quinta-feira, 14 de março de 2013

Lavadora Brastemp Eletrônica 7 kilos - BWQ24A - Principais Defeitos e Soluções






Lavadora de roupas Brastemp 07 kilos Eletrônica modelo BWQ24A, principais defeitos e quais as peças a serem trocadas pra solucionar problemas.

Lavadora BRASTEMP Eletrônica 7 kilos Modelo BWQ24A - Acende o painel eletrônico, a tecla início fica piscando, mas não aceita nenhuma programação. Nesse caso, o defeito mais provável, é o interruptor de tampa com defeito, troca-se a peça pra solucionar o problema, caso esteja em um local de difícil acesso a peça, retire os dois fios que vão ligados ao interruptor, e faça uma ligação direta, ligue um fio a outro, a lavadora vai funcionar mesmo com a tampa aberta, faça isso até providenciar e peça, e efetuar a troca.


Lavadora BRASTEMP Eletrônica 7 kilos Modelo BWQ24A - Água entra direto, mesmo com a lavadora estando desligada e com o cabo de força desligado da tomada. Nesse caso, a válvula de três vias, está com diafragma danificado, o defeito não é elétrico, apenas mecânico da peça, e para solucionar, tem que ser trocada a peça, feche o registro da água, para que não haja um transbordamento dentro da lavadora, caso não tenha um registro de água exclusivo pra ela, dobre a mangueira de entrada, para bloquear a passagem de água apenas para a lavadora.



Lavadora BRASTEMP Eletrônica 7 kilos Modelo BWQ24A - Placa eletrônica não acende - Lavadora não passa de lavar para enxaguar automaticamente - Placa fica apagando e acendendo todos os leds (luzes do painel), e não aceita ligar ou fazer a programação. 
É um defeito característico de placa com problemas, ou com queima total, a solução é trocar a peça, quando for trocar a placa, troque também o painel decorativo, que é a lâmina, adesivo, onde estão os botões de programação. caso esteja com teclas trincadas ou quebradas, caso contrário, troque apenas a placa.


Lavadora BRASTEMP Eletrônica 7 kilos Modelo BWQ24A - Lavadora não lava, não centrifuga, faz um som, como se estivesse agitando, porém o agitador não se movimenta, ou então quando tem que iniciar a lavagem ou a centrifugação, ela fica muda, porém a água entra, e drena.  Nesse caso, os defeitos prováveis serão motor e capacitor, o motor desse modelo, as vezes quebra fios, pra saber puxe os três fios do motor separadamente, sem imprimir muita força, as vezes quebram e não se rompem, a capa do fio permanece intacta, mas dentro, o fio se rompeu, caso o rompimento seja no conector que liga o motor á fiação, pode ser emendado, mas caso seja dentro do motor, tem que trocar a peça. O CAPACITOR, trabalha ligado diretamente ao motor, e muitas vezes perde capacitância, assim não consegue suprir o motor da energia necessária pra funcionar, em muitos casos, um dos dois fios que saem do capacitor, também quebram, é só recuperar e pronto, caso um dos defeitos acima se apresente em sua lavadora, troque primeiro o capacitor para testar, porque é uma peça de valor pequeno, e caso seja apenas ele, não vai gastar comprando o motor.
Observação : Capacitor para lavadoras 110 e 220 volts, tem valor em MF diferentes.

  



Lavadora BRASTEMP Eletrônica 7 kilos Modelo BWQ24A - Lavadora não solta água, não drena. Talvez seja o defeito mais constante para esse modelo, e por diversos motivos, o mais comum é o uso inadequado, ou seja, o que mais provoca a  queima dessa peça, são objetos  deixados em bolsos, e vão direto para o interior da peça, provocando o travamento interno da hélice, e a queima da peça, dentre as coisas que mais encontramos dentro de eletrobomba estão. Haste de soutien, grampo de cabelo, clip para pepel, moedas pequenas e etc....
Para sanar, trocar a peça.
observação : Retire a peça e leve até a revenda, pois dependendo da série de fabricação da lavadora, as eletrobombas podem ter formatos diferentes de encaixe, por isso, levar a peça até a loja, elimina a chance de comprar a peça de modelo diferente.
  - Caso não encontre a eletrobomba idêntica a que você procura, compre uma eletrobomba para o modelo brastemp clean, e faça uma pergunta em comentários, que eu ajudo a resolver o problema.





Lavadora BRASTEMP Eletrônica 7 kilos Modelo BWQ24A - Lavadora faz toda programação, mas quando chega a hora da centrifugação, não gira o cesto, gira apenas o agitador, embolando as roupas e não centrifuga. 
Esse defeito é causado pela queima do atuador de freio, ele é responsável por trocar as engrenagens de agitar, para centrifugar, é uma peça elétrica, e as vezes pode romper fio, antes de trocar a peça, verifique os fios ligados á ela.


_________________________________________________________________________________

As informações aqui passadas, são baseadas em experiência com essa lavadora, desde quando ela foi lançada em 1999, podendo minha previsão de defeito ser falha, por eu não estar vendo o produto e o defeito pessoalmente, acima um relato dos defeitos que mais vejo nesse produto, e a forma pra solucionar, não obrigatoriamente seguindo um padrão de defeito, e nem de peça a ser trocada, apenas a visita de um profissional qualificado, pra diagnosticar a lavadora.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q

258 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola celso eu conheci este blog por uma pergunta no yahoo respostas sobre veneno para matar insetos(no caso baratas onde a sua resposta foi escolhida como a melhor), vc gostaria de patrocinar o blog que administro podemos fazer um botao em forma de pag onde estara lincado o teu blog se estiver entereçado e bielritta@hotmail.com nao responde pelos comentarios senao não vou ver.

    ResponderExcluir
  3. oi sou fatima tenho uma maquina de lavar brastemp bwq 24 bana nao lava e nao centrifuga enche e a agua sai normal...desde ja agradeço se poder me dar uma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima Verifique duas coisas, nesse modelo pode ser que o capacitor esteja ruin, o capacitor é aquele ali encima, perto do motor, ele pode perder potência, ou então um dois fios que se conectam á ele pode estar quebrado, outra coisa é o motor, já que a lavadora não bate e nem centrifuga, o motor tem tres fios, branco, vermelho e amarelo, as vezes olhando você vê eles normais, mas se puxar com um pouco de força, percebe que ele estica, pois quebram mas não se partem por completo, veja em especial o fio branco, já que a lavadora não lava e nem centrifuga.

      Excluir
  4. vou colocar o capacitor mais si for os xicote de fios tem que trocar tbm axo que eles estao quebrados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatima se quebrar dentro do motor, tem que trocar o motor, se for fora, do outro lado ou dentro do conector, basta emendar, nao vai trocar a fiacao toda por causa de um fio quebrado.agora se tem fio quebrado nao precisa trocar o capacitor.

      Excluir
    2. oi amigo fiz oq vc falou mais agora ela estar dado tipo um estalo e nao liga troquei o capacitor.brigadinho.

      Excluir
  5. Máquina de lavar roupa Brastemp Luxo automática 110v, 1 Programa 1 Velocidade
    Máquina de lavar roupa (antiga) Brastemp Luxo automática 110v, 1 Programa 1 Velocidade. Olá! Minha máquina de lavar roupa quando é ligada, faz a primeira lavagem normal, quando vai para o segundo estágio gira muito fraca e cai o disjuntor. Realmente Celso, você tem razão, o motor está esquentando muito. O que pode ser feito? É muito difícil o conserto? É algo que eu mesmo possa fazer? Obrigado. Gilberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilerto,
      O motor novo, é bem caro, na faixa de uns 300 reais, mas para esse modelo, quase todas as lojas vendem motores recondicionados á base de troca, por 1/3 do valor do novo, eu uso sempre, estando o cliente ciente, pode colocar sem problemas, pre trocar é bem fácil,o motor é fixado á base por apenas dois parafusos, você precisa soltar apenas duas porcas de 1/2', veja que o motor fica preso em um suporte na base, e nela dois parafusos com porca, é simples, mas veja bem, tem que ter certeza que é realmente o motor, porque isso foi apenas uma suspeita minha, e sem ver o produto torna-se mais difícil o diagnóstico, tendo certeza que é o motor, troque e está resolvido, a peça recondicionada não é tão cara, se possível retire-o e leve em uma loja para que testem a amperagem dele e constatem se realmente está danificado, um detalhe importante, veja se não tem vazamento de água encima do motor, isso geralemte é a causa principal de problemas com motores para esse modelo.

      Excluir
  6. Boa tarde Celso!

    Meu pai tem uma máquina dessas e está com o problema de pegar água e drenar, porém o compartimento de roupas chega a girar mas somente para um lado, não faz aquele "chacoalho para os dois lados" como de costume. Sendo assim ainda pode ser capacitor ou motor, ou deve ser a placa? Nota: a placa já foi trocada a uns 2 anos atrás.

    Grato,
    Fernando Pestana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,
      Bem, quem faz a inversão do motor é a placa, mas tem sim relação com capacitor, muitas vezes ele perde força, e não consegue dar tork suficiente ao motor, para que ele agite como tem que fazer, se quiser ouvir um conselho, troque o capacitor, é uma peça barata e na maioria dos casos, apenas o capacitor resolve, já vi casos em que esse defeito, de agitar apenas para um lado, era deficiência no motor, mas é bem raro, o que mais causa isso é mesmo o capacitor e placa, sendo o capacitor na maioria das vezes.
      Abraço e disponha

      Excluir
    2. Olá Celso, bom dia!

      Infelizmente dessa vez foi a peça mais cara (a placa) mas trocamos e deu tudo certo, a máquina voltou a funcionar normalmente. Obrigado por sua ajuda e atenção. Está de Parabéns pelo site e pela boa vontade em ajudar as pessoas!

      Abraços,
      Fernando Pestana.

      Excluir
    3. Sua lavadora brastemp compensa um investimento Fernando, é uma ótima lavadora, estamos aqui a disposiçao. Abraço

      Excluir
  7. Olá Amigo, troquei a placa eletrônica da minha máquina (BWQ24A), realizei os testes da placa, mas ela não esta drenando a água até o final e não entra em centrifugação. será que o problema esta em meu pressostato, pois o nível de água baixo e médio estão idênticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem relação com o pressostato não, mas me esclareça, ela não está drenando a água até o final, quer dizer que ela começa a jogar água fora e para? joga apenas metade da água? ou nem joga água fora? por favor me passe essa informação, preciso de dados pra poder te ajudar ok, Abraço e aguardo sua informação.

      Excluir
  8. Olá amigo minha maquina brastemp antiga Modelo BLG61515 110v gira o motor, mas vejo que ele gira no mesmo lugar pensei em dois problemas na correia dentada ou trancamento na polia da direita parece uma caixa de redução,olhando a maquina por trás , pois tentei fazer movimento com a mão para ver se esta trancada e não consegui mexer com a roldana. Pergunta o mecanismo é mesmo pesado, nesta maquina. Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a mecânica é pesada Eduardo, mas pode ser movida com a mão facilmente, o que trava, em quase todos os casos é e bomba de água, veja a lavadora por baixo, a peça em que são conectadas as mangueiras de água é a bomba, ela tem uma polia pequena por onde passa a correia, você tem que tirar a correia, não tirar fora, mas soltar ela da polia grande da caixa de engrenagem, aí você tenta girar com a mão a polia da bomba dágua, e pelo que relatou, ela deve estar travando, e por isso impede que a correia gire quando o motor traciona, se for isso, tem que trocar a bomba, a correia é bem mais dificil trocar, mas se for somente a bomba, são apenas dois parafusos.

