domingo, 14 de abril de 2013

Refrigerador Duplex Continental - Não Gela e Está Formando Um Bloco de Gelo no Fundo do Refrigerador



Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?

   Refrigeradores Continental duplex Convencionais, ou seja, não Frost Free, apresentam esse defeito, e tenho visto muitos com esse problema, o congelador congela normalmente, porém a parte de baixo, do compartimento refrigerador faz um bloco de gelo perto do ventilador, mas não refrigera.
   O que ocorre é que com o tempo, o produto perde um pouco de gás, e como o gás circula primeiramente no no freezer e depois desce para o refrigerador, quando há perda de gás, a primeira parte a sentir a falta, é a parte de baixo.
   Não é comum refrigeradores perderem gás, para nenhuma marca e para nenhum modelo, porque o sistema por onde o gás circula é completamente hermético, ou seja lacrado, o que acontece, é que como a tubulação, além de preencher todo congelador, todo condensador, que é a grade atrás da geladeira, ainda passa por dentro de todo gabinete, para esquentar as laterais perto das borrachas e evitar sudação, e nessa passagem por dentro do produto, em algum ponto nas curvas dos canos, apresentam algum micro  vazamentos, e a carga de gás vai gradativamente diminuindo dentro do sistema.
   A característica desse problema é a formação de um bloco de gelo perto do ventilador, isso ocorre porque com insuficiência de gás, a placa por onde o gás circula na parte de baixo não é completamente preenchida pelo gás, dessa forma a placa não resfria o suficiente para que o termostato desligue a geladeira, deixando o produto ligando o tempo todo, e como ele não desliga o gelo da placa não derrete, e o pouco de gás que tem na placa, com o produto não entrando num ciclo de liga/desliga, acaba formando uma bola de gelo, e o produto perde quase toda sua capacidade de refrigerar.
   Para corrigir esse problema, basta abrir o cano de serviço  e inserir uma quantidade de gás suficiente para que a placa seja completamente preenchida e volte a desligar o produto, isso vai fazer o produto funcionar por alguns meses , ou até anos, mas não vai sanar o problema, porque uma vez tendo um vazamento interno, e vazamento continua, e a longo prazo vai apresentar defeito novamente.

Compensa fazer esse serviço?
   Claro que sim, levando em consideração o tempo de vida que o produto ainda vai ter, não compensa trocar por insuficiência de gás, faz-se a manutenção e ele volta a funcionar normalmente.


Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?

214 comentários:

  1. minha geladerira consul frost free não ta congelando os alimento mas a parte de baixo está boa que será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson, boa noite.
      Complicada sua pergunta, visto que refrigeradores frost free não tem condição de fazer gelo na parte inferior, a refrigeração vem do freezer, um ventilador, faz o ar frio do congelador que é no freezer, circular por todo o produto, então se não gela no freezer, invariavelmente, jamais vai refrigerar embaixo.
      O que pode estar acontecendo, é que não esteja havendo circulação de ar no freezer, por alguns motivos, pode ser que o ventilador tenha queimado, então não há distribuição, de ar - pode ser que a resitencia de degelo tenha queimado, então acumula-se gelo no compartimento freezer, e o ar não circula, por causa do bloco de gelo - pode ser que o fusível termico, não esteja energizando a resistencia, quando a placa manda corrente elétrica, o correto, para se ter mais certeza, seria abrir a tampa que recobre os componentes do freezer, e ligar com um cabo de força a resistencia, para ver se ela está esquentamdo, o ventilador, basta desligar o produto da tomada e religar, para perceber se ele está funcionando.
      Bem são várias as possibilidades, mas o que mais trocamos em consul frost free, é placa eletronica e sensores e fusíveis, precisaria do modelo exato, e também que voce descobrisse se o ventilador e a resistencia estão funcionando.

      Excluir
  2. Olá,,,

    Tenho uma Consul há 14 anos e meio.

    Percebi há um tempo que não está gelando como deveria.

    Já na parte de cima faz gelo muito rápido.

    Moro no interior de SP....e aqui técnico capacitado é coisa rara...rsrsrs

    Vc.pode me ajudar?

    Aproveito para felicitá-lo pelo seu trabalho e dedicação as pessoas na web.

    Boasorte.

    Yara Maria Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Yara,
      Se você puder me passar o modelo exato ficaria mais fácil.
      Mas pela idade dela, vou presumir que o problema seja insuficiência de gás, veja se a placa que fica no fundo do compartimento refrigerador, está completamente congelada quando o motor liga, ou ela faz gelo em apenas um pedaço superior da placa fria?
      Caso seja isso e ela faça gelo em apenas uma parte da placa fria chegando a formar um bloco grande de gelo, basta o um técnico completar o gás, não há nem a necessidade de fazer uma carga completa, basta mesmo completar para preencher a isuficiência, mas me informe caso não seja isso ok. Abraço

      Excluir
  3. MINHA GELADEIRA 460 CONTINENTAL ESTA FAZENDO MUITO GELO NO EVAPORADOR MAS ESTA LIGANDE E DESLIGANDO NORMALMENTE O QUE SERA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a borracha que faz a vedação não tem partes rasgadas, ou se não tem algum local que não está vedando 100%. o gelo é consequencia de entrada de ar quente, que condensa e vira blocos de gelo, com certeza está associado á isso ok. mas caso a borracha esteja perfeita, veja se a porta não deslocou, quando isso acontece, mesmo a borracha estando boa, ela, a borracha deixa de casar com a parte metálica do gabinete da geladeira, provocando brechas e entrada de ar.

      Excluir
  4. Minha geladeira frost free continental duplex não resfria a parte de baixo, mas o congelador funciona normalmente... ela tem menosde um ano de uso, o que será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser várias possibilidades, mas não vou aqui citar tudo, vou abreviar, como ainda está na garantia, não mexa no produto, com nota fiscal em mãos, ligue para assistencia autorizada e abra um chamado urgente antes que a garantia termine ok Flávio, abraço

      Excluir
  5. Boa noite!Minha geladeira parou de gelar tem 2 dias,mais ela faz um barulho como se estivesse funcionando normal,é uma continental tem uns 5 anos de uso e nunca deu problema,mais agora ela resolveu parar de gelar!
    Será que o gás dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, me de mais duas informaçoes, se é de uma porta ou duplex? sendo duplex se é convencional ou frost free? assim fica mais fácil eu tentar uma orientação, aguardo ok, abraço

      Excluir
    2. Oi Celso é duplex normal bem parecida com essa da foto e muito obrigada por me responder!
      Abraço!

      Excluir
    3. Adriana,
      Se parou de gelar tudo de uma vez, aparente não ser falta de gás, a não ser que tenha furado o congelador com faca, mas caso isso não tenha sido feito, podem ser duas possibilidades então:
      - Primeiro tem que testar o motor, ou o compressor da geladeira, tem que retirar a caixa lataral do compressor, onde está o rele, então veja que no compressor tem dois fios, o verde é terra, ignore, então com um cabo de força comum, ligue o motor diretamente á tomada, caso ela ligue, e se voce quiser usar a geladeira até consertar, deixe ligado, mas retire da tomada algumas vezes por dia, porque ligando direto funciona, mas sem desligar pelo automatico o motor aquece muito, então tem que desligar de tempos em tempos da tomada.
      - A seguna possibilidade, caso o motor esteja funcionando, é que o termostato tenha apresentado problema, o termostato fica atrás do botão de controle de temperatura, e na duplex continental apresenta sempre esse problema, ele desliga e quando tem que voltar a funcionar o produto, não volta mais, então caso motor funcione ligando diretamente a tomada, troca-se o termostato ok, abraço

      Excluir
    4. Obrigada Celso vou dar uma olhada do jeito que vc me passou,depois retorno com notícias abraço e muito obrigada!

      Excluir
    5. Boa tarde Celso!
      Meu marido chamou um profissional pra dar uma olhada na geladeira,e ele testou o motor e está ótimo e ele disse que tem que troca o (kit despositivo eletronico de acionamnento).
      Poderia me informar que kit é esse?E ele me cobrou R$110,00.
      Tem a ver com o termostato que você falou?
      Obrigada.

      Excluir
    6. Agora eu ri aqui, desculpa Adriana,
      O motivo do riso é os nomes que alguns arranjam para que o cliente não verifique a peça que tem que ser trocada, pra começar, kit quer dizer que é mais que uma peça, pode se supor um conjunto de peças, mas ele inventou esse kit para parecer que é uma grande coisa, eu sinceramente desconheço qualquer peça com essa discriminação em geladeira.
      Imagino que nem seja o termostato, pois ele custa uns 60/70 reais, ele iria cobrar um pouco mais caro, eu suspeito que aí seja epenas o cabo de força, depois dessa conversa, mas o preço não está tão exorbitante, nós técnicos não cobramos baseado em quanto custa a peça, somos pagos para localizar problemas e corrigir, trocar peças, dependendo da peça até uma criança de 6 anos consegue trocar, o difícil é saber o que trocar, essa é a parte técnica da coisa. sinceramente se resolver seu problema, acho que vale a pena consertar, peça um desconto, ele já disse 110,00 imaginando que você iria dizer, AH MOÇO< FAZ POR 100,00. Abraço Adriana

      Excluir
    7. Ok obrigada Celso até eu estou aqui dando risadas,mais então o rapaz ficou de vim trocar a peça,só que até agora não chegou eu acho isso uma falta de respeito com o cliente,principalmente por ser um eletrodoméstico que nós não podemos ficar sem,e hoje fazem 3 dias que estou sem geladeira é horrível!
      Mais muito obrigada Celso vou voltar sempre pra te encher de perguntas dos meus aparelhos abraços e muito obrigada mesmo me ajudou bastante!

