sábado, 8 de novembro de 2014

Perguntas e Respostas sobre Refrigeradores Consul Biplex

Antes de fazer qualquer pergunta, leia todos os comentários, pois neles pode encontrar a solução para o problema com seu eletrodoméstico, se por acaso nas perguntas e respostas não encontrar a solução para o que precisa saber, faça sua pergunta que em breve responderei.

      
Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

37 comentários:

  1. ola parabens pelo blog
    meu nome e fabiano eu tenho uma brastemp twin system 420l mod BRH42 com dois motores
    de uns dias pra ca ela parou de gelar a parte do refrigerador ela funciona o motor alguns segundos e desarma
    naum da tempo pra gelar como se tivesse na potencia minima
    se puder ajudar agradeco desde jah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema no proprio motor, para saber, desligue os fios que estão no motor, e com um cabo de força ligue ele direto na tomada, se estiver quente quando for fazer isso, desligue da tomada e deixe esfriar por duas ou três horas, só estando frio ligue direto na tomada, se ao ligar ele partir, deixe funcionando, se funcionar por um longo tempo, tipo uma hora, então ele está bom, e o defeito pode ser termostato, se ele não se manter ligado, mesmo ligando direto na tomada, entao o defeito é no proprio compressor ok

      Excluir
  2. Boa noite, minha geladeira é Consul Biplex 410 L, tem 6 anos de uso, mas ainda está bem conservada e parou de funcionar, o tecnico disse que o motor queimou. Eu gostaria de saber se compensa comprar um motor novo e pagar o conserto ou melhor comprar uma nova...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, você é quem tem que analisar se compensa o conserto, mas eu como técnico diria que sim, pois o compressor, se for novo e original da embraco, tem 02 anos de garantia, sua geladeira é grande e se nova fosse, custaria na faixa de 1.500,00 então se você gastar até uns 600,00 para consertar, compensa sim, desde que esteja em bom estado de conservação, e vc disse que está.

      Excluir
  3. Bom dia tenho uma geladeira Consul crd48 biplex e deu um problema ela ficou um ano desligada e quando fui ligar ela não gelava e nem congelava chamei a assistência técnica que colocou o gás mais ela so esta congelando e não gelando o que faço ja tentei ver por aqui se posso resolver so pra colocar o gás eu paguei 280,00 e não acho justo eu ter que pagar mais... me ajude o que posso fazer a principio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio tem que chamar quem colocou gás para que coloquem mais gás, porque pode ser que o serviço ainda esteja na garantia, mas o que teria que ser feito, era eliminar a tubulação internar por onde está vazando o gás, se o técnico viu isso, teria que te explicar asssim:
      Olha, sua geladeira tem vazamento de gás interno, dessa forma, colocando gás, com pouco tempo de uso, o vazamento vai consumir o gás e ela para de gelar, o único jeito é eliminar a tubulação interna, que passa perto das borrachas das portas para aquecer e não criar gotas de água, pois em dias chuvosos e de umidade do ar muito alta, sem essa tubulação interna, pode criar gotinhas de água perto das borrachas, mas esse é o único jeito de resolver, se o Sr aceitar, eliminamos o pré resfriador e colocamos gás, nunca mais vai deixar de gelar, mas corre esse risco de em dias chuvosos juntar gotinhas de água perto das borrachas e tem que ser secado com pano,
      Então chame quem fez o serviço , e mesmo que já esteja fora da garantia, questione isso, porque não te avisaram que se tem vazamento o gás vai sair novamente, veja se eles fazem isso sem cobrar, ou que cobrem apenas o material, que vai ser na casa de 50,00

      Excluir
  4. Olá Celso, acabei de comprar uma geladeira consul bem estar crm 51ab, depois que comprei vi vários videos no you tube de reclamações nos modelos crm 45, 49, oque vc me diz a respeito do modelo que comprei vc acha que fiz um bom negocio?Ela tem um painel digital na porta. Tenho praticamente tudo da consul e nunca tive problemas, mas confesso que fiquei preocupada, parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique, já comprou agora aproveite seu produto, vai ver reclamações sim, pois é uma geladeira que vende muito, e por isso quando apresenta problemas, vai ver reclamações, é comum isso, mas não significa que vai acontecer com todas as geladeiras que foram vendidas, problemas apenas com um pequeno percentual de produtos em campo, é uma boa geladeira com certeza.