      Excluir
  9. oi minha maquina bwf24A so esta agitando de um lado faz a drenagem normalmente mas nao centrifuga qual é a peça que pode estar com defeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tento ajudar da melhor forma possível, muitas vezes matamos o problema de primeira, mas sem ver o produto torna-se muito difícil, no seu caso, parece ser o capacitor, eu se fosse você trocaria para testar, é uma peça barata e pode ser que resolva, mas para esse defeito, ainda há a possibilidade de fios rompidos, veja os três fios do motor, as vezes eles parecem intactos, mas puxe com um pouco de força, em muitos casos eles rompem dentro da capa do fio mas não quebram, e se você puxar a capinha do fio estica, aí percebe-se que rompeu. Faça isso antes de trocar o capacitor, e por último o problema pode ser a placa eletrônica, mas tenho quase certeza que pelo modelo, vai estar em fiação e capacitor, caso não consiga resolver com essas informações, pode fazer outra pergunta aqui que eu auxilio voce ok
      Abraço

      Excluir
  10. bom dia
    valeu suas dicas mas gostaria se possivel tirar duvidas eu tenho a brastemp bwq24a
    e ela começa a bater a roupa e depois so gira para um sentido tanto na lavagem como no enxague e embola toda a roupapode ser ateuador do freio ou capacitor
    sem mais agradeço nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser capacitor, placa ou motor - Aconselho você trocar o capacitor, que é barato e compensa arriscar a troca, caso não resolva, aí peça um orçamento de uma empresa ou técnico de sua confiança, porque trocar placa só para testar não é viável, muito menos o motor, a não ser que tenha certeza de qual dos dois está com problema, mas na maioria dos casos, é o capacitor que causa esse problema, troque ele e observe, tomara que o problema seja resolvido só com capacitor, Abraço Nelson

      Excluir
  11. ola
    tenho uma geladeira bosch ecoplus 400 e ela nao esta desligando o
    motor e congela os alimentos ja troquei as peças que vao no motor
    as vezes ela volta a funcionar e depois de meses ou semanas ela nao desliga o motor
    so desligando manualmente o que poderia ser e os fios que vao no motor
    o vermelho e preto vao no capacitor e o branco vai naquelapeça que parece uma bobina
    ou eu inverti e por isso a geladeira nao desliga
    agradeçopela atençao oriette

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Oi Oriette,
      Acho que você se equivocou, os fios que vão no motor e no capacitor, servem apenas para energizar o motor, mas quem controla a temperatura interna da geladeira, ligando e desligando o produto quando ele atinge a temperatura, é o termostato, que fica dentro do refrigerador, o termostato é quem liga e desliga o motor. O motor apenas obedece quando o termostato manda corrente elétrica, portanto, o que tem que ser trocado é ele, o termostato, tenho uma postagem justamente sobre esse assunto, alimentos congelando dentro do compartimento do refrigerador. vou por aqui o endereço da postagem ok
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-congelando-os-alimentos-qual.html

      Excluir
  12. A minha maquina agita porém a roupa fica girando para apenas uma lado, ela não agita corretamente. Li algumas respostas onde indica que o problema pode ser o capacitor. Qual o funcionamento do capacitor. Como funciona o sistema de agitação da máquina. A minha é uma BWQ24A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o capacitor trabalha conectado ao motor, ele dá tork, força para o motor agitar e para centrifugar, com capacitor ruim a lavadora pode sim agitar somente para um lada, mas esse defeito pode ser causado pela placa também, e em outros casos muito raros pelo motor, mas na maioria dos casos o causador é o capacitor, troque ele, porque é barato e compensa trocar para testar, caso não resolva chame um técnico para ele atestar se tem que trocar a placa mesmo.

      Excluir
  13. Olá boa tarde... Tenho uma maquina brastemp inteligente 7kg.... No entanto apresentou um problema desde que faltou agua aki em casa. Minha mãe estava lavando roupa e acabou agua... Ela não percebeu. Depois fui ver q a maquina não estava funcionando mais. O led de inicia fica piscando... Ligava a maquina... mas não enchia mais. Nem faz o barulho de funcionamento da valvula de agua. Pensei que fosse a placa.. Levei a placa (paralela) onde comprei, falaram que ela estava em curto, pois outra peça da maquina fez a placa estragar. Gostaria de saber o que pode ser que estragou além da placa. Será que tenho que comprar além da placa outra valvula de entrada de agua? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, para testar sua lavadora e ver se a válvula está queimada, pegue um cabo de força, e ligue direto em cada uma das bobinas da válvula, suponho que seja uma válvula de 03 vias, ou seja, tres bobinas, ligue o cabo de força em cada uma das bobinas e veja se elas energizam, o bom seria se ligasse cada uma com a mangueira conectada, pra ver se além de energizar, ela libera a passagem de água, teste as tres e deixe cada uma delas um pouco ligada, pra ver se aquece e corta corrente.
      Agora teria que ver outros componentes, já que um deles pode estar em curto, ou com alta amperagem e fez a placa queimar, o que mais queima a placa, é o atuador de freio, que arrasta o armador para centrifugar, mas como você disse que ela nem entra água, concentre sua atenção nas bobinas da valvula, mas nao deixe de testar o atuador de freio também.
      Caso tenha mais duvidas pode perguntar, abraço

      Excluir
    2. Celso, muito obrigado pelas instruções. Problema resolvido. Era a válvula que tava em curto. Troquei a válvula e a placa. Maquina zerada. Valeu mesmo.

      Excluir
    3. Que bom Rogério, sempre falo com as pessoas que resolveram os problemas, para elas compartilharem a postagem que ajudou em suas redes sociais, assim mais gente pode se beneficiar, ali embaixo tem links para face, orkut, tweeter, grande abraço e disponha.

      Excluir
  14. boa noite
    gostaria de saber onde fica o termostato da geladeira bosch ecoplus 400
    eaquele painel que fica em cima onde voce liga e desliga e muda a temperatura mas alta ou mas baixa
    ou estou enganado sem mas agradeço oriette o da maquina resolvi era placa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Oriette, o termostato fica atrás do botão onde você controla a temperatura, isso mesmo.

      Excluir

  15. Sim Oriette, o termostato fica atrás do botão onde você controla a temperatura, isso mesmo.

    ResponderExcluir
  16. boa noite celso
    voce quiz dizer se eu tirar o painel da frente atrsz terei a placa do termostato
    onde eu tenho os botoes de liga e desliga temperatura do freezer e da geladeira
    e este mesmo pois minha geladeira nao esta desligando e congelando os alimentos ex;freezer vai a 25graus e geladeira 00 pois deixo geladeira 2 e freezeer 18graus
    agradeço por tudo no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu sou especialista em Brastemp/Consul, mas o princípio de refrigeração é o mesmo, o que muda de um produto para o outro, são justamente os controles. e isso varia dentro das marcas em que eu sou especialista. Quero dizer que não sou expert em BOSCH, que apesar de ser uma marca americana, aqui no brasil que fabrica a maioria dos produtos é a Dako. Mesmo assim vou tentar te ajudar melhor, andei vendo essa ecoplus em fotos aqui na internet, e ela tem mais de um modelo, algumas são controladas por termostatos, e outras tem placas eletronicas, ou seja, o visor do painel, é digital Oriete, aí é bem mais complicado de se resolver, mas me diga, sua geladeira tem um painel digital de controles, ou apenas botões que você vai girando e regulando a temperatura?
      Caso ela tenha botões, e tenha dois, significa que tem dois termostatos independentes, uma para o freezer e outro para o refrigerador, vou colocar aqui uma foto de um termostato, para você saber o que é quando desmontar ok... tomara que a sua seja com termostato e não com numeros digitais. mas se tiver mais dúvidas, pode perguntar mais, sei como é complicado para quem não é da área, tento aqui usar uma linguagem bem simples, sem nomes técnicos, porque eu falo para pessoas que não são especialistas em eletrodomésticos, talvez pareça até grosseiro para um técnico, mas procuro mesmo falar com consumidores, e não com profissionais da área, bem vou colocar o link da foto de um termostato ok, qualquer coisa faça mais perguntas, abraço.
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-congelando-os-alimentos-qual.html

      Excluir
  17. ola celso
    minha geladeira ecoplus é com aquela placa eletronica como visor marcando a temperatura do freezer e da geladeira a placa fica emcima do freezer
    pode ser esta placa que controla tudo
    sem mais agradeço oriette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Oriette, nesse modelo é mais complicado como eu te disse, devem ser sensores e não termostatos, vou deixar aqui dois telefones, você qual é o mais conveniente pra você ligar, converse com o pessoal da assistencia técinica, explique seu problema, e eles vão ver se ainda tem peça de reposição para esse modelo ok.
      3003-1953 - capitais e regiões metropolitanas
      0800 702 0053 – Demais localidades

      Excluir
  18. Boa noite, tenho uma maquina Brastemp BWQ24A, ela esta apresentando o seguinte defeito, quando começa a bater parece que o agitador esta trancado ao girar, nas demais funções esta normal,teria como me orientar sobre esse defeito?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandro,
      Faça da seguinte forma, com a lavadora desligada e vazia, abra a tampa, e segure nas palhetas inferiores do agitador, e faça o movimento direita e esquerda, para ver se ele está solto, se ele girar sem girar o cesto junto, pode ser capacitor que não tem tork, sem força para bater. olhe embaixo da lavadora, e veja se não tem fio quebrado no capacitor, dois fios vão nele, amarelo e preto.
      caso você tente girar e o cesto girar junto com o agitador, isso quer dizer que ela está com as engrenagens na posição para centrifugar, então de uma olhada na parte mecanica, e veja o atuador de freio, tem uma foto dele ali encima, ele tem um bracinho que puxa o armador de freio, veja se o bracinho vai pra dentro e pra fora, se estiver preso dentro, puxe para fora e tente fazer uma lavagem.
      Ou pode ser fios, veja que no motor tem tres fios, amarelo, branco e vermelho, puxe mais nao com muita força, um a um, pode ser que tenha quebrado, mas a capinha do fio permanece intacta, quando voce puxa ele estica, ai voce pode recuperar, se for fora do motor, se for dentro, nao tem jeito, o que deve estar com problema é o amarelo, já que nao lava, ou branco também, puxe os fios do lado do conector também, o conector que conecta o motor a fiação da lavadora ok, tenho quase certeza que vai localizar em um desses pontos o problema, mas caso não pode me relatar aki que tento ajudar voce, abraço

      Excluir
  19. Boa tarde Celso,
    Tenho a brastemp clean 7 kg, e esta acontecendo o seguinte: faço como sempre, coloco a roupa, e progamo a lavagem. Porém a agua esta transbordando! Só para se eu programo para centrifugar.
    O que pode ser?
    Obrigada
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, pode ser apenas sujeira na mangueira do pressostato, ou seja a mangueirinha que controla o nivel de água, se voce abrir a tampa da lavadora, vai ver uma mangueira fina e transparente, ligada na parte inferior do tanque e no pressostato, retire ela do pressostato, e assopre com força, para ver se não tem nada obstruindo, depois reponha e coloque a lavadora para fazer um programa, caso nao resolva, faça uma nova pergunta que eu tento ajudar voce ok
      Abraço

      Excluir
  20. Olá, gostaria de saber qual a função do freio na máquina Brastemp eletrônica, e se quando a máquina está lavando o cesto fica girando também. Pois a minha máquina não está lavando a roupa direito, já troquei o capacitor. A máquina agita para os dois lados, mas parece que a roupa não agita muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O freio serve para prender a caixa de engrenagem durante a lavagem, e impedir que o cesto gire, mas ele gire bem pouco, a cada agitação as vezes ele gira uns centimetros, as vezes não, o que pode estar ocorrendo, é que sua lavadora esteja sem roletes, aí dá a impressão que não está lavando, e realmente sem roletes a lavagem fica prejudicada, vou por aqui o endereço de uma postagem sobre esse assunto, de uma olhada ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/roupas-com-manchas-de-sabao-lavadora.html

      Excluir
    2. Eu já troquei os roletes, e o agitador superior está travando, mesmo assim parece que as roupas não agitam bem. Eu desconfiei do freio porque o freio desta máquina já travou algumas vezes. Acompanhando a máquina o cesto está sempre girando em um único sentido, o agitador inferior gira para os dois lados.

      Excluir
    3. Isso, o cesto gira bem pouco e apenas para um lado, veja a programação então, se estiver no delicado, ela bate muito lento mesmo, e entre roupa branca e colorida também há diferença de velocidade na agitação, caso o atuador de freio esteja travado, ela nem agita, faz o barulho mas mas o agitador nem se mexe. veja se não tem vazamento de água, caso haja, a água cai na correia, e ele desliza na polia do motor, assim faz o barulho, mas quando patina na polia molhada, os movimentos ficam lentos na agitação, outra coisa que pode ocorrer é correia folgada, pode ser que um dos dois parafusos que fixam o motor na base tenha folgado, então o motor se desloca e a correia folga, e correia folgada, não agita, veja esses detalhes por favor ok.

