÁ GENTE BOM DIA, EU ACHO LOUVÁVEL ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR AS PESSOAS A RESOLVEREM PROBLEMAS COMUNS E SIMPLES POREM, QUANDO HÁ A NECESSIDADE DE UMA PERICIA MAIOR COMO PARTE ELETROELETRÔNICA EU ACHO PERIGOSO POIS, SEM CONHECIMENTO TEC. AO INVÉS DE AJUDAR PODEMOS COLOCAR AS PESSOAS EM RISCO DE MORTE POIS ELAS NÃO TEM CONHECIMENTOS TÉCNICOS PARA ISTO MAIS COMO DISSE VC TEM AJUDADO MUITA GENTE PARABENS

      Excluir
  11. Celso, tenho uma secadora à gás da Brastem Gran Luxo e ela não está aquecendo. Qual será o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como saber, podem ser várias possibilidades, tem que ver se acendendo o queimador por exemplo.

      Excluir
  12. Boa tarde! Celso, tenho uma secadora à gás Brastemp Gran Luxo e ela não está aquecendo, qual seráo problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse não tem como saber Sueli, tem que ser mais explicativa sua pergunta, não aquecer é muito abrangente, se voce disser que ela não mantém o fogo aceso, se disser que nem acende, se me der outro detalhe do que está acontecendo me ajudaria, apenas dizer que não aquece, não ajuda muito

      Excluir
    2. Bom dia!
      Celso,
      o ignitor foi trocado por um novo, porém o mesmo não aquece. Pode ser problema no queimador?

      Excluir
    3. Pode sim, acho melhor nesse caso, como é um produto complexo, chamar um profissional qualificado pra ver esse produto, senão voce vai ficar comprando peças e mais peças, e pode sair mais caro que chamar alguem que vá resolver o defeito.

      Excluir
  13. Celso, voce tem o diagrama da secadora à gás Brastemp Gran Luxo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa secadora é muito antiga, vai ser difícil achar esse diagrama, prometo que vou tentar conseguir e se conseguir vou postar em diagramas nos proximos dias, mas adianto que é difícil achar.

      Excluir
  14. Bom dia, parabens pelo blog.

    Tenho uma lavadora LE750, que durante o ciclo centrifugação, só está rodando devagar, nos momentos que deveria rodar bem rápido, faca parado, a eletrobomba está puxando a água mas a roupa sai muito umida porque o giro rápido não acontece.
    Como posso resolver?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aberto, pode ser o capacitor do motor, ele é quem dá tork para a lavadora funcionar com velocidade.

      Excluir
    2. Celso, tenho uma geladeira Eletrolux Double DC360, ela está vazando água por baixo, molha toda a cozinha, poderia me dizer qual seria o problema, que peca trocar e se dá pra trocar eu mesma em casa, fui trocar a borracha dela, mas vi que não tem parafuso, a porta tem que trocar inteira? Obrigada.

      Excluir
    3. Vanessa, tem sim como trocar a borracha, mas é bem dificil, o defeito de vazamento de água,pode ser que o dreno esteja entupido apenas, retira as prateleiras, e a gaveta de legumes, vai ver que atras da geladeira, onde termina a gaveta de legumes, tem um batente e nesse batente um furo, por onde tem que escorrer a água do degelo, se tiver entupido, vai transbordar e vazar para debaixo da gaveta de legumes, então com uma chave de fenda, ou phillips, insira dentro desse orificio para que limpe a sujeira e a água escorra, depois jogue um copo de água fervendo ali para tirar toda sujeira, e pronto, o defeito deve ser apenas esse, dreno entupido.

      Excluir
  15. Bom dia amigo,gostaria de visualizar o esquema de ligação da minha lavadora Brastemp modelo BWC10,so que ele esta indisponível, sera q vc consegue ele pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho esse diagrama amigo
      Mas entre no site da CP placas eletronicas, lá eles vão ter esse diagrama, veja a placa eletronica para esse modelo, que com a placa vem o diagrama ok.

      Excluir
    2. Muito obrigado Celso, consegui achar o diagrama no site.