      Excluir
    8. Ajudei nada, tem casos que eu consigo solucionar apenas com instruções, diferente do seu que infelizmente teve que ter a presença do profissional aí, quanto á deixar o cliente esperando é complicado, eu dou prioridades para geladeiras sem refrigerar sempre, sei do transtorno, e as vezes tenho que estender meu horário até a noite, mas isso faz a diferença, porque muitos dos meus clientes são indicação de outros clientes, isso é coisa que se constrói a longo prazo, com trabalho e responsabilidade. Espero que ele ainda venha, de uma ligadinha no celular dele ou mande um SMS, fique a vontade quando precisar, se não resolver, pelo menos vamos dar umas risadas, faz bem estar de bom humor, mesmo não sendo muito fácil nos dias de hoje. Peça para ver o KIT que ele está trocando, só para eu matar minha curiosidade e a sua também, abraço querida

      Excluir
    9. Bom você me ajudou na dúvida porque procurei esse kit na internet pra saber o que era e você chegou na conclusão que eu já suspeitava que isso não existe!
      Eu sou do tipo que procuro sempre um profissional e não um curioso e esse que foi chamado é um dos melhores daqui da minha cidade e por ter um nome a zelar deveria ser mais responsável e não deixar os clientes esperando e ele nem telefone tem ele ligou direto da empresa onde trabalha,mais pode deixar que vou ficar em cima pra ver essa peça e te falo e vamos dar risadas mesmo,pois eu já estou rindo só do que estamos falando kkkkkkk!
      Abraço.

      Excluir
  6. Olá!! Tenho um refrigerador electrolux duplex e estou com um problema pois, a mesma nunca desliga e agora percebi que tem um grande bloco de gelo do lado de fora embaixo próximo a grade. Qual será o problema e como posso solucionar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lado de fora, perto do motor compressor la atrás da geladeira?
      Se for isso mesmo, o seu produto está com excesso de gás amiga, deve ter sido feito uma manutenção recente, e colocaram gás demais, então o gás circula por dentro do produto e é tanto que desce de volta para o motor compressor, chegando a congelar o cano por onde ele desce, então o que tem que ser feito, é retirar o excesso de gás, e tem que ser feito por um técnico que vai abrir o cano, deixar sair um pouco de gás e depois lacrar novamente.
      Parece estranho, mas geladeira com gás demais também não refrigera o suficiente, criando um gelo fofo, mas que não atinge temperaturas ideais para que o termostato desligue.
      Portanto geladeira sem gás não gela, com gás em excesso não gela, o gás tem que estar calibrado dentro do sistema, para que o produto funcione normalmente ok, espero ter ajudado, abraço

      Excluir
    2. Muitoo Obrigada!!

      Excluir
  7. Só mais uma coisinha. Apenas pelo fato de o técnico querer ser espertinho demais (que sempre é o caso), quanto ficaria para ele fazer esse reparo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Quanto ao valor fica difícil estipular, o problema nem é colocar gás, é epenas abrir o cano por alguns instantes para que o excesso de gás saia, e depois lacrar novamente, não sei quanto ele vai cobrar, porque não sei o custo que ele vai ter para atender você, negocie, fale que é apenas retirar o gás, negocie antes do serviço feito, acho que um valor base pra isso seria uns 100,00 negociável pra mais ou pra menos, mas não muita coisa, abraço

      Excluir
  8. tenhouma geladeira continental rdn36 frost free não funciona parte de baixo motor funciona so funciona parte decima do congelador qual peça pode estar com defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não trabalho com continental, postei aqui esse defeito porque tem ocorrido muito, e esse modelo aí de cima não é frost free, nos modelos frost free os problemas são mais complexos, aconselho voce entrar em um site onde tem muitos técnicos que respondem perguntas, com certeza um deles vai poder te ajudar mais que eu, vou deixar o endereço aqui embaixo, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  9. OLÁ CELSO.
    MINHA GELADEIRA É BRASTEMP DUPLEX 410. DE REPENTE COMEÇOU A GELAR APENAS NA PARTE DE CIMA (FREEZER). QUATRO DIAS DEPOIS, NADA MAIS GELOU. DESLIGUEI POR DOIS DIAS. ENCOSTO O OUVIDO E ESCUTO UM RUIDO BEM FRAQUINHO. O MOTOR PARECE FUNCIONAR, MAS NÃO GELA.
    ABRAÇO.
    CARLOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CArlos, se for uma geladeira convencional, ou seja, que não seja com sistema frost free, o defeito parece ser vazamento de gás, e o problema parece ser grave, pois quando ha vazamento, o gás vai sumindo de pouco, e como você disse que parou em poucos dias, o ponto de vazamento é grande, tem que chamar um técnico e ver se tem vazamento na solda, ai é fácil corrigir, agora se for interno e com essa intensidade é mais complicado. Tem mesmo que chamar um profissional técnico Carlos, abraço

      Excluir
    2. OK CELSO,
      AGRADEÇO PELA GENTILEZA.
      ABRAÇO.
      CARLOS.

      Excluir
    3. Por nada, abraço, mas antes de qualquer atitude, peça um orçamento de um profissional perto de você para constatar seé realmente esse o problema ok.

      Excluir
  10. Olá Celso , tenho um refrigerador Duplex Air Flow DC45 Eletrolux com 8 anos de uso , e a parte de refrigerador não está gelando , o ventilador aciona normal , e algumas vezes até começa a gelar mas logo vejo água pelo chão . Percebi também que raramente ouço o termostato acionar .
    Desde já agradeço
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian,
      tem que ver se o motor está ligado, ele o motor compressor, que fica lá atrás fica ligado mais ou menos 30 minutos em uma hora, issa varia pra mais ou pra menos dependendo de vários fatores, se o motor está ligado, a parte traseira do produto esquenta, então o parte interna tem que gelar, então observe isso, perguntei isso para que você mesma possa ajudar a identificar o defeito, veja porque:
      Quando o motor está ligado, no fundo do compartimento refrigerador, na parte de baixo, na geladeira, tem que formar uma casquinha de gelo, então se não faz gelo ali no fundo mesmo com o motor ligado, ou seja a parte de trás da geladeira aquece, significando que o motor está ligado e mesmo assim não faz gelo no fundo do compartimento refrigerador, então significa que temos falta de gás, porque se o motor ligar, com a carga correta de gás, invariavelmente tem que gelar a parte do fundo do refrigerador, quando o motor desliga, aquele casquinha de gelo vira água de desce para um coletor atrás da geladeira, como o local é bem quente, a água evapora sozinha
      Mas... mas se você percebe que ela não refrigera porque o motor não está ligando, ou seja a parte do fundo do refrigerador está sempre fria, quer dizer então que o termostato é quem não está ligando o motor a quantidade de vezes que tem que ligar, tente aumentar para o máximo a potencia do termostato, no controle de temperatura que fica dentro do compartimento refrigerador, então se mesmo aumentando para o máximo, o motor não liga a quantidade de vezes suficiente para gelar os alimentos, então o defeito é termostato. será que entendeu, eu as vezes falo demais, e não leio o que escrevo, vou apenas digitando e depois envio, são muitas perguntas e não tenho tempo pra rever, se não entendeu algo, pode perguntar, abraço

      Excluir
  11. Minha geladeira é continental e não esta gelando a parte de baixo. Percebi que a ventoinha não está armando, mais ela funciona ja testei. O que eu preciso trocar para ela armar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ventoinha funciona junto com o motor, então leonardo, vá no motor compressor, retire os fios que estão nele, e ligue o motor com um cabo de força diretamente na tomada, se ligar deixe ligado por meia hora, veja se formou gelo no compartimento freezer e na parede do fundo do compartimento refrigerador, caso tenha funcionado, o problema vai ser o tersmostato. agora se seu produto não gela apenas na parte de baixo o defeito é falta de gás, ambos os problemas são comuns em refrigeradores continental.
      Imagino que seu produto não seja frost free, se for frost free me informe e desconsidere a resposta ok Leonardo,abraço

      veja essa postagem, podem te ajudar

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-continental-460-nao-liga.html

      Excluir
  12. refrigerador-continental-460 , Quanto tempo leva para dar sinal de resfriamento ou congelamento de acordo com os valores que mostra dentro da geladeira ( 1 2 3 4 5 )?

    minha geladeira estava no nº1 da noite passada até a manhã do dia seguinte e eu nãp percebi nenhuma pedra de gelo, mas o estojo de pedras de gelo da outra geladeira que coloquei na nesta nova não chegou a descongelar completamente.
    Será que está no numero errado ? será que tenho que colocar em um valor maior ?
    (carlos.dionisio@lge.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre o numero 1 e o numero 5, você só vai perceber no compartimento refrigerador, pois no freezer, a temperatura vai estar sempre na faixo dos 15 graus negativos, assim, tudo que colocar no freezer vai congelar, vamos supor que voce coloque apenas uma forminha de gelo no freezer, em 6 horas a água já congelou, mas vamos supor que você encheu o freezer de alimentos quentes, e também colocou uma forminha de gelo, aí.. aí pode ser que leve mais que 24 horas pra congelar, congelar siginifica tirar o calor dos alimentos, e se o freezer está cheio de alimentos quentes e de grande porte, isso pode demorar até 72 horas

      Excluir
  13. Caro Celso, por exemplos citados creio o meu esteja quase respondido.Minha geladeira, uma Continental mod. RSV4650046/02 460 L, parou de desligar p/termostato, troquei-o e o problema continuou, só deslig. na chave , entao passei por 1 semana a deixar a geladeira ligada só desligando a noite , até q hoje ela n/ligou. Chamei 1 técnico q diagnosticou ser o rele, com o q n/concordei pois ela enquanto ligada nao desligava p/termostato. Expliquei q tinha notado q no fundo ela estava fazendo 1 pequena camada de gelo só lado esquerdo da ventuinha, aí ele disse que isto era falta de gás e se falta de gás para mim é vazamento, e para completa-lo terei que abrir o sistema e com isto a perda total pois terei que soldar um conector com o bujão e recolocar a carga total, o vc acha grato stenio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a formação de gelo em um canto somente da placa fria, isso ésim falta de gás, e não precisa soltar todo o gás, basta cortar o cano de serviço que vai no compressor, e imediatamente encaixar a mangueira antes que o gás saia, então injeta-se gás, devagar e aos poucos até completar toda a placa fria, depois lacra e pronto.
      Quanto a ela desligar e não ligar mais pode ser por dois motivos, o primeiro deles é porque por ficar muito tempo sem desligar o motor superaquece, e motor quente não liga de imediato, no motor junto ao rele tem um protetor térmico que não permite que o motor compressor ligue se estiver muito quente, então depois que ele desligar tem que esperar por umas duas horas, para que esfrie e possa religar novamente, mas nessa geladeira é comum ela desligar e não religar mais, defeito do termostato, aqui no blog tem uma postagem referente a isso.
      Resumindo, sua geladeira estava com insuficiencia de gás a tempos, e agora parece que também o termostato deu problema, essa é minha opinião sem ver o produto.