      Excluir
  21. fica muito caro trocar o painel e placa sim bastempe digital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do modelo, essa que está na foto, fica em torno de 200,00 a peça. Mas variam muito de um modelo para outro, as mais novas quase todas trabalham com duas placas.

      Excluir
  22. Olá Celso Parabenizo pelo blog que já me ajudou em outras dúvidas que eu tinha.

    Tenho uma lavadora Brastemp BWQ22BANA, que parou durante uma lavagem. Quando ligo ela faz um som como o de um solenóide batendo. aparentemente a placa esta funcionando pois aceita a programação e as teclas de funções, mas a máquina não faz nada.

    Fiz o seguinte teste: "Ligar, pressionar tipo de roupa e liga - neste momento ela gira sem velocidade o tambor e joga a água pela borda como se estivesse transbordando(a água não vai para a mangueira e sia por baixo da máquina) "

    Agradeço se puder me dar uma dica.

    Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borbosa, descula demora, sempre respondo no mesmo dia, mas estive com problemas aqui, por isso a demora.
      Parece que a eletrobomba de drenagem está queimada, ou um dos fios ligados á ela quebrou, verifique a fiação da eletrobomba de drenagem, e depois teste a mesma, para ver se não está queimada, o cesto gira com água porque a eletrobomba não drenou a água que estava dentro.

      Excluir
    2. Olá Celso, obrigado pela dica! Fazendo os testes descobri que havia um defeito na placa eletrônica, ela estava em curto e acionou a eletrobomba direto até que ela queimou. Troquei a placa e a eletrobomba e tudo voltou a funcionar.

      Mais uma vez, parabéns pela iniciativa de montar este blog.

      Abraço
      Barbosa

      Excluir
  23. Olá Celso,

    Depois do conserto da geladeira Brastemp, agora está pifando a máquina de lavar, a BWQ24A. o que ocofrre: Minha patroa enche a máquina somente com água, coloca o sabão e deixa bater um pouco para dissolvê-lo, só então coloca a roupa. Ultimamente, repetindo este processo, a máquina tem mostrado um barulho forte (parece nas engrenagens) assim que ela começa a bater. Quando a patroa coloca a roupa o barulho para e todo o ciclo é feito normalmente. Mas a roupa está saindo manchada de óleo. Em 2010 eu troquei o conjunto mecânico completo, o retentor e rolamento. Uma nova troca deve solucionar o problema?

    A mancha saiu colocando a roupa para ferver com Omo e Vanish. Tens outra dica?

    Abraços.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, primeiramente desculpa pela demora, estive tres dias sem computador.
      Olha mancha de óleo, é da caixa de engrenagem, que se chama conjunto mecanismo, sujiro trocar a caixa completa, poque tem gente que só troca o tubo, e que seja original, se não tiver o original, coloque ALADO, além da caixa, retentor obrigatoriamente junto com rolamento, o retentor do tubo permitiu passagem de água pra dentro do mecanismo, e ele echeu de água e está expulsando água e óleo pra dentro da lavadora.
      Um detalhe, não pode colocar agua e sabão na lavadora e depois por a roupa, quando a lavadora atinge o nivel alto por exemplo, se você adiciona a roupa depois, ela pode dar nível de transbor no pressostato, aí vai drenar a água e informar erro na placa, tem que colocar primeiro a roupa, depois sabão, amaciante e alvejante se for o caso, mas sempre a roupa primeiro ok.

      Excluir
    2. Boa tarde,

      Vou providenciar logo, antes que o problema fique maior e manche mais roupas. Muito obrigado pelas explicações e pela atenção.

      Abraços.

      Excluir
  24. Olá, boa noite!!!
    Primeiramente, gostaria de parabenizar o criador deste blog, pela iniciativa.
    Pelo que pude perceber, esse espaço tem ajudado diariamente diversas pessoas, o que é difícil hoje em dia, pois grande parte dos criadores de Blogs, somente se preocupam c/ o famoso "Jabá", e deixam de lado assuntos que poderiam ser bem mais interessantes e úteis á todos nós.
    Como a maioria que chega aqui, eu também tenho um problema...rsrs
    Possuo uma Lavadora Brastemp modelo BWT09ABANA (Tira Manchas 9Kg).
    De uns dias pra cá, ela parou de centrifugar, aceita qualquer programação, lava, enxagua, mas na hora de centrifugar, fica um tempão funcionando a bomba d'agua, e em seguida para e emite vários bips.
    Algumas vezes ela conclui a lavagem, ou seja, centrifuga, mas na maioria das vezes, não.
    Já verifiquei a parte de baixo, o Atuador de Freio está funcionando perfeitamente, limpei a Bomba D'agua, lubrifiquei algumas peças c/ WD40, verifiquei todas as conexões elétricas e limpei c/ Limpa Contato Elétrico, mas não resolveu o problema.
    Poderia ser o tão comentado Capacitor, ou algo parecido???...
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, desculpa a demora em responder, sempre respondo rápido, mas estive sem computador.
      Olha é um defeito complexo, pode ser sim o capacitor, mas pode não ser, sem ver o produto se torna mais complicado, veja os fios do motor, veja em especial o vermelho, puxe ele tanto do lado do motor, quanto do lado que vai no conector da fiação, pode estar carbonizada, visto que branco e vermelho centrifuga, e branco e amarelo agita, pode ser um problema no vermelho, já que ela sempre agita, outra possibilidade pra esse modelo é a placa, veja esses detalhes e também limpe os contatos do pressostato, ele tem relaçaõ direta com a centrifugação, e veja se a mangueira que liga o tanque ao pressostato não está suja, se tiver sujeira, a lavadora vai drenar o tempo todo sem centrifugar, caso não seja nada disso, chame um profissional, sendo a placa, é melhor que um técnico diagnostique, é uma peça cara pra trocar para testar ok.

      Excluir
  25. Bom dia! Tenho uma máquina Brastemp bwq24a e o botão iniciar não está acionando e fica somente piscando. Todos os outros funcionam, menos o iniciar. Tirei o botão e apertei com um palito e a máquina começou a funcionar. Será que é somente o botão que estava quebrado e é só trocar o painel??? Fica caro??? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karia, desculpa a demora, estava sem computador, demorei responder, geralmente sou mais rápido.
      Olha, atrás do botão, tem uma micro chave, quando trabalhava na rede autorizada, tinhamos que trocar a placa, mas um tecnico em eletronica pode soltar a placa e trocar a micro chave da placa, as vezes, o suporte onde vai a placa e o painel decorativo que é onde você digita, também são danificados, mas se não tiver que trocar a placa, apenas o suporte custa uns 15,00 o painel decorativo 20,00 e a micro chave ,50, mas tem o serviço do técnico em eletronica, veja quanto ele vai cobrar para trocar a micro chave ok, abraço

      Excluir
  26. Ola celso, eu fiz a mecanica da maquina de lavar consul antiga de7kg estava com rolamento e retentor danificado, porem ela nao reconhece o nivel de agua, derrama se dixar, a mangeira esta ok, nao esta furada, pode ser o pressotato? No teste assoprando ele faz barulho de fechar os contato,sao fios invertidos? Placa? Centrifuga normal, nao bate,obrigado pela ajuda, antonio,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi antonio, se ela transborda, e não é mangueira furada, assopre a mangueira, mas na direção do tanque, e veja se não está osbstruida, por favor veja isso me fale ok.
      o pressostato aí, deve ser assim, são dois fios azuis, que vão nos numeros 11 e 21 do pressostato, o preto no 13 e o vermelho 23, confira isso também, e qualquer coisa me diga. abraço

      Excluir
  27. Celso este teste de assoprar ja fiz esta ok , faz barulho dentro da maquina, bolhas,no momento estou longe da maquina,porem vou conferir a fiacao, e bom levar um pressostato esta maquina esta bem distante em tijucas do sul pr, na sequencia mandarei a resposta,antonio,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leve, não é tão caro, compensa arriscar e acho que vai resolver, me avise se der certo, abraço Antonio.

      Excluir
    2. Bom dia celso, foi substotuido o pressostato e resolveu, porem o motor tambem estava com defeito, foi substituido e ficou bom, obrigado pela dica, aproveitando tenho uma pergunta, a eletrobomba tem polaridade certa? Ou podera ser ligado sem observar este detalhe, ja que quando ligamos o plugue na tomada podemos inverter, f e n, antonio,

      Excluir
    3. Sim Antonio, pode inverter são apenas dois fios e não seguem uma ordem não, da forma que ligar vai estar correto. Abraço

      Excluir
  28. bom dia celso meu nome é francine eu tenho uma maquina brastemp clean 10kg e nesse ultimo 2 meses ela esta mim deixando decepcionada qd ligo na tomada ela pisca,para depois fica piscando sem para e não obedece nenhum comando as vezes ela até para de piscar mais não liga de geito nenhum.
    por favor mim ajude moro no interior e um tecnico pra vim aqui cobra 100 reais so a visita sem fazer nada
    desde já lhe agradeço mensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine, minha intenção é sempre ajudar, faço o que posso porque a distancia me impede de ser preciso em todos os diagnósticos, faço o possivel mesmo.
      acho que esse defeito tem relação com o interruptor de tampa, vou deixar a seguir, o endereço de uma postagem que vai te ajudar, faça como está nesse assunto a seguir e se não resolver, aí pode ser a placa, mas teste antes o interruptor, leia e vai entender ok, Abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-brastemp-bwm06-nao-programa.html

      Excluir
  29. Olá Celso, primeiro gostaria de te dar os parabéns pelo blog, sou técnico de ar condicionado, qualquer dúvida também pode me contactar, meu email é bsg17@hotmail.com.

    Bom, estou arrumando a lavadora da minha namorada, uma BWQ24A, primeiro ela queimou a placa, troquei, após trocar percebi que a bomba tbm estava queimada, troquei tbm, e o atuador do freio estava fazendo barulho, substitui ele tbm, após trocar o atuador percebi que a primeira vez que liguei ela funcionou todas as funções normalmente só que no final da centrifugação a bomba da agua continuou ligada, mesmo depois do painel desligar, então nas outras tentativas a bomba continuou ligada mesmo trocando de funçao ou reiniciando ela, como se tivesse um relê que aciona a bomba trancado.

    Desculpa o texto, mas é que assim detalhado fica mais fácl de você identificar o defeito. Você sabe o que pode estar acontecendo?

