domingo, 2 de novembro de 2014

Perguntas e Respostas sobre Refrigeradores Antigos Duplex Brastemp

Antes de fazer qualquer pergunta, leia todos os comentários, pois neles pode encontrar a solução para o problema com seu eletrodoméstico, se por acaso nas perguntas e respostas não encontrar a solução para o que precisa saber, faça sua pergunta que em breve responderei.

l

Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI


31 comentários:

  1. Boa tarde Celso,

    Tenho uma Brastemp F. Free Zyrum 430 e ela está vazando água, como se viesse do congelador, molhando toda a geladeira. Acha que posso resolver o problema ou preciso de um técnico? Poderia me dar dicas de como solucionar o problema? Obrigadíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que podemos solucionar esse problema, veja o video que vou deixar no link abaixo e vai ver como fazer ok, abraço querida

      https://www.youtube.com/watch?v=wTYsxcxKHds

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Margareth, em que posso ajudar?

      Excluir
    2. Celso,

      minha geladeira não é essa do vídeo acima. A minha é a desse manual: http://admebranding.brastemp.com.br/Documentos/Brastemp/BRM37ABANA/BRM37A_manual.pdf

      Pode me ajudar?

      Obrigada!

      Margareth

      Excluir
    3. Posso sim, se me disse o problema da sua BRM37A

      Excluir
  3. Marcos Zonatto - Refrigerador Brastemp BRG40ABE - Problema é comum: o frezer forma muito gelo e bloqueia a passagem de ar frio para baixo) Conforme seu vídeo, troquei o bimetal e o timer (o timer original da geladeira é de 12 hrs e o novo que eu comprei é de 8 hrs) troquei as peças e a geladeira funcionou por umas 9 ou 10 horas, desligou e não ligou mais. Mantive o bimetal novo e reinstalei o timer que estava na geladeira. Voltou a funcionar, mas quando desliga não aciona a resistência. Resultado: ela desliga o gelo não derrete, ela religa continua formando gelo e boqueia a passagem dor para baixo). Aí eu desliguei o timer manualmente com a chave de fenda e percebí quer a desse jeito a resistência e acionada, derrete o gelo a aí eu religo manualmente e volta a funcionar. Depois de uma semana mais ou menos eu tenho que repetir a operação. A minha pergunta é: desligando e ligando o timer manualmente pode trazer algum problema ? Obs. Notei que o barulho funcionamento da geladeira está ficando um pouquinho mais alto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se com o timer velho, ela liga a resistência e com o novo não aciono, somente manualmente, pode ser que tenha colocado um timer paralelo, eu coloquei um desses e deu o mesmo problema, em um freezer, mas timer é tudo igual, aconselho ver isso, se o timer não for original, vai ter esse problema sempre, vou deixar aqui o link com a foto de um original para você comparar, acho que é esse o problema viu, abraço e boa sorte

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599122435-timer-degelo-refrigerador-brastemp-consul-minuteira-_JM

      Excluir
    2. Celso,
      Não entendi...minha geladeira é BRM37A? Ela é igualzinha a que está na foto do link acima, que lhe enviei. Parece que por dentro ela tem uma "cara com 02 olhos e um nariz redondo".
      Tem como eu mesma consertar? A minha é essa onde você mostra Refrigeradores Brastemp Duplex 02 portas Antigos.
      Obrigada,
      Margareth

      Excluir
    3. Eu que não entendi nada, você está respondendo em um comentário de outro leitor, seu comentário está antes desse, e você me disse que sua geladeira é uma BRM37A.
      Olha o que você disse no seu comentário lá atrás:
      Celso,

      minha geladeira não é essa do vídeo acima. A minha é a desse manual: http://admebranding.brastemp.com.br/Documentos/Brastemp/BRM37ABANA/BRM37A_manual.pdf

      Pode me ajudar?

      Obrigada!

      Margareth

      Não tem video nessa postagem então faça duas coisas, me diga qual é realmente o modelo exato de sua geladeira, o modelo fica em uma etiqueta atrás do produto, e depois me diga o defeito, sem saber o defeito não tem como ajudar, mas antes esclareça o modelo por favor.

      Excluir
    4. Bom dia Celso!

      Mil desculpas por ter respondido no comentário de outro leitor! Na verdade, não reparei nisso na hora de responder. Perdoe minha falta de atenção.

      Depois de saber onde verificar o modelo da geladeira, vi que é uma BRG43ACANA, SÉRIE SE0695667.
      O problema é que ela está vazando água numa gradezinha acima do compartimento extra frio. Dá a impressão que a água vem do congelador, mas na realidade ela sai dessa grade. No manual não consegui decifrar o nome dessa grade. Molha tudo!

      Se você puder mais uma vez dispensar sua atenção, ficarei muito agradecida!

      Obrigada!