      Excluir
  14. Bom dia Celso,

    Minha continental 460 não está gelando como deveria na parte de baixo tem uns 3 meses, o freezer está normal, percebi que a ventoinha de dentro da parte da geladeira não está ligando, pode ser só isso?ou pode ser da borracha ou falta de gás?a parte de cima(freezer) está normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ventoinha não faz diferença não, borracha de porta também não influencia na questão de gelar ou não gelar. mas gás sim, nesse modelo então é bem comum isso ocorrer, veja se a parte do fundo do compartimento refrigerador está formando gelo por completo, ou apenas uma pequena formação de gelo no canto superior direito, se for mesmo isso, apenas uma formação de gelo pequena, tem que completar o gás sim

      Excluir
  15. No fundo do refrigerador onde fica a ventoinha, tá com uma camada bem fina de gelo abaixo da ventoinha dos 2 lados(em cima, dos lados da ventoinha não tem nada), é gás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que ver como é essa formação de gelo, para saber, assim somente falando não tem como, tem que ver, mande uma foto se quiser, por email para celsojair@gmail.com

      Excluir
  16. Boa tarde, o ventilador da minha geladeira continental não está funcionando, com isso houve uma diminuição perceptível em sua refrigeração, o que poderia ser o problema, para o ventilador não está funcionando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode estar queimado, ou o interruptor que aciona ele está com problemas

      Excluir
  17. Bom dia!!! Tenho uma geladeira Electrolux duplex DC360. Ela está criando muuuito gelo naquela placa do fundo do refrigerador. O congelador gela bem, mas a geladeira não. E por estar na temperatura máxima para gelar alguma coisa, o excesso de gelo é absurdo na geladeira. Seria somente falta de gás, ou outro problema mais sério? Esta geladeira sempre funcionava uma vez por ano em um apto de veraneio, agora moro nele e só agora terei tempo de mandar consertar. Obrigado!!! Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, pode ser sim falta de gás, se o gelo for em toda a placa pode ser termostato por exemplo, mas se a formação não cobrir toda a placa e sim apenas um pedaço dela, vai ser sim falta de gás, ainda mais que ela ficava por muito tempo desligada, isso ajuda a vazar gás, porque desligada a pressão aumenta muito dentro do sistema, provocando assim microvazamentos

      Excluir
  18. Boa noite Celso, meu refrigerador é um continental RTC515 duplex frost free, ontem ele parou de gelar ambos os compartimentos, tem menos de 2 anos de uso, ele liga normalmente mais não gela, vi alguns posts que mencionavam desligar o aparelho por um tempo e depois religar, meio cético, fiz o teste e aparentemente voltou a funcionar mais de forma bem mais fraca, o motor faz alguns estalos as vezes, tem ideia do q possa estar acontecendo? Obrigado, Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, não sou especialista em Continental, conserto algumas coisas, mas quando o defeito é eletronico, o que parece ser seu caso, eu não vejo, então vou te indicar um site, onde vários técnicos respondem em um forum, assim com certeza um deles vai entender mais desse produto e pode te ajudar mais que eu ok

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  19. Olá tenho uma geladeira Electrolux dc 38 e o cano de gás que sai do motor esta congelando pode ser excesso de gás...
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o cano que congela não é o que sai gás do motor, e sim o cano pelo qual o gás retorna para o motor... pode sim ser excesso de gás, mas isso só se justifica se alguém fez alguma manutenção recente no produto, porque ele vem de fábrica com gás equalizado no sitema, só vai dar excesso se algúem trocou motor ou fez carga de gás.

      Excluir
  20. Olá Celso,pode ocorrer perda de gás em um refrigerador motivada por uma variação brusca de energia eletrica ocorrida na rede eletrica ac da fornecedora de energia local ?, sem que necessariamente queime o compressor?
    desde ja agradeço.meu refrigerador é eletrolux d440.abç.Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Fábio, impossivel a variação de corrente elétrica influenciar na carga de gás de qualquer geladeira ou freezer, porque o sistema por onde o gás passa é o compressor e a tubulação, e não tem relação nenhuma com energia elétrica ok

      Excluir
  21. Olá, Celso.
    Seu blog foi um "achado"!
    Tenho um refrigerado Continental, desse mesmo modelo, com o mesmo problema: O freezer funciona bem, mas não refrigera na parte de baixo. Ele cria dois pequenos pedaços de gelo, na placa do fundo, bem ao lado do ventilador.
    Um técnico veio aqui na minha casa e fez uma "ligação direta" no termostato, para testar se não era problema no mesmo. Após um dia inteiro com esse teste, a geladeira continuou sem refrigerar a parte de baixo.
    Estou tendencioso achar que possa ser a falta de gás que vcs tanto comentam aqui.
    Minha pergunta agora não é sobre o problema... Gostaria de saber se você pode indicar algum técnico aqui na região da Zona Sul do Rio de Janeiro. Morro no Humaitá.
    Muito obrigado.
    Abs,
    Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te indicar, moro em Brasilia, muito distante daí Miguel, mas peça para outro técnico constatar se é esse mesmo o defeito, pois aparente ser sim falta de gás ok

      Excluir
  22. Boa noite, tenho uma geladeira brastemp que tem 11 anos. Ela é fost free, e há alguns dias percebi que estava pingando algumas gotas do freezer. Hoje cedo, qdo abri o freezer estava com uma grossa camada de gelo, e a parte de baixo, não está gelando. O que pode estar acontecendo? desde já agradeço a atenção. Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vou deixar umas postagens que pode te ajudar, imaginando que sua geladeira tenha mesmo 11 anos de uso ok. copie e cole no seu navegador.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/10/geladeira-nao-liga-nao-gela-brastemp.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-nao-refrigera-parte-inferior.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/10/como-trocar-sensor-de-temperatura.html

      Excluir
  23. Celso bom dia!

    Tenho uma geladeira continental fost free mabe com 6 meses de uso e não está gelando a parte debaixo.
    Esta na garantia e melhor trocar ou solicitar só o conserto:
    Att,
    Rômulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romulo, garantia não troca produto, a garantia serve para corrigir problema, tem que ligar e pedir que a assistencia vá até sua casa corrigir o problema, trocar não tem jeito, depois de 07 dias de compra não vai ter como trocar, a não ser que a autorizada não consiga solucionar o problema, e a fabrica se disponibilize a trocar, aqui em Brasilia, vejo o pessoal que presta assistencia para essas marcas ai reclamando que eles fecharam duas fabricas, não tem peças e nem pessoal para atender garantia, tomara que na sua região estejam atendendo normal, boa sorte e abraço

      Excluir
  24. Ola Celso, Boa Tarde, tenho uma geladeira frost-free brastemp quality 410, o motor liga e desliga mas a ventuinha do freezer fica ligado direto, isso esta certo ?, pois parece que antes desligava junto com o motor, desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o correto é compressor trabalhar simultaneamente com o ventilador, tem certeza que o ventilador fica ligado com o compressor desligado?
      o compressor é muito mais silencioso que o ventilador, então pode parecer que está desligado sem estar, para saber se o compressor está desligado pegue no condensador, aquela grade preta que fica atrás da geladeira, se ela estiver quente significa que o compressor está ligado

      Excluir
  25. o ventilador trabalha sozinho, e muito de vez em quando ele desliga, mas nunca junto com o compressor sempre depois, o compressor tambem fica ligado por mais de uma hora e desliga tipo cinco minutos e ja liga de novo, to pensando num temporazador de tomada que custa em média R$35,00 reais e programa-lo para ligar 15 minutos e descansar 30 e assim por diante, não sei se compensa gastar numa geladeira de 16 anos de uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de mencionar como se usa o botão energy save no painel de controle tem a opção 1 e opção 2, obrigado

      Excluir
    2. Pode sim colocar esse temporizador, não é o correto, mas como não quer gastar, se tiver um ajustavel para que ela fique metade do tempo ligada e metade desligada seria melhor, o energy é só a potencia da resistencia que aquece entre as portas para evitar sudação, não faz diferença não.

      Excluir
  26. Minha geladeira é uma continetal simples e parou de funcionar
    Ela estava dando uns estalos na noite anterior e, no dia seguint, descongelou tudo, só a luz acendia.
    Chamei um tecnico que me cobrou 260,00 . Quando perguntei sobre o problemas ele disse que teria de trocar o sensor do motor. Eu a deixei desligada por 24 horas e tentei-religa-la, o motor tentava ligar e parava. Hoje ela esta funcionando, mas estou me sentindo como alguem que foi assaltada. Preferivel pagar um seguro residencia pq terao de informar o valor da peça trocada.
    Um sensor para geladeira simples continental custa tao caro asssim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nem sei o que é sensor de motor, sinceramente, compressor de geladeira não tem sensor, compressores tem RELE e PROTETOR TERMICO apenas, nada de sensor, não sei qual marca do compressor que está aí, mas vai custar no máximo uns 35,00 um conjunto rele e protetor termico.

      Excluir
  27. Olá Celso,tudo bom? Olha, minha geladeira é frost free continental, tem menos de dois anos de uso e não esta gelando nem em cima e nem embaixo,quando tiro da tomada e coloco de novo ela volta a funcionar normal, só que por uns 10 minutos, depois para de gelar...o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou especialista em continental, quando arruma alguma é a pedido de amigos particulares, portanto não vou poder te ajudar muito, vou deixar um site, onde tem muitos técnicos que respondem, acho que um deles vai te ajudar melhor

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  28. Meu refrigerador é BRASTEMP BRM47B, ele queimou o ventilador, efetuei a troca, mas depois que liguei a geladeira, ele fica direto sem desligar, já faz 12 horas que está funcionando sem parar. È correto isto? O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ficar até 24 horas direto, até a geladeira estabilizar a temperatura interna e entrar num ciclo normal de liga/desliga, enquanto não esfriar dentro, vai ficar ligado, aguarde, é normal.