      Excluir
  16. Amigo, tenho uma Brastem Clean 320 antiga ( uns 25 anos! ) mas não sei o código certo dela.... achei um link com fotos de uma igual a minha, saberia por favor dizer o modleo do diagrama? O link é: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-523690353-refrigerador-brastempduplex-clean-320-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, eu não tenho todos os diagramas, eu fiz o blog a menos de 01 ano, então quando vou atendendo meus clientes na rua, eu vou pegando dos produtos, nem sempre tenho tempo e nem oportunidade, e além do mais esse produto tem poucos no mercado, mas prometo que se eu atender algum cliente que tenha uma dessas, e se por ventura o diagrama ainda estiver legivel eu fotografo e posto aqui, fique sempre de olho no blog, e veja se encontra em outro lugar aqui na net também, abração e boa sorte.

      Excluir
  17. Bom dia,

    Tenho uma Lava-louça Compacta Eletrônica modelo BLC19BBBNA e ela está emitindo apitos e travando logo após a escolha do programa, no momento em que deveria começar lavar.

    Saberia dizer algo a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um dos termostatos, ou operacional ou de segurança, um deles tem um pino embaixo da peça, as vezes o pino sai para fora, voce tem quem acionar o pino pra dentro novamente, assim a lava-louças volta ao normal ok, essa é uma possibilidade, outra coisa que pode tentar fazer, é colocar agua dentro da lavadora com uma vasilha, até atingir o nivel, se ela começar a lavar, pode ser que tenha queimado a valvula de entrada de água.

      Excluir
  18. Bom dia Celso, você tem o esquema elétrico da Máquina de lavar roupa Brastemp Total 7 KG BWL 07A/ 127V Branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse Link élio

      http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/dica/lavadora/brastemp_consul/esquema2.jpg

      Excluir
  19. Você teria o esquema do refrigerador Brastemp BRS70H??
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho esse ainda, fui até ver no monte de arquivos que eu tenho ali ainda para postar, mas não tenho esse diagrama ainda não.

      Excluir
  20. Boa tarde Celso, valeu pelo esquema, fiz todos os teste, e descobri que a placa eletrônica está com defeito, já vi o preço aqui e custa 50 reais, muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Estou precisando saber o valor de um resistor da placa da máquina Brastemp BWL11. Por acaso você tem o esquema dessa placa? william0002@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recupero placas, tem que ver preço onde vendem componentes para placa, as autorizadas vendem placas eletrônicas novas, e instalo placa eletronicas novas, não recupero, e o esquema da placa nem a Brastemp fornece e isso você não vai encontrar, bem , eu imagino que não.

      Excluir
  22. Eu não recupero placas, tem que ver preço onde vendem componentes para placa, as autorizadas vendem placas eletrônicas novas, e instalo placa eletronicas novas, não recupero, e o esquema da placa nem a Brastemp fornece e isso você não vai encontrar, bem , eu imagino que não.

    ResponderExcluir
  23. Olá Celso!
    Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho que desenvolve aqui no blog, onde pelo que tenho lido resolve os problemas de muita gente,mesmo!
    Tenho uma Frost Freee BRG39 ECABB que não refrigera ou refrigera muito pouco no freezer, troquei o termostato e não resolveu, agora abri a pate superior e percebi que o ventilador tem sinal de força ao tentar girar a hélice, mas a mesma parece empacada. Pergunto: é necessário trocar toda a peça ou somente a parte onde está montada a hélice? O manual desta geladeira ainda existe?
    Por enquanto meu muito obrigado! Feliz Natal e Prospero Ano Novo a você e toda familia!
    Abraços!
    Ps: Meu nome é Celair , diferentemente do nick que deve aparecer para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celiar, troque o ventilador, ele é completo, mas vem apenas sem a hélice, o original custa na faixa de 60,00, se for o caso, retire o seu e leve até uma autorizada, para ver se é idêntico, e leve a hélice, para ver se encaixa direitinho no eixo do ventilador novo, para retirar, apenas dois parafusos, abraço e feliz natal para você e sua família amigo.

      Excluir
  24. BOM TARDE: CELSO

    TENHO FOGAO COOKTOP BRASTEMP, A CHAMA DAS 4 TREMPE SO FICA NO MAXIMO, NAO CONSIGO REGULAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns modelos, todas as bocas tem um termopar, um sensor, então assim que você liga ele precisa de alguns segundos para aquecer, depois de quente, ele vai aceitar que vc mude a altura das chamas, mas precisa aguardar um pouco até manipular a regulagem, caso nao seja isso, tem que chamar a assistencia, para esse modelo aconselho chamar somente a rede autorizada.