    Muito Obrigdo
    Att
    Bruno Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, prazer obrigar por se dispor a ajudar com ar condicionado.
      Vamos lá, você disse que trocou a bomba, depois disse que a bomba continua ligada, eu fiquei na duvida entre eletrobomba de drenagem, e valvula de 03 vias de entrada de água, porque as pessoas chamam a valvula de tres vias de bomba também.
      se mesmo desligada a lavadora ele continua entrando água, se foi isso que entendi, retire da tomada, se fora da tomada continua entrando água, é o diafragma da valvula de tres vias que estourou e continua dando passagem de água, mesmo sem que a placa energize a valvula de entrada.
      Mas caso ela so entre água com a placa na tomada, mesmo sem que você programe qualquer função, significa que a placa é quem está energizando a peça, aí vai ser um problema de placa, ou a fiação está em curto em algun lugar, pode até ser nos conectores que vão ligados na placa tanto do lado do pressostato quanto do lado da valvula, espero que ela este entrando agua mesmo fora da tomada, que aí é apenas a valvula com diafragma aberto.
      Eu também falo muito, se você não entendeu pode refazer a pergunta que eu respondo ok, grande abraço

      Excluir
  30. Então, a válvula de três vias de entrada está funcionando perfeitamente. A bomba que eu me refiro é a eletrobomba de drenagem mesmo, após a centrifugação ela continua ligada mesmo depois da maquina ter terminado o processo e desligado o painel.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como te disse Bruno, é um defeito complicado, mas como você disse que trocou a placa, ela ainda deve estar na garantia, troque na loja, e se permanecer o problema, procure erros na fiação, tanto nos conectores que vão na placa, quanto no corpo da rede elétrica, mas de uma olhada especial no seguinte local: veja que a fiação que desce do lado do pressostato, tem umas abraçadeiras plasticas, as vezes elas são cobertas por camadas de esponja, veja se a abraçadeira não cortou a fiação e acabou dando curto e unindo um fio ao outro, deve ser o vermelho com branco, ou marron com branco, já peguei casos assim, a muito tempo, veja isso, acompanhe a fiação que desce com a mangueira do pressostato, e olhe bem nas abraçadeiras, pode ser curto ali ok, abraço

      Excluir
  31. OLÁ MINHA BRASTEMPE 7 KG A MESMA DA FOTO, ESTÁ TRANSBORDANDO E SÓ PARA QUANDO DESLIGA DA TOMADA...ELA INICIOU O DEFEITO AOS POUCO, DURANTE OS ESTÁGIOS ELA RESOLVIA JOGAR AGUA, DAI EU PARAVA E CONTINUAVA NOVAMENTE E ELA FUNCIONAVA NORMALMENTE, MAS AGORA ELA PIROU DE VEZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está transbordando, abra a tampa e veja que tem uma mangueirinha que é ligada ao tanque e a uma peça chamada pressostato, retire a mangueira do lado do pressostato e assopre, com tempo junta sujeira na mangueira e quando a lavadora vai enchendo de água, por a mangueira estar obstruida, o pressostato não recebe pressão, e por a mangueira estar obstruida, a lavadora enche até transbordar, veja se isso vai resolver ok, abraço

      Excluir
  32. a minha está com o mesmo defeito, quando ligo na tomada ela enche, quando desligo ela para.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi, quando voce liga na tomada, mesmo sem programar nada com painel apagado ela começa a encher? se for mesmo isso o problema é a placa eletronica ok.

      Excluir
  33. Olá Celso, 1º parabéns por sua presteza e dedicação para conosco pobres motais...

    Bom tenho uma lavadora Brastemp BWT09B / 220V, ela simplesmente do nada começou a pegar água sem parar independente do estágio em que esteja na programação, como sou eletricista a 1ª coisa que testei foi a válvula solenóide porém cheguei a conclusão de que ela estava boa pois, quando desliga a máquina ela para respeitando até o acionamento da pausa, ai após consultar alguns amigos testei se a mangueira do pressostato estava obstruída, sem sucesso parti pra troca do pressostato más o problema continua, vc consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Alberto eletricista mortal meu amigo,
      Defeito complicado esse, mas vamos tentar localizar, eu diria que é a placa quem está mandando corrente para a valvula aleatoriamente, mas sem ver o produto torna-se complicadissimo, outra possibilidade é que tenha um curto naquele conetor que vai na placa, de uma olhada no conector que conecta na placa onde estão os fios da valvula, caso não tenha nada aparentemente estranho, veja se os terminais que vão no pressostato não estão oxidados, e veja também se esses terminais que vão nos conectores dos fios no pressostatos não estão meio abertos, as vezes a fiação pode fazer isso, veja se a fiação que alimenta o pressostato tem continuidade de uma ponta a outra, a fiação é presa por abraçadeiras plasticas, as vezes elas cortam os fios, e fecha curto embaixo da abraçadeira de uma olhada nisso, porque não vou te aconselhar comprar uma placa apenas para testar como fez com o pressostato, é uma peça cara, se for o caso chame um técnico de lavadora, mas de uma autorizada, ou um que tenha bastante experiencia com brastemp, lavadoras eletronicas do modelo que você tem são mais complexas que as outras de outros modelos mais simples, sei que dessa vez não ajudei muito, mas estou por aqui, se precisar perguntar eu eu puder ajudar ok, abraço

      Excluir
  34. Boa tarde, Celso!
    Desculpe-me por mandar dois comentários, esqueci de alguns detalhes que faltou no anterior.
    Parabéns pelo blog, com certeza vai ser de grande utilidade para as pessoas que estão acostumadas a reparar seus eletrodomésticos, assim como eu, mas que tem dúvidas uma vez ou outra de que está tudo 100%.
    Ontem eu substitui a placa da minha lavadora, uma Brastemp 5kgs, modelo BWQ22BBANA. Essa já é a 3ª placa que eu utilizo, a primeira a original que veio com a máquina (durou 5 anos), a segunda da marca Cp Placas Eletrônicas (durou cerca de 2 anos e 10 meses) e a que está agora é da marca EfA.
    Ao substituir, fiz um teste colocando pra centrifugar. Notei que levou mais tempo que o normal e ao final deu três bips e desligou. No dia seguinte minha mãe usou a máquina umas três ou quatro vezes. Como ela costumava a ajudar a encher a máquina pra andar mais depressa ela fez assim também, só que dessa vez a máquina encheu quase até na borda mas não chegou a transbordar. Fez o processo normalmente e o segundo enxágue foi normal. Concluiu o ciclo de lavagem até o final.
    Nessas lavagens, ela chegou a parar duas vezes, mesmo o botão estando despausado ela não continuava. Não emitiu nenhum bip nas duas vezes que parou. Na primeira vez minha mãe deixou sem mexer em nada e depois ela voltou ao normal. Agora estou lavando mais roupas aconteceu de novo e desliguei e liguei novamente e ela funcionou normalmente.
    Estou pensando se poderia ser por ligação errada ou outro componente que precise de substituição, ou defeito da placa mesmo. Agora há pouco abri a máquina para agitar as roupas e ela mesmo com a tampa aberta começou a sair água como se fosse encher, mas parou imediatamente. Não foi apenas restante de água na gaveta porque fez barulho do mesmo jeito quando está enchendo. Fiz isso agora no segundo enxágue e não aconteceu, foi normal.
    A bomba troquei junto com a segunda placa.
    Quando jogou a água fora, em duas lavagens diferentes deu um estalo diferente do que costuma dar. Enquanto te escrevia, ouvi o estalo novamente ao jogar a água fora do último enxágue (deixei para essa lavagem dois enxágues). Outra coisa que notei é que depois que enche e começa a rodar, ela perde o "compasso", às vezes. Shack, shack, shack, shack, shack, shack, shackshack, shack, shack, shack.... Notei isso duas vezes na mesma lavagem. Ela roda e dá pra contar o tempo entre os "shacks" (cerca de um por segundo). Estranha a explicação, mas quero tentar dar o máximo de detalhes possíveis.
    Quanto ao processo de centrifugar, quando ela joga a água fora antes da centrifugação ela costumava rodar devagar, fazer uma pausa e rodar de novo e ir eliminando a água. Agora o início desse rodar não está como antes, demora um pouquinho a iniciar, mas inicia. Mas o jogar da água fora está normal. Será que isso pode ser da própria placa mesmo?
    Qual a sua opinião a respeito do que te relatei? No geral ela está funcionando e faz a lavagem completa. Mas como a garantia da placa é de três meses, gostaria de tirar essas dúvidas pra não perder a data.
    Esqueci de mencionar que agora há pouco que terminou a lavagem ela fez 4 bips antes de desligar completamente.

    Uma dúvida que eu tenho, que aconteceu um tempo depois que coloquei a segunda placa, mas caso volte a aparecer: quase toda vez que eu ligava na tomada, fazia o barulho de um estalo. O que pode ser isso?
    Desde já agradeço a sua atenção. Um abraço!
    Isabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, boa tarde,
      Você é bem detalhista, isso ajuda bastante.
      Não conheço esse fabricante de placa, não posso atestar a qualidade, possi dizer que as placas CP eu uso, e não tem me dado problema, e respondendo a ultima pergunta, as placas CP, quando energizadas fazem um barulho, é característica delas mesmo e normal.
      Quanto á todos os outros relatos, estão relacionados a dois fatores com certeza, o primeiro deles é a forma como você usa sua lavadora, voce não pode fazer 4 ou 5, ou 3 ou até mesmo 2 lavagens seguidas, essas lavadoras tem componentes frágeis e superaquecem, isso explica-se o fato de voce estar na terceira placa já, usando a lavadora 5 vezes em sequencia, é como se você usasse ela uma vez por dia, durante um 5 ou 6 meses, você está degradando ela. Se tiver que usar duas vezes a lavadora, ou mas vezes sei lá, use e de intervalo entre as lavagens, terminou uma, espere uma hora, no mínimo para que ela esfrie todos os componentes elétricos como as valvulas de entrada, o motor, o capacitor, a eletrobomba e o atuador, tente colocar a mão no motor após uma lavagem, vai queimar a mão pelo calor da peça, nem imagino como ele fica após 5 lavagens.
      Quanto ao nível de água, tem relação com a placa e o pressostato, eu imagino que seja a placa, quanto a ela bipar e parar durante a programação, pode sim ser componentes da placa superaquecidos, devido ao uso ininterrupto, então faça o seguinte teste:
      use a lavadora, em uma programação normal, apenas UMA lavagem e observe, veja como ela vai se comportar, tenho quase certeza que 80 por cento dos problemas que voce relatou vão cessar, use e me fale como ela se comportou, se ainda continuar da mesma forma, vamos analizar novamente, mas preciso que faça isso, apenas uma lavagem no nivel alto e com dois enxagues ok, aguardo.

      Excluir
    2. Muito obrigada por suas respostas, Celso! Na verdade não utilizamos a lavadora tantas vezes assim por dia, geralmente minha mãe lava roupas uma ou duas vezes por semana, em dia de semana e no sábado, mas como precisávamos lavar edredons e colchas, foram mais lavagens. Mas vou testar como você disse, amanhã uma única lavagem e verificar todo processo. Acho que as placas da CP são melhores em qualidade, porque no primeiro uso não teve problema de nenhum tipo dos que eu relatei e se me lembro bem lavamos edredons e colchas no dia. Na verdade nunca teve nenhum problema até o último dia de uso 100%. Depois foi parando de funcionar até que resolvemos trocar a placa. Mas como já troquei essa vou utilizar da maneira que você recomendou.
      Quanto aos bips, eu instalei, sem roupa alguma coloquei pra centrifugar e percebi a demora pra terminar. Aí foi reduzindo a velocidade e antes de desligar deu três bips. Hoje eu ouvi esses bips com a lavagem completa, centrifugou, reduziu a velocidade se preparando pra desligar, bipou 4 vezes e desligou.
      Vou testar essa semana e volto para contar como foi.
      Muito obrigada pela ajuda!
      Um abraço! Isabella

      Excluir
    3. Ok Isabella, como não conheço a fabricante dessa placa que voce instalou, não posso afirmar com toda segurança, mas ao que me parece, a placa está apenas avisando que chegou ao fim do ciclo, para que o usuário vá retirar as roupas, visto que se fosse um defeito, isso ocorreria durante o processo e não no fim, mas use mais vezes e vai saber, se em toda lavagem ela fizer esses 4 bips, com certeza vai ser apenas informativo de fim de processo de lavagem. aguardo você fazer uma lavagem unica e ver como se comportou, felicidades querida.