      Excluir
  5. Celso,

    Tenho uma Consul CRM38B que está com problema já há algum tempo. Há um bom tempo ela volta e meia começava a estalar. Eu tirava da tomada, deixava um pouco desligada e ligava novamente e parava.

    De 3 meses pra cá, no entanto, está com problemas pra refrigerar, em cima funciona, mas embaixo não. Eu encontrei o telefone de um técnico na internet, liguei, ele veio abriu o congelador e estava cheio de gelo. Ele trocou a caixa de controle justificando que era ela responsável por acionar e desligar. Paguei R$220, resolveu por um tempo, mas voltou a apresentar o problema. Tentei contato com o técnico e nunca mais me atendeu e ficou por isso mesmo.

    Não estou afim de ficar jogando dinheiro fora já que não conheço nenhum técnico de confiança, então queria ver se poderia me ajudar. Como eu disse, está acumulando muito gelo, então acredito que a peça responsável por degelo está ruim. Além disso, parece que o compressor está ligado direto. Outra questão que reparei é que o ventilador quando é acionado fica ligado por poucos segundos, as vezes 30 segundos e desligada em seguida o que ao meu ver, seria responsável por não estar gelando embaixo. Me ajude, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive adoentado, por isso ausente aqui nas respostas:
      olha, teria que abrir o compartimento freezer e testar a resistência de degelo, se ela não estiver queimada, que é muito provável, troque o fusível térmico, que esse sim é responsável pelo degelo, e troque também os dois sensores de temperatura, para corrigir o problema do ventilador não estar ficando ligado, estou falando isso, considerando que a caixa controle seja mesmo nova, para testar a resistência não precisa retirar, teste com multímetro ou com cabo de força, ligue ela direto na tomada por 20 minutos, se aquecer vai estar boa.

      Excluir
  6. Minha geladeira frost free biplex 300 consul CRM33D, funciona por uns dias depois desliga, tiro da tomada por um dia e ela volta a funcionar por uns tempos, trocamos a placa dela pois ela tentava ligar mas não ligada, o motor funcionava uns segundos e depois desligava. Depois da troca da placa ela funcionou por algumas semanas mas agora está apresentando esse defeito. Qual é o problema dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer, se tiver gelo em excesso, cobrindo todo o evaporador, testar a resistência de degelo que fica em volta do congelador, não precisa tirar, teste com multímetro ou ligue direto na tomada por 20 minutos e veja se esquenta, se estiver boa, troque apenas o fusível térmico, isso se tiver gelo cobrindo o congelador, caso não tenha gelo algum troque os dois sensores de temperatura, tenho vídeos ensinando como trocar tudo isso em meu canal do youtube ok.

      Excluir
  7. Olá, Celso. Estou com um problema com minha geladeira Consul modelo CRD48D. Ela é biplex e tem dispenser de água. Não é sempre, mas de vez em quando, depois de ficar com o compressor um tempo desligado (como é normal, já que ele liga e desliga) ela tenta ligar, faz um barulho de 'tec' (parece com o barulho de um relé), começa a funcionar o motor e em menos de um segundo para de novo. Dois ou três segundos depois, torna a fazer isso, e fica fazendo até que eu a desligue da tomada e espere uns 10 segundos e ligue novamente. Daí ela passa a funcionar normalmente. Quando eu vejo isso acontecer, logo conserto, mas já ocorreu esse fato quando eu estava fora de casa e cheguei a perder tudo o que estava nela, pois descongelou. Ela foi comprada nova há uns 4 anos e, numa mudança, sofreu avaria que fez perder o gás. O problema foi consertado e ela funcionou bem por alguns anos, mas nos últimos 10 ou 12 meses tem apresentado esse problema. Desde já agradeço se puderem me auxiliar na solução. Tenho conhecimentos básicos de elétrica e eletrônica e, se souber qual peça trocar, posso providenciar. Muito obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, tanto pode ser termostato como também pode ser o compressor, quando fizer isso, retire da tomada por 1 hora, depois religue, se ela partir e se manter não vai ser compressor, termostato também acho que não seja, pois se o motor dá esses estálos quer dizer que recebe energia, mas por estar superaquecido não parte, então o defeito vai ser compressor com alta amperagem, ou o gás está descalibrado, a mais ou a menos, e isso está fazendo o compressor ficar ligado muito mais tempo que deveria, então superaquece e não consegue religar, o ideal seria um técnico em refrigeração dar uma olhada.