      Excluir
  25. Boa Tarde Celso, achei incrível sua iniciativa em ajudar a resolver pequenos problemas que para nós são gigantes....bom. tenho um refrigerador frost free electrolux df 38 e ele não esta gelando na parte de baixo....chamei um tecnico e ele disse que era o sensor de degelo que precisa ser trocado....me cobrou um preço absurdo....(eu acho) 488,00....procurei essa peça na internet e comprei por 35,00 só que não tenho a menor idéia de como troca-la....voce poderia me ajudar....muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DF 38 usa um fusível térmico e um termostato bimetálico, na rede sensora, tem que desmontar o compartimento freezer, tirando quele duto de ar, aquela torre central é apenas encaixada, depois vai ver dois parafusos fixando a tampa branca que fecha o compartimento freezer, retire os parafusos e puxe a tampa onde é preso o ventilador, retirando essa tampa, vai ver onde fica esse bimetalico com rede sensora, não é complicado trocar não, mas eu ainda não tenho nenhum video ensinando a trocar, vou providenciar um video desses assim que tiver oportunidade.

      Excluir
  26. Olá, tenho uma lavadora LE750 que não funciona mais, nem puxa água. Já troquei a trava da porta mas não resolveu. Depois verifiquei que a válvula da entrada recebe energia mas não recebe terra. Desconfio por isso do timer. Me parece que esta peça está cansada, pois a máquina já terminava às vezes a lavagem sem centrifugar. Depois voltou centrifugar normalmente sem fazer nenhum conserto. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode sim ser o timer, mas para esse modelo, quase nem existem peças mais, avalie se acha viável gastar mesmo com essa lavadora, talvez seja hora de pensar em uma nova lavadora.

      Excluir
    2. Obrigado pelo pronto retorno. Já paguei um conserto do motor e o timer (recondicionado) não é tão caro, por isso vou querer trocar. Para tirar o botão do timer é só puxar para frente com alicate, como na hora de ligar a máquina só com mais força?

      Excluir
  27. Refrigerador Brastemp ative brm48 403 litros inox
    Relógio do painel adiantando,
    como retirar este acessório e onde consigo adquirir outro para fazer a substituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, relógios adiantados, não precisam ser trocados, basta acertar a hora, veja no manual da geladeira, como acertar a hora do relógio.

      Excluir
  28. Boa noite
    Tenho um refrigerador modelo RDE 30 e deu um curto circuito na tomada, em baixo perto do compressor.
    Gostaria de saber como desmontar a caixa que fica ao lado do compressor, pois parece de encaixe mas nao identifiquei onde.

    Grato.

    Auber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auber, as vezes tem um parafuso prendendo a caixa, mas ela é apenas uma caixinha com trava, apenas encaixada mesmo, com uma chave de fenda, force ela na parte superior, que tem que sair.

      Excluir
  29. Boa tarde , por um acaso voce teria o esquema do refrigerador continental E-NR RFCT 500 MDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho esse vinicius
      De uma olhada nesse site
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  30. oi gostaria de saber como faz a ligaçao do pressostato da brastemp ative 11kg, no caso cor e numero, desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei decor nesse modelo, teria que ver o diagrama da lavadora, e desse modelo eu não tenho,você vai encontrar o diagrama no site da CP
      www.cpplacaseletronicas.com.br

      Excluir
  31. Eu não sei decor nesse modelo, teria que ver o diagrama da lavadora, e desse modelo eu não tenho,você vai encontrar o diagrama no site da CP
    www.cpplacaseletronicas.com.br

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Celso! Tenho um refrigerado frost free electrolux DFI 80X e a luz de temperatura ( item 13 do manual ) do painel fica acesa direto, gostaria de saber se é um problema de placa ou de fusível térmico ou outros problemas. desde já agradeço sua atenção.
    Muito obrigado,
    Gustavo Alias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      infelizmente não tem como eu saber, pode ser problema de rede sensora ou de placa eletrônica, para alguns modelos não se troca apenas um item, no caso da DI80X, só se resolve trocando ventilador com sensor, rede sensora e placa, mas sinceramente, não sei na da DFI80 também tem que trocar kit, tem que ligar na rede autorizada e ver se troca kit, ou pode colocar somente a rede sensora, se for isso, troque apenas a rede sensora que é a mais barata e mais provável, e então observe o produto, vou deixar aqui a lista de todas as autorizadas do Brasil, e também um vídeo de como se troca o kit completo, no video está incluso a troca da rede sensora ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  33. boa tarde a todos : alguem ai tem o boletin tégnico do refrigerador consul crm 45a obrigado a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aristides, boletins técnicos ficam reservados somente a rede autorizada, difícil ter acesso a esse material, qual seria o problema que você tem com esse modelo?