      Excluir
  29. A geladeira é uma dessas de 1 porta só, e não esta refrigerando bem os alimentos, porem o congelador forma mais de 1 polegada de gelo em um dia, e o gelo é tipo flocos de neve e não aquele gelo solido/duro. Percebi algumas vezes a geladeira esta transpirando nas laterais, e o motor fica ligado a maior parte do tempo. Deichamos ela somente na potência maxima. A borracha foi trocada a poucos dias e nenhuma melhora. Colocando gas como descrito no post pode resolver o problema ou pode ser alguma outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, pela informação que você passou de que não refrigera suficiente, que não desliga com frequência, e que forma gelo fofo, o defeito é mesmo falta de gás, colocando, vai resolver ok. abraço

      Excluir
  30. Amigo, tenho uma geladeira da marca consul de 342 litros modelo CRB39ABANA Série JH9680204.
    Ela está fazendo gelo no congelador, tenho que descongelá-la de 3 em 3 dias, se não a geladeira não refrigera os alimentos.
    O que poderia ser?
    Vc poderia me ajudar a solucionar este problema?
    Desde já agradeço.
    PS: Seu canal no Youtube é muito bom, mais um inscrito, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, a maior incidência de defeitos nesse produto é a queima da resistencia de degelo, tem que abrir o compartimento freezer e testar a resistencia de degelo, pode ligar ela diretamente na tomada se não tiver multimetro, não precisa tirar ela do produto, energize onde ela está mesmo, com cuidado, vou deixar um video que vai te ajudar a desmontar para ter acesso.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/12/geladeira-consul-facilite-frostfree.html

      Excluir
  31. Boa noite!!!

    Meu caro amigo tenho uma Brastemp side by side modeo BRS62/220V que queimou o compressor o mesmo foi trocado a cerca de um mês e tem garantia de 2 anos, mas agora o refrigerador não gela os alimentos e o frizer não está 100%, notei uma formação de gelo na tubulação perto motor e conclui que poderia ser excesso de gás, desrosquei a tampa e sangrei o gás até o gelo da tubulação evaporar mas 15 minutos depois estava do mesmo modo, sera que retiro mais um pouco do gás? Desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, vá retirando aos poucos, até sumir a formação de gelo no cano da baixa, tem gás em excesso ainda, mas retire um pouco e pare, espere estabilizar e veja se vai formar gelo novamente, se formar, retire mais e observe, até não congelar mais, também acho que o defeito é apenas esse, gás em excesso.

      Excluir
  32. Celso realmente era esse o problema, hoje pela manhã retirei mais um pouco e parou de fazer gelo na tubulação vou deixar passar às festas de fim de ano para pedir ao técnico que venha calibrar o gás que neste side by side é de 142g.
    Celso parabéns pela iniciativa, um feliz Natal e um próspero Ano Novo, para você e sua família. OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz natal e próspero ano novo Julio, mas não precisa chamar o técnico não, ele não vai ter como pesar esse gás dentro do sistema, veja apenas se ela está desligando periódicamente e se está gelando normal, se estiver, deixe como está que estará perfeito, abraço

      Excluir
  33. Boa noite Celso!!!
    Meu amigo a questão do gás esta tudo normal agora, porem notei desde a primeira visita do técnico um aquecimento muito elevado na parte externa da side by side, pra ser mais exato na repartição das portas aquecendo de forma anormal na minha opinião as borrachas.Olha parece um chaleira a ponto de ferver a água, ai tava vendo um video sobre a troca do gás e te pergunto? o técnico pode não ter retirado todo o ar da tubulação e agora a mesma pode estar ficando obstruída na hora em que refrigera? Pois quando o motor desliga a temperatura da parede baixa mas não muito.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, o gás tem que passar por ali, para aquecer perto das borrachas, para evitar sudação, então quando o motor desliga, o gás para de circular e a temperatura baixa, aquecimento perto das borrachas é estratégico, sem isso, iria se formar gotas de água em todas as bordas das borrachas, mas não pode aquecer tanto assim, pode ser que tenha gás em excesso.

      Excluir
  34. Boa tarde!!!
    Celso, então pela tua experiência eu devo retirar mais um pouco do gás? Lembrando que parou de congelar o cano perto do motor, após eu dar algumas sangradas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não retire, a geladeira trabalhou forçada naquele período, ou seja, passou mais tempo ligada que o normal, por isso o aquecimento foi excessivo, espere até ela estar em ciclo normal de liga/desliga que esse aquecimento tende a baixar, e como não congela mais o cano da baixo, entendo que está normal. espere e apenas observe.

      Excluir
  35. Tenho um refrigerador GE frost freeze ecologic, com um ano e 20 dias de aquisição. Dois dias atrás, aparentemente após uma pequena movimentação lateral ( pequena mesmo, coisa de 5 cm), a parte de baixo parou de funcionar. Os leds e indicadores funcionam, assim como a parte superior - o congelador.
    Tens alguma idéia do que pode estar acontecendo? ( Não há formação de gelo em nenhum lugar, interna ou externamente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João não trabalho com essa marca, que é fabricada pela DAKO.
      entre em um site de amigos, onde tem um forum que muitos técnicos respondem, com certeza um vai te ajudar melhor que eu
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  36. Boa noite!
    Tenho um refrigerador Continental Frost Free RTCF450, duas portas. Hoje ele parou de funcionar a parte de baixo, funcionando somente a parte do congelador.

    Se puder me ajudar eu agradeço.
    Att Lionel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lionel, não sou especialista nessa marca de refrigeradores, frost free muito menos, então entre nesse site de amigos, lá tem muitos técnicos, e um deles pode te ajudar mais que eu, entre no forum
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  37. Boa tarde Celso, já li seu blog e ainda tenho dúvidas sobre o ocorrido na minha geladeira frost free DF36 Electrolux. Um dia ela pareou de gelar na parte inferior. Resolvi então descongelar para ver se não era entupimento. Não era, testei a ventoinha, tb não era. Chamei o técnico que acabou de sair dizendo que tenho que deixar a geladeira desligada na parte da noite. E que teria que trocar o sensor (mas que sensor?), e mais alguma coisa que não prestei muita atenção.
    Isso está certo?
    Desde já agradeço a atenção e seu blog está ótimo! Parabéns
    Erika Oide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, além do ventilador, o frost free tem outros componentes responsáveis pelo degelo, no caso, tem a placa eletronica nesse modelo, tem a rede sensora que fica dentro do freezer, e tem a resistencia de degelo que fica em volta do congelador, se o técnico esteve aí deve ter testado tudo Erika, por isso condenou apenas a rede sensora, se for um técnico da rede autorizada pode confiar, desde que o valor não esteja exorbitante.

      Excluir
    2. Obrigada, depois eu conto se tudo deu certo.

      Excluir
    3. Vamos torcer para dar tudo certo.

      Excluir
  38. boa noite celso. ganhei uma geladeira continental duplex 370, ela e igual essa da foto. quando ligo ela na tomada, o motor funciona e ela começa a gelar normalmente, so que um tempo depois ela nao funciona mais. e nao liga mais. so depois de um tempo que o motor esfriar. sera que e o termostato? o motor esquenta muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, o termostato não tem relação com isso, não, ele apenas energiza o motor
      Pode testar direto, desligue os fios do motor, e ligue o motor na tomada direto com um cabo de força, deixe ligado e veja se vai gelar, tem que gelar, se ligar o motor direto e ele desligar sem congelar, o defeito é no motor, mas ligue o motor direto somente se estiver frio, se estiver em uso, espere uma hora para esfriar, depois ligue direto na tomada ok.

      Excluir
  39. Olá Celso, minha sogra tem uma geladeira desta (continental 460), na parte de baixo (não no freezer\congelador) está formando uma bola de gelo, bem no meio da geladeira, chega até invadir a prateleira, esse problema é o mesmo do tópico né? pois a bola de gelo é mais no meio da geladeira, já esse que vc comentou aqui é perto do ventilador. se for algo diferente, sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, no seu caso também é falta de gás, tem que chamar um técnico para completar a carga de gás, dessa forma, como não gela o suficiente, o motor fica ligado direto, aumentando o consumo e superaquecendo o motor ok.

      Excluir
  40. Celso.... Tenho uma electroluux Dx50... Frost free embaixo e o congelador não eh.... Na parede do fundo da parte de baixo, está cês formando bastante gelo e não está refrigerando direito,,,,. Faz uns 10 dias de calor de 40 graus em Porto Alegre....pode ser o calor? Abraço, roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, com calor extremo, aumenta-se muito a frequencia de abertura e entrada de calor.
      Então desligue, deixe as duas portas abertas até descongelar totalmente tanto o freezer quanto a parte inferior, quando derreter tudo, seque e religue, procure abrir com menor frequencia e observe, não limpe o gelo com faca, espere derreter todo por si só, somente deixando as portas totalmente abertas ok.

      Excluir
    2. em celso minha geladeira congela a entrada de ar em cima em baixo para de congelar dai quando acaba a luz assim e ela desliga inesperadamente quando a luz volta ela n quer ligar mais, o motor dela liga faz o barulho como se estivesse ligada mas n congela os itens e n refrigera ou esfria o que pode ser esses 2 problemas ?

      Excluir
  41. Boa tardi.....Celso minha geladeira congela em cima faz gelo na parti de cima congela as entradas de ar dai para de congelar em baixo sera q isso é broblema com o gaz ??? =)e quando ela desliga tipo quando acaba a luz ela n que funcionar de novo o motor faz barulho mas n gela o que sera ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, preciso saber a marca e o modelo exato da sua geladeira, assim posso tentar te ajudar ok.

      Excluir
  42. Bao tardi Celso minha geladeira esta congelando a entrada de ar do congelador em cima dai em baixo para de congelar e tamem quando acaba a luz aki ela n quer ligar tipo ela funciona o motor mas n gela as coisa o que pode ser este broblema ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, preciso saber a marca e o modelo exato da sua geladeira, assim posso tentar te ajudar ok.