      Excluir
  35. Boa Tarde. Estou com problema com minha maquina de lavar roupa BRASTEMP ATIVE 11Kg, quando ligo na energia acende todos os LEDs depois apaga, seleciono a função quando aperto o botão iniciar/desligar a maquina não funciona fica só piscando um LED por exemplo "MOLHO CURTO".
    Eu vi que pode ser a chave-tampa, quero saber se essa chave fica na tampa da maquina, pois algumas maquina fica abaixo da placa eletronica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, boa tarde
      Nesse modelo existem dois diferentes tipos de micro-chave, em um modelo, a chave fica perto do pressostato, e ao abrir e fechar a tampa voce ouve um click, fica embaixo da tampa perto do pressostato, do lado esquerdo
      Para alguns modelos vem um sensor, na frente da tampa de vodro, tem um puxador, e dentro do puxador fica um sensor, e o interruptor também fica embaixo da tampa, mas nesse caso não fica perto do pressostato, fica na parte da frente também embaixo da tampa, mas na frente, bem embaixo de onde está o sensor na tampa de vidro, de modo que quando a tampa fechar o sensor e a microchave, entrem em contato.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  36. Ok obrigado, a minha maquina na tampa tem um sensor na cor preto e dois fios amarelo que sai e conecta na placa eletronica. Nesse caso se fizer a ligação direto será que pode funcionar?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ligar direto os dois fios do sensor, se funcionar o problema é nele, se não funcionar o problema pode ser a placa, aliás tem muita chance de ser a placa, caso não seja o sensor, mas quando ocorre o que voce relatou, está diretamente ligado ao sensor, ou ao interruptor de tampa ok

      Excluir
  37. Boa Tarde, meu nome é Klaber. Estou com problema com minha maquina de lavar roupa CONSUL MARE SUPER 10KG, quando ligo na energia acende duas vezes todos os LEDs depois apaga tudo, não liga. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klaber,
      veja se ela centrifuga, caso ela centrifugue, e apenas não entre agua e não lave, o defeito é a valvula de entrada de água queimada.
      Caso ela não ligue nada, podem ser duas possibilidades, o interruptor de tampa, é uma micro chave que libera corrente somente de tampa fechada, fica debaixo da tampa do lado esquerdo, e para testar, retire os dois fios que vão na peça e ligue um no outro direto, jampeie, e teste, caso não seja isso, aí pode ser a placa, nesse caso, chame um técnico para avaliar pessoalmente. abraço

      Excluir
  38. Boa noite. Celso eu fiz o teste de ligar os dois fios e a maquina funcionou normalmente.
    Obrigado pela ajuda.
    DEUS abençoe.

    ResponderExcluir
  39. Flávio Gomes 07 de maio 2013
    Ola Celso bom dia, tenho uma brastemp super capacidade 9 kilos, e ela não está enchendo o nivel máximo o que pode ser??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio Gomes, veja se a mangueira que drena a água não está baixa demais, a mangueira tem que ficar no mínimo na altura da tampa da lavadora, caso ela esteja muito baixa a agua vai entrando e saindo pela força da gravidade, veja isso e se a mangueira estiver no local correto pode ser o pressostato, ou seja a peça que controla o nível, mas pode sim ser a mangueira baixa
      Celso 07/05/13 16:34

      Excluir
    2. Oi Celso fiz como vc falou!!! a mangueira de saída estava solta no chão!! ou seja a baixo do nível!!!! coloquei ela no lugar e voltou ao normal muito obrigado e parabéns pelo blog!!!!

      Excluir
    3. Que bom que deu certo, isso ocorre muito, e é bem simples de resolver, abraço.

      Excluir
  40. Boa Noite. Estou com problema com minha maquina de lavar roupa BRASTEMP Inteligent Tira Manchas BWQ22DBBNA, quando ligo na energia acende todos os LEDs depois apaga, seleciono a função quando aperto o botão iniciar/desligar a maquina não funciona fica só piscando um LED por exemplo "Nível de Água". Eu vi que pode ser a chave-tampa, pois, providenciei a ligação direta e continua do mesmo jeito. Será que pode ser a Placa? O que mais eu poderia fazer antes de arriscar comprar a Placa? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a valvula que entra a água esteja queimada, veja que do lado oposto ao da micro-chave, tem uma valvula com tres vias, uma para entrar agua para a prelavagem, outra para lavagem e outra para enxágue, se a valvula de entrada de água para lavagem estiver queimada, ela vai ficar sem aceitar a programação, aí não vai ser a placa, tem grandes chances de ser uma via da valvula, pegue um cabo de força e ligue nos dois plugues da bobina das valvulas, ligue diretamente na tomada, teste uma por vez, se uma delas não funcionar está queimada, para fazer outro teste, coloque em centrifugar para ver se ela aceita programação, ou coloque em enxaguar, mas coloque apenas um enxague na programação, porque se colocar dois enxagues a placa vai usar no primeiro enxague a via da lavagem , para que o amaciante só caia no ultimo enxague.
      simplificando, coloque para centrifugar para ver se funciona, e teste a valvula, a valvula é vendida completa, chama-se valvula de tres vias. abraço

      Excluir
  41. Bom dia. A válvula está boa, pois estava em outra máquina que funcionava perfeitamente só que ela tava com vazamento ai substitui a peça. Então, resumindo, poço dizer que a válvula está boa, sendo assim só pode ser a placa mesmo?
    Obs: As vezes a placa liga as 2 luzes da função "nível de água" ao mesmo tempo e como sempre bipando o tempo todo, isso não é normal, é? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal não, mas não podemos atribuir todo defeito a placa, placa bipando, está informando que algo está errado com algum componente e não com ela mesma, pode ter um fio partido, podem ser outras possibilidades, vá no pressostato e retire cada fio e religue novamente, as vezes eles oxidam e perdem contato, as vezes o problema é interno dentro do pressostato, sem ver a lavadora é bem complicado, mas ainda acho que não é placa.
      Algumas vezes a eletrobomba queima, e fica dando informação de defeito na placa, veja a eletrobomba, teste ela e se estiver queimada tem que trocar e colocar a lavadora para centrifugar, e esperar o termino da centrifugação, aí depois reprogramar, quando placa bipa, tem que colocar para centrifugar e esperar até o final, para que ela entenda que terminou um ciclo completo e poder ser reprogramada, entendeu?
      muitas vezes mesmo trocando um componente ela indica defeito, até que voce coloque para centrifugar e espere terminar.

      Excluir
  42. Ha, eu esqueci de dizer que na última tentativa de colocar pra funcionar fui surpreendido como um barulho no motor, aquele barulho que agente escuta antes do início da centrifugação, mas não passava disso, depois, quando desplugava e plugava novamente a tomada não pegava mais, depois, após personalizar algumas funções, as luzes do "nivel de água" ficaram apagadas, depois voltava com 2 ligadas, as vezes só uma mesmo, e como sempre dando 4 bips, as vezes ficava em silêncio com as luzes acesas(sem piscar) como se fosse pegar, mais nenhum sinal nem barulho promissor. Obrigado mais uma vez pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, bips são informaçoes de defeitos, a ainda acho que deveria testar a valvula, via por via, testar a eletrobomba e retirar e colocar cada fio do pressostato, se tiver que apertar algum terminal dos fios do pressostato limpe, se estiverem oxidados limpe, depois coloque para centrifugar e espere até o final.

      Excluir
  43. Tenho uma lavadora Consul 5 Kg e ela esta entrando água direto. tenho que ficar tomando conta para não transbordar e desligar o registro d´água. É somente a troca do pressostato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, tem que trocar apenas a valvula de entrada de água, custa de 10 a 15 reais para esse modelo.

      Excluir
    2. obrigada, vou comprar hoje.

      Excluir
    3. Por nada Christiane, bom dia

      Excluir
  44. Bom dia Celso!
    Troquei a válvula de entrada de água, só que ela não esta desligando a água quando chega no nível. Se desligo ela e ligo novamente já com a máquina cheia d'água, ela continua a encher de água mais não arma pra começar. Alguma coisa esta acontecendo, pois não começa a bater. Acredito eu que a válvula esta boa pois a máquina já fica com o registro aberto e desligada já não entra mais água. Coloquei na opção centrifugar e funcionou a função... o que será que deve ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você abriu a tampa, veja se não soltou uma mangueira que é ligada lá embaixo no tanque do lado oposto ao da valvula, ela é ligada ao tanque e ao pressostato, é o pressostato quem controla o nivel da água, portanto, se a mangueira soltar, ela vai encher sem parar, e sem começar a lavar.
      caso a mangueira esteja conectada, retire ela do pressostato e assopre, o ar tem que passar direto, se ver que está obstruida, assopre com força para que saia sujeira pra dentro do tanque , muitas vezes junta-se lodo ali e obstrui a passagem de ar.
      depois disso, retire a mangueira do lado do tanque e ligue no lado do pressostato e sopre e veja se o pressostato da um clik, isso significa que atingiu nivel, ligue a lavadora na tomada, coloque para encher e assopre denovo, até dar o clique, coloque no nivel baixo, ela tem que bater mesmo sem água, caso não bata o pressostato estárá com defeito, então, retire cada fio do pressostato, apenas um por vez para não ligar errado, veja se o fio não está oxidado, sujo, enferrujado, se for o caso aperte um pouco o terminal, para que entre mais justo, faça com todos os fios um a um, e em ultimo caso troque o pressostato ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigada Celso pela ajuda. Assoprei e lixei os contatos oxidados e ela esta funcionando muito bem. Obrigada novamente e parabéns pela sua iniciativa de querer ajudar e partilhar seus conhecimentos. Deus te abençoe não somente hoje e sempre.

      Excluir
    3. Que Deus te abençoe também, sempre sempre,abraço querida.

      Excluir
  45. Bom dia meu irmão estou agrasdecido pelas suas informaço~es tenho 75 anos e faço algumas manutenções na area de refrigeração e as suas dicas tedm me ajudado muito muito obrigado Jubair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantini,
      Por nada, continue sempre lendo o blog, a gente nunca sabe de tudo, mas cada dia vai aprendendo um pouco, eu tenho apenas 41 anos, e admiro o Sr, que ainda tem essa disposição, queria que Deus me desse disposição com sua idade, o senhor é quem está de parabéns, pela humildade em aprender, que Deus o abençoe sempre, grande abraço amigo.

      Excluir
  46. Tenho uma lavadora da Consul Super Jato 6 kl, troquei a maquina de lugar, quando liguei percebi que o cesto estava mais baixo, ela está funcionando, mas enche de agua até transbordar, deve ser por causa do cesto que abaixou, mas vazia o cesto sobe, chamei o tecnico, ele não achou nada,e continua ponho pouca roupa o cesto desce e ela transborda, o que fazer ???
    Muito obrigada
    Mara Belchior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara o cesto baixa mesmo com água dentro, é normal, quanto ao transbordo não é normal e não tem relação com cesto alto ou baixo. abra a tampa da lavadora e veja que do tanque sai uma mangueirinha que vai ligada em uma peça na tampa, chamada de pressostato, é essa peça quem controla o nível da água, se a mangueira estiver obstruida, a lavadora transborda, retire a mangueira e sopre, veja se tem sujeira e limpe, retire a mangueira apenas do lado do pressostato também e sopre pra dentro do tanque, pode ter sujeira na conexão, amaciante ou lodo se acumulam ali.

      Excluir
  47. Bom dia, minha maquina brastemp inteligent tira manchas 8kg, parou de centrifugar, chamei o tecnico e ele trocou a placa (recondicionada), funcionou uma vez e parou de centrifugar, funcionava normalmente todas as funções só não centrifuga, chamei ele outra vez, ele trocou a placa uma peça do nivel de água e um capcitor do motor acho que é isso, ele me mostrou funcionando, quando fui lavamos roupas novamente, uma vez, não centrifuga, ele veio de novo, desta vez colocou uma placa nova (180,00) achei caríssimo, mais se resolvesse td bem, colocou, enquanto ele estava aqui funcionando, ele foi embora, coloquei roupa para lavar, A DANADA NÃO CENTRIFUGA, o que eu faço, chamo ele de novo ou jogo a maquina fora, me ajude por favor..........desculpe o modo de falar mais ja gastei 400,00 e o problema continua.........me ajude..........obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que chamar novamente, afinal ele cobrou 400,00 para sua maquina centrifugar e ela não está centrifugando, quando se cobra algo de alguém para solucionar um problema, cria-se um vinculo de venda, e o que você comprou que foi o conserto da sua lavadora, tem que ser feito.
      Peça para ele ver os fios que alimentam o motor, em especial o fio vermelho, pode ser que ele tenha se rompido dentro da capinha do fio, e quando a lavadora aquece, ele se distancia dentro da capa da fio, dando a impressão que o fio está perfeito, mas dentro da capa está em curto.
      Placa de tira mancha Original é mais caro que 180,00 tem certeza que é original, se for CP eletronica, não é original, eu uso muitas placas da Cp eletronica, é um fabricante paralelo de placas, tem placas excelentes, mas para o modelo tira manchas eu não coloco, apresentam muito problema, e o preço que você passou de 180,00 não é a original não, verifique isso, abraço

      Excluir
    2. Celso, obrigado pela informação, chamei o tecnico outra vez, ele disse que a placa é nova da ce eletronica, levou a maquina, disse ter verificado os chicotes, trocou o pressostato, e entregou a maquina dizendo que está funcionando........afff fui lavar roupa novamente..... bateu toda a roupa esvaziou e não centrifugou, chamei ele de novo, e na minha frente ele retirou uma mangueira não sei de onde assoprou e como magica a maquina centrifugou, ficou normal, ele foi embora e eu feliz da vida.........aí depois de dois dias la vou eu lavar roupas de novo e vc nem acredita, a maquina agora não enche de água mais bate a roupa, da pra acreditar??? coloquei pra centrifugar pra testar e, nada só o barulho da bomba esvaziando, não sei mais o que fazer......me ajude por favor............