      Excluir
  34. boa tarde a todos : alguem ai poderia me arrumar o boletim técnico do refrigerador consul crm45a : ficarei muito agradecido a todos :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aristides, boletins técnicos ficam reservados somente a rede autorizada, difícil ter acesso a esse material, qual seria o problema que você tem com esse modelo?

      Excluir
  35. muito bom mas não tem nada sobre a lavadora brastemp BWL09ABANA,a minha é este tipo de maquina e o problema dela é que ela não centrifuga,podem me ajudar.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito na placa, ou no capacitor do motor, desde que ela esteja jogando a água fora, quando termina de enxáguar.

      Excluir
  36. Pode ser defeito na placa, ou no capacitor do motor, desde que ela esteja jogando a água fora, quando termina de enxáguar.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia! Tenho uma geladeira Duplex Frost Free da marca GE e estou com a idéia de instalar um controlador de temperatura digital, para de vez em quando armazenar cerveja, ajustando a temperatura do Freezer em - 4º C, vc acha q dá certo? Vou prejudicar a temperatura da parte de baixo (refrigerador)? O termostado deste tipo de geladeira funciona em função da temperatura do Freezer? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz essa adaptação, infelizmente não vou ter informações seguras para te dar.

      Excluir
  38. Celso, boa noite!
    Tenho uma Electrolux de modelo DC 45, a mesma estava refrigerando somente na parte de cima, então, chamei um técnico que fez a reposição do gás dizendo que voltaria a funcionar normalmente, mas para a minha surpresa o problema persiste e dos os produtos na parte de baixo não refrigeram, com um detalhe, agora na parte de baixo formou uma camada de gele seco e fofo, sabe?
    Por favor, diga-me o que está acontecendo para que eu possa cobrar uma manutenção 100%.

    Obs. O técnico não fez a reposição do motor, poderia ser este item? Tem algo que possa fazer para identificar as causas?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi vc no email a dias atrás, disse a você que o técnico colocou gás demais,e gás tem que estar equalizado dentro do sistema, de menos não gela, de mais também não, então ele tem que voltar e retirar o excesso, assim o produto volta ao normal, abração

      Excluir
  39. Prezado Celso, primeiro gostaria de parabenizar pelo seu blog.
    Preciso relatar um problema com uma máquina de lavar louça electrolux LE09B.
    Só está funcionando o ciclo rápido (25 min). Os demais ciclos está travando o timer em 2 horas. Aí ela fica jogando água e não pára mais. Isso aconteceu depois que eu retirei ela da lavanderia e instalei na cozinha.
    Voce acha que isso pode acontecer por causa da pressão da água ou da altura do dreno?
    Ou será que algo queimou após eu movimentá-la? A garantia acabou a alguns meses e gostaria de uma opinião sua.
    Desde já, muito obrigado. Favor responder no email lucas.a.krause@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, eu não tenho experiência com lava louças Electrolux. Entre neste site, onde vários técnicos respondem e um deles certamente o ajudará melhor do que eu:
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  40. MINHA MÁQUINA É A BWL 11A, ELA FAZ TODAS AS FUNÇÕES NORMALMENTE, INCLUSIVE O ENXAGUE, CENTRIFUGANDO E PARANDO ALGUMAS VEZES, EM SEGUIDA RETIRA TODO O RESÍDUO DE ÁGUA, PORÉM AO INVÉS DE CENTRIFUGAR, NÃO FAZ MAIS NADA O LED INDICADOR DA CENTRIFUGAÇÃO PERMANECE ACESO. O QUE VOCÊ ACHA QUE É O DE FEITO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza nesse caso, pode ser a placa de potência, mas não posso afirmar porque nunca peguei esse defeito nesse modelo, então pode ser até outra coisa, mas a causa mais provável é que seja a placa, porque ela centrifuga depois da lavagem, e isso significa que tudo que ela precisa para centrifugar está normal, como motor, capacitor, e fiação, se não centrifuga na etapa seguinte, o defeito vai estar em quem comanda a centrifugação, já que sabemos que tudo está perfeito.