      Excluir
  43. Bao tardi Celso minha geladeira esta congelando a entrada de ar do congelador em cima dai em baixo para de congelar e tamem quando acaba a luz aki ela n quer ligar tipo ela funciona o motor mas n gela as coisa o que pode ser este broblema ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, preciso saber a marca e o modelo exato da sua geladeira, assim posso tentar te ajudar ok.

      Excluir
  44. boa noite amigo !!! meu refrigerador ge de 450 litros frost freeCódigo do Produto - 127V REGE450FFE2A1IN
    Código EAN - 127V 789-8142-84648-7
    é 110 v e eu liguei no 220v i ela parou de gelar .. ela liga mais não gela o que deve ter acontecido??

    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, como não trabalho com essa marca, não sei quais peças ela usa e nem o que pode ter acontecido, entre em um site onde muitos técnicos respondem, pode ser que alguém te ajude no forum desse site
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  45. Bom dia! Minha geladeira está funcionando somente na parte do freezer. Minha esposa desligou e lavou porque tinha um bloco de gelo na parte de baixo. E quando ligamos parte de cima esta congelandoe a parte debaixo está soltando um odor quando liga a geladeira. Chega da impressao q esta vazando gás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, qual marca de modelo exato da sua geladeira?

      Excluir
  46. Thiago, qual marca de modelo exato da sua geladeira?

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, Celso!
    Meu Nome é Armando tenho uma geladeira Frost Free Continental RFCT 450 não está gelando na parte de cima e nem a parte de baixo o que poderia ser? termostato ? placa eletronica e sensores e fusíveis queimados? quanto custa assistência se for esses casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conserto esse marca, essa postagem era a geladeira de um amigo, e não era frost free, era uma geladeira convencional sem gás, por isso estava fácil de se resolver, não sei como os frost free continental funcionam, infelizmente não vou poder te ajudar.

      Excluir
  48. Olá Celso bom dia em casa temos uma geladeira electrolux Air Flow Sistem DC 38 ela esta com falta de gas porque como vc falo em alguns post anteriores quando ela começa a fazer gelo na parte inferior e falta de gas!!!

    Só que a dois dias ela esta tendo água no reservatório inferior traseiro que esta os canos do gas e esta tendo um cheiro a podre que poderia ser esse cheiro

    Obrigado

    Atte. Gaston Lomando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sujeira dentro do coletor de água que fica perto do compressor, do lado esquerdo, mas se não refrigera bem , o cheiro pode ser de dentro do produto, por não refrigerar, alimentos podem apodrecer a causar odor, é comum isso.

      Excluir
  49. ola a minha geladeira e continental 460 litros o ventilador da parte de baixo parou de rodar o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter certeza que está queimado e trocar a peça, mas tenha certeza que está mesmo queimado,porque quando abre a porta ele para de girar, mas isso não vai influenciar no funcionamento, ele apenas auxilia a circulação de ar, não é responsável pela refrigeração. Aperte o interruptor da porta, com a porta aberta e veja se ele vai girar, se girar não vai estar queimado, agora se a geladeira não gela, não tem a ver com esse item ok.

      Excluir
  50. Olá ! Estou com o mesmo problema do Anônimo ... o ventilador/ventoinha do refrigerador continental 460 não roda mais. Gostaria de saber como remover/abrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter certeza que está queimado e trocar a peça, mas tenha certeza que está mesmo queimado,porque quando abre a porta ele para de girar, mas isso não vai influenciar no funcionamento, ele apenas auxilia a circulação de ar, não é responsável pela refrigeração. Aperte o interruptor da porta, com a porta aberta e veja se ele vai girar, se girar não vai estar queimado, agora se a geladeira não gela, não tem a ver com esse item ok.

      Excluir
  51. Olá Celso boa tarde comprei uma Geladeira/Refrigerador Continental Cycle Defrost - Duplex 458L Copacabana RCCT480 ha 6 meses só q ela ñ está resfriando a parte de baixo e o congelador não está fazendo gelo e ela não está desligando. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que eu soubesse, não poderia te instruir a fazer nada, o que tem que fazer com produto ainda na garantia, é chamar a rede autorizada, somente eles podem mexer no produto, do contrário você perde a garantia de fábrica.

      Excluir
  52. Olá Celso boa tarde comprei uma Geladeira/Refrigerador Continental Cycle Defrost - Duplex 458L Copacabana RCCT480 ha 6 meses só q ela ñ está resfriando a parte de baixo e o congelador não está fazendo gelo e ela não está desligando. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que eu soubesse, não poderia te instruir a fazer nada, o que tem que fazer com produto ainda na garantia, é chamar a rede autorizada, somente eles podem mexer no produto, do contrário você perde a garantia de fábrica.

      Excluir
  53. bom dia celso,tenho uma geladeira dc48 electrolux cria gelo na parede da parte de baixo e o automatico quando desliga ele nao liga mais e as laterais nao esquenta o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, se as laterais aquecem pouco, pode ser falta de gás, se cria gelo em excesso, formando um bloco também é falta de gás, mas o termostato teria que ligar sim o motor, talvez, não esteja ligando de imediato, demore um tempo, isso porque, com falta de gás, o motor não desliga pelo automático, entao esquenta demais, e quando tem que religar, por estar ainda muito quente o protetor térmico do motor compressor não deixa ele partir, tire da tomada, espere 03 horas e depois religue, se ele partir, vai ser somente falta de gás mesmo.

      Excluir
  54. Oi Gilson! Sobre o assunto acima minha cce 350 está fazendo gelo. Você disse para fazer o preenchimento de gás no cano para completar, e disse que pode durar meses ou anos. Màs, existe uma outra opção mais definitiva e completa? Muito Obrigado e Parabéns pelo excelente site!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, meu nome é Celso, e eu não conserto essa marca de refrigeradores, cada produto tem características diferentes, e como não estou habituado com essa marca, não sei te dar essa informação.

      Excluir
  55. Oi Celso.

    Tenho uma electrolux dc38 fora da garantia. Preciso fazer o reparo dela eu mesmo se puder me oriente.
    Frezer normal, refrigerador não funciona. saida para coletor normal, sistema flow ok.
    Forma goticulas na parte traseira interna, percebi ferrugem na parte inferior da porta e fiz o lixamento para tentar garantir a vadação. (pergunto tb se houver falha na vedação surge este defeito).

    Carlos
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse defeito não é de vedação, é característica de falta de gás, e tem que ser feito uma carga de gás por um profissional de refrigeração, pois precisa de ferramentas e experiência para isso.

      Excluir
  56. ola tudo de bom gostaria de saber pois minha geladeira continental
    Refrigerador Continental Frost Free Duplex RFCT451 - 403L
    funciona um tempo e depois desliga e não liga mais, troquei a placa interface e o ventilador que realmente estavam com defeitos mais depois dessa troca ela funciona um tempos e depois desliga e não figa mais.
    se puder me ajudar. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse produto a fundo, por isso não vou poder te ajudar, continental conserto raramente, somente de amigos, e por isso, nunca me interessei por esse produto, trabalho apenas com outras três marcas que domino muito bem, no seu caso não posso ajudar.

      Excluir
  57. Celso bom dia, tenho duplex continental 460 l com o problema acima, porem alem disso notamos que a grade traseira que tem cerca de 1,5m somente aquece ou melhor superaquece cerca de uns 40 cm e fica tão quente que quase queima só de encostar e o restante dela fica completamente fria, pode estar entupida impedindo a circulação do gás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ademir, a grade começa aquecer de cima para baixo mesmo, essa peça chama-se pré resfriador, e a função dela é esfriar o aquecimento do gás, por isso, na entrada, que é na parte superior fica bem quente mesmo, ao final, ela fica temperatura ambiente.

      Excluir
    2. Boa tarde Celso, obrigado pela resposta.

      Excluir
  58. ola Celso. minha geladeira é continental 460 duplex simples ela parou de gelar derrepente, o motor ainda faz um barulhinho ela ate q fica geladinha no freezer, mas nao forma gelo e a parte de baixo nao refrigera. entrei em contato com dois tecnicos da minha cidade mas ate agora ninguem apareceu.obgada Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, tem mesmo que esperar os técnicos, para confirmar o defeito que tanto pode ser falta de gás, como o motor sem compressão, ou seja sem força para fazer o gás circular.

      Excluir
  59. Não Ademir, a grade começa aquecer de cima para baixo mesmo, essa peça chama-se pré resfriador, e a função dela é esfriar o aquecimento do gás, por isso, na entrada, que é na parte superior fica bem quente mesmo, ao final, ela fica temperatura ambiente.

    ResponderExcluir
  60. Ola celso , tenho uma geladeira continental copacabana, desliguei ela no botão de temperatura, quando liguei de volta ela não ligou mais, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, não sou especialista nessa marca de produtos, muito raramente conserto algum de algum amigo, por isso postei esse assunto, se ela tiver degelo no botão, que eu não sei se tem, pode ser que ela ainda tenha gelo e isso esteja impedindo de religar, existem refrigeradores que tem no botão do termostato um acionador de degelo, como disse não conheço essa marca, mas se tiver, ela só volta a ligar quando sair todo o gelo, caso não tenha esse acionador de degelo, o defeito pode estar no termostato de degelo, esse que controla a temperatura, de uma batida no termostato onde está o botão de controle, pode ser também um mal contato, para ter certeza, teria que desligar os fios que estão no motor compressor, e ligar ele direto na tomada com um cabo de força, se o motor ligar, ligando direto na tomada, significa que está bom, e nesse caso, tem que se trocar o termostato de degelo.

      Excluir
  61. Celso, caso a geladeira funcione direto na tomada posso deixar ela ligada até o técnico vim concertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas tem que desligar da tomada de vez em quando, porque se ficar ligada direto, superaquece o motor, e além disso, se não desligar, pode congelar os alimentos na parte do refrigerador, mas pode sim, até que se resolva o problema.

      Excluir
  62. Pode sim, mas tem que desligar da tomada de vez em quando, porque se ficar ligada direto, superaquece o motor, e além disso, se não desligar, pode congelar os alimentos na parte do refrigerador, mas pode sim, até que se resolva o problema.