      Excluir
    3. Paulo o defeito da sua lavadora desde o inicio é apenas o pressostato, isso ficou evidente agora que ela não permite entrada de água, e não centrifuga e fica drenando o tempo todo, mas se puder, tire a mangueirinha que vai ligada ao pressostato, e sopre em direção ao tanque, tem que ter passagem de ar livre, se o ar não for em direção ao tanque, é porque tem sujeira, então retire a mangueira onde ela é conectado no tanque lá embaixo, solte e com uma agulha ou arame fino, enfie no tubinho onde a mangueira é conectada no tanque, para que se tiver sujeira saia, depois sobre novamente, até sentir que desobstruiu, se não for sujeira ali, tem que trocar o pressostato, mas estou suspeitando que é sujeira que está impedindo o funcionamento, faça isso e me relate por favor, abraço Paulo

      Excluir
  48. MInha maquina barstemp luxo antiga, não joga toda agua fora, fica um pouco no cesto, dai ela não centrifuga a roupa. troquei a bomba da agua e ficou do mesmo jeito, reparei que um parafuso da bomba esat espanado e ela fica com esse lado solto, o que vc acha, pode ser ele ou alguma coisa mais.
    obs: já testei as bobinas ok. troquei o timer porque estava com um conector solto e o pressostato também e novo ( nele tem um fio que esat esquentando muito. OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gasttron,

      Com certeza a bomba não joga água toda fora porque está com um lado solto, o que faz a água sair, é a posição do braço da bomba é ele quem abre a borboleta dentro da bomba, e quem faz essa abertura é a alavanca acionada pelo magneto, e como a bomba está com um lado solto, a alavanca leva o braço, mas a bomba não abre totalmente, arranje um parafuso bem maior que o que está aí, e uma porca para esse parafuso, então coloque o parafuso longo e a porca por trás, aperte a porca para que o parafuso deixa e bomba na posição correta, para que assim funcione corretamente ok, abraço

      Excluir
  49. Colega completando o email anterior., ela não centrifuga. caso eu assopre o pressostatO, ELA FUNCIONA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se assoprar o pressostato, ela vai simular que tem água dentro e jamais vai centrifugar com água, se soprar o pressostato e por para lavar, ela lava mesmo sem água, centrifugar jamais ok.

      Excluir
  50. tenho uma maquina Brastemp igual essa da foto. quando ligar e inicia ela começa encher e nao para acaba vazando agua, quando aperto nivel medio de agua ai começa a bater e no final as vezes centrifuga as vezes nao o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biao, pode ser o pressostato de controle de nível, abra a tampa e veja que tem uma mangueirinha ligada ao tanque e ao pressostato, uma peça redonda que fica presa na caixa onde vai o sabão e o amaciante, retire a mangueira do pressostato e assopre em direção ao tanque para ver se não tem sujeira, depois retire os fios do pressostato, tire um e limpe os contatos, se estiver folgado aperte o terminal, faça de fio por fio, para não ligar errado, o defeito pode ser o pressostato, se fizer isso e não resolver, troque a peça e teste ok.

      Excluir
  51. OLá, parabéns pelo seu blog, ajuda bastante. Tenho uma bwq24a e o agitador fica solto durante o processo de lavagem, ouço o motor acionar mas ele não gira para nenhum lado, se pegar e puxar o agitador ele sobe, que devo trocar para reparar? Grato. obs -centrifuga normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, o agitador fica fixado ao eixo da caixa de engrenagem por um parafuso 10', tem que tirar o chapeu do agitador, então vai ver o parafuso la no fundo, provavelmente ele tenha apenas se soltado, vou deixar uma postagem aqui que talvez te ajude mais ok, abraço.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Manchas%20de%20Sab%C3%A3o

      Excluir
    2. grato pela rápida resposta porém o agitador está fixado ao eixo quando puxo o agitador ele sai com o eixo e tudo, o que parece é que a engrenagem que aciona o eixo não acopla, pelo furo que fica quando retiro o agitador com o eixo não dá para ver.
      Dá para trocar o conjunto todo ou tem que desmontar tudo e trocar por partes? grato

      Excluir
    3. REnato, é o eixo da caixa de engrenagem, ela é um conjunto inteiro e se chama conjunto mecanismo, não é facil trocar, tem que retirar o agitador, mas esse ja está solto, tem que retirar o cesto, esse só sai com ferramenta, e depois, tem que desmontar toda parte inferior para acessar o conjunto mecanismo, resumindo, melhor um técnico ver isso, porque precisa de ferramentas adequadas entende.

      Excluir
    4. Vc tem algum tutorial para isso ou um guia técnico? Eu gostaria de tentar pois o custo da troca vai condenar o equipamento pois a placa também precisa ser trocada. Grato.

      Excluir
    5. Ainda não Renato, futuramente pretendo fazer, mas ainda não tenho amigo, acompanhe o blog, sempre terei novidades, abraço.

      Excluir
  52. celso boa tarde,tenho uma maq brastemp advanthed 8kg painel elet,ela parou de centrifugar troquei a bomba dagua,agora esta vazando agua embaixo do bojo,não centrifuga e o painel as vezes apita,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não ficou com vazamento na eletrobomba, ou nas mangueiras que vão conectadas a ela, e no encaixe dela no tanque.
      Detalhe, troca-se eletrobomba quando ela para de drenar a água, se ela drena mas não centrifuga, o problema não é eletrobomba. tem que ver isso direito.

      Excluir
  53. Boa Noite Celso eu retirei o pressostato da minha maquina BWQ24A para trocar e não marquei os fios p/ ligar ele de volta vc pode me ajudar? pois tenho (1 fio vermelha, 1 amarelo duplo, 1 azul, 1 cinza, 1 branco) pra ligar em bornes (11 e 13), (21 e 23), (31 e 32)
    Grato; Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre eu não tenho decor, pois são muitas marcas e modelos, se você tiver paciencia, todo dia atendo muitos clientes e assim que eu for ver uma BWQ24 vejo isso pra voce, basta me dizer que ainda precisa dessa informação, com certeza, amarelo é 11/21, os outros não sei mesmo, pela quantidade de modelos, se fosse um pressostato de 2 niveis saberia decor, pois são apenas 4 fios, mas esse aí não decorei.
      Olha, verifique se sua lavadora ainda tem preso por baixa da caixa do sabão/amaciante, um papel dobrado, ele é o diagrama elétrico de todo produto, lá vai estar o desenho do pressostato de das cores dos fios que vão nele, toda lavadora tem dentro, um diagrama, para que se tiver que ser feito uma manutenção por pessoa que tenha duvidas quanto a ligação da fiação, use o diagrama para não errar, veja isso e me fale, se o diagrama estiver ai, problema resolvido, abraço.

      Excluir
    2. Taí o link do diagrama, agora se vira kkkk

      http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/downloads/lavadora/brastemp/diagrama-eletrico_BrastempSmartBWB22ABANA.jpg&imgrefurl=http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/downloads_lavadora.htm&h=2477&w=3500&sz=858&tbnid=Wl5DbfIp_QwXFM:&tbnh=113&tbnw=159&zoom=1&usg=__A-ojibLlksB3KY9w27wwmJ-atgY=&docid=xWuirISnslNQMM&hl=pt&sa=X&ei=Qi2YUeKxKYmI9QSW1YGwCA&ved=0CDUQ9QEwAA&dur=327

      Excluir
    3. Alexandre, o diagrama que aparece na tela não é o da BWQ24A, veja que do lado direito dele tem mais oito desenhos, o terceiro da esquerda para direita na primeira fileira que é o da bwq24a ok.

      Excluir
    4. Valeu Celso, deu tudo certo, muito obrigado escapei de lavar a roupa na mão pois a minha mulher já tava com o pau de macarrão na mão.rsrsrsr
      Grato pelo lik
      Um Abraço
      Alexandre

      Excluir
    5. Que Bom, começar o domingo cheio de ematoma de paulada de pau de macarrão nem presta, abraço

      Excluir
  54. amigo estou com um problema, tenho uma bwq 24a, ela não esta jogando agua e e a luz nivel baixo fica pisca o que sera, mas a bomba esta boa ja testei, como se ela não estivesse mandando o sinal pra a bomba d'gua o que sera antes ela tinha dado um curto sera se fio partiu que manda o sinal pra bomba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver a fiação mesmo, pode sim ter dado curto em algum lugar, as vezes o defeito é na placa que deixa de mandar corrente para eletrobomba.
      Veja que na eletrobomba vão 2 pares de fios, puxe eles com um pouco de força, para ver se não estão quebrados ou com mal contato onde um fio une-se ao outro, fiação é uma das principais causas de problemas em eletrodomésticos.

      Excluir
  55. Um tecnico veio em minha casa e diagnosticou que o motor e a mecanica da maquina (BWQ24abana) deve ser trocado. A maquina esta vazando toda a agua e ele disse por isso estar acontecendo ja algum tempo, danificou motor/mercanica. Ele cobrou R$430 para fazer o serviço. Você saberia me dizer se o preço está correto? E pode ser que seja algum outro defeito? Obrigado, antecipadamente. Everton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton, lavadoras que funcionam muito tempo com vazamento correm sim o risco que danificar o motor, mas faça o seguinte negocie com ele a mão de obra, peça para diminuir um pouco, acho que negociando você consegue um desconto.

      Excluir
    2. Bom dia Celso, obrigado, tentarei o desconto. Esqueci de mencionar que no valor de 430 era 290,00 da mecanica da maquina e o motor R$140.
      Agradeço mais uma vez.

      Excluir
    3. Vou tentar ajudar mais um pouquinho, compre as peças, motor 130,00 mecanismo 65,00 dois rolamentos originais marron 28,00 retentor sabó 6,00, vamos supor que vá trocar banda de freio 6,00 e suporte do cesto 20,00. 255,00 de peças veja o que consegue de mão de obra com eles, ligue e negocie, compre as peças parceladas no cartão, confira se as peças são todas essas mesmo ok, boa sorte

      Excluir
  56. Olá amigos do Blog tecnicobrastemp!
    Estou com um problema de trepidação em minha BWQ24A. Dependendo do tipo de roupa colocado (e do peso total) o problema acaba se evidenciando de forma dramática e incômoda pelo barulho alto e anormal que gera, ainda mais à noite. O sistema mecânico da maquina ainda é o original e suspeito que alguma peça desse conjunto já esteja pós-validade, em especial as varetas de suspensão. Esse problema se tornou mais evidente recentemente depois que fiz uma manutenção no motor e o mesmo passou a entregar um torque maior. Existe algum(s) teste(s) simples que eu possa fazer para testar outros componentes mecânicos e/ou de suspensão da maquina por problemas que possam estar ligados a trepidação? Até onde vejo o problema parece residir na suspensão do agitador visto que o mesmo começa a se mover com violência após o inicio da centrifugação, desestabilizando a maquina inteira antes de, enfim, se estabilizar. Já removi toda a água do anel hidrocompensador e reabasteci com exatamente 1,5L. A maquina está nivelada também. Qual sua opinião a respeito meu caro? Seria mesmo o conjunto de varetas? Poderia ser algum problema na conexão entre as varetas e o gabinete? Obrigado desde já pela ajuda e lhe desejo um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lincoln, nesse modelo não é comum troca de conjunto de suspensão não, mas ja troquei em algumas, para testar se tem algum problema de mecanica, como rolamentos por exemplo, com a lavadora desligada gire o cesto com a mão, o mais rápido que puder, se notar que há barulho de rolamentos, com certeza há um desgaste de mecanica, veja por baixo também se há vazamento na parte central da lavadora.
      Quanto a trepidação, as varetas não tem como testar, para mim que tenho experiencia, basta com a lavadora vazia, empurrar o agitador para baixo e bruscamente e soltar, se o conjunto tanque cesto voltar e chegar a tocar na tampa fixa, evidentemente as varas de suspensão tem que ser trocadas.