      Excluir
  8. Celso, minha geladeira consul biplex 300 fos free, troquei a caixa de controle, depois de uns dias ela começou a descongelar o frezeer, entao tirava da tomada esparava uns minutos e colocava novamente , voltava a funcionar normalmente, agora ela nao esta fazendo gelo na parte do frezeer mais continua refrigerando a aparte de baixo, ja coloquei gaz tbm axando que era esse o poblema.
    aguardo...
    abrços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a caixa controle é nova, e tem gás, o defeito só pode ser os sensores de temperatura, desde que ela não esteja formando gelo em excesso no freezer, se a formação de gelo estiver normal, troque apenas os dois sensores por hora, tenho vídeo de como fazer em meu canal do youtube.

      Excluir
  9. Marcelo almeida

    boa noite eu tenho um geladeira consul crm 51 que ja foi trocado o compressor e gás novo estava tudo certo até quinze dias ocasionou um defeito de ela ficar mais ou menos uma hora e meia ligada direto e desliga durante vinte minutos e ligar novamente chamei o mesmo tecnico que trocou o compressor e o mesmo me disse que era um sensor que fica próximo do ventilador e foi trocado e continuou o mesmo problema e agora está com um termostato de regulagem manual e ainda apresenta o mesmo defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chame outro técnico para dar uma olhada, pode sim ser sensores, geladeiras novas como a sua tem no mínimo dois sensores, eu se fosse o técnico trocaria os dois sensores do freezer, mas também pode ser que tenha ficado com gás em excesso, ou com um pouco de falta de gás, quando se troca compressor tem que repor o gás, e se não ficar na quantidade correta perde rendimento de refrigeração, assim gás de menos não gela corretamente, como gás em excesso também não gela suficientemente para que desligue o produto no tempo certo, nesse caso, chame o técnico para dar mais uma olhada, ou outro técnico para avaliar o defeito do produto, sem ver pessoalmente fica complicado.

      Excluir
  10. boa noite td bem então há três meses eu troquei meu compressor e gás da geladeira crm 51 a cerca de quinze dias vem apresentando um problema que ela não desliga chamei o tecnico que arrumou o outro problema antes ele me trocou um sensor que fica proximo do ventilador e continuo apresentando o mesmo problema ela fica cerca de uma hora meia pra mais ligada e vinte minutos desligada e agoar esta com um termostato manual e ainda esta apresentando o mesmo problema .
    Não sei o que faço mais ja gastei cerca de 700.

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chame outro técnico para dar uma olhada, pode sim ser sensores, geladeiras novas como a sua tem no mínimo dois sensores, eu se fosse o técnico trocaria os dois sensores do freezer, mas também pode ser que tenha ficado com gás em excesso, ou com um pouco de falta de gás, quando se troca compressor tem que repor o gás, e se não ficar na quantidade correta perde rendimento de refrigeração, assim gás de menos não gela corretamente, como gás em excesso também não gela suficientemente para que desligue o produto no tempo certo, nesse caso, chame o técnico para dar mais uma olhada, ou outro técnico para avaliar o defeito do produto, sem ver pessoalmente fica complicado.

      Excluir
  11. Boa tarde, tenho uma Brastemp Twin System 420, dois motores, e o refilrigerador parou de gelar, o freezer está perfeito.
    O termostato aciona o motor do refrigeradores fica ligado o tempo que eu deixar, porém não gela, até a luz. Mas nada de refrigeração, não tem nenhum vazamento de gás ou óleo, o que pode ser? ?? Socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o termostato aciona o compressor, podem ser duas possibilidades, falta de gás já que você disse que o motor é ligado, então se liga e não gela, ou não tem gás, ou a segunda opção, falta de compressão, ou seja motor sem força, morto.