      Margareth

      Excluir
    5. Olha, o problema da sua geladeira parece ser dreno entupido por congelamento, e a água está caindo no desodorizador no teto do refrigerador, veja essa postagem,

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  4. Amigo,
    Temos uma geladeira brastemp frost free duplex a BRL36ABANA, e ela parou de gelar a pate de baixo. O freezer gela normalmente. Em uma visita, o técnico mal olhou disse que seria o timer de degelo quebrado e que não há mais essa peça no mercado e que logo o freezer também pararia. Vi alguns videos tutoriais que mostram que o timer dando problema, nao libera tensao pra resistência degelar e o gelo acumula, bloqueando o ventilador ou a serpentina. Vejo que o vento tambem nao sai mais na parte de baixo. Existe forma de confirmar e algum outro timer que seja adaptavel, pelo que vi essa peça se encaixa com eletrodos simples, teoricamente qualquer timer de degelo funcionaria, mas não sei ao certo se é de 8 ou 12 horas desse modelo. Onde fica esse timer e tem algum video de como trocá lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho vídeos desse modelo, ele realmente saiu de linha e não tem mais peças para troca, essa geladeira foi fabricada na coréia e apenas etiquetada pela Brastemp na época, eu nunca adaptei timer para ela, a posição de saída de energia é diferente dos outros modelos, ele fica lá atrás perto do motor, mas não faço vídeos para produtos fora de linha, porque não vão encontrar peças originais, aí complica, a Electrolux na época importou o mesmo produto, pode ser que eles ainda tenham peças para ela, porém não posso confirmar isso, leve uma foto do modelo até a Electrolux e veja se eles tem peças para ele.

      Excluir
  5. Tenho uma geladeira Brastemp 340 Duplex, modelo BRS34Y20 (Antiga, primeiros modelos duplex), ela simplesmente não liga. De mão em um multiteste fui medindo a tensão, e ela chega até o Relé PTC ok, 220v nos terminais, porém a geladeira não faz nem um barulho para ligar.

    Tu acha que pode ser o Relé ? ou teria mais coisa para testar ? (Outro detalhe é que não "conheço" geladeiras, e não disponho do diagrama elétrico dessa, então estou indo pelos meus conhecimentos de outros equipamentos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chega energia no compressor e ele não parte, não suponho que seja relê e sim o motor compressor queimado, desligue os dois fios que vão no compressor e ligue um cabo de força e plugue na tomada, se não partir, ou se fizer um barulhinho e depois téc.... o defeito vai ser mesmo motor com alta amperagem ou queimado.

      Excluir
  6. Celso boa noite tenho uma geladeira brastemp 440 duplex ela estava desligada ...ficou muito tempo parada mas estava funcionando. Trocamos ela de lugar e esperamos 24 horas pra liga-la ... agora ela não está refrigerando faz barulho mas não gela e o congelador faz um barulho de água corrente mas não está congelando o que pode ser ? Ja mechi coloquei no máximo, no meio no mínimo e nada de funcionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São alguns modelos de 440 litros, preciso do modelo exato que está na etiqueta atras da geladeira, para que eu tenha noção de qual é o modelo da sua e de qual pode ser o defeito ok Marcelo.

      Excluir
  7. Boa noite! Tenho uma geladeira parecida com esta e esta formando gelo na parte de baixo do lado direito e um pouco no meio, o que pode ser, será que é a resistência queimada, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja, nesse modelo, se não estiver com a placa do compartimento refrigerador toda completa de gelo sólido quando ligada, o defeito pode ser falta de gás ok.

      Excluir
  8. Amigo, tenho uma brastempo igual a essa da foto de 340Litros duplex. Preciso saber qual o tipo de motor dela, potencia (110V). A minha já apagou as informaçoes e tenho que trocar o motor.

    ResponderExcluir
  9. A potencia da Brastempo Duplex 340L da foto é 1/5 Amperes? Eu não entendi. Ela tem mais de 25 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. basta ir á loja e pedir compressor de 1/5 de hp. um quinto

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se as geladeiras brastemp modelos mais antigo valem a pena comprar, pois pelo que sei esses equipamentos mais antigos consumem mais energia. Alguma dica ou sugestão? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, porque talvez você esteja dizendo antiga com 05 anos de uso, ou na sua visão antiga é com 20 anos de uso, as fabricadas a partir de 2000 consomem basicamente o mesmo que as de hoje, as peças internas não mudaram praticamente nada, são todas racionais, ou seja, fabricadas para racionar, consumir menos energia elétrica.

      Excluir
  11. Todas as marcas frostfree usam led, só a Brastemp que ainda não adotou o LED.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Brastemp usa led, como a Consul e Electrulux, mas é claro que não vão colocar em produtos básicos, apenas em produtos top de Linha

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Oi, estou com um problema tenho uma brastempo igual a essa da foto de 340Litros duplex, fiz limpeza dos drenos e depois liguei a geladeira percebi que o motor não está desligando, esta gelando, o barulho do motor esta ok, com a geladeira gelada testei a continuidade da termostato não deu sinal, retirei ela e testei ela deu continuidade, o que pode ser? Poder ser o caminho da termostato? Tem algum lugar que possa ver o caminho que ela faz, obrigado aguardo retorno

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma Brastemp 340 Duplex, dessas antigas (marrom). Como faço para saber o consumo médio mensal dela?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.