      Excluir
    2. Obrigado pela rápida resposta! Apesar do cesto apresentar alguma resistência quando girado manualmente, não consegui ouvir nenhum barulho além do barulho da água presente no hidrocompensador. Nenhum vazamento também. O conjunto cesto-tanque também não tocou a parte superior da tampa fixa, apesar de chegar razoavelmente próximo. No entanto, existe a estabilidade horizontal do conjunto tanque-cesto assim que a rotação do cesto atinge certa magnitude inicial durante a centrifugação, chegando a mover a maquina e a derrubar o dispenser em alguns casos antes de se estabilizar. Poderia me dizer algumas peças chaves que poderia trocar para tentar resolver o problema de trepidação ? Notei que os tirantes estão bastante folgados também. Existe mais um detalhe que talvez também possa ter algum valor no relato: O anel metálico que fica entre o conjunto motor e a mola do cannes foi perdido e no momento estou confiando apenas nos parafusos que fixam o conjunto motor na estrutura do cesto/tanque. Estiquei ligeiramente a mola do cannes para ajustar a diferença de extensão gerada pela ausência do anel metálico e evitar um engate incompleto dentro do cannes (não consegui encontrar tal anel para comprar). Tem alguma outra sugestão meu caro, além de chamar um técnico qualificado? Obrigado novamente e tenha um bom dia!

      Excluir
    3. Além de chamar um técnico qualificado, troque os tirantes 4,00, troque as quatro varas de suspensão originais 28,00 e o suporte do cesto com cunha e parafuso 20,00, com certeza vai resolver seu problema, já que não tem vazamento e nem barulho de rolamentos. abraço Lincoln

      Excluir
  57. Ola Celso, estou com problema com a Brastemp smart 5kg, ela está ao iniciar a lavagem o cesto girava com o batedor para ambos os lados e quando inicia a centrifugação a mesma começa a girar durantes alguns segundos não atingindo a velocidade maxima e para e novamente inicia e o ciclo vai até o fim deste modo.
    A mesma estava com muito vasamento e estou providenciando a troca de rolamentos, vedador, caixa de engrenagem completa, mais estou penando para tirar o tubo de centrifugação parace que está colado, já soltei a cunha e nada! o que eu Faço estou sem maquina e está osso lavar na mão, a patroa está louca.
    Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para soltar o cesto tem que ter uma ferramenta chamada saca-cesto, sem ela não vai conseguir, tirando o cesto, o resto do serviço é feito por baixo, tem que tirar a base do motor, para acessar a base onde estão o mecanismo e o rolamento, na base do motor também tem um rolamento, veja se ele não está danificado e troque... abraço

      Excluir
    2. Celso Ola, Já fiz todas as ideias que já tive, eu não tenho saca cesto mais estou usando um eixo com dois pinos onde os mesmos ficam certinhos nas travas, vou tentar quebrar o suporte do cesto, pois o mesmo está muito danificado( Algum tipo de oxidação).
      Só falta tirar o tubo de centrifugação pois as peças todas já foram trocadas e estam prontas para ser colocadas na maquina. Conjunto mecanico completo.

      Excluir
    3. Mas o problema é o seguinte, você não tem que tirar o tubo nessa fase de desmontagem, essa parte é para sacar fora o cesto, o cesto é quem precisa se soltar do tubo, para que quando você for tirar o tubo possa puxar e ele estar solto.
      Mas já que quer mesmo quebrar, solte a cunha, jogue WD40 ali no suporte do cesto, não solte todo parafuso da cunha, solte metade dele, depois com apoio de um barra de ferro e uma marreta, bata com força no parafuso para ele mover a cunha, é ela quem prende o tudo ao suporte do cesto, com a cunha semi-solta, pela pancada no parafuso, coloque mais WD, depois com uma marreta, segure no anel do cesto, antes retire a capa do anel, aquela que cobre o tanque e o cesto, retire ela, então puxando o cesto para cima, segurando no anel, puxando para cima com uma mão, com a outra mão, bata forte com a marreta no eixo cetral da caixa de engrenagem, puxando o cesto para cima, e batendo no eixo, com sorte o cesto se solta e então você pode desmontar a parte inferior.

      Excluir
  58. MINHA MAQUINA DE LAVAR BRASTEMP CLEAN 11 K TEM 1 ANO E 5 MESES DE USO, E AGORA ELA NÃO ESTA ACEITANDO OS COMANDOS FICA PISCANDO, SERÁ QUE O PROBLEMA PODE SER DA TAMPA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser com a tampa, verifique o interruptor de tampa, em alguns modelos não se usa interruptor, usa-se sensor de tampa, mas ambos tem a mesma função

      Excluir
  59. BOA TARDE PESSOAL. TENHO UMA BRASTEMP ELETRÔNICA BWF22A. QUANDO LIGO A MÁQUINA ELA DÁ 5 BIPS (POR 3 VEZES CONSECUTIVAS) E FICA COM A LUZ DE "NÍVEL DA ÁGUA" PISCANDO NA POSIÇÃO "BAIXO". FICA PARADA E NÃO FAZ NADA . fIZ O TESTE E ELA COLOCA AGUA NORMALMENTE MAS NÃO CENTRIFUGA SÓ NO MODO TESTE . QUANDO, LIGO NORMALMENTE ELA FICA COM OS CHATOS 5 BIPS E NIVEL DE AGUA BAIXO PISCANDO. O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deco o problema pode estar na eletrobomba de drenagem, verifique se não tem fios quebrados, os fios que energizam a eletrobomba, ou se ela não estã queimada, caso esteja queimada, troque e coloque a lavadora para centrifugar, e só após a troca da peça e o término da centrifugação, aí você pode programar normalmente, quando o problema for corrigido,tem sempre que colocar para centrifugar e esperar até o final, para que a placa entende que o problema foi corrigido, e assim pare com os sinais sonoros ok, abraço

      Excluir
    2. Celso ,obrigado pela resposta.
      Bom , eu testei a eletrobomba e estava funcionando perfeitamente, li todas as suas respostas de outros problemas anteriores e verifiquei que poderia ser oxidação nos terminais , desconectei e reconectei, ainda continuava com os bips chatos então quando eles pararam ficou em modo de espera , foi apertar inicio e ela fez o processo que faltava de centrifugação e destravou, voltando ao normal. Não sou técnico só mexo com computadores mas conserto de tudo aqui em casa e quando não consigo sempre tem pessoas como você para uma luz.
      Obrigado por responder tão prontamente e suas dicas .
      Valeu abraços !!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Valeu Deco... pensei que você era aquele jogador portugues, se soubesse que não era nem tinha respondido, kkkkk, to brincando, abraço

      Excluir
  60. olá amigo tenho uma maquina de lavar de 5 quilos brastemp bwq22 (não esta soltando agua, quando eu coloco no modo centrifugar, ela da um estalo mas não reage) oque poderia ser?, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser fio quebrado na eletrobomba de drenagem, ou a própria eletrobomba queimada, troque a peça se queimada estiver e pronto.

      Excluir
    2. obrigado pelo pronto retorno

      Excluir
  61. Sr Celso, realmente era somente fio quebrado, tudo resolvido, muito obrigado, parabens pelo site, pelo pronto atendimento e a boa vontade em ajudar os outros (que deus te abençoe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Senhor, não precisa me chamar de Sr, fico mais velho do que sou, que bom que deu tudo certo por aí, que Deus te abençoe e proteja sempre, você e toda sua casa. abraço amigo

      Excluir
  62. Boa noite Sr. Celso, minha lavadora de roupa brastemp inteligente tem vezes que ela só gira para um lado, ja olhei todas as conecçãoes, retirei os fios e testei um a um e não achei nada de errado.
    A maquina funciona por uns dias sem problema e derrepente volta a fazer a mesma coisa parece um mal contato, sera que o senhor pode me da uma ajuda.

    Muito obrigado

    Wagner da Motta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, parece que é o capacitor, é uma peça barata, custa em média 15,00 compensa comprar e trocar, ele trabalha dando tork ao motor, e em 80% dos casos em que as lavadoras batem apenas para um lado, o culpado é ele, o capacitor do motor, abraço amigo

      Excluir
  63. A minha maquina BWQ24A não qur parar a agua quando chega no nivel e nem esta batendo,o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sujeira na mangueira do pressostato, abra a tampa e veja que do lado esquerdo, sai uma mangueirinha ligada ao tanque, a mangueirinha é ligada ao pressostato, que controla o nivel da água, retire a mangueira do lado do pressostato e sopre com força, o ar tem que passar livre, faça isso com a lavadora vazia é claro, se tiver sujeira, limpe a mangueirinha, e limpe com uma agulha ou arame fininho o lugar onde a mangueira em encaixada no tanque, na maioria dos casos é apenas sujeira, religue a mangueira e teste ok, abraço

      Excluir
  64. celso me ajuda

    tenho uma brastemp bwq24a

    e o seguinte quanto coloco a maquina na tomada o motor liga (hora e a bomba) sem a placa estar ligada

    quando a maquina para de centrifugar a placa desliga e o motor nao

    ja troquei a placa e nada oque pode ser ???????

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o problema pode estar em um curto na fiação, que pode ocorrer em dois pontos, o mais comum é ali onde ela desce para os componentes inferiores, deixa ver se consigo me fazer entender, a fiação sai do lado esquerdo, do lado do pressotato e desce, então, veja que ali tem umas abraçadeiras que juntam toda a fiação, em alguns modelos tem uma espuma em volta das abraçadeiras, então as abraçadeiras por ser muito apertadas, quando a fiação superaquece, ela derrete e dá curto, podendo unir um fio ao outro, confira isso, puxando fio a fio para ver se não estão quebrados, as vezes apenas olhando não da pra perceber, mas quando se puxa, ve que está quebrado ou em curto.
      Outro problema, são com os conectores que encaixam nos terminais da placa, veja se não tem curto ali, se um fio entrar em contado com outro ele pode energizar componentes.
      Mas porque voce trocou a placa? ela estava queimada ou apresentava esse mesmo problema? o problema também pode ser a placa, leve até a loja que você comprou, explique o que ela está fazendo e peça para trocar, quem sabe seja apenas a placa com uma deficiência, dificil saber.

      Excluir
  65. parece que houve um curto na bomba,remendei os fios isolei eles e nada a maquina continua em modo centrifuga com a placa DESLIGADA ela faz todo o processo de centrifugaçao mas quando o motor vai diminuindo de velocidade ele desliga e liga dinovo repetindo todo processo novamente quando isso aconteceu da primeira (1°placa) vez sai um fumaça e um estouro do botao lida/desliga

    eu vi o curto ja com a segunda placa :(



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A peça que mais causa curto nas placas eletronicas é o atuador de freio, acho que tem que ver isso, trocar a placa e o atuador, mas não sei se é bom você ficar gastando com placas eletronicas não, seria mais conveniente chamar um técnico para atestar se realmente é o atuador quem está causando a queima da placa.

      Excluir
  66. Boa noite Sr. Celso
    Coloquei um capacitor novo mais não adiantou continuou a fazer a mesma coisa, vou chamar um técnico amanha para vê se ele descobre o problema, caso ele descubra eu lhe digo.
    Muito obrigado pela ajuda.