    ResponderExcluir
  63. Olá Celso, tenho uma Continental Duplex Frost Free, nao está esfriando a parte de baixo. Parece que está cheia de gelo dentro e vi que a mangueira de degelo atrás está seca! O que pode ser?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista em continental, muito menos em frost free, mas veja essa postagem que vai te ajudar, cole o endereço abaixo no seu navegador:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-continental-frost-free.html

      Excluir
  64. Olá boa noite! Adquiri uma geladeira electrolux e depois de um tempo ela parou de sair gelo e aparece no painel quatro cubinhos de gelo com um traço no meio vermelho!!o que o senhor acha que pode ser?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um defeito no ICE MAKER, chama a assistência autorizada, suponho que sua geladeira seja um SideBySide, melhor chamar a rede autorizada ok.

      Excluir
  65. Boa noite Celso! Minha Brastemp BRM37 so gela o frezer. Vi as outras postagens e abri o congelador e vi q o congelador nao estava c gelo acumulado Sera q pode ser o Gas? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não imagino que seja gás de forma alguma veja esse video que vai entender, ele mostra o que está ocorrendo com sua geladeira
      https://www.youtube.com/watch?v=1G9Gq1R23uQ

      Excluir
    2. Opa, me equivoquei com sua geladeira, se ela não tem gelo no freezer, e não gela a parte inferior, pode ser ventilador queimado, ou então tem um bloco de gelo embaixo do evaporador, um bloco de gelo sólido, se for isso, vou deixar o endereço de uma postagem que ensina como resolver isso, se for mesmo isso, ela deve estar acumulando água ali na parte de baixo, caindo água bem no compartimento de porta ovos que fica na porta inferior da geladeira ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  66. Celso, bom dia. Tenho uma geladeira consul frost free modelo CRB39ABANA e há três dias percebemos que ela começou a descongelar os alimentos do congelador, mudamos para temperatura máxima devido ao calor destes dias e de nada adiantou, continua sem congelar os alimentos, percebi que aquela fumacinha do congelador diminuiu muito. Solicitamos a visita de um técnico para amanhã, mas gostaria de sua opinião sobre este defeito, assim amanhã iremos entender melhor a linguagem do técnico e poder identificar melhor a posição dele sobre o defeito. A geladeira não é duplex. Agradeço grandiosamente sua atenção. Att, Josiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo, constuma apresentar um problema com a resistência de degelo, ela faz gelo no freezer, e em volta do congelador interno tem uma resistência que aquece, quando entra em degelo, ela aquece para derreter o gelo que se formou em determinado periodo de tempo, deve fazer isso entre 1 e 3 vezes ao dia, assim retira o gelo, quando ela queima, começa a acumular gelo em excesso dentro do freezer, e o gelo impede a circulação de ar e consequentemente compromete a refrigeração, essa é uma grande possibilidade de ser o problema com seu produto, baseado no histórico de defeitos desse modelo ok.

      Excluir
  67. BOA NOITE CELSO,EU TENHO UMA GELADEIRA CONTINENTAL frost free 451 APENAS 6 MÊSES E JÁ APRESENTOU PROBLEMA APENAS O CONGELADOR FUNCIONA O REFRIGERADOR NÃO LIGUEI NA ASSISTENCIA TECNICA E A ATENDENTE ME INFORMOU QUE ERA PARA DESLIGA-LA POR 24 HORAS DEIXANDO AS PORTAS ABERTAS DEPOIS RELIGA-LA POR 12 HORAS DEIXAR EM TEMPERATURA MÉDIA E VAZIA E APÓS ESSE PRECEDIMENTO VOLTARIA A FUNCIONAR NOMALMENTE ESTÁ CORRETO? PQ ISSO ACONTECEU? POR FAVOR SE VC PODER ME RESPONDER EU AGRADECERIA ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS LI VÁRIOS DEPOIMENTOS HJ SOBRE RECLAMAÇÕES DESSA MARCA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO
    NO AGUARDO
    MÁRCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, eu não sou especialista nessa marca, veja que a postagem da geladeira lá em cima, não é de uma frost free, e sim de uma geladeira comum.
      Então eu não sei te explicar qual problema exato desse seu produto, sei que é uma marca inferior, considerado por nós técnicos de segunda ou até terceira linha, quem produz essa geladeira é a DAKO, e sinceramente não se pode esperar muito dessa marca.
      Mas como está na garantia, não deixem que te enrolem empurrando o problema com a barriga, mandando você desligar o produto até sair da garantia, faça isso que te pediram até por questão de teste, mas caso ocorra novamente, não aceite mais esse procedimento e exija que a assistência te atenda e resolva seu problema, é assim que tem que ser, te venderam um produto, e atrelado a ele 01 ano de garantia, que tem que ser cumprida ok.

      Excluir
  68. Boa noite Celso!
    To com um problema grande aqui com uma geladeira e gostaria de saber se você pode me dar uma luz. O congelador dela esta congelando pela metade, a parte de baixo fica toda congelada e o teto do congelador fica limpo (sem gelo) ai ele cobre tudo que esta dentro do congelador com gelo mas os alimentos NÃO congelam, e tem que ficar descongelando de 3 em 3 dias pq nesse tempo ele forma tanto gelo que cola a porta do congelador.

    Agradeço muito desde já pela atenção

    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João você não me disse o modelo de sua geladeira, mas vejo que você postou dois comentários e no outro tem modelo, vou responder lá ok.

      Excluir
  69. Boa noite Celso!
    To com um problema grande aqui com uma geladeira (Eletrolux, de uma porta modelo RDE 34) e gostaria de saber se você pode me dar uma luz. O congelador dela esta congelando pela metade, a parte de baixo fica toda congelada e o teto do congelador fica limpo (sem gelo) ai ele cobre tudo que esta dentro do congelador com gelo mas os alimentos NÃO congelam, e tem que ficar descongelando de 3 em 3 dias pq nesse tempo ele forma tanto gelo que cola a porta do congelador.

    Agradeço muito desde já pela atenção

    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira ou está com falta de gás, e por isso não completa de gelo todo evaporador, ou o óleo do motor compressor, subiu para dentro da tubulação, impedindo a circulação do gás, de qualquer forma vai ter que ser feito um serviço de limpeza do sistema e troca de filtro e nova carga de gás, isso vai resolver o problema, mas só pode ser feito por um técnico de refrigeração, pois precisa ter ferramentas e qualificação técnica para isso ok, abração.

      Excluir
  70. Boa noite Celso!
    Tenho um refrigerador Electrolux Air Flow System DC 47, que estava acumulado uma grossa camada de gelo no congelador, e uma bola de gelo apenas em um dos lados no fundo da parte de baixo. Descongelei ela e troquei o termostato, quando liguei, o refrigerador congelou normal, só que a parte de baixo não gelava e as laterais do lado de fora estavam quente. Hoje 3 dias depois notei que o congelador esta com uma camada fina de gelo no refrigerador (acho que é normal), só que na parte inferior no fundo hora fica com uma camada fina de gelo branca e fofa em todo o fundo, depois fica com goticulas de água congelada e parece que não está gelando bem.Aparentemente o compressor está ligando pois ele está muito quente.Será que poderia me dar uma Luz do que pode estar acontecendo??

    Agradeço desde já por sua atenção.

    Varlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode formar gelo fofo, o correto, é em alguns momentos ter goticulas de gelo solidas, e em outras horas, agua mesmo descongelando, isso vai acontecer quando o motor compressor desligar pelo termostato, agora se não desligar o motor e começar a formar muito gelo fofo no fundo do compartimento refrigerador, aí caracteriza falta de gás, que é comum nesse modelo, e se for isso para corrigir, somente completando a carga de gás do produto

      Excluir
  71. Celso, bom dia!

    Imagino que você não tenha lido ainda minhas mensagens anteriores, e talvez isso não ocorra nunca. Mas pelo sim, pelo não, vou escrever novamente, contando a evolução do meu caso.

    Minha geladeira duplex frost free Electrolux DF36 deu o defeito que descrevi acima, ficou mais de 48 horas desligada, recebi a visita de um técnico de autorizada que pediu que eu religasse. Por não haver formação de gelo na 'serpentina' (a estrutura de metal oculta por uma tampa plástica no fundo do freezer) após 5 minutos de funcionamento, ele diagnosticou falta de gás e viria no dia seguinte fazer a reposição do gás.

    Ocorre que, como eu disse, no dia seguinte o freezer não havia formado gelo na placa de plástico do fundo e tanto o freezer quanto a geladeira abaixo funcionavam normalmente. Isso foi no dia 1 de novembro.

    Ele optou não fazer nada, cobrou a taxa de visita e se foi.

    Hoje é dia 13.11. A geladeira vem funcionando normalmente há 13 dias. A geladeira em si gela bastante e o freezer congela sem problemas.

    Depois que eu voltei a colocar as forminhas de gelo com água no freezer (coloco muitas, umas 8), começou a formar uma película de gelo na parte esquerda do fundo, a meia altura (não é na base nem no teto, é no meio). Eu passo a mão e constato o gelo, que consigo raspar com a unha. Uma camada bem fina. No resto do fundo do freezer não há sinal de gelo.

    Aparentemente o volume desse gelo vem crescendo (o que um dia voltará a causar o problema original), mas muito lentamente. Em 13 dias ainda não é visível, apenas passando o dedo pode-se perceber o gelo.

    Tenho a impressão que o compressor está funcionando tempo demais e fazendo muito barulho, mas não tenho certeza. Ele desliga cerca de 20 minutos por vez, e depois volta a funcionar por horas.

    A geladeira está bem vazia (joguei tudo fora quando desliguei no fim de outubro) e não coloco coisas quentes nela.

    Bom, é isso. Se pudesse dar uma opinião, seria ótimo! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu respondo perguntas aqui no blog, são 14 mil comentários
      No Youtube quase 7.000
      Média de 25 emails por dia
      Facebook média de 30 por semana
      Também Hangouts com menor frequência

      Então respondo a todos que me perguntam, com certeza algumas perguntas escapam, mas não intencionalmente, por erro meu ou em algum ponto, porque são muitas redes sociais, e muitas associações do contas do google que não é muito minha área, portanto se ficou alguma pergunta sua sem responder, peço desculpa e tenha certeza que não foi por falta de vontade de responder.