      Excluir
  12. Bom dia Sr Celso,

    Primeiramente quero parabeniza-lo e agradece-lo pela generosidade com a qual compartilha seus conhecimentos.
    Tenho uma geladeira biplex Consul - modelo CRD45 - 110v (não frost-free) adquirida a 3 anos. Recentemente ela parou de gelar a parte de baixo e apenas o freezer funciona normalmente. O Verifiquei que a "placa fria" praticamente não gela nada, apesar do motor funcionar e o termostato também). Consultei dois prestadores de serviços conforme segue:

    O primeiro prestador de serviços (apenas por telefone) me informou que será necessário fazer o desentupimento do filtro, limpeza e recarga do gás e que processo todo demora em torno de 4 a 6 horas (custo R$ 260,00 a R$ 300,00), inclusive gostaria de retirar a geladeira do local.

    O segundo prestador de serviços (apenas por telefone) me informou que seria necessário trocar o filtro e recarregar o gás e que esse processo demoraria em torno de 40 minutos (R$ 200,00).

    Minha duvida está em relação ao tempo estimado por eles, que são bem diferentes. Já que haverá necessidade de recarga do gás, qual o procedimento recomendado para que o problema não retorne em curto espaço de tempo? O Sr. poderia me orientar para que eu tome uma melhor decisão?

    Muito obrigado, Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem que completar a carga de gás, para isso não há a necessidade de retirar o produto, eu conserto a 20 anos e nunca recolho nada, tudo é feito na caso do cliente, desconfie de quem tem que recolher, eu não aconselho que deixem recolher nada, se não dá pra fazer uma carga de gás na sua casa, não dá pra fazer em lugar nenhum, o tempo estimado é de 20 a 40 minutos mesmo, e é feito no local.

      Excluir
    2. Obrigado pelo seu pronto retorno e orientação.
      Estava imaginando que a retirada do produto seria para realizar algum tipo de limpeza com equipamento especial.
      Sendo assim eu vou optar pelo segundo prestador de serviços (SP). Mais uma vez obrigado e sucesso.

      Excluir
  13. ola amigo,tenho uma Consul Biplex 410 L q ta com um pequeno problema q eu acho q é no termostato. Ela tava funcionando sem intervalo, daí girei varias vezes a regulagem a espera de desarmar.Por muito tentar conseguir o termostato agora só fica numa regulagem, se mudo funciona sem parar.

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo, primeiramente parabéns pelas ajudas sempre tão e rápidas e de muita qualidade. Eu comprei para minha loja uma Brastemp twist 420 daquela antiga (caramelo), sabe onde posso conseguir um manual dela? Quero entender a função de dois motores, e dos botões. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil , porque essa geladeira é bem antiga, mas os botões são os controles de temperatura, do freezer e do refrigerador, ela tem dois motores um para o freezer e um para a geladeira, e os controles de temperatura são independentes.

      Excluir
  15. Moro em Teresina -Pi e aqui em bem quente. Tenho uma geladeira consul biplex 410,mas não está gelando na parte onde estão as pratelheiras e só o congelador funciona normalmente. Ela não dá mais aqueles "estalos" e nem faz aquele barulho atrás como se estivesse descendo pedrinhas. Por favor, me dê dicas de seria o problema. Te agradeço desde já. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a placa que fica no fundo da parte do refrigerador,se não tiver gelo em todo o corpo dela, vai ser falta de gás, quando começa a vazar gás, a primeira parte que para de gelar é a parte de baixo e a placa do fundo da geladeira, não fica completa de gelo, ou gela apenas uma parte, e as vezes não gela nada, apenas gotas de água mesmo, se for isso, falta de gás

      Excluir
  16. Boa tarde eu tenho uma geladeira inverse Brastemp twin system 420 clean ela está funcionando normal mas o motor dela está esquentando muinto e notei que ela não está dês Armando ela tá funcionando direto qual seria o poblema pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito no termostato, mas não tem mais peças para esse modelo, muito difícil achar.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.