      Excluir
  41. Prezado Celso, primeiro gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e paciência com os leitores do seu blog.
    Preciso de sua ajuda para me ceder, se possível o esquema elétrico da Secadora Brastemp à gás antiga... Acho que já houve pedidos como esse por aqui...
    Eu tive que trocar o Ignissor de Silício e também o Sensor Radiante além de uma bobina e perdi a sequencia de ligação dos fios.
    Agradeço desde já, e se puder me responda no email lgc40@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu não tenho esse esquema elétrico, sempre me pedem diagramas, mas não tenho todos, conforme visito meus clientes eu vou colhendo os diagramas, mas secadora a gás, faz anos que não atendo, bem difícil achar.

      Excluir
  42. Olá Celso! Gostaria que você me respondesse assim que possível. Minha geladeira electrolux DCW49 não esta gelando, se eu der umas batidinhas no conrtole de temperatura que fica dentro dela ela volta a funcionar, mas logo para. O que será que pode ser?

    Desde já agradecida.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, fica bem evidente que o defeito está no termostato de controle de temperatura, essa peça aí que você está batendo.

      Excluir
  43. Preciso de diagrama elétrico da lavadora eletrolux LTE15 alquem pode me ajudar . dilsonribolli@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu ainda não tenho, procure em
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  44. boa noite,Celso meu frost-free, esta funcionando,mas otermostato que fica na parte superior lado esquerdo nao esta funcionando,tem como voce me orientar aonde eu encontro um esquema dele ou um cronogama ? Elvécio abraços;;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você não me fala nem marca e nem modelo de sua geladeira e quer que eu te ajude a encontrar o diagrama?

      Excluir
  45. Olá , estou com um problema na minha geladeira electroletrolux dcw49 ela não gela a parte de baixo e estraga tudo que põe , o fresser esta gelando pouco já troquei o termostato não adianta quero abrir para ver se é o fusível, ou se esta entupida a saída do ar não sei onde abre para chegar nessas peças por favor me ajude a abrir , não sei se é na parte de trás ou por dentro do fresser me ajude se vc souber qual o problema me adiante , preciso saber como chegar até onde fica a resistencia e a serpentina desde já agradeço Eva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira não tem nada disso, não tem fusível, ventilador, não tem sensores nem nada mais, ela não é frost free, portanto o problema dela pode ser o que mais ocorre nesse modelo, falta de gás, o gás circula no freezer mas não é suficiente para gelar a placa fria do compartimento refrigerador,nesse caso apenas um técnico pode resolver, pois precisa de qualificação e ferramentas pra fazer esse tipo de serviço.

      Excluir
  46. Olá novamente celso, espero que possa me ajudar a conseguir o diagrama elétrico da placa de potência CT-24.958C da lavadora Consul mare mod.CWL75ABBNA20, pois o R88 torrou eu não sei seu valor pra troca antes de comprar a placa ou as placas de potência e interface. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe diagrama de placa, quem fabricas elas não fornece isso , até porque isso é de interesse apenas deles, nós técnicos, quando localizamos uma placa com defeito, trocamos a placa, não podemos ficar tentando recuperar placas, eu troco mais de 50 placas por mês, e gasto em média 15 minutos pra trocar uma placa, independente de qual produto seja, se fosse tentar ficar mexendo em placa para descobrir o que é, levaria duas ou três horas, e se eventualmente uma placa dessas queima depois do serviço, adivinha em quem o cliente iria colocar a culpa?

      Excluir
  47. Tenho uma Lava-louça Compacta Eletrônica modelo BLC19BBBNA 220v e me mudei para uma cidade que só tem 110v tem como mudar a tensão da maquina ou tenho que comprar um transformador. obrigado
    Raquel

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Tenho uma geladeira Eletrolux,modelo DF 34a e preciso trocar a borracha só que não consigo encontrar,alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se troca borracha de porta de Electrolux, somente porta inteira

      Excluir
  50. Não se troca borracha para esse modelo, ela é colada na porta, troca-se porta inteira.

    ResponderExcluir
  51. Boa Celso, tenho uma geladeira eletrolux modelo DC49X, está com problemas no refrigerador não está gelando somente o congelador está normal.
    O técnico veio e disse que tem que trocar todo o gabinete e vai custar mais de mil reais, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chame outro técnico, peça para ele eliminar o pré resfriador, que é por onde está vazando o gás e então fazer uma carga de gás que nunca mais vai vazar, o que pode ocorrer é que em dias chuvosos e de alta umidade do ar, pode ocorrer formação de gotículas de água perto das borrachas.