      Sua geladeria tem alguns componentes que podem ser os responsáveis pelo problema, imagino que o ventilador esteja bom, pois refrigera normal, e sem ventilador isso não seria possivel, tem que abrir o compartimento freezer e testar a resistência de degelo que fica em volta do evaporador (congelador) não precisa tirar ela, basta ligar um cabo de força nos dois terminais por uns 15 minutos e ver se está aquecendo, caso esteja não é ela a causa e não sendo, tanto podem ser o timer de degelo que fica lá atrás perto do motor, como a rede sensora com bimetal que fica dentro do freezer, eu se fosse você trocaria logo essas duas peças, pois trabalham juntas e trocando vai resolver, não são peças caras.
      Agora você comentou aqui fazendo referência ao que tinha dito antes e eu não vi comentário seu agregado a esse, quando comentar, faça comentários na mesma sequencia, como eu estou fazendo aqui, estou respondendo ao seu comentário, se for postar, poste como resposta da minha resposta, assim o assunto fica todo junto e eu tenho como acompanhar, perguntas da mesma pessoa espalhada pelo blog, não tenho como ficar procurando.

      Excluir
    2. Olá Celso.
      Antes de mais nada, muito obrigado pela resposta.
      Eu não sou maluco de cobrar de você rapidez, ou mesmo uma resposta, considero muito muito bacana que você se disponha a fazer suas análises de graça, para todo mundo aqui, era só o que faltava as pessoas cobrarem coisas de você! Desculpa se dei essa impressão, jamais foi minha intenção.

      Eu explico o que ocorreu:

      No final de outubro agora eu enviei a você uma primeira mensagem, tratando de um problema ocorrido com minha geladeira duplex frost free Electrolux DF36.

      Ela tem 10 anos de trabalho ininterrupto (comprei na loja e liguei em agosto de 2004) e nunca havia dado qualquer problema.

      No começo de outubro agora de 2014, mais ou menos, eu notei que no fundo do freezer, à direita das aberturas que existem lá, começou a formar uma grossa camada de gelo de uns 10 cm (altura) por 6cm (de largura). Possivelmente haveria há tempos uma camada fininha, que eu não havia notado, só notei quando ficou uma camada grossa, com pouso menos de 1cm de espessura.

      Achei estranho, dado que é uma frost free e devia eliminar todo o gelo. Entendi que era um defeito, mas deixei passar.

      Até que um dia, lá por 25 de outubro, notei que a geladeira não estava fria o suficiente. O jarra de suco que sempre tenho na geladeira estava só fresca, e não bem gelada como costuma estar.

      Fui sentindo a temperatura de tudo na geladeira e tudo estava só fresquinho. Aí fiquei preocupado.

      No freezer, o gelo das forminhas estava ok, nenhum degelo, o problema seria só na parte de baixo da duplex, no refrigerador.

      Procurei no google (onde achei você) e aprendi que a ventoinha suga o ar gelado do freezer e o leva para a geladeira. Como havia uma camada de gelo saindo das aberturas do fundo do freezer, entendi que os dutos haviam entupido e o ar gelado não estava descendo. Ok. Mas o que causaria isso?

      (Vou enviar em 2 partes, porque o limite é 4.096 caracteres)

      Excluir
    3. (Continuação do comentário anterior)

      Uns 2 dias depois, com a geladeira cada vez menos fresquinha, chamei a assistência técnica Electrolux e optei por desligar a geladeira.

      Eu iria me ausentar dois dias e tinha a impressão que o compressor não parava, dado que o termostato da geladeira informava que estava muito quente. Então desliguei tudo.

      Quando voltei de minha curta viagem, o técnico veio como combinado. A geladeira estava desligada há uns 3 dias (o que eu não comi joguei fora...), o gelo do freezer tinha derretido etc.

      Uma coisa que notei foi que, mesmo desligado, o freezer demorou para ficar quente, o gelo das forminhas durou mais de 1 dia, a porta estava vedando bem, que bom!

      Acho que foi nesse momento que escrevi a primeira mensagem para você (não pensei que muitas outras pessoas mandam mensagens todos os dias e tudo acaba misturado, como a gente não pode ver as mensagens enviadas antes de você liberar, isso acaba sendo esquecido...).

      Bom, no dia 30 de outubro o técnico veio, pediu para ligar a geladeira, retirou a placa de fundo do freezer (expondo aquelas placas metálicas) e esperou 5 minutos. Depois desse tempo, checou como estava essa placa: gelo apenas em um cano e não na placa toda.

      Diagnóstico: está faltando gás, vamos repor o gás, 260 reais, se for microfuro om gás reposto pode durar anos, se for furo grande dura pouco tempo, não tem como saber.

      Teria que voltar no dia seguinte (minha sorte) com o gás e eu não deveria desligar a geladeira. Ok.

      No dia 1 de novembro o técnico voltou. Mas eu notei que, depois de umas 21 horas funcionando:

      1. não havia formação de gelo no freezer (nem um pouquinho, nem película)
      2. a geladeira (parte de baixo) estava muito gelada, como era normal.

      Falei isso para ele, que imediatamente desistiu de repor o gás e foi embora. Disse que pode ter sido um entupimento, alguma coisa, que se o problema retornasse era para ligar de novo. Ok.

      Isso foi dia 1 de novembro.

      Nesse momento, eu resolvi te atualizar e enviei uma nova mensagem para você contando dessa visita.

      Desde então recomecei a usar a geladeira e o freezer.

      Os alimentos colocados na geladeira continuam bem frios, como deve ser, tudo normal. E o freezer super gelado, idem.

      O que eu notei de diferente foi:

      1. a impressão que o motor está mais barulhento que o normal (não lembro dele ser tão barulhento)

      2. a impressão que o motor para muito pouco de funcionar, coisa de 20 minutos, depois funciona umas 6 horas, para mais 20 minutos, mais 6 horas funcionando etc. Estou trabalhando em casa, então noto mais essas coisas.

      3. Começou a formar gelo no fundo do freezer, mais ou menos no local da placa de gelo anterior, mas uma camada muito fina, que visualmente mal se nota, tem de passar o dedo. Deve ter menos de 0,1cm de espessura, uns 6cm de altura por 6cm de largura.

      Foi nessa altura que te escrevi pela terceira vez. Como pensei que você poderia ler as mensagens anteriores facilmente, evitei contar a "novela" novamente. Foi isso.

      Desculpe se pareceu que eu estava de cobrando, só posso te elogiar e agradecer por sua postura séria e bacana, ajudando as pessoas sem ganhar nada em troca.

      Eu mesmo só estou me dando o trabalho de te contar isso tudo porque li suas respostas para outras pessoas e percebi que você entende mesmo do tema e dá respostas sérias e coerentes, sempre gentil e competente.

      Obrigado!



      Excluir
    4. Em outubro, eu não respondi nada, aliás fiquei mais que um més sem responder, estava exausto, então tirei férias da net, precisava mesmo, você não deu muita sorte de ter perguntado nesse período, estive ausente, quando voltei, centenas de perguntas, que acho que coloquei todas em dia.... digo acho porque você disse que mandou três vezes e não teve resposta alguma, não teve mesmo???
      Estranho, porque eu respondo tudo o que vejo, atrasado algumas vezes é claro, eu trabalho na rua o dia todo, e vai ver minhas respostas com horários sempre tarde da noite, tenho filho pequeno e uma moça, e tenho que ficar com eles, depois que todos dormem eu fico, assim com silêncio posso me concentrar no que estou fazendo, por isso, a maioria dos meus comentários são sempre tarde da noite, ou cedo do dia....
      Cansativo, acredite... e se tiver salvo onde comentou no blog e ficou sem resposta, pode copiar e colar aqui como resposta que eu vou procurar porque passou batido, olhe em algumas postagens minhas, muitas delas com mais de 250/300 comentários e eu bloqueio os comentários nelas porque ficam muito pesadas para abrir e atrapalham a velocidade da página, por isso estou criando uma pagina de perguntas e respostas, com muitos links direcionando para os produtos específicos, veja lá na aba superior, o link PERGUNTAS E RESPOSTAS....
      Voce relatou tudo novamente, mas leu minha resposta de ontem? ainda acho que o defeito esteja na rede com bimetálico e no timer, se quiser arriscar em trocar apenas um item primeiro, arriscaria trocar apenas a rede, pois como disse, ela para de 06 em 06 horas, isso significa que o timer gira, e para apenas para fazer o degelo de 21 minutos, dessa forma, está muito, mais muito mais propenso a ser apenas a rede com bimetálico.

      Excluir
    5. Ok Celso, muito obrigado! O gelo vai pouco a pouco aumentando, mas ainda está pouco e a parte de baixo (geladeira) ainda está gelando bem. Parece que o primeiro gelo (que causou todo o problema) levou muito tempo se formando.

      Vou pedir para trocarem a rede do bimetálico (não me arrisco a fazer essas coisas, claro), obrigado!

      Ah, quanto à resposta, não tive não. Veja, minha primeira pergunta (que não está nessa lista de perguntas) data de 30 de outubro, seria depois da última pergunta da lista, que é do dia 29 (Varlei).

      Mas não tem problema, depois expliquei tudo.

      Novamente obrigado, e parabéns pela iniciativa! Pelo Google muita gente lê suas respostas e aprende muito!