    Wagner da Motta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que trocou o capacitor e nada resolveu, a possibilidade é que seja a placa eletronica, mas isso o técnico vai atestar quando for aí, abraço Wagner

      Excluir
  67. Bom dia,a minha maquina,Brastemp BWQ24A,quando ligo na tomada,ela começa a piscar todas as luzes sem parar e muito rapido,parece que nem acende direito de tão rapido que pisca td,o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeito caracteristico de placa eletronica, nesse caso é bom que um técnico veja, é uma peça cara, não aconselho comprar apenas para testar, mas quando ocorre isso em quase todos os casos é placa, o estranho é que nunca vi com esse defeito de piscar tão rápido assim, abraço

      Excluir
  68. Bom dia Celso troquei a placa da minha lavadora brastemp BWF24A,mas ela não está obedecendo a todos os comandos ela faz só a pré-lavagem e depois não funciona mais,aí tenho que desligar e ligar e programar o primeiro enxague ,é só o q funciona.qual sera o problema,a placa é nova.Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi, ela não entra água para lavar, mas entra para pre lavagem e para o enxágue, então tem que trocar a valvula de tres vias, veja que a mangueira de entrada é conectada a valvula, e a valvula tem tres bobinas, cada uma dessas bobinas libera agua para um compartimento diferente do dispenser, para que cada produto, sabão, alvejante e amaciante caia na hora certa, o que acontece aí, é que a valvula que entra agua para lavagem, e que tem que despejar o sabão queimou e a lavadora para quanto tem que entrar agua para lavagem, troque a valvula de tres vias e pronto, abraço

      Excluir
    2. Já vou providenciar,muito abrigada por sua ajuda.Um abraço.

      Excluir
  69. Boa tarde Celso,

    Tenho uma máquina Brastemp modelo BWQ22BBANA. Há alguns meses ela vem apresentando problemas na hora de bater a roupa. Começa o ciclo normalmente, mas logo ela diminui o ritmo e o cesto começa a girar junto com a roupa. Agora ela não está centrifugando mais. Faz um estalo como se fosse iniciar o processo, a água sai normalmente, mas a centrifugação não se inicia. O que pode ser? Desde já obrigada pela atenção.

    Andrea Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, veja o capacitor do motor, pode ser ele o problema, é ele quem dá potencia ao motor, e com ele ruim, serão afetados a lavagem e a centrifugação, é uma peça redonda de uns 15 centimetros, fica em baixo perto do motor, e tem dois fios ligados á ele, um preto e um amarelo, as vezes um dos fios ligados á ele pode se quebrar, caso seja isso basta consertar o fio que quebrou, agora um conselho, ele tem dois terminais, não toque nos terminais onde são plugados os fios, pois o capacitor acumula energia, e se tocar nele energizado vai tomar um choque daqueles, abraço

      Excluir
    2. Muito obrigada Celso, vou seguir sua orientação. Espero ter êxito nessa empreitada!
      Fica com Deus!
      Abraço.

      Excluir
    3. Tomara que seja apenas isso Andreia, não gosto que as pessoas comprem peças caras apenas para testar, podem ter gastos desnecessários, mas capacitor é barato e pode resolver o problema, torcendo para dar certo, abraço e fica com Deus também querida.

      Excluir
  70. ola Celso, tenho uma Brastemp bwl90b que esta com problema no botão de avançar etapas, não funciona, e o botão liga/desliga também so funciona com varias tentativas, as vzs liga de primeira, ai a maquina faz o ciclo completo, como posso resolver? Obrigada pela sua atenção! Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, repondi você nesse minuto em outra postagem.

      Excluir
  71. oi bom dia minha maquina de lavar , tipo liga o painel di boa tudinho , mas ela fica fazendo um zumbido barulho normal , so que nao começa a lavar a unica coisa que ta funcionando e quando coloco no direto citrifugar ,
    coloquei agua nela por fora mesmo manualmente
    eu to pensando que essa barulho dela e de puxando agua . so que no painel eu ponho quantia baixa na agua e eu ja puis ate que mais disso , e mesmo assim continua com esse zumbido de funcionamento entende ?

    pesso sua ajuda pra ver oque pode ser que esteja acontecendo
    brigadao mesmo ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a valvula de entrada de água esteja queimada, ou com diafragma fechado, quando isso ocorre ela faz barulho mas a agua não entra, voce disse que encheu ela com balde/mangueira, mas não disse se funcionou ou não, se funcionou colocando água com balde, o problema é mesmo a valvula, então basta trocar, e também não disse o modelo da lavadora e nem a marca, mas existem valvulas de 1, 2 e 3 vias, em todo caso tem que trocar a peça completa, que é a valvula de entrada de água, abraço

      Excluir
    2. oi entao amigo e uma lavadoura brastemp 7kg iqualzinha da imagem la em cima ^_^ entao eu coloquei agua nela , so que mesmo assim quando ligo ela pra lavar programo tudo certo, ai ela fica fazendo esse barulhinho e nao começa a lavar fica parada la , ai foi que eu pensei que ela tava era tipo puxando agua e pedindo agua purisso do barulho entende , e um barulho tipo um zunbidinho ate que normal , vc acha que eu tenho conectar ela na torneira pra puxar agua normal ? e que eu tava fazendo esses teste pq eu troquei um butueira do painel . ai coloquei tudo certinho funciono di boa a nova butueira que soldei e talz , mais ai quando fui testar ela nao partiu do inicio do processo da programação ,

      nossa desculpa encomodar tanto assim ^^
      mais agradeço dimais a sua atenção por ta me ajudando ai

      Excluir
    3. Não sei o que é butueira, imagino que seja alguma microchave da placa, aqueles interruptores que voce pressiona para iniciar uma função, então fica quase evidente que o problema da sua lavadora é a placa eletronica, acho que não resolveu ter trocado componentes da placa, meu conselho é que troque a placa toda ok.
      Mas antes disso, de uma olhada em outras duas coisas, primeiro veja que na parte de baixo, tem um capacitor grande, é ele quem dá força ao motor, e nele vão dois fios, um preto e outro amarelo, um desses fios as vezes quebra, de uma puxadinha para ver se estão bem conectados, se o capacitor não estiver bom, a lavadora deixa de lavar e pode deixar de centrifugar, mas outra coisa mais importante ainda que quero que você faça antes de comprar uma placa eletronica, preste atenção.
      Veja o motor, pelo que voce está me relatando, acredito que tenha algum fio do motor rompido, muitas vezes os fios se partem, mas olhando não dá pra ver, pois ele se quebra dentro da capa do fio, no motor são tres fios, amarelo, branco e vermelho, o que faz lavar é a combinação branco/amarelo, então puxe com um pouco de força o fio amarelo , se ele esticar, com certeza quebrou dentro da capa do proprio fio, se for fora do motor, basta emendar, caso seja dentro do motor, tem que trocar o motor, veja que o motor tem um conector que conecta a fiação do motor com a fiação da lavadora, então puxe os fios do lado do conector para ver se não tem algum quebrado, principalmente o amarelo, e por ultimo veja se não deu curto dentro do conector do motor, se der um curto os fios perdem contato, se isso ocorreu, então corte os fios e emende fora do conector, o conector não importa, importa que os fios estejam ligados ok, abraço

      Excluir
  72. Oi. A minha máquina é uma brastemp bwq 24 A ela não bate a roupa, tem um vazamento generoso embaixo, mas o painel liga direitinho, tudo aciona em perfeita ordem... mas não bate a roupa, so faz um ruido fraquinho e a parte de dentro onde coloca roupa nem mexe. O que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que pelo vazamento generoso, o capacitor tenha entrado em curto, o capacitor tem dois fios ligados á ele, um preto e um amarelo, veja se ele tem marcas de curto perto dos terminais, o curto é devido ao vazamento de água,
      outra coisa que ocorre nesse modelo é romper os fios do motor, ele tem tres fios, puxe com um pouco de força para ver se algum deles estica, se esticar está quebrado e o que está inteiro é apenas a capa do fio, se for fora do motor, bastam emendar, se for dentro do motor tem que trocar o motor, veja também se no conector do motor, onde o motor se conecta com a fiação da lavadora tem curto, ou fio quebrado, puxe também do lado do conector.
      Mas é essencial que resolva o vazamento, lavadora não podem vazar água, e principalmente a sua que é eletronica, vazamentos provocam curtos, e curto queima a placa, tem que corrigir o vazamento imediatamente ok, não adiante resolver um problema como o que se apresenta agora, sem resolver o vazamento, abraço

      Excluir
  73. olá Celso minha brastemp as vezes so bate para um lado oque pode ser ja que troquei o capacitor permanente. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando bate apenas para um lado e não é capacitor, tem a maior possibilidade de ser a placa, em casos raríssimos já troquei o motor, mas na grande maioria das vezes é placa, como voce não disse o modelo eu não posso dizer se tem ocorrido com frequencia na sua lavadora, mas ocorre muito de bater apenas para um lado nas lavadoras tira manchas, bwq24b, e em modelos 5 kilos, também tira manchas, abraço

      Excluir
  74. Olá Celson, minha Brastemp Smart 5kg ao ligar começava a bater sozinha, eu troquei e o painel dos botões, ela começou a bater e quando chegou na hora de centrifugar parou, e estava com um barulho estranho, verifiquei que a bobina da bomba que tira a agua está queimada, porém durante o processo de lavar e enxaguar a bomba funcionou, a minha pergunta é se ela pode ter dado problema nas duas peças ( placa e bomba ), estou achando muita coincidência, ou pode ser que a placa nova queimou a bomba ? a minha preocupação é trocar a bomba e voltar a queimar.
    Outro detalhe ela está centrifugando muito devagar. E a pá só gira para um lado ao lavar e enxaguar. Nota: a placa que eu comprei é paralela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo a primeira linha ", eu troquei a placa e o painel dos botões"

      Excluir
    2. Jonas, bom dia
      Olha primeiramente a bobina da bomba não está queimada, se estivesse queimada não iria jogar água fora, se joga a agua fora não está queimada, quanto a placa ser paralela não tem problema, se for da CP eletronica as placas são de qualidade, não que não possam apresentar problema, até peças originais apresentam, quanto a bater lento e não centrifugar, o defeito na minha opinião não está na placa que é nova, não está na eletrobomba, porque ela está jogando água fora, se eu fosse você trocaria o capacitor do motor, é ele quem dá força ao motor, tanto para lavar quanto para centrifugar, parece que o defeito está aí.

      Excluir
  75. ola celso, boa tarde,tenho uma brastempe aut. c/ aquecedor mod. bwq22bbana que esta com problema quando liga entra agua normal dai para a frente não funciona nada luzes do painel normal só fica com um zumbido, quando aperta qualquer tecla só dá um estralo que é do atenuador de freio. gostaria muito se você me ajudasse, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ela termina de encher o próximo passo é bater, agitar, então vamos as peças que são responsáveis por isso, o pressostato que ao atingir o nível, vai parar a valvula de entrada e informar a placa que já tem água suficiente para inicio da lavagem, o motor que é quem faz a agitação, o capacitor que trabalha dando tork ao motor, e a placa que tem que mandar corrente elétrica, então Ricardo fica complicado dar uma instrução segura pra você, visto que pela descrição do defeito, as possibilidades são muitas, ainda pode ser fio quebrado, tanto no motor quanto no capacitor, então meu conselho no seu caso é que peça um orçamento, para que um técnico veja o produto e te de um diagnóstico exato do defeito ok, abraço

      Excluir
  76. Olá Celso, já escrevi sobre minha geladeira, também tenho uma máquina electrolux 6 kg modelo top6 e que está girando só para um lado. Pois faz todo o ciclo corretamente, só com este problema. O que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o capacitor Igor, o capacitor é quem dá tork ao motor, então quando o capacitor perde potencia, uma das principais características é a lavadora bater apenas para um lado, enrolando a roupa no agitador, mas isso tem que ser testado, pois também podem ser a placa e o próprio motor, se quiser comprar o capacitor para testar, é uma peça relativamente barata e compensa arriscar, pois tem grande chance de ser ele, o capacitor ok, abraço

      Excluir
    2. Desculpe a ignorância, é fácil encontrar este capacitor?

      Excluir
  77. Olá Amigo,

    Encontrei no seu bloq e gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma maquina de lavar brastemp 7 KG modelo BWL07ABAN00, aquela com botões na laterais manuais.

    Ela acabou de apresentar um defeito, onde ao ligar e iniciar a liberação da água ela não para de encher, ocasionando o transbordamento de água. O que pode ser esse problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a valvula de entrada de água esteja com a parte mecanica do diafragma defeituoso, então ele abra mas não fecha a valvula.
      Outra coisa que pode ocorrer, é sujeira na mangueira do pressostato, essa mangueira é ligada no tanque e no pressostato, muitas vezes ela acumula sujeira e acaba ficando obstruida, retire a mangueira do lado do pressostato e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, caso não seja a valvula e nem sujeira, a maior possibilidade é o próprio pressostato, abraço

      Excluir