      Excluir
  52. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com
    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  53. olavo ferreira da silva filho

    vc consegue o diagrama do freezer BCJ 27L10, te agradeço desde já e se podes me remeter para meu e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os diagramas que eu tenho estão aqui no blog, só consigo novos quando visito meus clientes e tiro fotos nos produtos, esse é um modelo que não conserto a anos, não posso te prometer,somente se atender um cliente que tenha um desses com diagrama legível.

      Excluir
  54. Bom dia Celso! Estou com dificuldades para fazer ligação elétrica na geladeira GE; modelo: REGE 410FFM2A1CS1! O problema é o seguinte: o compressor não funciona. Estou fazendo uma revisão de relê, capacitor de partida, placa eletrônica e bimetal... eu vou substituir estas peças por novas. Gostaria de saber se o Sr. pode me enviar o diagrama elétrico do modelo acima mencionado. Aguardo o retorno e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  55. Bom bia! Gostaria de saber se V.SA teria para fornecer-me, o diagrama elétrico da cervejeira Metalfrio Modelo: VN50L, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, só trabalho com linha doméstica, Bratemp/Consul e Electrolux

      Excluir
  56. Não, só trabalho com linha doméstica, Bratemp/Consul e Electrolux

    ResponderExcluir
  57. É possivel adaptar uma placa BWQ 22 numa lavadora BWR 22. Descartando aquecimento. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a rede elétrica, o paienl, aliás tudo é incompatível, uma é clean e a outra eletrônica, não tem nada a ver uma com a outra

      Excluir
  58. BWQ22 tem tudo diferente da BWR22, impossível.

    ResponderExcluir
  59. FAVOR ENVIAR DIAGRAMA ELÉTRICO DA LAVADORA CONSUL FLORAL

    MODELO CWI07ABANA40

    UM CURIOSO DESMONTOU TODA A FIAÇÃO.

    AGUARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com as Consul que não tem agitador alto, essas que são igual tanquinho, não tenho nada de informações para elas.

      Excluir
  60. Minha lava louças electrolux LE90B não está esquentando a água... sabe dizer se é o termostato ou a resistência? Você vende a peça?

    ResponderExcluir
  61. Vendo Peças, mas tem como testar a resistência, com multímetro, ou ligando a peça direto na tomada com cabo de força, sabendo do defeito, e se quiser a peça, entre em contato pelo whatsapp do departamento de peças para ver se tem e o custo, se concordar com o valor, vamos disponibilizar um anúncio da peça para você.
    61 9 8289-8820

    ResponderExcluir
  62. Secadora a Gás Brastemp (antiga) BSG72G13
    Para mudar minha secadora de lugar, precisei retirar o painel e, por consequência, tive que desligar os fios atrás dele.
    Antes de desligá-los, numerei os fios e os pontos de ligação para que, ao remontar o painel, nada ficasse fora de lugar.

    Mas, infelizmente, devo ter cometido algum erro nessa marcação, e ligado algum fio em lugar errado, pois a secadora não liga.

    Alguém teria um video, uma foto ou um desenho da parte traseira do painel dessa secadora para me enviar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  63. infelizmente é um produto muito antigo, dificilmente vá encontrar o esquema elétrico dela.

    ResponderExcluir
  64. ola,diagrama da colormaq LCA15kg

    ResponderExcluir
  65. Fogão de indução Brastemp Celebrate.
    Meu fogão não reconhece que coloquei uma panela, ele apta por alguns segundos e depois desliga.
    Será algum problema com sensor? Fiz o teste o sensor esta fechado, alguém sabe me informar como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto esse produto, infelizmente não tenho como ajudar

      Excluir
  66. Celso, minha lavadora lte09 electrolux, quando ligo na tomada fica fazendo um barulho tipo estalo. Toc toc toc mesmo sem as placas no lugar. Tirei-as para ver se estavam com problema e a interface estava queimada. Comprei uma nova, coloquei as duas no lugar e continua fazendo esse barulho. Será parte mecânica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho sem ver e ouvir, impossível imaginar o que seja, veja de onde vem o barulho.

      Excluir
  67. Boa tarde, tenho uma geladeira brastemp ative frost free 403 litros brm48nb, o freezer está funcionando normal, mas a parte de baixo não está gelando, então deixei 24 horas desligada, voltei a ligar e ela começou a congelar tudo, em alguns dias voltou ao normal e depois parou de gelar novamenta, chamei um técnico, primeiro me falou em bimetal ou fusível, chamei ele de novo e disse que esse modelo não tem bimetal, que o problema é no sensor... com a sua experiência, poderia me dar uma ajuda? Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.