      Excluir
    6. Por nada, tomara que resolva
      Sim, muitas pessoas veem diariamente minhas postagens
      em média 5500 pessoas por dia no youtube e aqui no blog mais ou menos 11000 visitas de páginas por dia, segundo o analytics do google

      Excluir
  72. Olá Celso! Estou com um problema e gostaria da tua ajuda. Tenho um refrigerador Continental 350, não é frost free, tem uns 12 anos de uso.
    O primeiro sintoma é que ela ficava ligada direto e escorria água pelo dreno, imaginei que fosse o termostato, troquei e não resolveu, então resolvi trocar o filtro secador, utilizei a bomba de vácuo, 141b no sistema e dei carga de 134a, parou de gotejar pelo dreno, mas continuou não desligando e pior é que passou a formar bloco de gelo na parte debaixo.
    Já tirei gás pra ver se era excesso, já completei um pouco mais pra ver se era falta e não resolveu.
    Observei ainda que há uma grande quantidade de óleo correndo dentro do sistema, não sei se é normal e não sei como corrigir isto. Na verdade já fiz duas cargas de gás, na tentativa de solucionar, mas não tive sucesso.
    No esquema elétrico do refrigerador apresenta uma resistência de degelo, mas sinceramente acho que esta errado, pois não tem por onde abrir a geladeira e ela não é frost free, não possui ventilador, bimetal, sensor, nada disso, somente o termostato mesmo.
    Não sei mais o que fazer, será que consegue me dar alguma direção pra resolver este problema.
    Desde já agradeço,
    grande abraço,
    Evandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro entendi tudo, só não compreendi a parte do óleo, tem muito óleo no sistema?
      Complicado isso, óleo vai para o sistema quanto tem furo no evaporador ou na tubulação interna, talvez seja esse o problema da geladeira, vazamento interno de gás, eu se fosse você eliminaria o pré resfriador, faria novamente uma limpeza no sistema com R141b e depois colocaria para gelar, deixe o manifold ligado no sistema, vá tirando co colocando gás sem ter que ficar abrindo e fechando o sistema, se for vazamento no pré resfriador, isso vai resolver.

      Excluir
  73. Oi Celso, Obrigado pela atenção!!! Quanto a possibilidade de vazamento, já testei, deixei mais de um mês o manifoldi no refrigerador e o manômetro não baixou, já testei somente a linha de baixa pra ver se tinha microfuro, deixei o manifold uma semana com o aparelho desligado só na baixa e não perdeu nada de gás.
    Desculpe a minha ignorância, mas o que seria o pré resfriador?? O meu compressor só tem as saídas de baixa, alta e a de serviço... Não entendi muito bem sobre o pré resfriador.
    Abraço,
    Evandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos lá, o pré resfriador nesse caso que tem apenas a alta e baixa

      o cano da alta sai com gás, passa pelo condensador atrás da geladeira, depois veja que o cano termina o condensador, que é a grade preta e depois entra dentro do gabinete para passar nas laterais e perto das gaxetas, depois sai novamente no filtro, a parte que entra dentro do gabinete e sai no fitro é o pré resfriador, e se der vazamento ali, você retira o filtro com capilar e solta onde o condensador termina, dessa forma vai eliminar a tubulaçao que passa por dentro do gabinte, o gás então vai sair do compressor, completar todo o condensador, e já vai passar pelo filtro e subir pelo capilar para o evaporador, depois retornar pela baixa de volta ao compressor entendeu, nos compressores antigos, tinham mais duas saidas no compressor, para que o gás pré resfriasse antes de ir para o condensador entendeu?

      Excluir
    2. Faça um limpeza interna com gás R22 que é para ar condicionado, a pressão dele é muito alta, coloque o gás pela baixa para sair pelo capilar, deixe expulsar óleo até sair gás liquido pelo capilar, entupimento de óleo tem que ter paciência, depois de um pressão de gás também na alta, como não tem capilar, coloque gás e tape a saida, pode ser com a mão mesmo, deixe juntar pressão e solte para o gás sair em jatos e limpar todo sistema, se colocar gás com óleo no sistema jamais vai resolver, troque o filtro.

      Excluir
  74. Ok! Entendi tudo Celso, vou comprar uma válvula schrader e executar neste fim de semana e depois posto o resultado. Só uma duvida, não seria bom trocar o óleo do compressor? Ou não vai fazer diferença?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não trocaria o óleo do compressor, não tem necessidade não, boa sorte.

      Excluir
  75. Boa noite Celso!!
    Minha geladeira é eletrolux, air flow sistem dc40, derrepente parou do resfriamento da parte de baixo, tudo parece funcionar normalmente, a luz acende, o congelador esta perfeito, ela liga, somente o resfriamento da parte de baixo que parou de acontecer derrepente......o que pode ser???
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de gás, refrigeradores Electrolux não frost free apresentam muito esse problema, você leu a postagem lá encima?

      Excluir
  76. Boa Noite.. A minha geladeira é uma continental copacabana, a um ano ela começou a não realizar mais o desgelo. Ela junta gelo na parte de cima, em toda a resistência e acaba não gelando a parte de baixo. A cada dois dias faço a desgelo manualmente. O único técnico que existe na minha cidade já tentou realizar o concerto, trocou a placa (R$200,00) e fez todos os testes com multímetro nos plugs e fios que ficam na parte da resistência e ventoinha. Ela funcionou por um mês e depois voltou com o problema, como não tenho condições de troca-la vivo fazendo o desgelo manualmente a cada 2, 3 dias com secador ou água quente. Poderia por gentileza me dar uma luz ou alguma sugestão do que possa estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sou especialista em Continetal, mas vejo muito relatos que problemas com continental as vezes não tem solução mesmo, o que amigos fazem, é adaptar uma resistência de degelo, em forma de fio flexível, em volta do evaporador, isso tem resolvido o problemas com refrigeradores fabricados pela DAKO, que é o caso da continental, comente isso com seu técnico, para ele liga esse resistencia em volta do evaporador ok, ela não é original do produto, eu já usei ela em uma electrolux que estava com problemas nos dutos, para aquecer e parar de congelar, talvez esse seja seu caso.

      Excluir
  77. temho consul crd 48l ciclo desfor nao esta fucionado muito gelo esta feichado de gelo

    ResponderExcluir
  78. crd 48 consul esta gelando muito nao e normal

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Celso! Tenho uma Duplex 460 da Continental há 16 anos e sempre notei que ela aquece muito na divisão do freezer com a geladeira (é de colocar o dedo e queimar a pele), mesmo ela estando com a temperatura regulada (não usamos a temperatura muito alta), mas mesmo assim, noto que ela aquece demais, fator que me faz desconfiar que a conta da energia elétrica vai para a altura. O detalhe é que a geladeira está encaixada em um móvel que fica muito justo na parte superior da geladeira. A distância entre o móvel e a parte de cima da geladeira não dá 10cm. Mas atras ela esta bem ventilada. Pode ser este o motivo do aquecimento dela? Obrigada. Graziela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode aquecer de queimar a mão, mas aquece sim, e como não tem ventilação suficiente nas laterais e fundo, para pré resfriar o gás, isso faz com que ele passe por ali ainda muito quente, ele tem que aquecer mesmo, para evitar sudação perto das borrachas, está aquecendo em excesso, pela falta de ventilação.

      Excluir
    2. Obrigada por me esclarecer, e com esta falta de ventilação pode ocorrer o consumo maior de energia elétrica? Graziela

      Excluir
    3. Não, pode ocorrer redução, visto que o ventilador é elétrico e não vai estar sendo usado.

      Excluir
  80. eladeira congela a parte de cima ,mas não refrigera a parte de baixo.

    a geladeira liga e desliga noralmente .já troquei a placa eletrônica 2x , sensor de degelo e o térmo fusível , o ventilador funciona muito bem ,também testei a resistência e está esquentando bem, mas o problema continua formando gelo impedindo a passagem de ar nos orifícios do congelador não refrigerando a parte de baixo.

    testei todos os fios que vão para a placa e tem continuidade .quando forma muito gelo testo os fios da resistencia na placa e não vem corrente de 110vts. estou quase louco. olhei alguns outros sites e me falaram que é o sensor, que deveria trocar por um bimetal .será que funciona com bimetal? agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar sensor por bimetal.... esses dias um leitor me mostrou a geladeira dele e um tecnico fez isso, ela não ficava nem 30 segundos ligada, eu fico triste quando leio isso, uma pessoa que se diz técnico, jamais, jamais poderia dizer uma asneira dessas, não culpo o Senhor, nem gosto de ficar falando de outros profissionais, mas tem casos que não tem como se calar, é uma aberração uma pessoa que se diz técnico, falar uma dessas, mas bem, vamos a sua geladeira, qual modelo dela? modelo exato por favor.

      Excluir
    2. o modelo é continental rfct 501, ja troquei a placa eletrônica, sensor de degelo e fusível térmico por 2x e continua formando gelo .um técnico da autorizada me disse que a resistência dessa geladeira é fraca , não sei mais o que fazer .

      Excluir
    3. Eu não conserto essa marca, mas vejo muitos comentários, e até videos no youtube, técnicos da autorizada, afirmando que essas geladeiras não tem solução, tem que desligar da tomada durante um dia ou dois na semana, ou deixar desligada a noite, eu não conserto essa marca, e nenhuma das outras marcas que a DAKO também fabrica, GE/MABE/BOSCH

      Excluir
  81. Boa tarde Celso, tenho um freezer flex brastemp bvr28, quando ligo na tomada a resistencia de desgelo começa a esquentar e o compressor não entra. ja troquei placa e continua do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde Celso, tenho um freezer flex Brastemp bvr28, quando ligo na tomada a resistencia de desgelo começa a esquentar testei ventilador sensores fusivel termico tudo ok. placa troquei.
    só que agora acho que danificou pois ela não esta dando os dois cliques para entrar compressor.
    Agradeço desde já. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mais qual placa trocou, a do painel superior, ou a que fica perto do compressor?

      Excluir
  83. Boa tarde, tenho uma geladeira Brastemp e ela esta acumulando gelo na parte de cima (freezer), ja troquei o módulo / Placa Refrigerador, concertou um outro problema, mas esse problema ainda continua.. o que eu faço????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo exato da geladeira?

      Excluir
    2. Boa tarde! Consul crm 45 so sopra o ar frio quando a porta do freezer esta aberta. Ao fechar a porta do freezer para de soprar o ar frio alguém pode me ajudar?

      Excluir
  84. Boa tarde! alguem pode me ajudar. Tenho uma consul crm 45 ela so ventila a parte de baixo quando a porta do freezer esta aberta! Quando fecha a porta para de soprar o ar frio o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas está funcionando normal ou parou de congelar no freezer e gelar na parte de baixo?

      Excluir
  85. Boa tarde! alguem pode me ajudar. Tenho uma consul crm 45 ela so ventila a parte de baixo quando a porta do freezer esta aberta! Quando fecha a porta para de soprar o ar frio o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas está funcionando normal ou parou de congelar no freezer e gelar na parte de baixo?

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.